quinta-feira, agosto 03, 2006

Viagem ao inverso

Não me lembro, de ter envelhecido...
Fui vivendo. Ousando e chegando aqui.
Sou a foz dum rio comprometido
Que me aguarda nas margens onde nasci

Eu vi iridescentes sóis em que ardi
E adorei cada céu enrubescido
Nas tempestades que sofri, constrangi
Mas nunca entreguei o sangue vencido

Já não é um rubi este meu sangue
É sede plácida p'ra que não zangue
Já não se esbanja e poupa cada gota..

Agora o Universo é uma ampulheta
Leva-me ao inverso como um cometa!
(!A desgraçada parece-me rota!)

(soneto de lígia maria)

21 comentários:

Anónimo disse...

sonetos versos e poesia tudo da menina Ligia Maria, e eu qual Florbela espanca, espanco o caderno espanco a lousa e só sai monotonia. Mas quem sabe..
Um dia................ bola..

Pascoalita disse...

então e aqui a "JE" não tem direito a um elogio pela parte gráfica? ai k vou-me a ti, bolinha!

Pascoalita disse...

laurita, a nina poeta (alígia) está de férias aqui pertinho :-o) ontem mandou-me um sms a dizer k tinha lá 12 pessoas a almoçar e k ia rever 2 amigas k não via há de 33 anos!
dpois pedia-me para adiar o nsso encontro com o argumento de recear k o seu coração explodisse eheheheh
Ligo-lhe na 2ª feira para marcarmos o nosso encontrro.

Pascoalita disse...

laurita, já reparaste nesta escadaria? toca a subir as escadas, mana! parece a torre de babel

Pascoalita disse...

laura, só inda não coloquei num post os "poemas" k enviáste sobre Florbela Espanca, pq sinceramente não sei por onde lhe pegar. Precisava saber de quem são e/ou onde foram publicados, por exemplo. Assim, não fazem mto sentido, sorry

Anónimo disse...

Referia-me a versos poesias sonetos e não a grafuismos folhas escritas desenhos fotos..que aberração a sua!!!!Já sabe que tudo o que põe lá é lindo, que os seus desenhos são de um ancanto, que o grafismo é excelente, que os ditos são um consolo, que enfim (arre já chega de tanto engraxar..até parece que faltam sapateiros no Norte)) enfim a melhor parte é a sua pois sem ela não leriamos ncaspitá!! bola..

Anónimo disse...

Olhe lá, eu acredito na vida depois da morte, e se acredito, mas tudo isso à minha custa, pois fui semrpe dissuadida pelo meu pai que me ralhava e procurava nos eu saber, explicar-me que não era isso que os católicos é que eram a melhor carga de gente no mundo e a maior,..Xiça se detesto os parasitas dos padres que vivem das esmolas e levam dinehiro pelas missas e muitos nem aceitam rezar por mais mortos juntos senão ficam a perder..santo Ofico muito bem aprendido..Mas claro que há maravilhosas excepções!!
A Florbela espanca tem sonetos versos poesias lindas, ams também as tem tenebrosas e feias..é o que eu sinto quando as leio..Ora bem esta poesia vem na revista Espirita que eu comprava a 250 escudos e como deixei de pagar, deixaram de a mandar.nada mais justo, ams adorava quando a recebia, mas paciencia, a vida é assim.Não pagas não levas, e dai virem esses versos que foram escritos mediunicamente, ou seja, ela ditou-os do alto a uma médium que os psicografou!! e estão ai, tão verdadeiros como sempre ela era nos seus versos...bola..

Anónimo disse...

A revista chama-se Fraternidade, e agora ouve um verso que um Espirito chamado Bocage!! ( numa secção espirita)fez à mãe do équinho que se chamava Sofia e era mázinha pelo que sei--
Entre as mais belas rosas
tu tens a supremacia
se não fosses tão mázinha
Um Anjo srias..Sofia

Anónimo disse...

E já que tamos com o pé na porta do Espiritismo, ai vai mais um que agora vou reler as revistas que tenho centenas delas..
Reencarnação

Não te enganes, não te iludas,
Anota o que escrevo aqui:
Depois da morte é que a gente
conhece o que fez de si.

