domingo, junho 25, 2006

O mendigo

Acorda, demente
Ergue os sentidos.
A tua alma de gente
Já solta gemidos.

Lava-te com a chuva da manhã,
Veste o que a sorte te deu.

Estende outra vez a tua mão vã
O teu dia ... já nasceu.


Pousa a esmoleira na calçada fria,
Senta ao seu lado o corpo em desalinho,

Reparte com o cão uma côdea tardia,
Esquece a dita num trago de vinho.


Conta as moedas que a rua deixou,
Canta, dolente, uma trova antiga.
Vagueia, errante, onde sempre morou,

Velando, paciente, a cidade dormida.

Sonha, com um Fantasma de prato preto, engomado.
Que, solene, lhe anuncia a Boa-Nova,
Findou o seu destino
aziago,
Vai ser dono d'uma .... Cova.

(Vitor Melo)

14 comentários:

Ahlka disse...

Que coisa mais fúnebra!
Será que, por mais cruel que a vida seja, alguém pode esperar com ansiedade a visita do dito senhor da foice?..Qto muito, pode sonhar com o fim do seu calvário mas nunca associá-lo à cova.. :(
Parece-me que quanto mais adversas são as condições, mais forças são geradas para a luta...E no fundo, espero que esta seja a regra geral :)

Pascoalita disse...

Tb achei demasiado, Ahlka! transcrevi tal qual o autor (suponho que se trate dum ex-colega meu) o "sentiu"
Acredito e entendo que em determinadas circunstâncias se espere pelo "fim" com ansiedade. De facto, concordo inteiramente que as dificuldades obrigam a ir à luta, mas tb é verdade k chega um dia em que a vontade acaba.

jotaeme disse...

Pascoalita: Podia ser a solução "ideal" para final de história triste de "vida".
Penso que a mendicidade é o último degrau que se desce nesta vida ingrata por vezes...
No entanto a Vida tem que sair sempre vitoriosa, perante estas adversidades...
Digo eu!
Jorgemadureira

Anónimo disse...

Bom aqui a bolita que tem passado mal, ams se tem aguentado com ajuda de muitos amigos!!Mas a coisa ainda se endireita, mas quando estava em baixo ia lá dar num instannte com o pensamento..minha mãezinha, daqui a pouco vai ser assim e assim, e quem sabe um dia andarei a pedir , mas com a vergomnha que tenho, acho que me metia num cantinho à espera que me ajudassem...è que não acontece só aos outros, e é verdade, quando parece que já não se pode descer mais baixo..a morte a dona ceifeira da vida, entra em acção a pedido nosso e quantos não acabaram com as suas vidas, para fujir à vergonha de que os vissem descer tão baixo???Queme stá bem, continua e se todos soubessem deitar a mão a um amigo nestas aflições!!!!! Não haveria sem abrigos e mendigos!!!!é ou não é??Pois acredito que todos teem um familiar um parente afastado, que memso podendo..tem mais que fazer..Por isso a todos nós serão pedidas contas! Que fizesteis dos teus irmãos que a sorte abandonou??? e nós responderemos..Senhor, ams eu não vi ninguém que fosse da minha familia ali!!!!!!!!!!!Não é ELE que nos diz que somos todos irmãos??????????????? Mas que falta de caridade a nossa para com eles..Eu já fui pedir para afzer voluntariado numa organização que dá de comer aos sem abrigo, mas disseram-me que estão a mandar as comidas que dão latas pacotes etc etc (pasmem ) para Lisboa que aqui ainda não teem refeitorio nem isntalações e já andaram a pedir na Camara mas para já ainda nada arranjaram.....estava uma senhora a fazer a comida no fogão dela a gastar o gáz dela e não conseguia sózinha! Claro, mas os outros onde estão??fazem-se de moucos!! Eu como tenho boas ideias sugeri..Porque não pedem às irmãs (freiras) do lar Conde de Agrolongo, onde há velhotes..que à noite depois do jantar nos emprestem o refeitorio delas e a cozinha e nós levamos as comidas fazemos damos de comer aos sem abrigo (iam lá comer) e depois limpamos tudo e ao outro dia repetia-se! respondem elas.que bela ideia, ams será que as Madres vão autorizar?? e eu..Nãos ei, perguntem mandem lá a chefia da organização pedir e perguntar não custa nada..Até hoje???????? tá tudo na mesma, ams laurinha a vida é assim..Bolita..

Pascoalita disse...

