sábado, julho 22, 2006

A Tristeza do "Príncipe Gil"


Era minha convicção que os reis, rainhas e princesas, enfim todos os portadores de sangue real viviam permanentemente felizes! Só recentemente me apercebi de que afinal são tão vulneráveis como qualquer mortal.

Constou-me que num "reino" longínquo a que vulgarmente chamamos de país irmão, existe um Príncipe que actualmente passa os dias mergulhado na maior solidão.

A razão de tanta tristeza do Principe Gil, é este o seu nome, traduz-se numa simples palavra ... saudade! 3 das suas princesinhas amigas deixaram de estar sob o seu olhar real e o jardim onde actualmente brincam parece estar vedado ao Príncipe que de tanta tristeza se refugiou na floresta e nem o canto dos passarinhos parece tirá-lo da melancolia em que mergulhou.

Como poderão as três princesinhas voltar a ver o Príncipe feliz? É que também elas começam a sentir a falta do seu sorriso.

14 comentários:

Anónimo disse...

Olá pascoalita.

Quando li o título deste teu tema lembrei-me logo do conto do José Régio «O Príncipe com Orelhas de Burro». Ser príncipe já é uma tristeza, imagina não poder subir às árvores, colocar o dedo no nariz, não coçar os íntimos em público, enfim é de uma monotonia confrangedora, ter ainda por cima orelhas de burro é de caixão à cova, mas não, o teu príncipe deixou de brincar com três meninas.

Seria que era aos papás e às mamãs? Será que com a idade o menino já não pode brincar com o estetoscópio como dantes o fazia? Será que foi enviado por uma bruxa má para os recantos mais sórdidos da floresta só porque brincava com a pureza angélica das três ninfas?

Amanhã cá estarei, sentado no sítio do costume, para saber se o sorriso do menino já faz sorrir as moçoilas de contentamento.

Pascoalita disse...

eheheheheh Não perdes uma! e sempre, sempre com o mesmo humor e ... espirituoso como só tu sabes :-o))
Este nosso "Príncipe" queixa-se k não lhe abrem a portanhola do nosso espaço, imagina. E nós, tristes de nós, princesitas "perdidinhas de amores" por ele, que tanta falta lhe sentimos, apesar de termos por aqui visitas igualmente ilustres.
É um sentimento de perda a vário em todos os campos k imaginas e referes aqui, mesmo os subentendidos heheheh um príncipe a quem fizemos promessas que fidelidade e sente-se agora abandonado eheh parece k as princesas tb não são lá mto fieis eheh

Anónimo disse...

Minhas adoradas princesas d'além mar. Quanta surpresa me deparei a pouco com estas palavras tão meigas e carinhosas. É verdade que este vosso amigo e irmão sente-se não digo abandonado, mas distante - também o oceano nos separa (ou nos unem), ahahahahah. Mas compreendemos que os afazeres do dia a dia nos impede de estarmos presentes como gostaríamos. Vocês serão sempre um motivo de muito orgulho, um ombro amigo, e um porto seguro de amor, de compreensão, de vontade de viver. Guerreiras, que vencem sempre as batalhas do dia a dia. Me orgulho de vocês.
Um grande abraço do Príncipe Gilinho.

Pascoalita disse...

e o Príncipe chegou! Eu não disse sempre k chegaria? nem isto era o meso sem o nosso mano Gilinho! e poderias lá passar sem as tuas princesitas do lado de cá do oceano!
Que contente fiquei, mano Gilinhoooo agora espera só até a "bolinha eléctrica" se aperceber da tua triunfal entrada ... só não veio logo a correr, pq não ouiu o "ranger do porttão" ao entrares no jardim eheheh
Querido gilinho, mto obrigada pelo carinho e pelas tuas palavras que mto me sensibilizaram. jinho grande a ti e à tua princesinha nº 1 ... a tua Lenita. agora que saltaste o muro, aparece sempre sim?

Anónimo disse...

