domingo, julho 23, 2006

Piscinas Biológicas


Fiquei surpreendida e algo intrigada quando há dias a minha Amiga Laurinha fez referência a "piscinas biológicas" !!! Confesso que nunca ouvira falar nisso. Pensei para comigo que havia ali uma confusão qualquer da "bolinha eléctica" ainda mais quando se referiu à possibilidade da água conter minúsculos girinos, levando-me a pensar se não estaria a confundir uns certos "fluídos biológicos" que muito provavelmente abundarão em algumas piscinas.

Maliciosa e endiabrada como me chamam, preparava-me já para escrever um texto à nina Laura perguntando-lhe se a surdez lhe ampliara a visão e se não estaria a imaginar coisas, já que os "girinos" da minha fértil imaginação são seres microscópicos que só poderiam ser observados com binóculos e em condições muito especiais eheheh

O que vale é que embora rápida a "fazer filmes" também possuo um pouquito de sensatez e obriguei-me a ficar muito quietinha por uns instantes e repensar o assunto. A seguir propuz-me fazer uma breve pesquisa e foi assim que cheguei à conclusão que afinal a Laurita estava de posse de informação que eu ignorava totalmente e que além disso já tivera uma experiência nas ditas piscinas que não só considerou fantástica como se apressou a partilhá-la connosco. E pensava eu que seria impossível haver "água mais rica em vestígios biológicos" do que o estuário do rio tejo, ali bem juntinho a Alcântara!!! E esta, hein?

Enquanto a Laurita não nos conta a sua experiência, ficam aqui alguns registos de fotos, escolhidas por se situarem na zona norte do país, bem como o respectivo link para consulta e ... por que não um dia destes usufruirmos duma bela banhoca biológica?











http://www.biopiscinas.pt/frame3.html

23 comentários:

Ahlka disse...

Já estava a torcer o nariz, quando li que havia uma zona própria para natação e que estava previsto não se pisarem as plantas...Fiquei mais sossegada...Porque, para ser sincera, tomei muita vez banho em rios e lagos (outros tempos) e lembro que o que mais impressão me fazia era ser tocada por plantas ou bicharocos. Embora, alguns mais simpáticos, como os girinos e cágados fossem procurados por nós.

Anónimo disse...

Não moça, as plantas ficam ali de lado e nas margens e os ditos bicharocos também estão do outro lado, por exemplo tem uma parte cavada onde se faz a piscina e ao lado cava-se de novo mas mais estreito e não interfere no nosso lado, os bicharocos mantéem-se ali mas podem ir para o outro lado, mas ficam escondidos na vegetação e nos lugares deles, ams na àgua não nos fazem mal nenhum e são eles que purificam a àgua e a limpam..que lindo de se ver..em Aljezur tinha uma e aquilo era enorme e só vendo é que se acredita como funciona e não pode nem deve levar os cloros que lá põem nas ditas piscinas normais..que nos fazem mal aos olhos e a tudo porque sempre engolimos um cadinho daquela àgua..e quandos e quer mudar aproveita-se para rega dos terrenos cirrcundantes..mas funciona muito bem com a natureza..Ahh por falar nos cágados sempre gostei dos ninos das carapaças..que amorosos..também se podem por lá por perto ahhhhhhh bola..

Anónimo disse...

Mas realmente é espectacular, fui ver as fotos da pascoalita e que lindos lugares e nalgumas repara-se na pequena separação onde há mais plantas e onde habitam os nossos queridos bichinhos..quem me dera uma na minha cabana.....bolinha..

Pascoalita disse...

eheheh Alka, eu continuo a torcer mo meu nariz, sabes? é que há certamente mto bicharokito nessa água, embora de facxto seja nem mais saudável e ecológico.
Cágados e tartarugas num gosto :-o( não me impressiona mto mas não simpatizo com fichos de carapaça.

Pascoalita disse...

Laurita, clicáste no link k deixei? viste as vérias piscinas plo país todo? Té lá consta uma foto duma aqui bem pertinho de mim! E está lá uma em Aljesur, será a k referes?

Anónimo disse...

