segunda-feira, julho 03, 2006

Sto Agostinho


No passado dia 29 de Junho, festejou-se o dia S. Pedro, dos 3 santos populares aquele que parece merecer menos honras . É também o dia de aniversário do meu irmão mais novo, mas curiosamente os meus pais deram-lhe o nome de um outro milagreiro ... Sto
Agostinho :-o) Ocorreu-me pesquisar sobre a origem e significado dos nomes e quis saber um pouco sobre a vida deste Santo ...

"No início da era cristã, a filosofia antiga já estava em decadência. Durante o período da Idade Média, o cristianismo se difundiu e implantou solidamente na Europa. Ao mesmo tempo que se espalhava e atingia outras culturas, a tradição cristã foi recebendo influências de diversas religiões e filosofias, e estruturando seu próprio pensamento filosófico. Na tradição cristã, o mais importante filósofo do início da Idade Média foi Santo Agostinho, que viveu no império romano entre 354 e 430 depois de Cristo. Uma de suas obras mais conhecidas é chamada “Confissões”. Nesse livro, Agostinho descreve sua própria vida e, nos três últimos capítulos, apresenta uma famosa interpretação do Gênesis bíblico. No pensamento de Agostinho, encontra-se uma grande influência da filosofia grega. Antes de se tornar cristão, ele havia estudado diversos filósofos, principalmente da tradição neo-platônica (associada a Platão, com uma visão religiosa e mística). No entanto, acima dessa influência, existe principalmente sua fé cristã e seu esforço para atingir a verdade. O estilo do livro é extremamente original: Agostinho dialoga com Deus, à medida que escreve."

AGOSTINHO: (variação de Augusto) de origem latina, o que merece fama. Vejam aqui a origem e significado dos vossos:
http://www.mulhervirtual.com.br/nomes/nomes.htm

4 comentários:

Ahlka disse...

Tem o link mal colocado, tive de fazer copy/paste e lá consegui o meu perfil:
«uma pessoa que só toma decisões depois de muito refletir, pois sempre procura ver e analisar cuidadosamente todos os lados da questão» :)
O meu avô era Augusto...

Pascoalita disse...

Pois ... sei k o link, apesar de clicável, não abre. Como tu msm dizes, qdo for mais crescidinha em termos informáticos, tudo será mais fácil eheh inda não acertei bem com a "coisa" ... tenho tanto para aprender!!! me is-pi-li-ca, please!

Pascoalita disse...

Lembro-me que há cerca de 30 anos atrás, a revista brasileira "Pais e filhos" trazia um minúsculo livrinho com o significado e origem dos nomes.
Achei tão interessante que o guardei até há pouco tempo. Acho interessante tanto o lado histórico como a parte que nos influencia(?) como pessoas. Será?

Anónimo disse...

ó Valha-me mas nem sei falar sobre santo Agostinho, claro que deve ter sido uma excelente pessoa, ams não era o que se zurzia com silvas quando lhe vinham desejos carnais??e vai daí açoitava-se ele??Tadinho, que tristeza serem tão punitivos, não era assim que DEUS queria sacrificios, mas eles entendiam assim e ainda há pessoas que hoje procedem da mesma forma e não evoluiram nada..Como andar nas capelas igrejas a ararstar os joelhos em sangue!!Não é isso que DEUS quer decerto..Acho que o coração de DEUS se alegraria mais se um desses fosse visitar os irmãos na prisão, e ajudassem antes a matar a fome a alguém que nem comida tivesse, isso sim fazia sentido..bola..