domingo, julho 09, 2006

Qdo bate a saudade

Sou por natureza uma incorrigível saudosista. Sinto frequentemente saudades de tudo ... locais, acontecimentos, estados de alma, até mesmo um pouquito de alguns objectos, mas sobretudo sinto saudade das pessoas que fizeram parte da minha vida e que pelas mais variadas razões se foram afastando deixando um vazio ... um fosso cuja distância pode ser traduzida em metros ou em tempo!

Uma forma de atenuar o efeito nefasto da saudade é vermos as coisas desta forma:


21 comentários:

Anónimo disse...

E bem nos podemos orgulhar que dizem que a palavra saudade, foi inventada por Portugueses!!!!Pois em algumas linguas não conseguem entender o que queremos dizer com isso"""SAUDADE""
Eu também tenho saudade , saudade até de ti, que apesar de estares aqui neste momento, estás longe na mesma, por isso saudade é distância do que se gosta e do que se gostou!! Algumas matam-se depressa, porque tornamos a ver o objecto da nossa saudade, e os lugares que ficaram no coração, podem sempre visitar-se, embora já não os vejamos com os mesmos olhos!!a saudade dos que já se foram, essa sim, será sempre eterna, pois já não fazem mais parte do nosso mundo. Mas eu aguardo, que, sei e sinto, que do outro lado, depois de chegar a nossa vez!!!a gente volta de novo a matar essa saudade!!!Por isso, sei que tudo, é apenas, uma saudade temporária!!!!bolinha

Pascoalita disse...

Tb tenho saudades de ti, minha "bolinha" :-o)

Ahlka disse...

Uma bela verdade..mas quero acrescentar que, por muito válido que tenha sido o passado, um presente bem preenchido não deixa espaço para saudade.
A saudade só aparece quando o presente é inferior a esse tempo saudoso.
......
Estou com pouquíssimo tempo, com saudade do tempo que tive e de tempos que tive.... :)*

Pascoalita disse...

tb concordo! então só há uma forma: empenhamo-nos de modo a que o presente seja sempre melhor que o passado e pior que o futuro eheheh

Anónimo disse...

Ninas ninas, revejam lá isso, eu digo saudade de coisinhas boas, que saudade de maus tempos ninguém tem!!!! Eu tenho saudade sim, dos meus tempos d epequenita quando ainda..ouvia, das terras onde vivi, dos amiguinhos que deixei e nunca mais vi, das amigas e amigos já mais velhos que nem sei por onde andam, uns já se foram outros nem sei, sim tenho saudade deles todos, e por melhor que o meu presente seja, meu coração tem sempre meus amigos e meus amores lá dentro no cantinho reservado para isso.. E quando se é amigo e se ama mesmo..a saudade é linda..É assim que a vejo. bolinha..

Pascoalita disse...

Laurita, mas as vezes dá uma dorzinha no peito ... não sentes?
tou sempre a dizer k já tou vacinada contra isso, mas ... sou mentirosa, sabes?

Anónimo disse...

sentir sinto pascoalita, aquela dorzinha que até incomoda, é por isso que se chama saudade, mas é lindod entir isso e não é qualquer um que sabe descrever o que é a saudade..bolinha..

Anónimo disse...

Pois falando em saudade..tem tanta gente que a sente, e naqueles momentos dói, muitos nem vão matar as saudades simplesmente por preguiça, outros bem queriam, mas nem podem, seja por falta de euros ou por terem que estar em determinado lugar:...Mas uma coisa é certa..Quando ataca..Dóiiiiiiiiiiii cumó caraças..bola..

Pascoalita disse...

Há tempos encontrei uma das 2 manas (belinha e gracinha) com quem convivi na minha adolescência. A mais nova continua em contacto, a outra passam-se anos k não falamos. Ficámos ambas tão emocionadas e prometemos ali msms que mudaríamos de atitude (promessas, né?) mas foi aí k senti a tal dor ... xiiiii e foi forte :-o((

Anónimo disse...

Eu ando para abraçar uma amiga do meu passado..de Luanda, escrevemos na net mas ainda nem conseguimos encontrar-nos desde 1974 que não nos vemos..mas um dia a alegria vai ser enorme, até lá...a saudade há-de existir....bola..

Anónimo disse...

Logo, mais logo, daqui a umas horinhas já tenho a razão da minha saudade de dois meses..da minha filhota que chega de longe...que me vai abraçar e dizer como nunca disse..ai que saudades mamã...Pois nunca esteve tantot empo fora de casa..Enfim, mais uma saudade que vai acabar..por dez dias que depois lá vai ela de novo para Nova York, mas por uns dias que já chega de rua!!!!! bola..

Anónimo disse...

