sexta-feira, junho 23, 2006

São João também em Braga



Ao som dos ........

percorre-se a
a Av. da Liberdade,
em Braga



algumas quadras premiadas

(Jornal de Noticias 1971)

Nenhum santo é menos santo
Por estar numa cascata
Que um pobre ergueu, com encanto,
Num simples bairro de lata.

Ris de mim por não ser novo!
Cautela, que na noitada,
Até mesmo um velho ovo
Pode dar boa gemada.

Com saia tão reduzida
Cuidado com os "calores"
Porque na festa da vida
Há santos e pecadores!

Meu amor, teu alho-porro
Namora o meu manjerico...
Quando se beijam, sem gorro,
Que sobressaltada eu fico!

Que bom esse ar de zangada
Porque, amor, uma fogueira
Quanto mais for arejada,
Mais depressa faz braseira!


7 comentários:

Pascoalita disse...

Já lá vão mtos anos, a única vez k assisti às festas do S. João foi em Matosinhos, aí pelo ano de 196? (talvez 1966)! retenho na memória uma noite mto iluminada, um largo fechado em círculo e enfeitado com balões e o pessoal mto animado ... tudo a bater na carola uns dos outros eheheheh

Anónimo disse...

Pois aqui tem uma Braguinha que já andou por muitos Santos especialmente o s. João de Braga. Confesso que já tou farta de levar na carola e já nem acho gracinha a isso a, mas as pessoas teem que vender os martelos e os jovens e mais velhos teem que os usar..Pois eu moro a passos dos festejos, até ao cimo da avenida demoro 20 minutos a pé e se for ao começo da rua Conselheiro Lobato, nem dez chegam a ser, era para iraté lá, mas estava fresco e aborreceu-m ir por ali sózinha, sei que nem davam por mim, é tanta gente pela estrada que fica cheia e por volta das 23 começam os desfiles de bandas de música de ranchos daqui e arredores, dos cabeçudos ou gigantones e por aí fora, o que eu sempre fui lá ver..são os BOMBOS, os queridos homens e miudos e miudas que batem ali com uma força que quase me deixam mouca ahhhhhhhhhhhhhhhhhhh, por mais mouca que seja, ainda os consigo ouvir e vibrar com eles, admiro quem toca e se um dia vier a ouvir....quem sabe....hei-de aprender a tocar bombo. Espero que ainda não esteja assim tão velhota, senão depois nem posso com o bombo..Irra por falar neste de poder com o bombo, quando era miuda em Vila Verde da Raia perto de chaves, ainda ouvia nessa altura e nós (há sempre um grupo de canalha maluca e malcrida) iamos todos para o largo que delimitava Portugal espanha, de um lado os nossos do outro os carabineiros que eu até os conhecia..o meu pai era da policia do lado de cá.. e as espanholas iam lavar a roupa do lado de lá do rio, e claro metiam-se connosco ou nós com elas, já nem sei quem começava, só que eram mulheres e nós putos de 5 4 7 9 anos..e depois nós acho que aí é que começávamos..atiravamos com pedras e elas para nós e cantávamos assim..
galega da pata redonda
filha da puta
não podes com a bomba.

Foi o que me fez lembrar o não poder com o bombo..ó que recordações!!!! continuando..quando tinha o meu cara metade ele lá ia comigo sempre, subiamos aquilo viamos ouviamo-los passar e regressavamos a casa,s empre a pé que se tirássemos o carro do lugar depois nem tinhamos onde o pôr..o fogo ontem comelçou à meia noite e pico, ja tinha apagado a luz para dormir e o shakita veio logo para ao pé de mim a fazer uns barulhos esquisitos, ponho a mão no cachaço dele e sinto..e eu acalmava-o, o fogo era de todas as cores via-se da varanda do meu quarto apesar de ter uma enorme arvore a frente ele ainda subia mais alto, mas nem perdi tempo, fechei a porta a persiana e deitei-me, por volta da 1,34 estava eu abraçada a minha almofada mas que estrondo..porra pó fogo preso..porque na fazem isso lá mais pós montes?????que susto e lá vem o shakita ladrar pá minha porta da varanda, lá acendi a luz e falei com ele..calma shakita que é só fogo de luz eu bem o levei á varanda e ergui-lhe o focinho, mas ele so olhava para baixo tadinho....obriguei-o a sentar.se na minha cama para não ir ladrar lá para dentro que um vizinho já me veio dizer que ele uivava e ladrava e de noite e na podia ser que os filhos não conseguiam dormir..(até parece que e so o meu cão que ladra..)quando o ernesto tava cá nunca vieram cá bater a porta por isso) antes das 22 fecho a varanda do Nuno e a porta do quarto e ele vem para junto d emim para a sala ver tv. Portanto imagino os bichos cujos donos foram para o s. João a uivar de medo..tadinhos e só me deu raiva pensar que há tanta gente aqui com fome e nem os ajudam mas para os festejos estupidos de um s. João que nem merece festas destas pois é so comer e beber e fazer asneirada..devia ser festa religiosa de recolhimento e bons pensamentos né??Mas onde é que tem disso?????' sós e for na casa de alguns que nas freguesias é o que se vê!!!!festas pagãs.. E nem sei como esta gente estando mal, tme alma para festas, ams há quem diga que é a festa dos pobres que nem pagam bilhetes nem são obrigados a consumir nada..Pois é o povo....bolinha..

Pascoalita disse...

Bolinha, a minha Nikita tb fica quase estérica qdo ouve o fogo de artifício. Lembro-me duma ocasião na festa da aldeia do meu marido ter de a apertar bem contra o meu peito pq a bichinha parecia k não ia aguentar do coração, tanto ela tremia, tadinha!
Escondi-lhe a cabecita e até os ouvidos lhe tapei e acabei por me afastar do meio da multidão, pois o lançamento de "fogo preso" era ali msm ao lado.

Anónimo disse...

é uma estupidez ferrada e as crianças teem medo e os anomais também e perturba quem quer dormir..mas que se há-de fazer nesta divina democracia??bolinha

Anónimo disse...

Continuando com o S. João, ontem foi a mesma coisa, amis fogo preso, e lá fui para a janela desta vez, e sempre com a mão no pescoço do shakita encostado a mim, sentado nas patas traseiras e eu ia vendo, aquilo era mesmo em cima de mim, da janela da minha varanda, via-se tão bem e era lindo, pena que faça tão mal ap ambiente..Não disseram que este ano seriam proibidos foguetes fogos etc etc.pois para esses a lei não conta..é smepre a mesmissima coisa, apesar de lindo e d emilhares pessoas andarem por aqui..Pois a oeste nada de novo..bolita..

Pascoalita disse...

pois ... inda no rescaldo do S. João não é? aqui está tudo mto sossegadito. Amanhã recomeço a bulir lá no meu PT (posto de trabalho) e vais ter de me tomar conta do "canteiro" sim?
Não "regues demasiado as plantas", laurita!

Anónimo disse...

juro que não rego demasiado as suas plantinhas, juro, a nãõ ser que me apareça algum jardineiro disposto a bem jardinar, ai se estiver de mangueira, até lhe ensopo o jardim..nanja por isso, que eu sei tomar conta dos seus canteirinhos e mantê-los floridos até que a dona pascoalita possa tomar as rédeas do seu cadinho de floresbolita..