Casimiro cunha
escrito sob mediunidade de Francisco cândido Xavier
Bola..

Anónimo disse...

Xiça, quem serão as amigas da Ligia? Claro que são de Luanda..quem sabe eu comnheço-as ai ai que inbbbbejosa estou..bola..

Anónimo disse...

alguém idealizou ou viu este caminho, e era assim que eu queria entrar no Reino dos Céus!!Mas como ando de ossos velhotes..acho quem nem conseguiria subir aquela escadaria por mais florida que fosse...Já nem me aventuro nas do Bom jesus ao pé da minha casa!!!!! bola..

Anónimo disse...

Hoje nem que me mostrassem um caminho assim, mesmo virtualmente..eu não conseguiria subir, o calor deve ultrapassar os 4o graus aqui em Braga, e pobre de quem está na praia a torrar e a esturricar a mioleira nesse sol que mesmo não batendo em nós por causa da proteção dos guarda sóis deve por-nos a ferver por dentro..xiii bola..

Anónimo disse...

o verso da Sofia que o Bocage lhe dedicou em espiritual..era da mãe do Béquinho..

Pascoalita disse...

vem aí mais um dia de calor infernal! cedinho inda dá para bulirmos, pois na hora do calor só esparramada no chão :-o)

Pascoalita disse...

eu cá acho k só valeria a pena o esforço, se subindo desse pra fugir ao calor :-o)

Anónimo disse...

ahhh subindo..nina com a nossa idade só descendo ahhhhhhhh vi uma escadaria assim num filme ontem sobre vida espiritual..que lindas flores e que lindas cores, mas essas escadas até nem devem cansar..aproveitavamos para cheirar cada flor seu degrau..bola..

Pascoalita disse...

nina, nunca opuviste dizer k descenço vamos dar ao inferno? apesar de ser mais fácil, num kero descer eheheh
inferno chega-me este

Anónimo disse...

Mizékinha na existe inferno nenhum, são apenas lugares de mais sofrimento..ou achas que ficavamos ali a esturricar para que os mafarricos se aquecessem??Só tu idealizarias isso ahhhhhh.O inferno são lugares de sofrimento para onde vãoa s almas más odientas que muito mal fizeram em vida, aos outros (podes crer que o estrupicio vai para lá sem parar no purgatório)..e tu passas toda acelerada mais pá frente e nós também..e quem sabe ele ainda te suplica--perdoe-me dona Maria José!!!!!enquanto passas no onibus que te levará pela via planetária..que bom....bola..

Pascoalita disse...

eheheheh laurita, não me digas k nem aí posso escolher viajar de comboio! puxa, não sabes k é o meu transporte preferido? mete lá uma cunha, nina :-o(

Anónimo disse...

Pascolaita se leres podes ver que há carruagens também, mas claro que nem devem fazer barulho (senão ouvia-se aqui ahhhh)há de tudo muito mas muito mais avançado que aqui e irás não para onde quizeres!! Mas para onde mereceres..e ali não haverá cunha que te salve ahhhhhhhhhhhh . Acredita,s erá apenas pelot eu bem fazer e pelo teu mau fazer..e aí sim..serás tudo levado a consenso..e depois vais para onde tiver que ser..mAS DEIXA LÁ, ENCONTRAMO-NOS AS DUAS POR LÁ E SERÁ MAIS FÁCIL CONVIVERMOS E NEM SERÁ PRECISO GASOLINA NEM PAGAR BILHETES DE TTTTTOMBÓIO...BOLA..

Anónimo disse...

é não é nina??? já imajinaste nãos er preciso bilhetes??irmos para onde nos der na gana (claro que haverá certas coisas a acertar ahhh) e podermos estar juntas sem ter os horácios e ernestos nunos neides vanessas claudias rosas deste mundo a fazer-nos mudar de ideias??pra onde quizermos e desejarmos..é prá í que vamos pois..empertiga esses ombros alquebrados pascoalita e vamo-nos preparando..se já cá andamos há cinquentas não penses que ainda tmemos mais 50 pla frente (que horror oxalá não demore assim tanto....) bola..