sábado, julho 08, 2006

Bom Pastor


No meu “post” de abertura falei na importância que o grande Mestre da pintura Severo Portela teve na minha vida.

Volto ao assunto por fazer exactamente hoje 21 anos que nos deixou e a melhor forma que encontrei de o recordar foi fazendo aqui referência à Obra do seu Amigo ... O Mestre Martins Barata!

Apesar de na altura contar apenas 17 anos de idade, nunca esquecerei aquela voz ao telefone, cujo dia exacto do ano de 1970 não recordo ... as única palavras proferias soaram quase inaudíveis … “faleceu Martins Barata !” Seguiu-se um silencio sepulcral e quase de imediato Severo Portela, triste e inconsolável, saía de casa para ir levar algum conforto à família e dizer o último adeus ao seu companheiro e grande Amigo.

A Biografia bem como muitos testemunhos da vasta Obra deste grande Mestre pode ser observada no site abaixo. Destaco aqui alguns exemplos:


http://www.martinsbarata.org/

15 comentários:

Pascoalita disse...

Uma Obra digna de ser admirada ... eu não me canso de o fazer

Anónimo disse...

Isso mesmo, eu admiro tanto quem teve geito para a pintura, que nem sabem o que me vai na alma quando vejo um quadro lindo..lindo que nem gosto de sarrabiscos, gostod e corpos caras e tudo o mais perfeito possivel..e quando vejo, derreto-me toda e fico cheia de admiração por quem consegue pintar assim..Ora digam lá se não é uma obra invulgar e talentosa???? bolinha..

Pascoalita disse...

Claro k é uma obra maravilhosa. São horas e horas de trabalho e eu k o diga que mtas vezes pousei para o meu padrinho. Não para fazer a minhas fuças como tu lhe chamas eheheh mas para dar ao Mestre a ideia dos contornos ... as sombras
Laurita, havia de ser hoje ... cobrava o meu tempo a bom preço ahahahah eheheh

Anónimo disse...

duvido..além de não conseguires estar quieta!!!!!nem paravas de falar e o homem nunca conseguiria pintar a tua boca ahhhhhhhhhhhhhhhhhh..mas cobravas pois, fosse agora!!os tempos mudam dona..bolinha..

Anónimo disse...

Olhe esta pesquisa é linda os quadros um amor uma coisa rara, ams não tenho cabedal para falar de quem na conheço, e por siso este pintor tem poucos comentários..estivesse ele vivo e eu iria dr-lhe os parabéns por tão lindas obras..bola..

Pascoalita disse...

O k coloquei em último lugar, o estudo sobre o "juizo final" foi a pensar na nina Ahlka que mto provavelmente até conhece o original ao vivo e a cores eheheh

Pascoalita disse...

Laurita, só posso avaliar baseada na minha sensibilidade e em termos emocionais, não possuo conhecimentos técnicos que me permitam avaliar noutros ternos. No entanto dá para entender que se trata duma grandiosa Obra e dum grande Mestre da pintura Portuguesa.
Tenho no entanto um reparo a fazer ao autor do registo sobre a Biografia de Martins Barata ... na longa lista de artistas ali referidos nem uma leve referência ao nome de "Severo Portela" e eu posso afirmar que fizeram um percurso juntos.

Anónimo disse...

Casca nele, já que tás a puxar a sardinha pó lado do teu padrinho..Ora essa.....bola

Pascoalita disse...

Sabes, ele nunca gostou de exibicionismo. bem me lembro de me mandar dizer que não estava em casa qdo os jornalistas telefonavam. A NOBREZA encontra-se mtas vezes na simplicidade ...
Depois, ele ia fazendo exposições pra se sustentar, pq não tinha rendimentos (lembro-me bem como agia nessas alturas ... qdo via que tinha realizava o suficiente para algum tempo, recolhia AS "peças" ... por vezes nem metade do catálogo vendia )as casas dos filhos eram autênticosa museus, de tãom recheadas de obras suas

Pascoalita disse...

tinha 6 filhos. Plos vistos ninguém se interessou por divulgar a sua OBRA.

Pascoalita disse...

Sinceramente nem sei se a maioria dos herdeiros tem noção real da importância do legado. Refiro-me obviamente à grandiosidade como "feito" e não em termos financeiros pq nisso são certamente bem mais conhecedores do que eu!

Anónimo disse...

Bem diz o ditado, em casa de ferreiro, espeto de pau..é né??Pois poderiam começar por sentir que essa beleza não deve apenas ser apreciada pelos olhos deles e sim por todos quantos amam a pintura, e trabalhar no sentido de expor em galerias a obra de Severiano Portela!!!! Que gente mais ingrata que nem sabe valorizar o nome do seu Avô!!!!Alguém conheçe algum neto..?? era só falar-lhes nisso..e exposição feita e muita gente consolada por ver tão ilusbola..tre pintor ser cá dos nossos!!!!

Anónimo disse...

e nem sei como, mas junto ao ilustre pintor apareceu uma bola..devo ter clicado mal..ai que tola e apressada sou..me desculpem tá........

O GATO DAS BOTAS disse...

Alto lá! Afinal que treta esta!
Se as meninas ao menos soubessem o que dizem em relação ao Senhor Severo Portela. Já não era nada mau. E já agora a educaçãozinha fica bem a todas!
E já agora agradeço que quando tiverem algo de intressante a dizer.(isto é claro se o conseguirem) em relação a este meu familiar e restante família tenham a elementar hurbanidade.

Com os melhores cumprimentos

Pedro Jardim

Pascoalita disse...

Pedro jardim,

Fica-lhe muito bem assumir esse papel de defensor, se bem que me parece um pouco extemporâneo sabe?

Depois, muito sinceramente não vejo onde detecta falta de educação ou ofensas ao bom nome deste GRANDE HOMEM que me atrevo a dizer conheço, respeito e estimo tanto ou mais que o senhor!
Bem, se a ideia era dar-se a conhecer, devo dizer que folgo em saber que é um JARDIM!

não sou PORTELA,
não sou JARDIM,
não sou Carrilho,
não sou MARREIROS,

Sou, com muito orgulho, a
PASCOALITA