terça-feira, julho 04, 2006

Laura ... "um exemplo de vida"


Hoje deu-me para falar duma Amiga muito especial … a
LAURA! Contam-se pelos dedos duma mão o número de anos desde que a conheço e no entanto sinto como se tivéssemos crescido juntas! Somos “manas do coração”, como ELA mesma diz.
Tinha pedido ajuda à nossa Amiga “africana” , amiga de lo
nga data da Laura, que escrevesse a sua “biografia” , mas a prosa tarda em chegar por falta de disponibilidade desta, sendo ela própria, um outro exemplo igualmente merecedor de destaque neste meu espaço !

Ainda menina, por volta dos 6 anos de idade, a Laura perdeu um dos “5 sentidos” …
a audição! passando a viver num mundo diferente do que conhecemos …”o mundo do silêncio”. Nunca indaguei se aconteceu repentinamente, ou se foi deixando gradualmente de ouvir os sons. Sei, isso sim, que a sua infância e adolescência foram condicionadas por esta aparentemente pequena deficiência. A deficiente formação de alguns profissionais de ensino, os parcos recursos disponíveis à época e sobretudo a falta de sensibilidade por parte de uma professora, constituíram factores determinantes para que a “menina moca” se visse privada de um dos direitos básicos consignados na constituição ... o direito ao ensino! Entendia-se então que investir no ensino duma criança com esta limitação, além de luxo desnecessário, seria uma “missão impossível” !

A Laurita nunca se conformou e cabe aqui referir que não guarda apenas más recordações desse período. Não sei precisar quanto tempo decorreu até que alguém se interessou pelo seu caso. Um Amigo, o Sr. Óscar Cardoso, que eu tenho o grato privilégio de conhecer, na altura em Angola (Luanda?) prontificou-se a levar a menina à África do Sul, na esperança de que ali os especialistas lhe recuperassem o ouvido! Tal não foi no entanto possível, constituindo talvez este episódio a maior e mais marcante decepção da sua vida!

Abro aqui um parêntesis para dizer que a Laura é um daqueles casos raros de fé levada ao extremo. Apesar de algum inconformismo que ainda recentemente a levou a terras brasileiras (Abadiania) na esperança de inverter a situação há muito considerada irreversível, acredita ter de espiar "pecados cometidos em vidas anteriores" entregando-se sempre nas mãos de Deus e à parte duma pontinha de amargura que não esconde, nunca se acomodou. “Autodidacta” ávida por aprender, cedo se revelou um verdadeiro caso de “mulher prodígio” .
Confesso algum cepticismo em assuntos em crenças religiosas e baseando-me apenas na minha experiência de vida, eu acredito que foi exactamente esta privação que a tornou forte, encorajando-a e impelindo-a a enfrentar todos os obstáculos!
De estatura pequena, é uma MULHER de grande coração e muita garra, cheia de vida e vontade de vencer e sempre pronta a ajudar o próximo. Ela é um verdadeiro caso de sucesso, tendo em conta as limitações, contorna qualquer dificuldade, levando um dia uma nossa miga comum a rebaptizá-la de “bolinha eléctrica” eheheh
A menina tornou-se Mulher, esposa e mãe extremosa, tornando-se nos últimos anos no forte pilar da família. Quer seja como “condutora de ligeiros” ... “costureira” ... “auxiliar escolar” ... “professora de gestual” ou simplesmente na área do voluntariado, ela é exímia naquilo que faz ... um autêntico fenómeno! (não tivesse ela vivido uns anos no Entroncamento eheheh) .
Apenas um “senão” a impede de ir mais longe neste país de costumes tacanhos: a “falta de habilitações académicas” , as tais que lhe foram negadas logo em criança” impossibilitando-a de possuir um “diploma” (canudo) que ateste e a oficialize como “professora de gestual” , apesar de ver o mérito reconhecido, sendo inclusivamente detentora de alguns “elogios” e “menções honrosas” atribuídas por altas individualidades nas palestras que realiza, inclusivamente em faculdades da zona norte!
Este meio (net) de reconhecido e inegável interesse geral, assumiu para a Laura um valor acrescido, permitindo-lhe o contacto com o mundo exterior. Logo pela manhã, bem cedinho, ei-la frente ao PC, cheia de energia e dinamismo a fazer uma das coisas que mais contribui para a sua realização pessoal ... comunicar com os Amigos! Continuarei a falar da minha Amiga ... por hoje, deixo aqui o sorriso da Laura, em menina ...