Este calor faz-me sentir cada vez mais saudade do meu mar de Luanda!!! Esse sim, considerava-o meu, muito meu..Ele ouviu meus queixumes, ele sabe meus segredos, e ainda os lá tem..guardados para sempre..ele sabe dos meus namoricos, dos meus amores dos 15 16 anos..e eu que pensava que eram para sempre..ai mar, mar, o que te deves ter rido à minha custa!!!!Mas não faz mal..pois eu ia para casa, sentindo que tinha conversado com um amigo que me entendia melhor que os meus amigos pessoas!!!!!Por isso..heide lembrar-te sempre, hei-de lembrar as tuas cores que eram tantas, de te ver zangado quando te atiravas contra as rochas..e depois..subitamnete..te acalmavas e voltavas a ser o bonacheirão de sempre..Ai quem me dera ver-te..não era qualquer mar, era apenas a ti, meu amr de Luanda..bolinha..

Anónimo disse...

a tal da casita poderia ser perto do amr, ou dum lado ver os montes e serras e por ali fora e do outro o mar!!Pode ser??pois vamos a lá a procurar. Ontem entrei a pesquisar quintinhas aqui em Braga para depois ter a minha cabana e olhem lá pasmem não há uma cabana sequer à venda, so casas a cair de velhas em pedra e pedem cem mil euros ahhhhhh que tem terreno etc etc..tou a ver que tneho que ir procurar por aqui perto até econtrar uma ou ver em quanto importa construir uma....ja vi casas de madeira no carrefour mas a minha vida andava tão em baixo que nem entrei, mas vou ver onde há disso à mostra..e fazer uma ideia de quanto fica mais ou menos..mas não gosto destas tábuas por fora..quero mais escuras a parecer madeira velha..

Pascoalita disse...

xiçaaaa k a pequena é exigente! eheheh num keres tb um recipiente com água de rosas pra dar banho ó traseiro? eheheheh

Anónimo disse...

Não, nem é preciso ahhhhhh..Queria uma casinha barraquinha de madeira, mas soa mais bonito dizer uma cabana de lenhador, mas com conforto claro..muita arvore muita sombra muita passarada muito peixe num lago um arroio que haja por ali, um regato a serpentear entre os lameirinhos umas vaquinhas a pastar mas só para dar leitinho e que morram de velhotas..muita paz muita calma e muito amor, ao lado d eum certo nino que está muito mas muito lejos de mi....bolinha

Anónimo disse...

Pra onde foi a minha saudade??
Hoje nem a lembro, nem sei se a quero. Se estiver de longe, não dói meu coração, e de perto sim....Por isso , não quero lembrar nada de nada, quero apenas entrar no futuro, onde não existe a saudade e assim não dói nada lá dentro..bola..

Pascoalita disse...

mau, mau, maria! tás a ficar parecida com um certo mulato k eu conheço e k me tem atesanado nos últimos tempos ... tb não sabe o k quer e cada vez k mija muda de ideias ihihihihih
se tivesses um monte bem alto aí perto, dava-te um conselho ... subia-lo e lá bem no alto davas um daqueles gritosssssssss
assim, a única coisa k me ocorre é mandar-te ajoelhar por baixo da batina da tal estátua pertinho do bom jesus .. tu sabes do k falo :-o)
xi-coração ... de "esganar" da tua kittita

Anónimo disse...

Dona Pascolaita, a estátua é pertinho do Sameiro!! e afinal eu a dizer que as minhas amigas estavam lá sentadas comigo a falar de quekas.....e nem reparei bem, pareceu-me um padre qualquer, e só na segunda vez que fomos para lá é que reparei que era o Santo papa paulo nem sei quantos.... E digo eu..pois pois..como s eo homem nem soubesse o que é uma keka!!e acham que ele ia ficar escandalizado??Claro que não..pelo menos elas estavam a confessar-se ahhh..e quanto a subir a um monte alto para berrar..para quê???? é como quando me dizem..cante laurinha que quem canta seus males espanta!! E digo eu de seguida!! De que me vale isso, se eu nem me ouço cantar..de que me serve..espanto mas é quem passa isso sim...bola..

Anónimo disse...

ahhh por falar num certo mulato ahhh olhe que ele deve ser um falso mulato..que não aparenta mulatada nenhuma..passa por branco muito bem (à socapa), mas as fuças e o cabelo que nasce encarascoladinho na engana ninguém, mas esses são os piores pois nem são brancos nem pretos nem mulatos e com a raiva..apanhou-te a geito e pimba..atura-o ahhhhhhhh bola..

Pascoalita disse...

deixa k ele não sabe com quem se meteu! inda vai torcer a orelha, meter o rabo entre pernas e sair disparado :-o) tá farto de dizer k tá arrependido de ter deixado o posto anterior, mas sabes como é: a ganância por vezes cega as pessoas.

Anónimo disse...

se falas na ganância do poder..Isso sim, teem a mania d emandar nos outros e pensam que somos todos abaixo de animal, mas quem dera que consigas mandá-lo dar-te uma multa do caraças e dava pa comprares o teu moinho em Amares..para ele saber que nãos e devem meter com ninas inteligentes..se fosse com outra que há ninas e ninas..mas acho que se meteu com a pessoa errada..oxalá seja tudo a teu favor que esses monstros teem sempre as cunhas mais altas..bola..