terça-feira, julho 11, 2006

Lenda ... As obras de Sta Engrácia


Cada vez mais dou comigo a fazer referência às "famosas obras de sta engrácia" ... só hoje soube a origem da lendária expressão :-o)


Simão Pires, um cristão novo, cavalgava todos os dias até ao convento de Santa Clara para se encontrar às escondidas com Violante. A jovem tinha sido feita noviça à força por vontade do seu pai fidalgo que não estava de acordo com o seu amor. Um dia, Simão pediu à sua amada para fugir com ele, dando-lhe um dia para decidir. No dia seguinte, Simão foi acordado pelos homens do rei que o vinham prender acusando-o do roubo das relíquias da igreja de Santa Engrácia que ficava perto do convento. Para não prejudicar Violante, Simão não revelou a razão porque tinha sido visto no local. Apesar de invocar a sua inocência foi preso e condenado à morte na fogueira que se realizaria junto da nova igreja de Santa Engrácia, cujas obras já tinham começado. Quando as labaredas envolveram o corpo de Simão, este gritou que era tão certo morrer inocente como as obras nunca mais acabarem.


Os anos passaram e a freira Violante foi um dia chamada a assistir aos últimos momentos de um ladrão que tinha pedido a sua presença. Revelou-lhe que tinha sido ele o ladrão das relíquias e sabendo da relação secreta dos jovens, tinha incriminado Simão. Pedia-lhe agora o perdão que Violante lhe concedeu. Entretanto, um facto singular acontecia: as obras da igreja iniciadas à época da execução de Simão pareciam nunca mais ter fim. De tal forma que o povo se habitou a comparar tudo aquilo que não mais acaba às obras de Santa Engrácia.

29 comentários:

Anónimo disse...

Mãe, apetece-me feijoada para o jantar. Até logo.

Pascoalita disse...

não, filho! feijoada é um prato indigesto ... ospois, enqto dormes, os feijões não te deixam sonhar ... costumam sair disparados pelas narinas ... a mãe prepara-te um rancho à moda de trás-os-montes ou umas tripinhas à moda do porto, sim?

Anónimo disse...

Tá bem então.

Anónimo disse...

Simão Pires teve menos sorte, ou como direi, mais azar que o da lenda do galo de Barcelos, ora lê aqui

http://mariusangol.blogs.sapo.pt/arquivo/646107.html

Aqui quem ardeu foi o galo, coitado do Simão. :(

Durante anos assisti a obras num edifício ali na Rua dos Bacalhoeiros, vinha-me sempre à lembrança Sta Engrácia pois creio que ainda hoje as obras perduram, tenho que lá ir ver, pagas um café? :)))

Bjs

Ahlka disse...

Hehhehe...
1º Marius,forma original para convidar para um café :))
2º Ó anônimo, se fosse tua mãe punha-te a pizza congelada :p
3º Pascoalita,só conhecia a lenda associada ás obras da igreja, mas com um romacezinho fica sempre mais bonito ;)

Pascoalita disse...

E poderia lá eu dizer NÃO a um convite vindo de tão ilustre e nobre Amigo?! claro k aceito beber um coffee contigo msm com essa condicionante eheheh bora lá?
Marius, e lá "rumei ao sul" para relembrar os teus "retalhos" ... vou guardá-lo para futuras consultas e como "auxiliar de memória" eheheh

Pascoalita disse...

Marius, não precisamos procurar mto para tropeçarmos com "obras de sta engrácia" ... aqui bem pertinho de nós, quase em cas aesquina da capital encontramos "n" exemplos disso. Té cheguei a pensar que tal se deva ao facto de eu ter por hábito usar a expressão "valha-me a Sta Engrácia!" será que com tanta confusão que faço, já confundi a santa?

Anónimo disse...

Pois é!! E lá ando eu de cartilha na mão de novo!!!!! Sabia lá eu que se costumava dizer essa frase sobre ""as obras de Santa Engrácia"" é a primeira vez que "ouço"tal frase, mas viva a quem s elembrou de tal, pois é mais uma para o meu lote de conhecimentos..
E realmente..Portugal tá chio de obras de Santa Engrácia!!!! E não é neste século que vão desaparecer....bolinha..

Anónimo disse...

dona pascoalita quem lhe chama de mãe??? é mesmo um seu filho?? quantos tem??o catraio não sabe que as comidas é em casa na hora do jantar?? Rapaz, vai mas é por a mesa e deixa-te de feijoadas que disso portugal tá cheio..não sentes o efeito de estufa pelo país???'

Pascoalita disse...

Ahahaha ao anónimo nº 2, deixa lá o puto gritar por mim, canudo! assim como assim é só mais um "filho de alguém" a chamar-me mãe eheheh como eu costumo dizer lá em casa .. inda me gastam o nome!
anónimo 1, hoje queres:lasanha, pizza, empadão ou preferes de novo feijoada? eheheh o frigo tá bem recheado, é só sertires-te! aproveita que miminhos destes e melhor "mãe adoptiva" nem com uma candeia acesa! :-o)

Anónimo disse...

dona pascoalita..nem tenha pena do puto!!!! que se tem pc deve ter muito de comer lá em casa dele, pois se fosse pobre nem andava a pedir pela net ahhhhhhhhhhhhh, mas nem sei porque não dá a cara o pivete..olhe dona pascoalita, já agora eu é que jantava ai em casa..acabei de trabalhar e tô exausta e assims abia bem sentar-me na sua mesa, comer e conversar,,isso era bom..