Nem mais!!!! A gente quer a ti mano, a gente ama a ti mano, a gente nem sei que mais, só sei que me sinto muito orgulhosa de ter um principe de amor no meu coração..Isso sim..belo e querido e amado principe que nem tens orelhas de burro, antes pelo contrário..tomaram muitos as tuas orelhas e o teu coração..nem de longe mano, nem de longe.... Só escrevi agora porque cheguei à minutos a casa..Fui à d: elisinha e correu tudo bem..ao menos isso..jinhos a todos e continuemos por aqui de coração aberto ahhhhhh anonimous aghhhhhhhh..bolinha..

Pascoalita disse...

Laurita, o Gilinho com a pressa nem se inscreveu e ficou anónimo eheheh e eu num 1º instante qdo o, li inda pensei k eras tu disfarçada eheheh

Pascoalita disse...

Gilinho, o nino gosta da imagem k escolhi para o representar? hummm tá ali um moçoilo capaz de fazer bater mto coraçãozito eheh

Anónimo disse...

Bem o nosso principe pelos vistos é caçador, na imagem que lá puseste!!e tem rolas e uma raposa do outro lado!! Deves ser tu a cuscar ahhhhhhhhhhh pascolita ahhhhhh, pois tem principes sentados em tronos e castelos e esse é caçador e tem uma cadeira ou lá o que é..é um principe moderno ahhhhh qual santo António rodeado de bicharada..Como se não chegasse a bicharada das piscinas biológicas..para já!!!!bola..

Pascoalita disse...

eheheh o nosso príncipe tava num daqueles momentos de meditação ... se fosse hoje, representá.lo-ia montado num cavalo branco com a sua amada lenita :-o)

Pascoalita disse...

eheheh o nosso príncipe tava num daqueles momentos de meditação ... se fosse hoje, representá-lo-ia montado num cavalo branco com a sua amada lenita :-o)

Anónimo disse...

ó pitosga o cavalo branco de que falas não é nenhum PORSCHE??É QUE OS principes modernos adoram cavalgar disso..é o minimo para eles, com arreios de puro cabedal!!!!monta lá o nosos principe nisso que ele na merece cavalarias baixas, ..Mas falando verdade..Um belo exemplar da raça lusitana seria bom para ele.Gilinho quando cá vieres levo-te a algum lado para veres a nossa raça de cavalos que já se levam para todo o mundo!!!Bola..

Anónimo disse...

Atão?? O porche do Gil onde anda???? ele tá esperando para vir cá por terra e ar....por terra nem que leve um m~es, ele vem que adora conhecer novos mundos!!! bola..

Anónimo disse...

A pascolaita quando trabalha lá no emprego dela, escreve que se farta..de férias vai pá cidade, vai às compras e esquece-se dos seus deveres!!!! e nem responde aqui..Pascolaita!!Onde tá o jaguar do principe..Só de dois lugares?? Só se for para eu e ele..tu vais na bagageira que na cabes lá e a beli lá a enfiamos pra lá pra trás ahhhhhhhhhh, mas fui eu que falei no pópó..portanto..será à vez, vou com o principe mostrar-lhe onde fica um lugar que ele quer conhecer---fátima altar do Mundo..como dizem eles....Fátima lugar de devoção, sem contar com as lojas de comes e bebes e de brinquedos jogatinas..isso devia ser corrido dali para fora Já..e o Santo Padre que quer proibir a entrada de outras religiões ali!!Faria melhor se proibisse o tal comércio escanzelado ali às portas do santuário..bola..

Anónimo disse...

Descanse o nosso principe Gil que já faltou mais para ter os eu jaguar!!!Pa ir nele montado para o seu emprego..aluga-se uma cocheira ali ao pé da porta não vão os ninos invejar-lhe o rocinonte e dar-lhe de frosques.... A gente compra um todo branco descapotável, para levar as suas princesinhas a passear ((à vez claro)) mas primeiro queremos que leve a sua lenita e os seus filhotes e deixe os putos levar o carro pa fazer raivinhas aos amigos ahhh..depois lá vamos nós, mas afinal de contas acho melhor uma limousine, sempre cabemos os 4 e podemos beber champanhe françês!!!!e disfrutar da companhia do nosso principezinho nosso mano querido e amigo que a todas socorre com a melhor das boas vontades!!Alarguei-me como sempre....bola..