sábado, junho 17, 2006

Post de Abertura ... Homenagem


O meu "POST Nº UM" é dedicado a um HOMEM que foi e continua a ser
"uma referência na minha vida" ... A primeira figura masculina que me inspirou confiança e respeito e despertou em mim sentimentos de admiração, carinho, ternura, gratidão! Um Homem de Coração Grande e Alma Nobre, de uma simplicidade grandiosa, esquecido por muitos, desconhecido da maioria, com quem tive o privilégio de conviver e a quem chamava de "Padrinho".

Deixou uma OBRA que bem merecia maior reconhecimento e divulgação por quem de direito.

O próprio nome deste "BLOG" é inspirado no trato carinhoso que me dispensou enquanto com Ele privei, constituindo esse período da minha adolescência, os melhores anos da minha existência, não como "serviçal" mas como "protegida".

Dotado dum espírito jovem, elegeu-me como sua
aliada e confidente, contagiando-me com a sua permanente alegria de viver e transmitindo-me uma certa irreverência que lhe era peculiar. Um grande exemplo dos valores morais mais nobres pelos quais hoje, mais de 35 anos depois, continuo a pautar a minha vida.
Em breve, precisamente no dia 8 de Julho p.f., fará 21 anos que nos deixou, mas permanecerá para sempre vivo no meu coração.
A sua "pupila Pascoalita"

Original do Pintor
(oferta à Pascoala)
BIOGRAFIA

Link do museu com o seu nome
http://www.cm-almodovar.pt/museuseveroportela

Severo Portela Júnior nasceu em Coimbra, a 10 de Setembro de 1898. Cursou escultura com distinção na Escola de Belas Artes de Lisboa, tendo obtido no seu primeiro trabalho, apresentado ao Mestre Condeixa, a classificação de 20 valores.
Casou, muito novo, com Maria José Carrilho Marreiros, aluna particular de pintura do Mestre Carlos Reis. Por esse motivo, em 1920, veio viver para Almodôvar,onde se tornou pintor, fascinado com a raça das gentes Alentejanas, com os seus costumes e suas indumentárias.
Em 1930 participou, pela primeira vez, na exposição anual da Sociedade de Belas Artes, com um grande quadro intitulado "Músicos de Aldeia", tendo-lhe sido atribuído o prémio Rocha Cabral e a primeira medalha de ouro daquela Sociedade. Em 1931, obteve novamente o mesmo prémio com a apresentação do seu quadro "1860" que o Estado adquiriu para o Museu de Arte Contemporânea. Em 1933, como bolseiro da Junta Nacional de Educação, visitou alguns museus em Espanha, França e Itália. Das impressões recolhidas, escreveu, em 1936, o livro "Arte Antiga, Arte Moderna". Depois, em 1934 pintou "Os Alentejanos" e em 1941 "Os de Almodôvar", telas de grandes proporções igualmente adquiridos pelo Estado para o Museu de Arte Contemporânea. Refira-se também o quadro "O Último Cocheiro" adquirido pela Câmara Municipal de Lisboa, hoje no Museu da Cidade. Pintou ainda centenas de quadros de menores dimensões, que se encontram em galerias particulares. Em colecções particulares encontram-se também tapeçarias e várias esculturas suas.

Em 1954 publicou o livro "Leopoldo de Almeida um artista singular" e em 1955 "Reflexões sobre Columbano", resultado de conferências suas proferidas no Museu de José Malhoa.
Realizou cinco exposições individuais, três em Lisboa e duas no Porto. Os seus motivos predilectos eram aquelas boas gentes da "sua" vila ao sul de Beja Almodôvar - com os seus maiorais, ceifeiros, ganhões, todo o povo humilde que traba
lha a terra nas planícies do sul alentejano, onde viveu trinta anos.
Em 1940 foi encarregado de decorar a sala de S. Vicente na Exposição do Mundo Português, pintando quatro grandes telas sobre a morte do Padroeiro de Lisboa, que se encontram no Museu de José Malhoa. A partir desta data foi intensa a sua actividade como decorador de grandes superfícies. Antes de regressar novamente a Itália, agora como bolseiro do Instituto de Alta Cultura, para fazer a aprendizagem da velha técnica de tintas sobre argamassa, pintou ainda um motivo de decoração "a fresco" do novo Tribunal da cidade de Beja. Pouco tempo depois, pintou o grande Tríptico do Salão Nobre da Câmara Municipal de Beja, conhecido pelos "Painéis do Foral", tendo recebido, em resultado da em Belém exposição de alguns dos desenhos desse trabalho, a medalha de honra da Sociedade
Nacional de Belas Artes. Em Beja, pintou ainda o Salão do então Grémio da Lavoura e a entrada da Escola Industrial. Também em Beja, naCâmara Municipal, se encontra o conhecido quadro "Promessa dos Maiorais" e na Sé Catedral a "Ceia de Emaús".

