sexta-feira, julho 14, 2006

Aldeias histórias ... MARIALVA


Por falarmos em pequenos "oasis" coloco aqui alguns sites onde se pode observar algumas aldeias genuinamente portuguesas em que os habitantes mantêm muitos dos hábitos e o casario conserva igualmente os traços do passado.
http://www.pbase.com/zeguerra/aldeias_historicas&page=all
Destaco a Vila de marialva (
antiga cidade "Civitas Aravorum" ) ... ali fica a Igreja de Santiago, onde eu casei !!! ... É tb famosa a lenda de Maria Alva, a "Dama de pés de Cabra"













http://www.cm-meda.pt/web/freguesias/freguesia.asp?ID_DB=17
http://www.rotas.xl.pt/0201/a01-00-00.shtml

Lenda "a Dama pés de Cabra"

Maria Alva, a Dama dos Pés de Cabra, que nunca saía de casa e se prostrava à janela. Maria Alva que aceitaria casar com o sapateiro que a enamorava se este lhe fizesse uns sapatos para os seus pés. Combinada com o sapateiro estava a criada da linda donzela, que após espalhar farinha na casa para obter a medida dos pés da donzela, se espantou por só ter encontrado pegadas de cabra. Diz a lenda que o povo guarda, que o sapateiro desiludido, passando debaixo da janela disse à linda donzela: "Ai Maria Alva, Maria Alva, cara linda e pés de cabra." Maria Alva, vendo que o seu segredo fora descoberto, tomou-se de um profundo desgosto desta maldição e atirou-se da sua janela. Terá nascido desta lenda o nome Marialva.

http://www.douronet.pt/default.asp?id=62&mnu=62
http://www.quintadopinheiro.com/regiao/aldeiashist.htm

7 comentários:

Anónimo disse...

Raio do sapateiro..parece que por ter os pés dele talvez perfeitos, a moça já nem lhe servia..Mas antigamente muito se discriminavam as pessoas com defeitos..Hoje já há mais tolerância e amor e entendimento..mas coitada da senhora..e se fosse hoje já teria remédio que com uma operaçãozita resolvia-se tudo..Acredito que o sapateiro com remorsos deve estar lá no purgatório a fazer sapatos para pés de cabra!!!! bola..

Pascoalita disse...

ahahah calhar era o Bandarra que vivia ali pertinho, em Trancoso. Mas tanto qto sei, esse era mais tolerante.
Há lentas engraçadas. Algum fundamento devem ter, né? jinho

Anónimo disse...

Por falar em Marialva, o único que conheci, era da África do Sul, ele pequenino e sempre sempre com o seu copinho e não havia noite que terminasse em paz.....a muié tinha que o ouvir e como era um portuga de gema..Berrava por tudo e nada, mas é o único Marialva que conheço, as terras não senhora..bola..

Pascoalita disse...

mentira, laura! conheces um "marialva" k é tb hortelão eheheh

Anónimo disse...

porque raio o hortelão é marialva???ele é mesmo Horácio marialva de nome'?ou nasceu lá pa essa terra que dizes ai marialva??Atão explica melhor que nem entendo..Também há quem chame aos don juans..marialvas..mau mau mau, que confusão para mim..bola..

Pascoalita disse...

Laurita, claro k o hortelão é Marialvense eheheh
ai se aquelas vigias que ali vês falassem ... :-o)

Anónimo disse...

Olha que nem tem nada de Marialva!!!! è todo pró sossegadinho e metido lá nos eu cantinho, só quer é que não o chateeiem......Nem sabia que era de lá!!Pois marialva ahhh quando estiver com ele vou puxar por ele..jinhos da bola..