segunda-feira, julho 24, 2006

O "Arco-Íris"

No meu jardim de poemas
Onde há tanta certeza
Onde há tanta alegria

Que me recria
Até o
“Arco-Íris” lá está
E então
eu passo ali bons bocados.
São flores de tantas cores
De tons vermelhos, Verdes,
Azuis, Roxos, Amarelo
Alaranjados e anilados

Que são as cores que o
“Arco-Íris” nos dá.



E me sint
o tão pequenina
Tão insignificante, tão mesquinha
Como qualquer planta rasteirinha.
E bebo de um trago
Sem qualquer sabor amargo
Toda aquela beleza
Todo aquele paraíso
Aquele Éden,
D'onde expulsaram
Nossos pais, Adão e Eva.

E por fim, olho de novo o “Arco-Íris”
E como sempre, conto e reconto
As suas sete cores, que o sol nos envia,
P'ra dar à Natureza um toque

de grande beleza e amor para todos nós!

(Isabel Ribeiro)

22 comentários:

Pascoalita disse...

a autora é uma senhora idosa, familiar duma grande Amiga minha k tem o msm nome. Já conta 80 e mtos anos e está actualmente internada.
Este seu livro foi-me oferecido pela sobrinha com a promessa de k outros virão. Diz-me bastante por ser de quem é :-o)

Pascoalita disse...

No próximo "poema" desta senhora, colocarei um pouco sobre a sua biografia e tb a sua foto.

Ahlka disse...

Genuínamente alegre.
Faz-me lembrar a alegria que me trazia um arco-íris, na minha infância :)

Anónimo disse...

Pois é, na minha infância um arco iris era uma coisa linda de se ver, aliada ao mistério, já nem me lembro bem o que meu pai me dizia que significava aquilo, mas só as cores e eu sempre queria ver, onde ele aterrava no chão, mas hoje quando vejo um, até gosto, é um espectaculo de cores e dá alegria sim.. A poesia é linda e alegre.Força para a querida poetisa que pelos vistos já não é nova de anos mas de espirito sim..bola..

Pascoalita disse...

A minha mãe falava-se do "arco da velha aliança" ... aliança k Deus teria feito com os homens! "enqto na terra se vir o arco-ires, o mundo não acabaria" :-o)

Anónimo disse...

Atão vamos começar a despejar os nossos tubos de tinta de todas as cores..para que o mundo não acabe já!! Hum, mas soa-me que a mudança se dará mais cedo do que pensamos,,Ninas arranjem velas benzidas para terem em casa, se não for por agora será depois..mas..mas..lembram-se do segredo de Fátima????? Já foi revelado, mas à socapa e só parte dele..mas mas..há semrpe quem fala demais..e lá se soube mais um restinho do segredo!1 Nem me pergumtem como sei..além de já ler na net..o segredo de fátima, já sabia disso há um ror de anos!!!!! bola..

Anónimo disse...

Mais ninguém gosta do arco iris????Na teem pachorra pa isso?? Pois realmente e quase sempre vem com tempo nublado enevoado (já diziam antigamente, que era para ninguém ver onde os Pintores começavam!!)Porque senão iamos para lá todos pedir uns baldes de tinta para pintar a casa que a vida tá cara e de borla sempre era melhor..até custava menos a pintar coma celestial tinta!!É por isso que quando damos por ele lá no alto..já está começado e acabado há muito..e eu na minha genial ideia de criança ainda disse para meu pai..vamos correr até lá a ver se o apanhamos!! mas o senhor Alivio..disse, não filha, por mais que corramos..nunca o apanharemos, ele começa e acaba no céu!!! e ainda hoje quando o vejo, me lembro, me rio da minha parvoice de pequena!! bola..

Anónimo disse...

POIS NÃO SEI SE ENTENDEM COMO EU MAS A MEU VER EXISTE UM ARCO ÍRIS DENTRO DE CADA UM DE NÓS, É SÓ ASSOCIAR AS CORES AOS MOMENTOS POR QUE PASSAMOS NA VIDA E DEIXAR CORRER A IMAGINAÇÃO....
É...SOU MESMO UMA ETERNA SONHADORA E AMANTE ATÉ DAS COISAS MAIS ÍNFIMAS QUE A VIDA NOS DÁ.SE AS SOUBERMOS OBSERVAR, ANALISAR,DAR-LHES O DEVIDO VALOR E AMÁ-LAS,COM TODA A FORÇA...ACREDITEM QUE DENTRO DE NÓS EXISTE UM ARCO ÍRIS!

Pascoalita disse...

e não é k mais uma vez tens razão, mana africana?! é msm asim :-o)
Digo mais: apesar de preferir o amarela e esta cor na minha ideia corresponder aqueles momentos mais felizes, se não sentisse as outras cores teria um "arco-ires" mto descolorido, não achas?
Ora vamos lá então amar todas as cores k o completam ... o conjunto delas é k lhe dá aquela luminosidade, tal como acontece na vida.

Pascoalita disse...

e não é k mais uma vez tens razão, mana africana?! é msm asim :-o)
Digo mais: apesar de preferir o amarela e esta cor na minha ideia corresponder aqueles momentos mais felizes, se não sentisse as outras cores teria um "arco-iris" mto descolorido, não achas?
Ora vamos lá então amar todas as cores k o completam ... o conjunto delas é k lhe dá aquela luminosidade, tal como acontece na vida.