26 comentários:

Ahlka disse...

A nossa força é proporcional às adversidades, e em condições extremas ela pode surpreender-nos a nós próprios.
Mas o caso da Laura arrasta-se no tempo, é uma luta permanente e isso é de louvar.
Bj para a Laura e para ti tb Pascoalita...prákaso sabes que tens o post anteroir bloqueado (por ti) a comentários? :)

Pascoalita disse...

ahahahah ai tenho? é o que faz ser "abelhuda" e ... mexer onde não devo ahahah vou já abrir a porta :-o))

Anónimo disse...

Ó Valha-me..para o que te havia de dar..e eu parvinha a dizer, escrevas o que escreveres ponhas os bonecos que puseres, está tudo bem mana pascolita, mas sabia lá eu que te irias referir à bolinha eléctrica ahhhhhh..Já agora digo-te daqui..não me apercebi de ficar surda logo..só me lembro de com a minha grande energia dizer aos outros!! Fala mais alto!! Porque estás a falar tão baixinho, e num ápice fui rodar o botão do nosso rádio Siemens para que pudesse ouvir..e vejo o olhar do meu pai triste triste e dizendo..filha está muito alto!!!!!!Pois eles já se iam apercebendo. E claro que não me acomodo de maneira nenhuma!! neste mundo ou no outro!Ainde terei o grato prazer de ouvir de novo, os passarinhos a cantar, o vento a assobiar, o marulhar do mar, a voz dos meus filhos!!!e o riso dos bébézinhos, ahh isso deve ser lindo também..Mas dona Pascoalita, eu nem merecia estar a tanta largueza no seu blog..xiça penico!!!!bolinha..

Pascoalita disse...

Laurita, ali está apenas uma pequeníssima amostra da tua energia! tinha uma "costureira" mais parecida contigo em termos de rapidez mas não se parecia nada contigo só msm nisso eheheh

Pascoalita disse...

Mas, laura, podia-me dar p'ra pior, não achas? olha se desatava aqui a desenrolar o novelo das minhas maluqueiras?! eheh

Pascoalita disse...

Ahlka, se conhecesses a Laura, verias que esta descrição perde por defeito ... fica mto aquém da realidade. É de facto uma mulher d'armas!

Anónimo disse...

Bom, ontem já era tarde e tinha acabado de chegar do teatro, onde fui aos ensaios tirar medidas para fazer umas peças de roupa, para a próxima peça da Casa do Professor, onde anda a Sãozita que me batizou de bolinha eléctrica..
Por acaso lá fui ao blog e vi lá uns escritos com o meu nome, ou antes um nome igual a mim, muito parecido comigo, mas realmente essa mulher nem sou eu!!Autodidacta eu?? (eu sei o que isso quer dizer!!)Valha-me DEUS dona Pascoalita, eu sou apenas um ser do Universo, que teve a sorte de ter amigos aos montes, cada um na sua altura!! (todos ao mesmo tempo faz muita confusão!!)Pois sempre precisei que falassem por mi..pedissem por mim..me levassem aqui e ali, em mais pequena claro, e mesmo agora preciso sempre deles, pois a vida sem amizade não tem sentido para nada!!!Mas realmente, acho-me um tico aí retratada, ams acho também que a dona pascoalita exagerou redondamente e atribiu-me muito valor e eu acho que não valho assim tanto!!!!E como somos manas de alma...vês em mim aquilo que muitos não veem!!!!Pois até me sinto envergonhada por ser motivo de capa de revista!!!Acertaste com a foto entre grades, por momentos e por muitas vezes ainda me sinto assim..entre grades que nem sei como afastar de mim!!!
Um beijinho dona pascoalita, e obrigada por pintar meu retrato muito aquém do que eu sou!!!!!!!bolinha eléctrica..

Anónimo disse...

dona pascoalita, apenas discordo de uma coisa que gostava de ver emendada mal possa!!!nunca disse que.... foi por bondade paternal que Deus a marcou..disse sempre e acredito que já viemos de outras vidas (não importa que quem aqui escreve não acredite ou não goste..são apenas as minhas palavras!!) e sei que pagamos tudo o que de mau fazemos...São coisas muito profundas para mim, e em pequena era revoltada e sentia-me cheia de razão!! agora não, agora aceito oq que tem que ser, mas não quer dizer que desisto de lutar para um dia ouvir!! Tudo tem um principio um meio e um fim!! Quem sabe se o fim do meu sofrimento está próximo!!!! Sim é sofrimento sem dor fisica, apenas me atacando quando me dá uma vontade imperioosa de ouvir e não posso, apenas isso, mas são momentos tão raros..que nem me faa mossa!!!!
Apenas essa correção dona pascoalita..Não sou como muitos que tendo um sofrimentozinho dizem logo..Deus quer assim..Sendo assim até parece que o NOsso Paizinho do Alto é vingativo!!!Estamos apenas a pagar o que fizemos noutras vidas e já há tanto livro e tanta gente a falar sobre isso pelas experiências que passam..muitos escondem porque acham que vão ser gozados, mas quem ri por último ri melhor..bolinha