E esta aqui em Vieira do minho aqui tão perto e está memso no meio de lameiros e terras de cultivo e depois rega-se tudo e não precisam de mudar a agua muitas vezes pois tendo um riacho que corra semrpe para regar os lameiros, vira-se a àgua para lá e tem sempre àguinha limpa ai minha mãe do céu e com este calor eu ia já pa lá na aldeia da minha avó covelo do gerês temos tanta terra e tanta água que vem das nascentes, pura e cristalina..ai DEUS e Ú É pois pois essa s pessoas que as fazem sabem bem que poupam muito mas muito na construção pois nãoo leva a matéria prima das outras e mais terrenos e tenha melhor..quem dera a mim..... li sobre a construção de uma na revista Casas de Portugal. e li quem foram os primeiros a construir e vieram de fora claro, e nós aqui com tanta terra e tão boa àgua..que patos..mas já estamos a aprender..bola..

Pascoalita disse...

Nas prais da ericeira costuma haver mtas algas k se enrolam às pernas ... num gosto nadika, faz-me impressão, mas sei k não faz mal. Até é bom!

Anónimo disse...

Olha a de Aljezur (é no Algarve) vimo-la de passagem quando lá estivemos, mora lá uma amiga da Neide que é sul africana como ela e morava aqui em Braga, mas o pai com saudades de a´frica foi para lá trabalhava por conta própria (é eng.como o ernesto) e construiram uma casinha linda lá na vila de aljezur e fomos lá passar o dia quando estavamos em Lagos, é lá pertinho..os bichinhos não fazem mal a ninguém, ou não ias para o rio ao pé de casa em pequena???Eu andava ali a apanhar cobrinhas dágua pequenitas..mas agora!! nem pequenas nem grandes...mas podias ter uma no teu quintal em vez da horta ahhhhhhhh bola..

Pascoalita disse...

pois, podia ter uma dessas piscinas aqui, espaço tenho de sobra :-o) os produtos horticulas k o meu hortelão cultiva tb são biológicos! tanto k ficam caídos no chão, cheios de bicho k ninguém os aproveita eheh
lagartas, minhocas, bichos rastejantes não é comigo eheheh

Ahlka disse...

E os alfaiates? aquelas aranhas de água de movimento imprevisível e cobras de água doce e salamandras viscosas etc..?..Eu defendo que cada macaco deve estar no seu galho, cada animal no seu habitat e aquele, apesar de muito lindo, não é definitivamente o nosso habitat :)))

Anónimo disse...

as aranhas teem mais medo de nós que o contrário..a minha Neide também detesta aranhas ,s e vir uma é capaz de gritar pegar no chinelo e diz-me ..mata mata.ahh as salamandras tadinhas que mal fazem ela??é graças a eles todos que a água fica mais limpinha e purificada..mas convém a muita gente a bicharada de longe sim..Tenho uma amiga que por vezes ia com o marido á pesca no rio, ela senta-se e pensa..olha etc e ele caladinho a epscar, e para espanto dela no meio do rio a nadar ems entido contrário..uma cobra de àgua enorme como nunca se viu..gritou gritou e ela estava cá em cima d eum penedo..diz que a cobra tinha uma cabeça do tamanho da cabeça d eum homem, devia ter metros e metros de comprido..diz que já ia tão longe e ainda via a cabeça dela, ficou traumatizada e nunca mais quiz ir à pesca com ele..fica em casa sózinha mas não se mete mais em aventuras piscatórias ahhhhh..mas quando conta..que medo..........bola..

Pascoalita disse...

hummm uma cobra assim fez-me lembrar uma estória k se passou lá na minha terra com o padre e o sacristão da aldeia eheheheh

Pascoalita disse...

Alka, tb detesto ver as salamandras, qto mais pisá-las! hummm só de pensar, acho k nunca me meto numa água assim, sem ver bem o que vai lá dentro eheheh
Tb tive experiências em regatos e ribeiras lá na aldeia Yenho até um episódio que me marcou e deixou traumatizada por alguns anos.

Anónimo disse...

Atão esse episódio vem ou quê????Por enquanto estamos no ou quê!!!!Amanda dai o que te fez tremeliques há anos, agora vai fazer-te rir a contar, desanda dai das recordações!!!! bola..

Anónimo disse...

Que engraçadinho..a minha mãe contou ontem que quando já estava casada foi com meu pai e minha avó mãe dela a um lugar qualquer lá na terra, e passaram naquelas poças de regar tinha água demais estava cheia e deitava por fora, era de tarde, quando deparou com tantas, mas tantas salamandras amarelas..que desatou a berrar, tinha 16 anos...claro, era uma criança e já casada..o meu pai so se ria e diza-lhe que não faziam mal nenhum as pobres das bichinhas, mas ela nem olhou mais, diz que lhe metia nojo olhar para aquilo!!!!e eu falei-lhe nas pisciinas biológicas e diz ela..nem penses em ter uma algum dia..eu nem vou para lá ahhh que nojo ahhhhhhh bola..