Pelo processo de "a fresco" decorou o Palácio de Justiça de Bragança e a Domus Justitiae de Viseu. Pintou um painel alusivo ao Código Civil no Palácio da Justiça de Lisboa, cinco frescos decorativos na sala de audiências do Tribunal da Covilhã e cinco frescos, com cenas alusivas à história da cidade, no Palácio de Justiça do Porto. Para o Palácio da Justiça da Golegã pintou um tema histórico sobre os frades cistercienses. A óleo pintou uma figura da Justiça no Tribunal de Setúbal. Em tapeçaria foi feita uma peça para o Tribunal de Almada e outra para o Palácio de Belém.
Realizou o enorme painel da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde figuram os grandes vultos da História Pátria, e um fresco de grandes dimensões no átrio da Faculdade de Medicina de Coimbra, com a história do respectivo ensino. Pintou igualmente o painel do átrio da Escola Técnica D. Luísa de Gusmão, em Lisboa e um painel, referente à aprendizagem industrial, na Ex-Escola Industrial e Comercial de Moura.
Executou também "a fresco" a abóbada e o altar-mor da Igreja de Santo Isidro de Pegões, a Capela Baptismal da Igreja de S. João de Brito, em Lisboa e decorou as Capelas Baptismais das Igrejas de Almodôvar e Merceana e, em colaboração com o pintor Costa Rebocho, a Igreja do Santo Contestável.

É também autor do tríptico a óleo "Ceifeiros" que se encontra na Ex-Federação Nacional dos produtores de Trigo, em Lisboa e do "grafitado" executado na Capela do Hospital de S. Brás de Alportel. É igualmente de sua autoria o grande painel da União das Associações dos Comerciantes do Distrito de Lisboa, bem como o painel decorativo "Escola do Infante" no Museu da Marinha.
São numerosos os seus quadros de pintura a óleo espalhados por vários Museus do país, designadamente, o Museu Nacional Soares dos Reis, o Museu Grão Vasco, o Museu Nacional de Arte Contemporânea, o Museu da Cidade de Lisboa, o Museu do Caramulo, o Museu Rainha D. Leonor, em Beja e a Biblioteca-Museu Severo Portela, em Almodôvar. Todavia, é no Museu de José Malhoa que se encontra o maior número das suas obras.

Como escultor fez o Padrão Henriquino destinado ao ex-Ultramar, tendo ganho, em concurso público, o 1º prémio, e executou a estátua do Governador da Índia D. Nuno da Cunha.
Como reconhecimento do valor das suas obras, o Estado concedeu-lhe, em 9 de Março de 1936, o grau de Oficial da Ordem de Instrução Pública e, em 18 de Janeiro de 1981, o grau de Oficial da Ordem Militar de Cristo. Foi também membro jubilado da Academia Nacional de Belas Artes.
Faleceu em Lisboa, no Hospital de Santa Maria, no dia 8 de Julho de 1985 e encontra-se sepultado em Almodôvar, onde passou os últimos anos da sua vida.



27 comentários:

Anónimo disse...

Que ideia genial Dona Pascoalita!!!!Falar sobre o suborno e entre paredes do seu lar!!!Então imagine a senhora (sabe é que tem um ar de ser mesmo uma senhora com SSSS grande) se em casa nos corrompem!! veja lá fora!!!! Mas adorei saber que o seu filhote é fino, haja esperteza..de certezinha que se lhe desse os 10 eur para aparar a relva, diria que tinha mais que fazer!!!Puto fino o seu..Para já nem mostro o seu blog aos meus piquenos..nanja que ós pois..ficava tesa e se mais fico, então é que é..
òs pois adorei saber que falou num artista cá dos nossos, e que até a senhora teve o privilégio de estar sob a sua alçada!!!! A senhora deve ser assim muito prós berloques não????deve ser de casta fina!!!!Mas honra lhe seja feita,s e veio molfdada pelo senhor seu padrinho!!!! hei-de procurar as obras dele, que eu derreto-me pelas pinturas cá dos nossos..
Um abraço cheio de sorte e muita paz e poucos subornos..seja em casa ou noutro lado qualquer..mantenha-se firme senão o rapaz leva-a à falência!!!! Uma sua admiradora..
Bolinha eléctrica...

Pascoalita disse...

minha querida Laurita! K lindo ver aui um comentário da "Bolinha Eléctrica" :-o) pois tem lá em baixo o linck onde podem clicar e vai direitinha para o MUSEU de Almodôvar que tem o nome do meu Mentor!
Em boa hora me embrei de criar este espaço. Há mto pensava nisso mas decidi-me no dia em que uma Amiga (Cataplanadias) carinhosamente me dirigiu um convite para visitar o seu "cantinho" por sinal bem acolhedor. E eu qque ainda nem me atrevi a falar-lhe nisto!
Este SENHOR da pintura Portuguesa é praticamente desconhecido entre nós, ocupados que estamos em imitar o que se faz e diz no estrangeiro! Por sinal foi um ser humano duma simplicidade incrível, como só os NOBRES são. 1 beijinho e obrigada por me visitares

Pascoalita disse...