Anónimo disse...

olhe, a foto do meu sorriso ahhh não tinha uma fotozinha onde eu era mais linda e tinha menos uns anitos??? A sua amiga africana e minha também, é quase da minha isade e pôs uma foto dos 20 anitos dela..e a mim põe-me velhotinha!!onde pára aquela que lhe mandei toda jeitosaça e de biquini na praia em Luanda????Pode crer que ninguém me vai reconhecer, tamanha foi a mudança ahhhh ande lá dona pascoalita ponha lá a giraça que eu era, sem vaidade caramba ahhhhhh bolinha..

Anónimo disse...

AHLKA querida.. até é verdade, o meu caso arrasta-se no tempo..e é uma luta permanente, mas a que me agarro??desisto??fico pelo caminho??Claro que não e cada dia tiro mais forças de mim, sei onde as vou buscar..à fonte inesgotável que nos deu a vida!!!!Conheço muita gente surda, que baixa os braços e se acomoda e vive de caridades, e não saem do cantinho que teem, os outros tratam-lhes de tudo, e eles apenas fazem presença..Não é o meu caso. Só peço ajuda para algo, quando já é mais dificil, mas de resto, faço tudo sózinha, compras ir a médicos, análises clinicas, e ainda consigo ajudar os demais quando posso. Quem dera um dia conhecer-te , falar-te!!mas já falando aqui, mesmo aos remendinhos, já é bom..jinho pa ti também..bolinha..

Pascoalita disse...

Pronto, pirikita! já emendei, mas olha que os jornalistas não o fazem tão prontamente eheheh
vê lá se agora está mais de acordo.
Laura, o sorriso mantem-se, mas dá aí uma foto duma "bolinha" mais jovem eheheh

Ahlka disse...

Laura, a Pascoalita conseguiu dizer alguma coisa de jeito com a linguagem gestual colocada no post?
Ou saiu 'espanholês'?

Pascoalita disse...

Ahlka, a "prof de gestual" já tentou ensinar-me mas "burra velha não aprende linguas" tou completamente às escuras eheheh

Anónimo disse...

a peimeira é um pássaro a outra um E mas com dedos por trás..e eu ainda nem sei matade, ou pensas amiga que são apenas uma duzia de imagens?? São centenas d eimagens ou milhares delas, apprendi apenas p básico e mais algumas coisas, ams bem bem..ninguém consegue a nãos er que seja completamente surdo, e tenha aprendido antes..é dificil, mas ao pé d emuitos, já sei imenso..não é espanholês, tudo é uma letra uma frase..e tadinha lá arranjou que colocar ali..Eu não preciso do gestual, fui apenas aprender..para ensinar às crianças do grupo de teatro onde fui voluntária durante 11 anos , para que eles por sua vez soubessem ""falar"" ! com as crianças surdas para virem para o nosso grupo, mas como mais ninguém se interessou, e não havia crianças surdas que vivessem em Braga, so em Barcelos e Guimarães, depois ficava dificl virem aos ensaios..e não deu em nada, mas vontade não me faltou.. aos outros sim..e muita..e mais uma coisa que caiu por terra, por não termos apoio nenhum..mas não faz mal..bolinha..

Anónimo disse...

nessa foto nem era assim tão nina..é que eu com 21 anos ainda tinha que mostrar o B.I. para entrar no cinema para maiores de 17 ai a minha vida...nesta foto tinha 18 anos e foi a Côca que a tirou no rio em Serpa Pinto..que lembranças dona pascoalita, que lembranças tão doces e de tanta felicidade..e que carinha tão meiga ali está....e triste no olhar sempre..bolinha..

Pascoalita disse...

xiiiiii eu não te dava mais de 15 aninhos! Um dia destes coloco a única foto k tenho da "zezinha" eheheh

Anónimo disse...