Olá, JorgeMadureira!
Claro que é de privilegiar sempre a VIDA a qq custo! Costumo dizer que o "Sr Tempo" é o melhor remédio para quase tudo e k a seguir a um dia triste, logo logo chega um dia soalheiro. Já tive momentos de grande desânimo, mas por natureza sou alegre e optimista!
Vendo noutra perspectiva, a sensação k tenho é k nunca a vida humana teve tão pouco valor como hoje. Não sente isso?

jotaeme disse...

Pascoalita, não , não acho e quero continuar a acreditar que vale a pena viver ( a não ser em casos terminais sem solução médica! A eutanásia é um tema que ainda aqui iremos discutir e analisar).
Mas enquanto os nossos neurónios (e não só!) funcionarem devidamente, a VIDA é intocável nos seus valores...
Jorgemadureira

Pascoalita disse...

JorgeMadureira, creio k não me expliquei bem. Qdo referi que actualmente se dá pouco valor à vida humana não queria de modo algum desvalorizar esta e concordo inteiramente consigo. Podemos sim, aqui trocar ideias sobre a eutanásia um dia desdes.
Eu referia-me à desvalorização da via humana por quem, quase sempre por motivos banalissímos e gratuitos, rouba esta! E deve concordar que isso acontece com uma frequência incrível e inaceitável. Daí que eu tenha referido "noutra perspectiva.
Tb estou a gostar do k parece encaminhar-se para "saudáveis debates" eheheheh obrigada por continuar a aparacer por aqui ... aguardo com interesse o "relato das suas memórias sobre África" no seu espaço :-o)

Anónimo disse...

Mas quando a vida feliz começa em Marcha à ré!!!!, dona Pascoalita, nunca estive perto de ir para debaixo da ponte, mas já estive muito angustiada e cheguei a pensar se um dia isso aconteceria, seempre me senti igual a todos e nunca superior, mesmo aos que são pobres e bem pobres, é uma coisa que tenho, acho que todos somos iguais, e já sei de muito rico que hoje mendiga e muito pobre que hoje tem muito..Mas o que eu não sei, é comos e vai parar ali na sarjeta e ficamos ali e continuamos ali até à morte!!!!Fui pedir para fazer voluntariado aqui perto como já disse, para dar de comer aos sem abrigo, o que mais me moveu, foi uma senhora já velhotinha que andava na cidade até estava agasalhada, era Inverno, puxava um trolei que alguém lhe deu, claro, com todos os seus pertences, todos os dias a dita senhora anda pela cidade, sózinha sempre, não sei explicar, mas meu coração doeu, enchei-me de ternura por ela e rezei ali mesmo e pedi ao pai de todos nós, que ajudasse a que ela pudesse ter um lar, pois quem tem dinheiro vai para lares quem não tem fica na rua se a familia não os quizer..Fui à tal organização, falei nela e disseram-me..ELA NÃO QUER IR PARA LAR NEM PARA CASA DE NINGUÉM!!!! Nunca tinha ouvidos emelhante coisa, desatei a chorar e envergonhada por fazer aquela fita de chorar ali, mas garantiram-me que a veeem sempre lhe dão de comer e roupas e mantas mas ela não quer ir para lado nenhum, e como ela há muitos assim e muitos ainda são tão jovens!!!! Eu penso por mim e nós pensamos assim quando não precisamos de ir para a rua!!!Eu cá dava cabo de mim..eu cá matava-me , blá blá, ams não é assim, já vi onde muita vida chega e até onde aguentamos!!!!!!!!!!Mas, se houvesse mais amor, isso não aconteceria, e todos teriam onde descansar a cabeça!!!!
Ai que me estou a alargar!!!!! Bolita..

Anónimo disse...

