terça-feira, agosto 01, 2006

O vestido preto


Exausta. Humilhada. Maltratada,
Dou uso ao vestido preto, já perro...
Mui tempo... demorou o teu enterro,
P'ra em vida me veres amortalhada...

Calma! Dou eu a primeira pazada!
As Donas... as mágoas... e a ti soterro!
E purgada de teres sido o meu erro
Dispo-me e dou uma gargalhada!

As mãos afagam-me a pele de veludo...
E eu que cumpro o que sempre prometo
Farei espanta-espíritos do teu esq'leto...

E o meu corpo extasiado e carnudo...
Saúda a liberdade do Entrudo,
Festa de enterro ao meu vestido preto..

(soneto de lígia maria)

13 comentários:

Pascoalita disse...

Julgo ter entendido bem a ideia da Lígia ao fazer este soneto dedicado a uma sua AMIGA!
Tencionava colocar aqui uma foto dum vestido, mas encontrei esta dama, k apesar de ainda exibir o vestido preto, sinónimo de "luto" aparenta estar "aliviada" não? Diria msm k se nota um certo ar de "libertação" ... há vidas mto penosas. E há mortes k vêm mto tarde!

Anónimo disse...

Revejo novamente a minha infância, e vejo novamente a minha querida avó laurinha, a ensinar-me mais uma histórinha que ficou para sempre gravada em mim....a mulher que dançava à volta do caixão, enquanto dizia para o amrido morto..bate-me agora aqui, meu burro meu urso meu cão!!!!e continuou a dançar até que o levaram para enterrar..lindo lindo e eu aind aouvia..e sentia-me amedrontada porque o homem estava morto e ela em vez de chorar dançava..e sempre tive medo que algum desses mortos se levantasse do lugar..mas está lindo..olhem vou ams é mandar gravar um disco com as frases..está lindo lindo blá blá que de cada vez que mandas poesia da nina é tudo lindooooooooooooooo bola..

Pascoalita disse...

tadinha da tua Lígia. reescreveu cada um deles e mandou-mos por mail, pois não deve ter scanner e nem podia fazer de outro modo :-o)

Pascoalita disse...

Sabes, bolinha, quem observa de fora, mtas vezes acha k jamais se submeteria ou subjugaria, mas só quem tá no convento ...
Conheço alguém que bem podia ir andando, mas por outro lado, se isso acontecer, não tenho dúvida de que a sua "vítima de hoje" chorará baba e ranho na sua sua mortalha ... a mente humana é mto complicadas e as mulheres, então ... eheheh

Anónimo disse...

Só sei que nenhum casal tem o direito de se dar mal!!!! e sendo assim..andor antes que a coisa dê para o torto!!que raiva me dá..baterem numa muié!!Isso não devia ser consentido..aqui em braga teem -me falado em casos de vizinhas de amigas que apanham, os vizinhos chamam a policia ela sobe, batem à porta e o sacana que bate na muié não abre a porta e nem é obrigado a abrir a porta..porra isso na se faz..não gosta do que ela faz(algumas estão gravidas e apanham) deixem-nas seguir a vida delas mas não teem o direito de bater..arre..bolas..

Pascoalita disse...

Laurita, e qdo ele autoriza ou abre a porta, a mulher nega ter sido agredida! Nós criticamos isso, eu própria já o tenho feito, mas são situações que envolvem mta coisa e quase nunca a vítima tem forças para fugir delas. É necessário ajuda exterior mas nem sempre é bem aceite msm pelas vítimas que são como que "viciadas e dependentes"

Anónimo disse...

Tal e qual, elas depois da sova, amansam..pelo menos é o que acho..e fazem de conta e minimizam a coisa e nós é que nos ralamos, inda bem que eu nem ouço a vizinhança a levar porradão que por vezes dizem-me que ouve barulho ali e acolá à noite..e elas caladinhas tadinhas..eu ja nem falo, na vá amanhã levar porrete também (acho improvável..pelo menos nunca levei, mas como desta agua na beberei..na se diz..quem sabe..Mas homem que bate é besta mesmo...bola..

Pascoalita disse...

acho k a "filha do meu pai" só levaria a primeira galheta eheheh
inda ontem, num programa na tv, vi uma miúda assumir k leva pancada e continua a gostar da besta! são masuquistas é o k é!

Pascoalita disse...

este poema está o máximo! consigo imaginar-me no lugar da protagonista que inspirou a Lígia e digo-te: tb não sou do tipo que depois da da morte transforme um traste num santo como vulgarmente se faz.

Anónimo disse...

Isso dizemos nóiiiis de papo cheio..não levamos nas bentas, mas há muito quem leve e muito quem o apregoe..a torto e a direito..Mas já vi muita viuvinha dizer que preferiam que ele estivesse cá de novo pela companhia, nem que tivessem que levar mais pancadaria!!!São mesmo pobres de Espirito né mizé??mas cada ums ente como sente, são sentimentos desencontrados que nem fazem bem à alma, mas cada uma sabe de si..A maioria porque não teme studos não tem emprego não tem comos e sustentar ou ajudar os filhos, e deixam-se andar nisto até que o famoso ditado tem razão de ser...Quanto mais me bates, mais gosto de ti..é não é?? bola..

Anónimo disse...

acertaste na foto que puseste, diz às mil maravilhas com o fim a que se destina, uma mulher d eluto que perdeu o homem que odiava e já se ia vingar fazendo dos ossos dele..um..espanta espiritos ahhh boa pascoalita..boa mesmo..aliás todas as imagens que pões aqui são lindas e semrpe apropriadas e eu que nem saberia onde as ir buscar..bola..

Pascoalita disse...

bolinha, liguei à ligia! i encontro ocorrerá brevemente eheheh
acho k vai sair na 1ª página do jornal da caserna! k achas?

Anónimo disse...

claro que tem que vir a noticia, mas muito bem descrita e explicadinha com tudo o que se passou..merece cabeçalho de revista..quem me dera ter uma foto dela mas nem tenho..juntavamos a minha e fazia-se uma coisa linda, mas nem faz mal, um dia abraça-la-ei..xiça..bola..