A tristeza que vês nesse olhar, foi de ter ido a Pretória fazer uma intervenção aos ouvidos, e nem isso aconteceu...os médicos disseram que por enquanto não daria que a medicina estava a evoluir blá blá e o meu sonho de voltar a ouvir..foi-se naqueles dias, e fiquei terrivelmente desmotivada para a vida..pois ja tinha discos para ouvir, e moedas de um escudo para ligar para casa e para as amigas..e foi-se, daí essa tristeza sem fim que por vezes me acompanhava. mas agora..Que se lixe, sou sempre a mesma cara alegre a ja nada me consegur botar abaixo..mas que linda carinha néra pascoalita???bola..podes por um tico mais da foto à mostra na cara.....

Anónimo disse...

Quando conheci a Laurinha, éramos ainda umas adolescentes muito felizes, ainda estavamos dentro do nosso casulo familiar, protegidas, amadas e, desses tempos, guardo deliciosas recordações: o riso solto, a palermice dos nossos amores e desamores, as nossas fantasias....
As nossas vidas seguiram rumos e latitudes diferentes e só há poucos anos reatamos a nossa amizade.
Foi com agrado que reencontrei a Laura,que mantém o mesmo sorriso e a vivacidade da nossa juventude.
Desde aí, temos partilhado momentos interessantes. Encontrei na Laurinha a maior disponibilidade para participar em acções de sensibilização nas escolas, e, nesses momentos, ela entrega-se à causa como se disso dependesse a sua vida, o que torna esses momentos mágicos. As crianças adoram ouvi-la, nenhum adulto fica indeferente à sua personalidade marcante, ela tem um dom fantástico para todos envolver e cativar.
Bem haja a Laurinha, pela sua generosidade, pelas suas nobres atitudes, pela sua disponibilidade para com os outros.
Muito obrigada.mj

Anónimo disse...

Caras Pascoalita e demais amigas desse site (as tres princesas)
Entrei por acso nele, procurando informacoes sobre presepios para trabalhar com as criancas no nosso Allan Kardec Spiritist Center de Nova Iorque.
Li sobre o que procurava , mas como como todo ser humano eh muito curioso, eu fui ver que site era esse.
Primeiro gostei muito da musica. Morei na Franca onde tive muitos amigos portugueses e aprendi a gostar desse sotaque que no Brasil so se ouve nas pessoas idosas que foram para la quando novos.
Fiquei impressionado com a vibracao de amor e carinho que se pode sentir nele e que obviamente vem de voces.
Parbens por isso e pelas poesias e tudo o mais de interessante. Voces devem ser pessoas maravilhosas. Me chamou a atencao a historia da Laura, pois tenho um irmao surdo de nascenca que vivi no Rio de Janeiro.
Se me permite , vou "bisbilhotar mais i site de vez em quando e aprender com voces a arte de cultivar as amizades de maneira tao bonita!
Um abraco do novo amigo
Eduardo

Pascoalita disse...

Caro Eduardo :-)

Muito obrigada!!! Fiquei mto sensibilizada e grata pelas palavras elogiosas que este meu cantinho lhe mereceu.
É mto gratificante saber que num canto tão distante do planeta, alguém entende o nosso português (pelo apelido, suponho que seja de origem portuguesa, certo???) e acaba por nos fazer companhia. A net tem essa capacidade maravilhosa de aproximar as pessoas.

Obrigada por deixar o seu comentário e é claro que ficaremos gratas por continuar a passar por aqui.
A laura é de facto uma grande MULHER e a nós, as 3 princesisas como o nosso Amigo brasileiro, Gilinho, nos chama, une-nos uma forte Amizade. Para além da Laura e da Africana, o Blog é visitado diariamente por excelentes Amigos. Já agora ficam aqui algumas informações:

- A musica foi "pescada no Blog do nosso querido Amigo Marius70 cujo acesso directo encontra no topo deste Blog, no espaço "Amigos" e que deixo tb aqui:

http://marius70.blogs.sapo.pt/

Nesse Blog "deixa-me!" encontrará em "chuva de estrelas" uma vasga gama de músicas portuguesa e estrangeira. Vai certamente gostar :-)

- Para além disso, este nosso Amigo fez o carinho de criar um espaço onde a nossa Amiga Laura escreve, em verso ou em prosa, o que lhe vai na alma!!! Como ela ainda está a dar os primeiros passos, é a Pascoalita que processo à "decoração" dos seus textos eheheh
- Poderá igualmente aceder a esse Blog clicando em Laura no espaço "Amigos" no topo deste espaço ou seguir este endereço:

http://resteadesol.blogspot.com/

Daqui lhe desejo as maiores felicidades e sucesso, assim como a esse mano que vive no Brasil. E já agora, Feliz Natal !!!