Anónimo disse...

eia eia eia quem é a felorsinha que diz que temos um arco íris dentro de nós??? a doutora podia expelicar-me onde a gente o manda pintar???Vai-se na Igreija?? Pede-se ao senhor abade que pinte???leva-se tinta para isso?? Que ingrassada a senhora doutora é!!! Nem sei como entrei aqui, mas gostei de ver esse bando de gente repenicada..Ora sim senhor.vim espreitar mais vezes e mantenho-me como as pessoas que não qerem ser conhecidas..eia eia eia...

Anónimo disse...

POIS PASCOALITA...SE NÃO ESTIVESSES DE ACORDO É QUE ME SURPREENDIA!
TU GOSTAS DO AMARELO, É SIM SENHOR UMA BONITA COR, E SE TRANSPORTARMOS A COR PARA UMA FLOR...AINDA MAIS LINDO E VIVO SE TORNA.
MAS ESTAVA AQUI A LEMBRAR-ME DO VERMELHO, COR DAS ENTRANHAS DA TERRA, DO FOGO,DO SANGUE, DA PAIXÃO EM QUE O AMOR NOS ENVOLVE,QUE EU ASSOCIO À FORÇA, A JUVENTUDE, À GARRA!É UMA DAS MINHAS CORES PREFERIDAS.
O VERDE, NUMA PLANÍCIE A PERDER DE VISTA, É SINAL EFERVESCENTE DE VIDA A CRESCER DE FORMA CALMA MAS FIRME, DETERMINADA,APETECE DEIXAR A CIDADE PARA TRÁS, DEITAR-MO-NOS NO MEIO DELE E ABANDONAR-MO-NOS AO SABOR DOS RAIOS ALARANJADOS DO SOL ALI BEM NO MEIO DO AZUL DO CÉU, FAZENDO-NOS ESQUECER A SELVA EM QUE A MAIORIA VIVE.
E O ANIL DO ENTARDECER? TÃO SUAVE,CÁLIDO,TOCANDO DE MANSINHO,FAZENDO COM QUE OS OLHOS SE CERREM E A IMAGINAÇÃO DIVAGUE...
O VIOLETA...POR NORMA LIGADO À DOR, À PAIXÃO DE CRISTO PARA OS CRENTES,AO DECLÍNIO, À TRISTEZA, MAS QUE EU PREFIRO ASSOCIAR À SERENIDADE DA SABEDORIA.
QUEM É QUE NÃO PASSOU JÁ POR TODOS ESTES ESTÁGIOS?

Anónimo disse...

Estágios???Quem anda a estagiar nas cores?????Há cursos sobre cores?? Me diga minha linda para que eu me inscreva lá!Olhe achei um piadão da maneira que a senhora doutora falou sobre as cores que até me apeteceu comê-la.digo às cores caramba doutorinha!Tem razão o verde transportanos pó alentejo verdejante.porque diz que roxo é de cristo?num viu a mandona a cantare vestida dessa côr??

Anónimo disse...

quem é esse anónimo???? ó senhor ou senhora!!! Tá pitosgo (a) então há estágios de côres??? Ó mizékinha quem é o teu amigo ou amiga????se quer entrar no grupo força, mas anonimous na presta!!!!Força, entre lá com boa cara e a descoberto!!! bola..

Anónimo disse...

Por falar em tubos de tinta, ando mortinha por começar a pintar o tal caminho que vi e onde me perdi..a tela está a postos no cavalete atrás do Bar, as tintas ali ao pé da porta, os pinceis idem..mas quero lá voltar para desenhar o que me impressionou tanto..estivesses vós aqui perto, já vos tinha ido buscar para olharem comigo a ver se aquilo é um lugar real, ou apenas foi impressão minha do momento!!!!bola..

Pascoalita disse...

eheheheh só falo na presença do meu advogado :-o)

Anónimo disse...

E esta hein!!!! So fala na presença do advogado!!! Então se já o ou a conheçes, escusava de estar com as apresentações das gatonas do grupo velho..ahh digo jovem e boas cumó milho!! Vamos, andor dê a cara pá gente, só nos queremos rir sem malicia, sem maldade pois rir continua a ser o melhor e mais baratinho remédio contra a seca de se estar só...bola..

Pascoalita disse...

é um(a) anónimo(a) mto atrevido(a) eheh vê só o descaramento ... entrar aqui de máscara e logo com exigências, hein? quer saber tudo! pergunta tudo! quer encontros, etc. puxa! té pareces tu, bolinha ihihihih

Anónimo disse...

pareço eu a perguntar tudo???xiça penico, eu na mando perguntar nada e além disso que me interessam as medidas das gatonas??se eu as conheço ahhhhh tô a gostar do paleio..ó jovem!!ou será velhote???amande mais umas bocas pá gente se rir a bandeiras despregadas..bola..

Pascoalita disse...

Nestas coisas a idade não se conta em anos, sabes Laurita? conheço mtas cotas jovens, tu não? Eu tenho dias eheh
tu perguntas! tu respondes! tu dás ordens! tu ...

Anónimo disse...

...POIS SENHOR ANÓNIMO...SE TIVESSE A SENSIBILIDADE NECESSÁRIA...JÁ SE TINHA DETIDO E PENSADO EM ALGO PARECIDO,NÃO? TÁ VISTO QUE NÃO É NEM SSNESÍVEL NEM SONHADOR!É APENAS ...UM HOMEM!!!TÁ TUDO EXPLICADO!!
AFRICANA

Anónimo disse...

na tou a par..sensibilidade a quê?
Ora bolas, homens sensiveis??so se for a uma coisinha mais fofa..agora sensiveis com quê??duvido iaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiai