quarta-feira, julho 05, 2006

ABC gestual

Já a minha mãe dizia ... "saber não ocupa lugar" ... no seguimento do tema atrás, aqui fica o ABC usado por pessoas com dificuldades auditivas.

11 comentários:

Anónimo disse...

Lamento dona pascoalita, mas as letras gestuais estão mal colocadas..vou ver se lhe mando o meu abecerário correcto, mas não sei scanear, ou então vá a um site de gestual de mais confiança..algumas letras estão bem, outras não..jinhos da sua bolinha que adoraria ter-lhe ensinado ao menos o abecedário quando ai esteve há tempos..bola..

Pascoalita disse...

pois é assim que consta num site que encontrei por aí na net. Provavelmente é antigo e tal como a linguagem corrente, foi-se aperfeiçoando, não? Logo à noite substituo-o ... já localizei um site dum prof em gestual bem mais completo.

Anónimo disse...

Também é verdade que variam consoante as regiões..e nos Países igual..por exemplo em espanha já tem muitos gestos diferentes para diversas frases, alguns são iguais, mas não todos..Temos que aguardar que começem a falar Esperanto..e o gestual também seja universal...Assim ninguém se entende..Nem sei de que estão à espera (os homens claro..ou não são eles que ditam as LEIS)bolinha..

Pascoalita disse...

Pronto, Laura! Já substituí o abecedário. Tens a certeza que o"A" tá bem? aquele gesto mais parece um que por vezes faço e garanto k não é essa letra heheh

Ahlka disse...

Sei que não há grande diferença entre o m e n, mas aqui 'abusam'..
Ó Pascoalita, não subtituas, deixa ficar os 2 para podermos comparar.

Isto até já parece 'os discos pedidos', põe, tira, acresenta... ;)

Anónimo disse...

O A é mesmo assim nada de gestos obscenos pascoalita..o primeiro está muito mal feito ou explicaram mal, mas é costume nem saberem e porem à toa..é a mesma coisa que ensinar quem não sabe e quem aprende fica na mesma..burro ahhhhhhhh, o segundo está todo certo, mas é preciso ver como se fazem os gestos..bola..

Anónimo disse...

Kerida por falar em fiscos pedidos, veio-le à lembrança quando tinha 16 anos e vim cá de férias, o rapaz que estava a pôr os autofalantes na aldeia da minha avó para a festa do dia seguinte, embelezou comigo ahhh e não ´+e que durante a festa sí se ouviam..disco dedicado á laurinha, e lá andava a musica e a pobre da laurinha que não ouvia musica nenhuma, mas a s minhas amigas diziam (já sabiam da história..outro pa ti ahhhhh) rico tempo esse dos discos pedidos....e a letra fe gestual o m tem 3 dedos para baixo e o n dois.. bola..

Pascoalita disse...

Oh! Qdo te li o k a nina Ahlka disse já tinha substituído e apagado o outro :-o(
Posso voltar a colocar, mas convém identificá-los, atribuir-lhes a autoria, não? logo tentarei (k chatice esta limitações k tenho aqui eheheh)

Ahlka disse...

Hehehe..Quando escrevi a miha resposta ainda estava visualizar a imagem anterior. Nesta sequência, já se distingue o m do n e já posso juntar-me à Pascolita para dizer "káraio de 'a'é aquilo??" :))

Pascoalita disse...

ahahah na verdade não tinha entendido a tua critica, pois até eu k sou pitosga via a diferença ihihih. agora já percebi :-o) bom fds

Anónimo disse...

o A em gestual é mesmo assim manas..o médio fica todo esticado (razão porque a maioria dos meus alunos se ria a bandeiras despegadas quendo tinham que aprender a fazer e envergonhavam-se.encolhe-se o indicador (mão direita.)junta-se o polegar à ponta do indicadobola..r encolhido e encostam-se os dois no meio da falanjinha do médio ahhhhh e está o A feito a preceito..