terça-feira, julho 04, 2006

Gata Preta

“PUTEFÁ” é uma gata vadia
Que “pedrigree” não tem.
É tão brava, tão bravia
E tão pequenininha

Com focinhito de menina.

Jovem ainda

É uma gata preta

Tão linda!

Fora apanhada na rua.
Era uma gata vadia.
P’ra minha casa a levei.
Mas outro gato eu já lá tinha.


Ao fim de tantos anos
Eles continuavam se amando.
Muitos beijos eles davam,
E dormiam abraçados.
Chegando a haver bofetada
Pela sua ciumeira.


Quando ele regressava
De um quintal
Por onde andava,
Ela com a sua ciumeira,
Cheirava-o, cheirava-o.


Naquele mesmo instante,
Não deixando p’ra mais tarde
O “FILHOTE”,
Era assim que ele se chamava,
Levantava da “patorra”,
Acertando-lhe no focinho,
Dando-lhe umas lambadas,
Pois o gato era “capado”!


E então a “POTEFÁ”,
Triste e conformada,
Com os seus olhitos
Piscando, piscando,
Deitava-se a seu lado
E beijava-o,
Parecendo pedri desculpa
Pela sua ciumeira
Que tanto,

Tanto a transtornava.

(Isabel Ribeiro)

8 comentários:

Ahlka disse...

Essa 'coisita' aí é a fotocópia da minha Kitty :))
Poema delicioso...

Anónimo disse...

Mas eu na tenho gatas nem gatos, apenas dois gatões cá em casa..e uma gatinha muito fofinha, mas é so a minha gatinha neide.. Os versos são lindos, mas para quem curte gatarias, eu nem por isso, porque o meu shaka rotwailer traçado de labrador..dava cabo deles num instante..é vê-lo da varanda muito quieto a olhar para os gatos que passam ali, pensei cá comigo..ele nems e rala, mas um dia pus mão no pescoço garganta dele..e que barulhos do caraças saiam dali..e ele quieto!!!!agora sempre que passa algum gato ponho a mãe na garganta e lá está o inconfundivel som----bolinha..

Pascoalita disse...

Laura, se colocasses um gatinho bebé junto do teu shaka, não lhe faria mal, dpois de conviverem ficarias surpreendida com as manifestações de carinho entre eles.

Pascoalita disse...

gosto mto de gatos, mas são mais altivos, mais independentes k os cães. Já tive o "sonekas", o "bigodes", e o "malhado" ... todos mto diferentes, Agora só tenho a negrita k é mto parecida com a da foto

Pascoalita disse...

Ahlka, acho a tua kitty ainda mais fofinha eheh

Ahlka disse...

A minha kitty só aparece na foto se estiver a olhar para a máquina! :)))
Está a crescer de dia para dia, até já parece uma gata...

jotaeme disse...

Pascoalita: Os meus afagos para a tua gata preta (eh, eh,).
Ela come ratos?
jorgemadureira

Pascoalita disse...

Não, Jotabloguer :-o) por acaso nunca vi um dos meus gatos comer um rato!
Moro numa vivenda com 1000m2 de terreno e os ratos abundam por lá. Até tenho reparado na forma como reagem em relação a isso. Por norma, os gatos chegam junto de nós com o rato entre dentes, muribundo ou já morto, como a exibirem o troféu: as gatas não. Caçam-nos e levam horas horas a "brincar" com eles até se cansarem ou eles morrerem! Mas nem nunca os comem.
Aqui pra nós, sei que faz parte do instinto do animal e que não posso alterar a natureza, mas já lhes tenho tirado o bichito e devolvo-o à liberdade :-o)