Mas quando a vida feliz começa em Marcha à ré!!!!, dona Pascoalita, nunca estive perto de ir para debaixo da ponte, mas já estive muito angustiada e cheguei a pensar se um dia isso aconteceria, seempre me senti igual a todos e nunca superior, mesmo aos que são pobres e bem pobres, é uma coisa que tenho, acho que todos somos iguais, e já sei de muito rico que hoje mendiga e muito pobre que hoje tem muito..Mas o que eu não sei, é comos e vai parar ali na sarjeta e ficamos ali e continuamos ali até à morte!!!!Fui pedir para fazer voluntariado aqui perto como já disse, para dar de comer aos sem abrigo, o que mais me moveu, foi uma senhora já velhotinha que andava na cidade até estava agasalhada, era Inverno, puxava um trolei que alguém lhe deu, claro, com todos os seus pertences, todos os dias a dita senhora anda pela cidade, sózinha sempre, não sei explicar, mas meu coração doeu, enchei-me de ternura por ela e rezei ali mesmo e pedi ao pai de todos nós, que ajudasse a que ela pudesse ter um lar, pois quem tem dinheiro vai para lares quem não tem fica na rua se a familia não os quizer..Fui à tal organização, falei nela e disseram-me..ELA NÃO QUER IR PARA LAR NEM PARA CASA DE NINGUÉM!!!! Nunca tinha ouvidos emelhante coisa, desatei a chorar e envergonhada por fazer aquela fita de chorar ali, mas garantiram-me que a veeem sempre lhe dão de comer e roupas e mantas mas ela não quer ir para lado nenhum, e como ela há muitos assim e muitos ainda são tão jovens!!!! Eu penso por mim e nós pensamos assim quando não precisamos de ir para a rua!!!Eu cá dava cabo de mim..eu cá matava-me , blá blá, ams não é assim, já vi onde muita vida chega e até onde aguentamos!!!!!!!!!!Mas, se houvesse mais amor, isso não aconteceria, e todos teriam onde descansar a cabeça!!!!
Ai que me estou a alargar!!!!! Bolita..

Ahlka disse...

Laura, muitos sem abrigo são-no por opção de vida.
Todos temos ambições e objectivos diferentes.
Há quem ache que viver em sociedade e ter de sujeitar-se às suas regras não compensa os benefícios que daí advêm. Muitos desses sem abrigo têm uma personalidade mais forte que nós.

Anónimo disse...

Certo ahlka, mas só me faz confusão, o estar na rua e não ter um lugar para estar um cantinho onde repousar a cabeça o corpo e o espirito, para guardar as nossas poucas coisas, e nem uma caminha e a nossa privacidade que é algo que eu amo muito!!!Custa-me a entender, essas opções de vida.Sem fé sem amanhã sem nada, sem garantias de nada e andar aqui por andar, e dormir no chão em cima de papelões!!! ao asistir ao vivo a isso, não me contenho e revolto-me até com os governantes que teem que ter um plano para tudo isso, primeiro os sem abrigo, depois o resto, mas não funciona assim, eu sei..bolinha..

Pascoalita disse...

Tb concordo, Ahlka! Por incrível k possa parecer acontece viver-se na rua por opção, assim como tb há, devem sabê-lo, quem chegue ao extremo de cometer um "crime", geralmente pequenos delitos, só para ser preso!
Para tudo há uma explicação e atitudes destas estão sempre ligadas a problemas do foro emocional. A falta dum ombro amigo no no momento certo pode levar-nos ao isolamento e à escolha da a "pior saída".

Ahlka disse...

Eu posso não compreender, mas aceito que alguém se sinta privado da sua liberdade pelo simples facto de estar ligado a algo terrestre.
Qualquer pertence exige de nós alguma responsbilidade, nem que seja uma almofada ou um cantinho para dormir.
Nós fazemo-lo naturalmente, mas há quem não queira nutrir nenhum laço, seja com o que for.
Estou a falar de excepções e não de regras :))

Anónimo disse...

Nina alhka deixe emendar ahlka, sei que não entendo nem nenhum de nós deve entender, o porqu~e de nos deixarmos ir até conseguir bate rno fundo!! e memso no fundo continuama a achar que é assim que quereme star..Fui tão habituadinha desde nininha ao grande prazer que é ter o nosso lar, mesmo pobrezinho, mas asseadinho e com gente amorosa lá dentro, semrpe senti que é o melhor que há no mundo, seja lá onde for a terra em ques e viva....Quantas vezes nou no meio da rua depois de tartar do que tinha a tratar e regresso a casa, ou a oé ou de carro, e digo para mim..que BOM VIR PARA O MEU LAR, QUE BOM TER ONDE ME REFUGIAR (REFUJIAR)?? ACHO QUE Á PREIMEIRA QUE ESTÁ CORREECTA..ONDE Daqui a nada vem a familia e quando os vejo chegar, que alegria na alma e a sensação que está tudo bem, mesmo com poucas abundancias na mesa, mesmo assim..que alegria e do meu peito sai um..muito mas muito generosamente..Obrigada PAI, mas perdão não consigo quentender nem quero julgar também, quem opta por viver na rua..como diz a mizékinha numa frase..do foro psiquiátrico..isso sim, é aí que vou buscar a explicação para tão grande coisa que me dói no peito semptre que os vejo a andar pelas ruas com as suas coisas e mal lavados mal amados...Ajuda-os Pai, peço sempre!!!!bolita..