sábado, junho 24, 2006

Renúncia



Estendendo a minha mão podia ter a tua ...

E talvez fosse minha a tua mão ...
Porém em meu renunciar será eterna

a tua mão na minha ...

E se por ti chamasse? ...
Amor te chamaria ...
E o som da própria voz perturbaria
o doce amor ...


E eu ao pé de ti?! Como seria?
Ajoelhava ... como aos pés de Deus ...
E para não ofender Deus
sempre assim ficarei longe de ti!

E a minha carne morta vai vivendo

em meu renunciar ...
E a minha carne viva irá morrendo
devagar ...

Lina Portela
(Páginas brancas, Editora Lux, Lda 1962)

10 comentários:

Anónimo disse...

Olha, ai já na lhe acompanho a letra!!!! è lindo demais para se brincar, é lindo demais pa se morrer por ele....Claro que se copia, mas ao menos diz-se a verdade..foi tirado de um livro de Poesia e conheço ums enhor que escreveu uns versos à muié dele em tempos, e ela acreditou que sairam da cabeça dele!!!!!!Pois veja lá a dona Pascoalita quando um dia toda cheia de vaidade,e stava na net com as amigas a trocar mails e vai dai escreve os versos que o amrido lhe deu em tempos de começo de casamento..e quando diz uma amiga..é é são versos de um fulano espanhol, eus ei a letra ams ja na me lembro bem..imagine como ela na ficou... e quando disse ao marido, ele sai-se com esta..pensava que conhecias, eu nunca disse que fui eu que inventei!!!mas quando lhos deu, em ar de cumplicidade não disse nada disso..ai o copianço ahhhhhhhhhhh

Pascoalita disse...

ahahahahah conheço esta estória, mana Laurita e os protagonistas também. O teu Eernesto pode não ser poeta mas é uma boa alma e cheio de AMOR por ti!
A autora destes POEMAS está bem identificada, possuo o livro com uma dedicatória.
Lina Portela é (era?) a filha mais velha do meu querido "padrinho" senhor Portela e aquela com quem mais convivi. Já não sei dela há alguns anos nem se será viva ... perdi-lhe o rasto, mas mantenho-a viva na memória!

Anónimo disse...

Pora que nem sei onde desencantar gente de gabarito como a nina, para já apresentei-lhe o Béquinho e a Côca que são almas amigas e muito fixes e muito odiados e amados..os dois..ainda vivos graaçs a DEUS, Mas essa poetisa, mas que coisas lindas escreve!!!!procurarei ser curta nas missivas que me alergo muito, quando dou conta reparo que estou num blog e devia decereto,e star a trabalhar num jornal tipico..alguém quer meus préstimos jornalisticos..???bolinha

Anónimo disse...

ai tantos erros e na passei a limpo, desculpem minha xente..

Pascoalita disse...

esquece os "erros". Eu até podia retirá-los, mas ficam ali tão engraçados eheheheh

Anónimo disse...

ó PASCOALI-TA, TIRA-OS DE LÁ E EMENDA-OS LÁ..E JÁ TÁ..BOLA

Anónimo disse...

Realmente, só quem muito amou!!!!!!! Eu ainda me lembro da sminhas paixonetas em moçinha, e cada qual parecia a unica no mundo e que não havia amor maior..néra!!!!!!!!!!Mas esta alma estava atormentada e reparem que devia ser um amor proibido talvez ele fosse casado, porque DEUS se zangaria...coisa assim..tadinha da senhora que viveu com aquela mor enclausurado na alma, quando devia dar largas à sua alegria e amar amar pedidamente, sem se importar com o resto, se ele também a amasse, mas neste mundo..quantos casais estão juntos sem amor e impedem os outros de serem felizes..ó maldita palvra que significava para muitos, a vergonha de um divórcio, e para não darem azo a que falassem deles, ficavam juntos com quem não amavam!!!!!!Credo..bistas curtas..bistas mesmo.....mas a sociedade era e ainda é assim......bolinha..

Pascoalita disse...

ahahahah lá tás tu dando largas à tua imaginação, Laurita! e essa é quase tão fértil comá minha eheheh
Claro k não vou aqui comentar os "amores e desamores" da autora, mas conheço alguns dos motivos porque se sentia "mal amada"
O nosso defeito é amar demais!

Anónimo disse...

Ora nem mais, e como se diz...quem muito ama..pouco acerta, é igual ao provérbio quem muito fala, pouco acerta, o meu pai dizia-me isso e eu desviei os entido e disse a verdade..aqui quem muito ama..pouco acerta, ora digam lá senão é verdade ahhhhh amamos demais a quem não nos ama, devemos ter enxotado quem nos amaria mais, ficamos com quem nos atura os defeitos e nós a eles, e dizemos cá para nós!!almas gémeas onde onde!! Só se for lá noutra vida mais!!!!!!!bolita..

Pascoalita disse...

è isso, Laura! Lembras-te da cantilena?
Quem eu quero não me quer
quem me quer mandei embora
e por isso já não sei
o que será de mim agora

mas, sabes o k eu acho mesmo? no fundo, acontece um pouco com toda a gente: sentimo-nos atraídos por quem nos rejeita, mas se esse alguém muda de atitude, a situação inverte-se e chegamos a perder o interesse como aquela criança k deseja mto um brinquedo e depois de o obter, esfanica-o eheheheh
Atenção! eu tneho mto respeito pelos sentimentos dos outros e jamais me regozijo ou seria incapaz de redicularizar alguém k me arrastasse a asa, entendem? xiiiiiii já viram bem a rapidez com que saltaricamso de assunto? Nina Ahlka, acompanha-nos, tá? eheheh