segunda-feira, junho 19, 2006

Subornos e "Subornos"



Diz-se por aí que a corrupção "activa e passiva" é um crime actualmente muito em voga e em amplo crescimento ... as acusações infundadas também, direi eu!

Embora desempenhando a minha actividade profissional há mais de 3 dédadas num ambiente propício à prática desta, apenas me lembro de em 2 ocasiões, já lá vão mais de 20 anos, ter estado envolvida em situações que me permitiriam suspeitar e/ou afirmar que de alguma forma estive próximo de me constituir uma "vítima de suborno" ! Há quem defenda a ideia que "toda a gente tem um preço" ... eu discordo inteiramente! Acredito que há por aí muitas pessoas íntegras e incurruptas!

Vem isto a propósito duma "acusação" que me foi feita há exactamente 10 minutos atrás, por um gaiato de apenas 20 anos de idade, com a agravante de neste caso pouco poder alegar a meu favor pelo simples facto de ser quase 100% verdade só que ... "a vítima aqui fui eu, Senhor Juiz!"

O meu filhote de 20 anos, depois de estrategicamente me propôr deixar-me o PC disponível sob condição de receber em troca 10€ para ir lanchar com um amigo ao Club local, acaba por me fazer a seguinte acusação: - "e não te queixes ... isto é crime de suborno!"

Ora aí está como um incauto e de boa fé pode facilmente cair numa "armadilha" traiçoeiramente montada por alguém que aproveitando as nossas fraquezas ou dependênicas, as utiliza em proveito próprio e ainda inverte os factos a seu favor.











Ora digam lá se isto não é uma ... ganda injustiça !! eheheheheh

4 comentários:

jotaeme disse...

Olá "Pascoalita"!
A navegar no universo blogger, a palavra corrupção fez-me parar!
Palavra "mágica" e que muitos de nós costumamos ver nas figuras dos "outros"!
Mas na verdade corruptores destes tb. eu os vou tendo cá por casa! Mas sabemos lidar com eles e nunca seremos por esses "delitos" julgados! (Digo eu, nunca se sabe...)
Continuarei a passar por cá e já agora um pequeno "suborno": passa no meu espaço e deixa um comentário...sem condições...
Jorgemadureira

Pascoalita disse...

Caro JMadureira! Como uma simples palavra nos pode "ludibriar" (quase um exemplo duma forma subtil de suborno, não? eheheh) juro que enqto escrevia a brincadeira me ocorreu que pudesse ser "isco" para alguém e ... "pesquei-O" eheheh
Gosto de brincar com as palavras como gosto de falar sério brincando!
Mais uma vez, agradeço o comentário. Volte sempre! Já li os seus temas e detectei ou captei pontos comuns com o que me vai na alma enqto cidadã deste país.

Ahlka disse...

Hehehe...Também estou careca de ser subornada! :))
Qto á parte mais séria da questão, é verdade que há quem consiga jogo de cintura a ponto de fazer da vítima réu. E o mais bonito, é que essas pesoas andam aí 'disfarçadas de pessoas de bem'.

Pascoalita disse...

Vês como me compreendes, Ahlka? andam disfarçadas de "gente de bem" e acabam sempre impunes enqto os outros, os que levam uma vida transparente e seguindo princípios por vezes acabam na lama. É uma realidade triste k urge mudar.
Eu posso não mudar nada, posso até ser penalizada, aliás tenho-o sido, posso não chegar nunca a ser a excepção à regra, mas duma coisa não posso ser acusada ... "de não ter tentado mudar as coisas no meu pequeno mundo"!