Ahlka disse...

Pascoalita, que tal ir verificar, um dia destes, se as obras do túnel do Marquês estão a ficar 'estilo Sta Engrácia'....Mas para isso precisamos de um café ;))
(esta paga direitos de autor!)

Pascoalita disse...

A ultima vez que estive no consultório do meu médico (um amigão!) situado num 3º andar da Joaquim António de Aguiar lá andavam os operários rua abaixo ... rua cacima eheheh
Bora lá beber um coffee na zona que tem umas sombras apetecíveis

Pascoalita disse...

Bolinha, e tenho cá um "bolo podre" k fiz ontem e está delicioso ... ias gostar.
Olha, não sei bem porquê, tenho cá uma desconfiança k este "anónimo" anda a fazer-se aos meus petiscos :-o) hummm sei não, mas quase consigo destapar um nikinho da "máscara" sabes?

Pascoalita disse...

Admira k nunca tenhas ouvido associar aquelas obras que nunca acabam à Sta Engrácia eheh então nos últimos anos, não se fala tanto noutra santa eheheh

Anónimo disse...

Pois, e se todos falam nela, ela nem chega para as encomendas, e vai-se deixando andar!!!e o resultado está à vista..As obras nem no nosso tempo hã-de acabar, que estamos cheios delas..Os inteligentes do País,s e fizessem o que teem a fazer, mas apenas numa terra de cada vez..a fundo..ficava tudo num brinquinho e já tinham acabado..mas depois as terras que ficassem para o fim..nem se calavam..bola..

Pascoalita disse...

Tb penso o msm, Laura! A maior parte daquilo a que chamam "obras" são "remendos" ... passam a vida a "atamancar", gasta-se o dinherio e nunca fica nada capaz.

Anónimo disse...

Gasta-se o dinheiro, uma forma de dizer..que além de o gastarem mal, ainda o fazem mudar de mãos como por magia, por isso nunca chega para acabar as obras do Povo, mas as deles sim..quanto mais teem mais querem..e ós pois nós é que somos o Povo quem mais ordena!!! e ainda amandam os mais pobres pá rua, como está agora a dar na tv reformados da GNR que nem teem para pagar rendas normais!!!, enfim, lá se vão mais 20 familias p+ara a rua, vá lá que nem está frio, senão ficavam à chuva..este governo não sabe que quandos e manda algu´me para fora das casas onde vive, já devioam ter técnicos que tratassem de os realojar em locais de rendas baratas????Aqui é salve-se quem puder, é nas obras e em tudo..bola..

Ahlka disse...

Passei só para deixar um bjito :)*

Anónimo disse...

Passei para te deixar três beijitos. :))) E não dês feijoada ao puto que ele tem problemas gaseificais, dá-lhe canjinha de galinha que tb é mt bom. :)))

Pascoalita disse...

ahahahah boa noite, Marius :-o) o puto vai ser tratado a "pão de ló" eheheh

Anónimo disse...

Ah andei a ver uns links que há prá i..e quandod eparo com os meus raul Indipwo e o Milo..fiquei em fanicos..Eles eram do melhor que tinhamos em Angola, e lá pus a musica deles que adoro ..encostei a coluna do pc e pus mais altinho..e que bem me soava..a banana moamba e cola e a que canta..quero chegar de madrugada, para ver o sol raiar... pra ninguém ver se eu chorar...sei as letras mais ou menos e se tivesse aqui alguém para me cantar..mas não tinha..pois que coisas boas aparecem aqui..bolinha..

Anónimo disse...

O Nuno chegou agora do gerês e antes de tomar banho que remédio..lá me cantou a letra do Amanhã dos nossos angolanos e a parte que mais gosto..e a banana moamba e cola..fomos ouvi-los ao vivo em joanesburgo ahhh mas não eram eles que cantavam, era uma banda angolana..ahhh se fossem eles..isso foi há 22 anos....que bom que pude ouvir..um cadito..bola..

Pascoalita disse...

eheheh tou a ver o teu nuno enrolado na toalha a cantarolar a "moamba" eheheheh

Anónimo disse...

Bem podes imaginar..dá a letra e eu ouço..sabe bem ter quem nos dê estes cadinhos de amor e nos emrpeste os ouvidos ahhhhhh..ainda não tava enrolado na toalha, esperou para ir tommar o banho dele..bola..

Anónimo disse...

atão na anda por aqui ninguém??tenho que ser eu a preencher os espaços deixados em branco pa sairmos do sitio???? Andor gente que há sempre que falar..bola..

Pascoalita disse...

eheheh puxa k não me posso descuidar um nikinho! começam logo a gritar por mim eheh

Anónimo disse...

Tamos a fazer ao blog a mesmissima coisa que os outros já fizeram..tá como as obras da Santa Ingrácia!!!!!! bola..!

Anónimo disse...

Ase p jnr t franksxxxlinks, sex. Kfk g, tal trgveg|wvr peuugtr b sr ke.