Pascoalita disse...

hummm inda agora não acho graça a esse episódio!
Devia ter aí uns 6 ou 7 anitos. Eu e um dos meus manos, 2 anos mais novo do que eu, fomos p'ra ribeira, despimo-nos, deixámos a roupa na margem e metemo-nos na água.
Andávamos por ali a chapinhar, qdo apanhei um enorme susto! a nossa roupa descia ribeira abaixo, a uns 5 metros adiante. De imediato me apercebi k tinha sido obra duns rapazotes k se escondiam por trás duns arbustos e riam orgulhosos do feito!
A estória não acaba aqui, claro ... depois de ser vítima dps diabretes e da chacota de alguns populares, ainda levámos uns tabefes :-o)

Ahlka disse...

Hahahaha..Eu fui parar muita vez à água já depois de vestida...lá tinha eu de enfiar novamente o fato de banho para ir para casa :(

Vou andar meio ausente...Desejo a a todo/as umas boas férias :)*

Anónimo disse...

Ó ahlka mas conta como, assim sabe melhor..
O meu rio, sim o meu rio que eu tamém tive um rio, era em Vila Verde da Raia que faz fronteira com Espanha, era lindo lindo e tinha um açude e nós a garotada banhávamo-nos ali, me lembro do fato de banho mais lindo que já tive, era verde sedoso e só uma sainha, tamém tinha 5 anos, mas lembro-me muito que o trouxeram das Américas!! tinha umas filas de espiguilha vermelho escuro e era todo cheio de roda de godé que lindo lindo, e andavamos atrás dos peixinhos pequenitos, e das cobrinhas de agua aver quem conseguia manter a cobrinha enrolada no pulso mais tempo..eu até as levava para terra e fazia partidas às senhoras ahhhh nadávamos quase todos com os pés náreia a fingir claro, e que lindo..Gosto sempre de voltar ali, embora a minha maior tristeza venha daquela terra onde fiquei surda..mas só não vou porque é longe e tem um percurso de muitas e muitas curvas e enjoa-se por ali abaixo..mas é lindo e ao lado quase da terra do Antar da Belinha..bola..

Anónimo disse...

Ahlka , se vais estar ausente, pelos vistos é um verãozinho de férias..!!!!Pois goza bem, diverte-te namora desnamora e torna a namorar.. diverte-te com as amigas os amigos a familia os gatitos e o ão ão..jinhos pa ti também..bola..

Anónimo disse...

A nina Ahlka foi de ferianço....Nunca mais badalou nadica pá gente, ou tá a descansar e faz ela bem..quando vier já diz se reparou nas imensas piscinas biológicas, e se viu bem como funcionam e como custam menos de metade do preço das convencionais e fazem melhor à saúde com as àguas limpidas que a bicharada e as plantas, oxigenam!!!bola..

Anónimo disse...

O panorama eram as piscinas biológicas!! Quem podia fazer uma boa e enorme era a D. Cªôca e o D. Béquinho de la mancha!!Teem terra pa rolar por ali abaixo até mais não poder..Teem árvores pa fazer sombra e sol....ai sim fariam uma piscina do caraças e que mordomias não teriam..e ós pois os amigos apareceiam pa tomar uma banhoca, e ós pois pa lanchar ou almoçar conforme a hora..e ós pois fazia-se tarde e lá dormiam..é melhor não, ou então que fique no segredo dos deuses..bola..

Pascoalita disse...

Nina, de tão stressada k ando, até me enfiava numa piscina dessas, sabes? acho k nem me importava com os bicharocos

Anónimo disse...

Dona pascoalita se anda assim tão stressada, mande o seu marido encher a banheira dos patos e andor ..pule lá dentro ao mesmo tempo que os patos!!!! Olhe que debaixo de uma arvorezinha deve saber bem, recoste-se na banheira, mande-o trazer um copo de champanhe geladinho e numa bandeja e refastele-se ali e vai lendo a Holla e vai ver que o stress vai borda fora e no cano do esgoto mal despeje aquela água..nade com os patos e patas e vai ver como se sente melhor..jinhos da bola.-.