Laurinha, a nina já abriu o linck e foi ver o Museu de Almodôvar e algumas das obras do meu Tutor? K recordações desta vila, menina! Passei ali mtos momentos na minha adolescência, tinha lá duas amigas k bem gostava de saber o k foi feito delas.
Dpois, havia o compadre chico, sapateiro, mais a comadre chica, pais do "zé abel", figuras castiças que tinham por mim enorme carinho ... faziam uma festa qdo me viam eheheh já lá vão tantos anos.

Ah! tb havia ali plo menos um pretendente cá da "JE" k pensas?! subia e descia a rua do relógio vezes sem conta e o meu padrinho, o Senhor que vês na foto, naquele seu ar de casamenteiro maroto, chegou a prometer-me uma das mtas casas k ali tinha se eu ali "assentasse arraial"
dizia ele "oh pequena, casa com o turíbio! ficas por aqui e até levas dote!" eheheheh
como vês, um coimbrense de gema k já no século XX se preocupava com a descentralização e torcia pelo "seu Alentejo!" tinha ou não visão este Grande Homem?

Quis o destino que eu encontrasse a minha "cara metade" aqui msm na capital e por cá fiquei. Mas ... as saudades do Alentejo são muitas, sobretudo das PESSOAS k me acarinharam.

Anónimo disse...

INFÂNCIA INESQUECÍVEL POR TERRAS DE ÁFRICA



Dia 17 de Maio. A velha Cidade das Acácias Rubras está em festa. Festeja os seus 386 anos de idade.

A cidade de Benguela é conhecida pela cidade das Acácias Rubras, pelo números de acácias vermelhas que se encontram espalhadas por toda a cidade. E são famosas as suas praias, A CAOTA, A CAOTINHA, A BAÍA AZUL, A BAÍA FARTA, A PRAIA DO ALEXANDRINO E A MAIS CONHECIDA TALVEZ, A PRAIA MORENA com as suas casuarinas, um tipo de pinheiro onde as pinhas cabem na palma da mão.
Para quem não conhece..

BENGUELA
Por volta de 1601 desembarcaram os primeiros portugueses, nesta província litoral de Angola. Pouco tempo depois, Manuel Cerveira Pereira, funda S. Filipe de Benguela que passaria a ser o ponto de partida para o interior. Atraídos inicialmente pelo cobre, os colonos rapidamente se decepcionaram com a sua má qualidade tornando-se Benguela um centro essencialmente comercial.. Contribuíram para isso a produção de peixe seco e sal que se permutava com produtos do planalto, cereais, cera, borracha e marfim, rícino, mandioca, gado e sisal.. Benguela tornou-se o segundo centro comercial mais importante do país, depois de Luanda; era o ponto de partida e chegada das caravanas de permuta. Rapidamente se formaram à sua volta centros de população. Com a construção do caminho de ferro, tornou-se o motor do desenvolvimento da região centro sul do país.
A queda internacional da cotação do sisal, muda o rumo económico de Benguela. A pesca torna-se a actividade central. A costa de Benguela era uma verdadeira mina e de Portugal chegaram os homens do mar. Os lucros eram grandes e a cidade crescia. Em 1948 entra em vigor o plano de urbanização da cidade.
A pesca levou, naturalmente, ao desenvolvimento, ainda que tardio, da indústria piscatória.
É um dos mais fortes centros culturais angolanos, não só por ser berço de uma certa intelectualidade angolana mas também porque os benguelenses são em si acérrimos defensores do seu espaço. É tida como uma das províncias mais mestiças de Angola, quer do ponto de vista racial como do cultural.

NASCIDA A 4 DE JULHO

Longe vão os tempos em que feliz saltava os muros dos quintais que circundavam a minha casa, onde existia uma variedade enorme de arvores de fruto, coqueiros, mamoeiros, goiabeiras, cana de açúcar,onde passavamos horas à sua sobra a descascar pedaços de cana e chupar o seu açúcar, bananeiras, e até uma pereira havia!
Lembro-me de ver o meu pai a hora de almoço, depois de ter começado o dia de trabalho na Panificadora de Benguela, as 5 da manha,onde era um dos sócios, fazer o trajecto da rua para o quintal e colher com todo o amor que impunha ao acto,uma pêra já madura com o sorriso mais lindo e um ar de satisfação que lhe inchava o peito, lavá-la, descascá-la e dar-nos um pedaço a cada um. Terra abençoada onde por brincaderia faziamos as nossas hortinhas e plantavamos tudo o que nos lembrava e em dias nascia, crescia e colhia-se!
As horas que passava empoleirada na mandioqueira que ali havia e praticava os malabarismos que a idade permitia, talvez pensando um dia vir a ser artista de circo!
Os sustos que pregava a minha mãe, quando me lembrava de trepar, através do alçapão que existia no tecto perto da dispensa e dava acesso ao telhado e me punha a chamá-la do lado de fora do telhado que dava para a rua e a pobre coitada que calmamente se encontrava na varanda a bordar,quaze lhe saltava o coração pela boca de me ver ali empoleirada!
SEMPRE FUI UMA MIÚDA CALMA!

Do meu colégio das madres, lindo lindo lindo, não conheço mesmo outro igual, com as suas salas amplas e arejadas, as aulas de piano e de canto,a capela onde nos obrigavam a rezar e onde o rigor imperava à porporção das minhas patifarias!
Estava aqui a lemnbrar-me de... quando um dia... por ser uma menina sossegada, me puseram fora da aula e como não tinha nada que fazer...me pus a desatarrachar os parafusos do sino, mas não totalmente,( bem grandinho por sinal, feito de bronze)que era usado para bater as 12 badaladas que davam por terminadas as aulas da manhã.
Escondida fiquei a observar o efeito da minha obra!
À hora certa, la veio a irmãzinha puxar por ele e.....PUMMMMMMMMMMMMM!!
Que grande estrondo fez ao cair, até eu me assustei!!!Nem me passou pela cabeça que a podia ter matado!!
Até hoje a pobre da madre deve ter ficado a pensar o que tinha sucedido!!
E como ninguém me viu...lá passei sem ser castigada...mais uma vez!
Outra...a minha raiva à madre que lecionava a disciplina de Português era tanta, tal a sua severidade que jurei a mim mesma pagá-la por isso!
Um belo dia, durante um intervalo que antecedia uma das suas aulas,entrei na sala e pus-me a desencaixar a cadeira onde ela se iria sentar, mas não totlamente( era sempre a minha técnica) e saí sorrateiramente ( já nessa altura tinha queda pela sobrevivência!A aula começou, entramos todas e sentamo-nos.Estava ansiosa para ver o que aquilo ia dar.
A dita madre,Matos de seu nome,sentou-se e abriu o livro dos sumários, escreveu o que ia dar na aula nesse dia e...até aqui tudo normal se desenrrolou, até já pensava...tanto trabalho para nada.. acabando de escrever o sumário,levantou-se e dirgiu-se para o quadro para nos ensinar a declinação de umas palavras em latim, nunca mais me esqueço...terminada que foi a explicação, dirirge-se para a secretária e sentou-se!!
Bem!!Depois de um reboliço de barulhos de algo a partir-se,que ninguém percebeu o que se estava a passar, a pobre da madre desapreceu e só se lhe via o cucuroto da touca, ficou toda enfiada dentro do espaço da secretária reservado as pernas!!NUnca ninguém percebeu o que se tinha passado!!
ahahahahahahahahahahahahaha
Tinhamos tanto medo a Madre Matos que ninguém teve a coragem de se rir!!NEM EU!!!
Ri-me mas para dentro!
SEMPRE FUI UMA MIÚDA CALMA!
Outra...
Num altura de Carnaval...ainda era no tempo em que se usava canetas de tinta permanente e o tinteiro estava mesmo no chão da secretária das professoras( madres)e aí em combinação com mais umas, para que podessemos deixar no ar a dúvida de quem tinha sido, parti 2 bombas de mau cheiro e trouxe os caquinhos na mão para o meu lugar.
Não tardou nada o cheio invadiu o ambiente e ninguém parava ali dentro!
Ainda hoje consigo lembrar-me da cara séria da madre Pires a olhar para nós, movimentando os olhos em todas as direcções!Muito altiva, sem nada dizer, levantou-se, saiu e deixou-nos la fechadas à chave!
Achava ela que ia-mos la ficar???
As salas não tinham janelas mas sim portadas que davam para umas varandas.
De gatas fomos todas para a varanda e lá ficamos até ao final da aula, altura em que regressamos para dentro e nos sentamos como se ali tivessemos permanecido o tempo todo!!Como a mesma madre nos dava 3 disciplinas e à sexta levavamos com ela três horas seguidas...estão a imaginar o ambiente nas duas horas a seguir!

SEMPRE FUI UMA MIÚDA CALMA!!!!

ELAS QUE NÃO ME DAVAM ESPAÇO!!!!

OUTRA E COM ESTA TERMINO A MINHA DEMONTRAÇÃO DE MENINA CALMA!

Um dia já nem sem bem porquê, mas devia ter sido mais uma das vezes que em fui injustiçada...essa mesma madre, deu-me uma palmada no pescoço, mas com força!Até vi estrelas!!E deve ter sido por isso que....
estiquei-me toda, pois a dita senhora era bem alta, e dei-lhe um estalo com a força toda que consegui imprimir a mão!!
Ficamos a olhar-nos nos olhos uma a outra e...pensei..é desta!!Ela vai-se a mim e ....vou levar poucas!!E ainda vais levar mais da sub directora, a madre Cipriano!!
Nada aconteceu nesses segundos a seguir e pensei..será que ela se vai ficar sem resposta?!
A resposta veio a seguir, quando entramos na aula e me pediu o caderno...escreveu algo...e fiquei então a saber que ia 3 dias pra casa de férias(SUSPENSÃO)!!!
Já naquela altura se "invetavam" umas "baixas"!!
Cheguei a casa e a minha mãe tinha que ficar a saber pois tinha que assinar o dito recado!
Fui pelo caminho muito impertigada a pensar como me ia desenvencilhar de outro castigo, este dado agora pela minha mãe que também não era pera doce e passava a vida a "acertar-me o passo"!!!
Como cedo aprendi que a melhor arma de defesa era o ataque, entrei logo a reclamar que a madre tinha sido mal educada comigo etc etc etc e talvez porque a minha mãe, com a minha atitude, fosse apanhada de surpresa...acho até que nem tempo teve para reagir...lá me safei!!!
O meu pai coitado..só abanava a cabeça, admitindo para ele mesmo que tinha uma filha #HIPER ACTIVA# e que não ia lá com tareia!!!
E cedo aprendeu que comigo funcionava muito mais a Psicologia!Era assim que ele me levava, aliás o único que me soube entender e levar a certa até os dias de hoje!!
BELOS TEMPOS DE MENINA E MOÇA onde o cheiro da terra molhada, o nascer e por do sol são inegualáveis!
AMIGA,
É a 1ª. vez que escrevo num blog, talvez toda esta descrição nem venha a prepósito mas...foi o que se me ocorreu escrever...

MAIS UMA SUA ADMIRADORA
# UMA AFRICANA ENDIABRADA#

Anónimo disse...

BOM DIA!
Ó AMIGA...JÁ CHEGASTE A CONCLUSÃO DE QUEM ERA A ANÓNIMA??!!
AHAHAHAHAAHA
POIS PRESUMINDO QUE VAIS LER AQUELE #JORNAL# PRIMEIRO...NÃO QUERO QUE FIQUES NA DÚVIDA!
UM BEIJO E BOAS FÉRIAS DA...
AFRICANA ENDIABRADA

Anónimo disse...

ORA UMA BOA TARDE A TODOS!
ALGUÉM É SERVIDO DE UM TREMOÇO E DUMA GREEN FRESQUINHA?!

Fazendo parte do ritual diário,fui comer uma sopa e voltei.
Como hoje o dia é quaze feriado,não fosse o football uns dos marcos que move grande parte da população desta nossa sociedade,(Fátima,Football e Fado), as coisas por aqui estão calmas.
Logo de manhã e porque sou uma menina muito compenetrada e responsável, resolvi por inicitiava própria comprar umas cervejas, uns tremoços e uns queijitos para acompanhar um pãozito de mafra, como é conhecido, de forma a manter os machos da sala aqui por perto aqundo do nosso jogo com o México.
Sim porque existindo na sala uma box de imagem, não fazia sentido irem ver o jogo lá fora, não acham?!
Obviamente que fui logo informando não fossem eles combinar outros encontros e me desaprecessem daqui!Como recompensa recebi primeiro uns olhares de surpresa agradáveis por sinal e uma série de largos sorrisos e outras demontrações de carinho pela ideia!Veem o jogo e não se ausentam!Atitude própria de um chefe inteligente!!
aagagagagagagaagaagga
Agrada-se o trabalhador e o patrão sai a ganhar! ahahahahahaahaha
Como diz o ditado...com papas e bolos se enganam os tolos!Tou a brincar claro, mas a intenção e essa mesma!! ahahahahahahahaaha, só há aqui um pequeno pormenor..é que eu não sou patrão, nem patroa!Sou só mais uma que aqui vai ficar a torcer pela selecção, ou não fosse eu uma maluca pelo football!E ou muito me engano..ou vou ter casa cheia!!!

~Mudando de assunto e lendo o que a Pascoalita e a Bolinha Eléctria escreveram em relação ao suborno posto em práctica pelos nossos filhos e lembrando-me daqueles tempos em que eu era uma menina calma e sossegadinha, ahahahahahahaa, pergunto às duas intervenientes.... e por acaso suas excelências nunca o fizeram??!!Cá a "je" estava a lembrar-se de uma vez em que já tinha gasto a mesada toda que o meu pai me dava, e não era tão pouco quanto isso, pois já nessa altura o meu querido pai me dava entre 2 a 3 contos para os meus gastos, fora o que pagava pela minha estadia fora de casa,quando era estudante e vivia numa outra terra que não a minha, tá claro, senão não a recebia e resolvi escrever para casa alegando que precisava de ir ao dentista arranjar um dente e precisava de dinheiro, dinheiro esse que chegou na volta do correio!
O mesmo foi gasto já não sei bem em quê( as asneiras eram muitas e nessa altura podia gastá-lo a vontade)e... NÃO É QUE POUCO TEMPO DEPOIS, AÍ SIM ANDAVA A RASCA COM UMA VALENTE DOR DE DENTES?!
E agora???Como resolver a questão??!Á pois É!!Tinha que inventar outra mentira para tapar a 1ª!!Resolvi dizer que não tinha ficado bem tratado e lá tive que ir então ao dentista!!
Mas sabeis que me ficou de emenda e sempre que a situação se repetia(a de falta de dinheiro), nunca mais optei por me desculpar com a saúde!!!?Puxa vida, o castigo podia-se repetir e quem se lixava era eu!!Mas não querendo desculpar estes "pequenos subornos" que os filhos nos fazem....pergunto...não seremos nós culpadas disso, uma vez que em alguns casos somos nós próprias que lhes incutimos essa "queda"?!
Quantas vezes optamos por dizer..."Ó FILHO..SE ME FIZERES ISTO, DOU-TE AQUILO? OU...SE TIVERES BOAS NOTAS..PAGO-TE UMAS FÉRIAS AQUI E ALI!? etc etc??
E para nos habituarmos a certos hábitos( passando a redundância)e é fácil..e por norma somos nós os primeiros a dar o exemplo...não será?!ORA VAMOS LÁ PARAR PENSAR E NÃO CULPAR SÓ OS FILHOS!
Ups! Não me matem os pais!!
TAMBÉM LÁ TENHO DOIS E FAZEM AS MESMAS COISAS QUE OS VOSSOS!
A AFRICANA ENDIABRADA

Anónimo disse...

Xiça penico, mas que lindo jornal..ó dona Pascoalita, veja lá se estende isso para os lados, que tem muita gente que ficaria feliz por ler o seu jornal (mas que mania de lhes chamarem blogs que eu como surda..nem sei como se pronuncia!!Agora ao ler essa africana endiabrada!!!! Claro que foi lindo viver em África e muito triste perder a nossa terra, pelo menos por agora!!!!É que eu vivi lá desde os 10 anos, e saí de lá com o 25 de Abril, e claro que não foi fácil, mas dona Pascoalita, viver ali, deu-nos mais abertura de vida, conhecemos terras que muitos nem sequer pisaram...tinha um tio até era novo na altura, uns 20 anos, e nunca quiz ir a Angola, simplesmente porque pensava...que as cobras eram tantas ..que nos iam bater à porta!!!!!!!!! Agora que aquilo está tudo porco velho estragado, é que se lembrou de ir lá para expandir o negócio dele.....Claro que diz cobras e lagartos daquilo..que tem lá milhões d epessoas a mais, claro, as crianças que fujiram á guerra sem pais os desgraçados tudo ali vive e convive, diz que dormem nas ruas e nas praias por isso as nossas belas praias estão todas cheias de dejectos, lixo de toda a casta, e as ruas igual e que dmeorou a ir da Avenida dos Combatentes até à ilha no Restinga...a coisinha de duas horas.....que todos se metem pela estrada vaga depois essa pertence aos que veem noutro sentido, um não quer ceder, e xiça penico..lá vão pá barafunda, e um amigo meu que está lá apenas há 15 dias, mal chegou quando andava com quem o foi buscar ao aeroporto estavam na Mutamba e o amigo nem sabia bem para onde virar, e enquanto estava indeciso e se ia se não ia por ali, vem o policia e zás..multado!!!!!! Porqu~e senhor agente!! Ora pois, POR INDECISÃO E NADA MAIS.. Aprende que na duro sempre ahhhhhhhhhhhhhhhhhh ele disse à Sãozita (é o namorado dela) que foi assim mesmo, multados por indecisão !ganda policia, nem sei porque não o põem a governar o País......Assim punha aquilo num brinquinho....Indecisos, rua, safados, rua, escória..rua, e p+or aí fora e depois limpava-se aquilo tudo, vendem de tudo nas ruas, tampas de sanitas um sapato, quem sabe quem compra só tem um pé..as bombas tiraram muito pé a muita gente, frascos sem nada coisas partidas, enfim tudo é vendedor..e sem pagar impostos nem sei como nem enriquecem..Acho que ia para lá se tivesse possibilidades de me desenrascar que aqui na ganho pá bucha..mas claro que iria para as terras de longe, nada de Luanda onde vivi 22 anos..Mato é mato o que quero, cheirar a terra ouvir batuque, memso surda de perto eu consigo.....Ai nina endiabrada que me aguçou o apetite por terras dáfrica....Bolinha electrica...

Pascoalita disse...

hummmm mas k gostoso este "lençol" (não falo em post ... nem em Blog para não irritar a Laurita, tb não digo jornal de propósito eheheh)
Foi msm uma surpreza ao chegar de Cascais e ler "resmas e resmas" de referências e Benguela e tosca como sou já me preparava para responder entusiasticamente "eu sei! ... eu sei! tenho uma Amiga africana té foi à FESTA dos Bengalenses há dias!" qdo reparo na "fonte" noticiosa eheheheh
É que como sabes sou mto apressadinha e não sou sozinha né? o primeiro comentário da nina africana ficou anónimo e ... pôs a minha carola a velocidade de 200/hora eheheheh

Pascoalita disse...

"SEMPRE FUI UMA MIÚDA CALMA!"
bem, com esta escangalhei-me a rir eheheheheheheh

"férias(SUSPENSÃO)!!!" eheheh isto faz-me lembrar algo, menina africana! até era uma boa ideia actualmente aplicarem-se castigos desses, k dizes? olha se não era uma boa ideia um certo estrupício levar um "fora" desses! em vez disso, "3anos x 3 manos férias" e víamo-nos livres da encomenda que ali caíu de pára-quedas (ou terá sido a rebolar?) eheheheheheheh

Anónimo disse...

Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh, só a nina Pascoalita é que vinha d elá com essa da amiga benguelense....da festa dos naturais de Benguela ahhhhh é que ela comeu pasteis de bacalhau e bebeu uma de verde sózinha, pois então quem escreveria aquilo tão bem, mana nem sabia que descreverias Angola com tanto entusiasmo, mas gostei mais da tua calmaria no colégio..e fizeste bem, as freiras nem por isso eram bonzinhas e quando são más..partida com elas que mereciam pelos mimos que vos davam e pela porradinha e ai ai ai tu foste capaz de bater na muié?????? NOssa senhora que crime bater numa freira.....Mas se ela começou..porque não..e na te retribuiu??Deve ter pensado que d eonde veio aquela outras viriam e conteve-se ahhhhhh e a que caiu no chão com a cadeira ahhh e foram apanhar ar para a varanda durante o castigo??Que boa ideia e podiam ser apanhadas e levavam mais horas..tadinhos dos teus pais..coitados mesmo....Mas foi lindo ler-te..
bolinha eléctrica..

Ahlka disse...

Vou de seguida abrir o link, mas antes de perder esta página queria lembrar que a arte associada emoções tem um valor inestimável...tens um tesouro em casa pascoalita!
Por norma admiramos o que não conseguimos fazer..E eu nasci sem dom artístico nenhum,daí talvez o meu fascínio pelas artes.

Pascoalita disse...

"... a arte associada emoções tem um valor inestimável...tens um tesouro em casa pascoalita!"
Eu sei, Amiga! sei o seu valor comercial e esse fica mto aquém do valor k eu lhe atribuo. Tanto mais k além deste original, tenho alguns carvões (esboços feitos pelo punho do Mestre cujos originais estão inseridos em "frescos" espalhados pelo país) que eu cuidadosamente mandei emuldurar e coloquei na parede como se de obras primas se tratassem. Para mim tb estes têm igual valor ao original que ali vês.
Sei k não sou conhecedora de arte, confesso msm k esta nem sequer é o tipo de arte ou de pintura k mais me cativa, mas são de um valor incalculável pela carga emocional k transportam.

Anónimo disse...

Chamam ARTE a muita coisa, e para muita coisa hoje em dia é preciso !!ter arte!! Enfim, eu noutra vida já devo te rpintado boas coisas, que jeito tenho muito, sou sagitariana e eels teem jeito para Artes..mas não tenho dinheiro agora para isso e era so o que queria fazer, aprender a pintar, ams sei ver um lindo quadro ond emuitos nada veem, palavra, adoro museus e ainda hei-de ir d enovo a Caldas da Rainha ao museu josé Malhoa, onde fui com o grupo de teatro Tinbra há uns bons 11 anos, e como era monitora tinha que estar atenta aos miudos e nem vi com olhos de evr, mas voltei lá e era segunda feira e estava fechado a segunda..
Mas é evrdade, arte por arte Teatro eu adoro, andei envolvida nele durante 11 anos..enfim há artes e artes né!?????? Mas a pascolaita e dona de um tesouro então....
B eléctrica

Anónimo disse...

PORQUE SERÁ QUE AO DEIXAR O MEU COMENTÁRIO COMO ANÓNIMA,ME VEIO LOGO A IDEIA QUE NÃO IAS DAR COM A AUTORA?!TALVEZ PORQUE TE CONHEÇO
MAIS OU MENOS BEM!
AS PRESSAS, AS PRESSAS!
NAO SEI PORQUÊ FIZ EXATAMENTE ESSE RACIOCÍNIO!
TEMOS CA UM COELGA NOVO ESTAMOS DE CONFERÊMCIA!!LENTINHO... MAS ...POR ALGUM LADO TINHA QUE COMEÇAR!NAO TENHO TEMPO PARA A ESCRITA MAS ASSIM QUE PUDER VOLTO PARA DIZER ALGO.
AFRICANA ENDIABRADA

Pascoalita disse...

Pois nina Laurita, este lençol da nina africana ficaria k nem ginjas como "tema de post" e macacos me mordam se não acabará por ali ir parar! é só incluir esta mana e pq não tb as duas como "membros" e tá a coisa resolvida (afinal não somos nós aquele trio inseparável?)

Nina africana, não só pq me conheces bem, como aos poucos fomos adquirindo alguns dos "defeitos e virtudes" uma da outra! não se diz k pelo convívio as pessoas até adquirem traços fisionómicos? eheheheheh

Pascoalita disse...

Ahlka e Laurita, o maior tesouro k aquele grande SENHOR me deixou guardado em lugar inacessível ... é de valor incalculável e intransmissível! o Quadro, os carvões, os postais escritos pelo seu punho são apenas "veículos" ou "lembranças" do tipo "auxiliares de memória" (como se precisasse eheheh)

Pascoalita disse...

