domingo, junho 18, 2006

O Bicho Verde

Trata-se duma estória que encantou a minha infância, contada pela minha mãe que a ouvira à mãe dela e que eu própria fui contando às várias crianças que preencheram a minha vida.

Recordo-me, no início dos anos 70, do ar ternurento e suplicante que assumia a "Gracinha", a primeira menina lisboeta que conheci e que com 5 ou 6 anos de idade me implorava, vezes sem conta, para que lha contasse … e o meu esforço em não alterar uma só sílaba, tentando permanecer fiel à primeira versão.

Mais tarde seguiram-se outras ouvintes igualmente entusiastas, como a "Magalucha" uma menina de quem cuidei durante uns 10 ou 12 meses, corria o ano de 1973.

- Por que não editada em livro? a estória do “bicho verde” faria as delícias de muitas crianças! perguntam-me por vezes.
- Talvez um dia, repondo eu … um dia, talvez!


9 comentários:

Pascoalita disse...

Ainda sobre isto, deixo aqui registada, para me encorajar futuramente, a promessa de que um dia ainda passarei a papel (ou a teclado eheheh) a estória do "Bicho Verde"!
hummm uma ideia a pôr em prática se e qdo tiver netos :-o)

Anónimo disse...

Bicho verde!! Devia ser giro na altura!!!! ê tinha quem me contasse histórias e mais histórias, e tadinha de mim....que acreditava que os tais dos personagens existiam, e vai daí...muita manta puxei pa cima da cabeça de noite!!!! A que mais me recorda, é uma da minha querida avózinha, sobre um homem que batia na muié, e ós pois ele morreu, e ela dançava de volta do caixão enquanto cantava..bate-me agora aqui, meu burro meu urso meu cão..Pois foi essa a que mais me marcou, pois eu de tanto me rir da parte cómica ( a coitada teve que esperar pela desforra..mas dançou ao lado do caixão, foi tarde, mas..que se o fizesse em vida..levava mais no cachaço!!) e eu fazia de conta e andava de volta d eum caixão imaginário, mas ria-me ria-me e afinal nada tinha para rir, mas eus empre tive jeito..pa dar a volta por cima.. Historinhas ouvi muitas, digo ouvi, porque sou surda como uma porta, mas entendia tudo e além disso ainda ouvi muitos anos as tais das historias lindas que o meu pai me contava e comprava livrinhos de uma coleção em tammanho pequeninito, mas eu tinha tantos e lia-os todinhos, ainda me lembro do nome de alguns..O segredo da pata real, o coellho das botas de sete léguas, o principe com orelhas de burro e por aí fora..Dona Pascoalita, ai que conseguiu transportar-me ao tempo em que era criança, e que ainda ouvia para cantar as pombinhas da catrina, que com a pressa o catarina, ficava para trás....Pois escreva e conte histórias pós seus netos e pós meus tamém que agradeço..Bolinha eletrica..

Pascoalita disse...

Laurita, esta estória passa-se num mundo imaginário, claro! Não é uma estória de terror, mas tem como protagonistas um "bicho verde" k era na época o "rei" duma grande e vasta floresta, coisa impensável nos tempos k corre, uma vez que florestas é coisa em vias de extinção,né?
Havia tb um Rei e pai tirano, um filho príncipe mto mal acamado, uma ama pq a mae deste falecera havia mto e no decorrer da estória, noutro reino igualmente longínquo havia 3 temímeis gigantes que roubavava as joves adolescentes aos pais e k ninguém se atrevia a entrentar.
Depois, há um heroi, claro (estória sem heroi nã presta ´tasse msm a ver eheheh) e acaba com todos felizes e como qq outra estória casam e têm mtos filhinhos ... ainda há pouto tempo eu avistei ao longe, algures no topo duma elevação, ali pros lados da serra de sintra esse casalinho da minha estória passar montado num belo cavalo branco e iam bem felizes ... oh se iam! eheheheheh

Pascoalita disse...

Oh Nina Laura, a menina ficou tão ansiosa com a prespectiva de ler a minha estória do "Bicho Verde" que até ganhou pilhas DURACEL nos deditos e mandou comentarios aos pares eheheheh jinhosss

Anónimo disse...

Olhe que tou no meu aprendizado da net destas blosguices e devo ter pensado que na foi e mandei de novo, mas já nem me lembro, mas apague ,apague que ocupa o papel ahhhhhh

Pascoalita disse...

mana laurita, já apaguei o seu comentário repetido e aproveitei para fazer o msms a um meu, pois a Nina pegou-me a mecha eheheh

Já agora aproveito pra dizer k no fim de cada comentário k a nina aqui deixa tá um "caixotinho de lixo" num vê? (a nina é surda mas tem olho de lince k eu bem sei!) ora, qdo acontecer escrever algo k por alguma razão não queira deixar, ou como no caso fique em duplicado, é só clicar no caixotinho e a seguir clicar em "excluir" e ... cadê ele, o comentário? escafedeu-se! vá lá, vamos trocar galhardetes, ou melhor, trocares saberes ... temos mto k aprender por aqui ... tb tou dando os primeiros passos :-o) jokinhas

Anónimo disse...

Olhe lá e já agora diga em que lugar está o seu caixote do lixo que eu nem o vejo..mas costuma-se dizer que quem mais v~e, menos repara, pois vou continuar a procurar e nem sei como mandei em duplicado..só gostava de saber fazer isso às notas de 500 e já não me dizia onde estava o caixote do lixo ahhhhhh pascolaita..ahhhhhh eu engano-me e chamo-a de pascoalaita ja que vc me chamou de laurito ..bolinha electrica..

Pascoalita disse...

ahahahahahaahhah "Bolinha Eléctrica", repara k no fim de cada comentário k escreves, depois de publicares, se fores reler vês um símbolo k significa um "caixotinho de lixo" (parece-te um chapéu de pobre? ... 1 rolha de cortiça? 1 panela ou tacho? pois k seja!) mas se quiseres excluir deves clicar aí e seguir as instruções, ou seja clicar uma 2ª vez para o excluir de vez! mas não te rales ... deixa ficar em duplicado ou tripoicado k o meu jardim tem mtos m2 ... podes plantar as florinhas k quiseres eheheheh

Anónimo disse...

Olhe que nem uma coisa nem outra, na encontro odesgraçado do caixote do lixo, mas tamém posso apagar se me apetecer..mas deixe lá que na me arrependod e nada do que escrevi até hoje..pois tenho isto como um jardim e nos jardins a gente sente-se tão bem..ora senta-se na relva fofa ora num banquinho, ora se encosta a uma árvore centenária, ora se debruça numa ponte e vê os peixinhos e os nenúfares. a plantinha aquática que mais gosto..e quando teem flor ai deus e u é..........ú é como diz o Camões .....b eléctrica..Por falar em jardins ainda não contei o que me aconteceu há uma semana quando fui levar a Sãozita e a mana dela a v n de Cerveira e me perdi no regresso, eu que conheço aquilo tão bem, ams mas..so contado....jinhos..b electrica