sábado, julho 15, 2006

Palmeira ou Piteira? ... traiçoeira !


Quando há cerca de 18 anos comprei uma casita de fins de semana na zona onde moro actualmente, o quintal incluía uma "piteira" (creio que é assim que lhe chamam) com o aspecto da da foto.
Ocupava o centro dum pequeno canteiro situado entre a casita de habitação e uma pequena casa de ferramentas. À volta da "piteira" cresciam flores ... o "meu pequeno jardim".
As suas flores eram lindíssimas, mas o interior servia também de alojamento a enormes aranhiços e ali cresciam muitas caracoletas que os amigos que nos visitavam recolhiam, porque ninguém em casa as aproveitava.

As "folhas" carnudas terminam em bico e várias vezes senti as picadas daquelas grossas "agulhas" provocando uma estranha sensação de ardor doloroso que se manifestava durante muitos dias.

Foi difícil desfazer-me dela, mas um dia com a ajuda duma moto-serra, acabámos com o covil da bicharada e fiquei com o canteiro livre
para flores rasteiras.

Ontem encontrei um antigo vizinho que foi há dias submetido a uma intervenção cirúrgica no IPO (Instituto Português de Oncologia) a uma ferida junto do olho direito, resultante de uma picada de "piteira" há 3 anos atrás !



8 comentários:

Anónimo disse...

xiça, já nem quero ter dessa belezoca na minha propriedade onde vou construir a minha cabana..aranhas e picadas de plantas não são a minha especialidade.Coitado do senhor..Irra..mas mais ningué, diz nada e as pessoas continuam a picar-se e a sofrer, mas continuam com a bela plantadinha..à espera de ir parar ao IPO....bola..pois leiam e divulguem..

Pascoalita disse...

Laurita, creio que foi um acaso. Não quer dizer k volte a acontecer e suponho k podia ter aocntecido com outro tipo de pico.
Mas aquilo pica k se farta, lá isso é verdade ... eu k o diga eheheh

Anónimo disse...

Tamém já me piquei nisso, mas onde já nem me lembro, mas..xiiii quando vir uma, afasto-me a sete pés..Porque ter dor de uma planta tão linda..e que flores..mas hotel de aranhiços..na me parece.ai a minha Neide que tem um medo danado de aranhas..bola..

Pascoalita disse...

a sério, Laura! aquilo estava sempre cheio de enormes aranhas gordas. E caracois? xiiiiiii eram mais k muitos!

Ahlka disse...

A minha mãe tem lá uma 'coisa' dessas, nunca me piquei, mas também nunca lhe achei grande piada, gosto do 'verde' maleável ou muito florido.
Nada do que seja aparentado de cacto me seduz.

Anónimo disse...

Pois eu quando vir uma, ponho-me a milhas....nossa se aquilo pica pra valer..xiça..arre pa longe daquilo, nem pa enfeitar e então casinha de aranhas!!!andor com elas..pó fogo..bola..

Pascoalita disse...

Nunca percebi o porquê de tanta aranha ali! cheguei a usar um spray mas não adiantava. E msm os caracois era estranho, té parecia que tinham sido "semeados" eheheh

comunicação e informação disse...

Essa planta chama-se Yuca. Ela é muito linda e exuberante. Para não ser picado por ela mantenha distância. As suas folhas trituradas são misturadas à ração de cães para que as fezes não exalem odor usada em indústrias de ração. Existem em três tamanhos: elefante, médio e mini. É uma planta ancestral e no imaginário popular defende de mau-olhado e coisas desse tipo. Tenho muitas delas e as amo.