quarta-feira, julho 05, 2006

Fofos de Belas

Estes deliciosos e "fofos pães de ló" ficarão na minha memória ligados ao mudial de futebol 2006! No passado Sábado tiveram lugar de honra na minha mesa! Uns primos meus sairam de sua casa em Lisboa, andaram cerca de 30 km para se juntarem a nós e em conjunto assistirmos à excelente exibição da nossa Selecção!

De caminho passaram por Belas e depois de aguardar algum tempo numa longa fila que saíssem do forno, apareceram-me em casa com 2 caixinhas (1 dúzia) destes magnificos "fofos" que são uma verdadeira delícia. Nós, portugueses, não somos apenas bons em Futebol ... este é um exemplo das coisas boas que por cá se fazem. Segue-se um texto que copiei do site as "Cidades e a Serra" e um dia que ali passem, não deixem de experimentar!


"Fofo"! Não poderia haver nome mais adequado para descrever este delicioso bolo qu
e é já um ex-libris de Belas. Apesar de ainda não terem atingido a projecção nacional e internacional das queijadas, os Fofos de Belas são uma importante referência na riqueza gastronómica de Sintra.
Estes pequenos pães-de-ló, recheados de creme e polvilhados com açúcar, são confeccionados na famosa Fábrica dos Fofos de Belas, criada há já quatro gerações, e agora gerida por Liberdade Fonseca.
No início, há cerca de 200 anos, naquela casa fabricava-se e vendia-se apenas pão saloio e marmelada. O que é hoje um café, era outrora uma padaria já, então, muito procurada por abastadas famílias de Lisboa.
Os Fofos de Belas, cujo nome inicial era Fartos de Creme, nasceram por criação da m
ãe de Liberdade, que se lembrou de acrescentar um creme ao pão-de-ló, cuja massa também passou a ser um pouco mais pesada. Afinal, é das coisas simples que se fazem, por vezes, verdadeiras iguarias.
Na Fábrica de Belas não há segredos escondidos. Os Fofos são feitos de ovos, farinha, e leite para
o creme. Depois, vão ao forno em pequenas formas. Meia hora mais tarde, estão prontos para fazer o gosto dos mais gulosos.
Não só a receita se manteve inalterável ao longos dos anos, como o próprio forno a lenha onde são cozidos ainda é o original, com a porta de ferro a fazer lembrar os fornos dos palácios reais.
O futuro desta casa, que recentemente retomou a venda da famosa marmelada, ficará a cargo do filho de Liberdade, que é já um ás na cozinha. Boas notícias para os apreciadores deste magnífico bolo.

17 comentários:

Anónimo disse...

É preciso ir a Lisboa para papar coisa de tão bela aparência????Pois quando ai for, hei-de lembrar-me de ir à procura deles, acho mesmo que nunca comi..só de olhar para eles..ai se as fotos matassem o desejo..tava empaturradinha deles..bolinha

Pascoalita disse...

Eu nem tenho a certeza se comi agora pela 1ª vez. Tenho uma vaga ideia de já ter comigo há uns anos.
Vou tentar saber se se vendem em Lisboa e levo-tos qdo for o nosso encontro no Entroncamento eheheh

Pascoalita disse...

A propósito, hoje encontrei um Blog onde uma nina estava de desejos destes "fofos" eheheh

Pascoalita disse...

bem ... nem imaginas como são bons! nem percebo como os meus filhos não ligam ... apetecia-me comer 2 de cada vez. Nem mto doces, o creme excelente, desfazem-se na boca. São divinais

Ahlka disse...

Eu acompanhava-te, mas não sou muito de doçarias...Excepto, pontualmente, o chocolate, claro! ;)
Em contrapartida não resisto a salgados, tirem-me os amendoins, tremoços e presuntos da frente!

Pascoalita disse...

xiiiiii mas eu adoro tudo isso k referiste, Ahlka! e até mais do k doçaria. Mas ias gostar destes fofitos, eu acho. Não tem nada a ver com as queijadas (tb de sintra) nem se parecem nada com as trouxas da malveira. É algo diferente de tudo o k tenho comido e com o café sabem tão bemmmm

Ahlka disse...

Um dia destes fui à 'piriquita' e comi meia torrada...
Um PECADO, disseram! :))

Anónimo disse...

Pois vou à net procurar a receita dos bichos fofos de belas e depois faço e depois provo e se der ..mando pa ti ahhh mas é melhor quando formos ao entroncamento ahhhhh..bolinha..

Pascoalita disse...

Lauraaaaa escusas de procurar. No tal blog que eu falei perguntava-se se alguém conhecia a receita e nada! Deve estar nos segredos dos deus eheh mas prometo arranjar forma de saboreares esta delícia.

Pascoalita disse...

já me informei. Quem quiser fofinhos tem de ir msm a Belas!
Laurita, qdo vieres a Lisboa, levo-te lá :-o)

Anónimo disse...

Atão mana, depois..quando formos ao meu Entroncamento..levas na bolsa um para eu provar ahhhhh, às tantas nunca provei mesmo, mas se isso nunca acontecer..ninguém morre..há bolos e bolos e bocas e bocas...Há tanta coisinha boa, desde que leve açúcar ahhh bolita..

Pascoalita disse...

fica então combinado :-o)

Anónimo disse...

Combinado irmos lá, tu assim até mal tens tempo de entrar no comboio, é entrar e depois sair, eu ja demoro mais, mas como gosto imenso de viajar de combóio..fico feliz, vamos a pé por ali fora que eu ainda me lembro que sai de lá com 10 anos e só lá voltei a passar uma vez de carro e a correr, mas guio-me pela estação e pela igreja Matriz que é linda, e depois as recordações virarão saudade de novo, mas que bons tempos ali passei, não fora quela stora que me chagou a vida..ahhh mas hei-de ir saber se ela ainda é viva e se mora lá que eu vi o marido dela em Angola de passagem..pois agora é que adoraria ter um debate com ela, agora já mulher, e não uma nina de 9 anos..a ser tratada daquela maneira sem razão nenhuma!!!nem iria magoá-la não senhora, apenas queria saber o porquê daquela atitude tão despropositada e que me lixou a vida até hoje..ai Entroncamento entroncamento.. bolinha..

Anónimo disse...

ai os fofos de belas, memso com calor ia um, apenas um, agorinha mesmo....mas fica para depois e as coisas desejadas sabem melhor..bola..

Pascoalita disse...

Garanto-te que os vaqis provar! e não tenho dúvidas que os vais achar excelentes o:-)
Há dias o nino zé da nossa mana "africana" foi a Aveiro e trouxe-me 1 barriquinha e 1 caixa de bolinhos típicos. Acontece que ninguém cá em casa aprecia. Até me custa ter de lhe pedir k não repita o miminho pois veio propositada,ente trazermos à porta do meu PT. Eu como, mas tenho evitado.

Anónimo disse...

Nem me fales nos ovos moles de Aveiro...Eu morro e só como quando os apanho claro, mas claro que muitos fazem mal..os meus todos gostam de um ou dois, mas enjoam se forem muitos..bola..

Anónimo disse...

macclesfield closures interesting fileselutex saythat sensibility ballroom newbie showed unity dons
semelokertes marchimundui