Aceite um beijo da
Pascoalita

Laura disse...

Alô Eduardo Guimarães!! uau moço!! O que me chamou a atenção, foi apenas o
Alan Kardec Spiritiste Center!!!! Valente mano, seja lá quem for, eu adoro vida espiritual já lia todos os livros do Nosso Querido Alan Kardek... Hipollite leon Denizard Rivail.....professor em Lion France..Casado com uma senhora mais velha que apesar de tudo aindas ficou por cá muitos anos..e já faleceu também...Na Encarnação (esta última) foi o Grande Francisco Cândido Xavier..Xico Xavier.... Alleluia..Este blog já é de Junho ou julho e nunca mais fomos lá comentar!! Continuamos como pode ver no nosso grupo, e os amigos que entram e comentam, são isso mesmo, amigos queridos alguns nem conhecemos, mas tentamos brincar que a vida é sofrida!!!! Eu estive em s. Paulo de passagem depois Belo Hoprizonte, fiquei lá semanas, e fui a Brasilia, depois Abadiânia ao João de DEUS!!!! O Brasil é imensamente grande..Xi......Gostei de ler sobre o que escreveu..Mande noticias. Um beijinho da princesinha laurinha do nosso Gilinho do Brasil!!!!!

Anónimo disse...

Já agora e para que o trio das três princesas fique complecto, aqui fica feita a apresentação da africana, que apesar de me sentir africana dos 4 costados, sou filha de um casal oriundo aqui de portugal que para lá foi nos anos 50.
Hoje vivemos todos em Portgual mas jamais esquecendo o nosso ninho e morrendo de saudade daquele cantinho tão especial para todos nós.
Tenho cinquenta anos e sou amiga da laura à muitos anos e da pascolaita mais recentemente mas a amizade que nos une está bem enraizada o que a torna uma amizade sem idade, apenas pura.
Também em minha casa o espiritismo a muitos anos entrou ( também tenho em casa livros do Alan,e se nem todos acreditam, também não faz mal a ninguém, respeitamos os que acreditam e os que não, sem que isso interfira na nossa amizade.
Bem vindo a este espaço que não é meu, assim como no da laura, mas como se diz...amigo do meu amigo meu amigo é...e sendo amiga da pascoalita e da laura...entro neles como se fosse meu também! ahahah
Um abraço

Laura disse...

Claro nina africana...A nossa casa é tua,sempre, e de todos os que venham de coração puro!!!! Nems ei o que me fez voltar aqui a este blog ja desactualizado pelo passar do tempo, pelos vistos houve quem ainda o sentisse actualizado....Bom moço esperamos de novo ter o prazer da sua companhia...jinhos da laura..

Anónimo disse...

Olá!
Por inúmeras vezes ouvir a minha Mãe (Maria José) falar da Laura e de todo o seu valor humano e por outras tantas vezes ter ouvido o meu Pai (Hernâni)referir-se a ela com tanto carinho e admiração, cá estou eu a saudá-la...meio tímida (nunca "bloguei").... mas com alguma esperança de não ser mal recebida já que a própria Laura disse à minha Mãe que eu poderia fazê-lo!
Que me resta então? Dar a maior das forças a quem luta tão positivamente por uma causa , enquanto por esse mundo fora e no nosso próprio Portugal nos deparamos todos os dias com tanta miséria moral, tanta violência ,tanto desconhecimento do que são os reais valores humanos. Basta pegar num jornal, dar atenção a um telejornal....
Despeço-me e quem sabe até daqui a algum tempo!

Laura disse...

Olá Alice, até demorei a ver quem seria, mas quando li Hernâni, ai ai ai é uma das filhinhas da minha querida amiguinha D. Zézinha...
Mas quando quiser escrever, clica no post onde diz laura e vai dar ao meu www.resteadesol.blogspot.com

Muitos jinhos e foi a dona deste blog que me alertou para cá vir..é que este post já tem para aí um ano...
Beijinhos muitos e adoro os seus pais..adorarei sempre, pela vida fora, mesmo eles não estando cá, amanhã...

Pascoalita disse...

Melhor dizendo, deve clicar sobre o nome LAURA ... vai directamente para o Blog "Resteas de Sol", ou seja o Blog da Laura :)

Gostei muito de receber aqui a Alice, filha da minha homónia Zezinha eheheh