Apenas uma das mtas cenas com este grande Senhor da pintura:
Enqto pintava um "fresco" durante a construção do actual "palácio da justiça" em Lisboa, para ali caminhava diariamente durante 7 meses. Estando o edifício ainda em obras, era frequente a electricidade faltar e os vários elevadores ficarem parados. Havia sempre um "guarda" de serviço 24 h/dia e o Pintor combinou com este sempre k chegava ao 7º andar(?) colocar um cartão bem visível numa das vidraças k indicaria a sua chegada com sucesso! Uma das vezes em k ele não foi sozinho, mas levou consigo a pequena pascoala para lhe ajudar a mudar o escadote e ajustar os resguardos para protecção do chão, era óbvio que esta traquinas ia ocupar a cabeça do Senhor o tempo todo evitando k cumprisse o ritual do costume, né? vai daí, já tinham decorrido uns 30 minutos k tinhamos subido e do fundo das salas vazias ecoou uma voz forte "OH MESTRE! O SENHOR CHEGOU SÃO E SALVO?" eheheh e foi a pascoalita k respondeu à chamada a dizer "tá tudo bem!"
E sabem k mais? a Pascoalita dizia a todos k tinha ajudado na pintura daquele fresco e o mais engraçado é k o Mestre se juntava à graçola da pequena!
Anos mais tarde depois da inauguração do palácio, calculo aí no ano de 1980, desloquei-me prepositadamente ali e pedi autorização para fotografar o dito fresco e fiz uma surpresa ao PINTOR! enviei-lhe por correio algumas fotos desse fresco, juntamente com um pequeno texto onde fazia algumas referências à "ajudante de pintura". Claro k ele próprio possuia fotos de todas as suas obras, mas ficou deliciosamente emocionado e sensibilizado.
A parte triste disto é k devo ter perdido os negativos dessas fotas no autocarro, o k me entristeceu imenso e agora, já não me acho suficientemente "abelhuida" ou "atrevida" para repetir a proesa.

Pascoalita disse...

Laurita, mto me contas tu, Amiga! então já estiveste no Museu de de Malhoa e não dizias nada! pois fui dar uma espiadinha e lá estão duas obras de PORTELA, junior :-o) aqui vai o linck com a relação da vasta Obra k constituiu o espolio deste Mudseu. Temos de ir até lá, Laurita!
Por incrivel k parece passei ali há cerca de 2 anos com o mê manel e a única coisa k vi além dum prato de comida num tasco, foi o jardim da rainha santa e os nekos tradicionais das Caldas eheheheh qto tempo perdido!

Pascoalita disse...

e o linck ficou no teclado, né? aqui vai:
http://www.rpmuseus-pt.org/Pt/cont/fich as/museu_45.html

(espero que chegue em condições de dares uma espiadinha)

Pascoalita disse...

Bom dia, Ahlka! o meu único constrangimento desde k me dedico a este espaço é o facto de ter cicado com menos tempo para te fazer companhia no "teu alfobre" sorry.

"E eu nasci sem dom artístico nenhum,daí talvez o meu fascínio pelas artes."

Embora duvide mto desta afirmação k só pode ter origem na tua modestia, sei k és dotada dum precioso DOM! Pode até não ser de caris artístico mas possuis uma enorme sensibilidade k te permite ver o k mtos nunca enxergarão e sentir com os olhos da ALMA o k não está ao alcance de todos. 1 jinho

Ahlka disse...

Xiiii...Gaanda directa! :))
Essas lembranças devem desencadear em ti uma certa nostalgia..e isso nem sempre é saudável.

Já pintei 2 ou 3 telas, gostei 'tanto' que estão na arrecadação, mas faz bem ao espirito criar algo. É um excelente hobby para relaxar ou matar tempo.

Ahlka disse...

Afinal, a hora do teu blog é que está mal....Tb já estava preocupada por ver-te aqui ás 5 da manhã ! :))

Anónimo disse...

Por falar na hora, quando escrevi apareceu uma hora diferente, mas nems ei quem vai ter que acertar o relógio......
Foi pena não andares no museu que tem obras de uma envergadura que nos deixa deliciosamente felizes por termos tantos tão bons pintores. Mas um dia quem sabe vamos até lá de novo, e aproveitar enquanto conduzo..que depois a carripana na sai do sitio..nems eis e há autocarros para lé e o museu é na Cidade e os jardins que o circundam são divinos e o lago com patinhos, e as fabricas de cerâmica do (deu-me uma branca e na dou com o nome do nosso homem que tanto badalo, por falar em badalo veio-me à mente o Bordalo pinheiro..é isso devia ser alguém do mundo espiritual a cutucar-me para me lembrar o nome..Aquilo é lindo pa caraçs, amis logo vou ver o museu através da net e as obras dele..e que bom que conviveste com semelhante personagem..quem diria mana que foste amiga de um pintos de renome para nós!!!!!!!!!!!!!!! que lembranças tão lindas que tens..jinhos da b eléctrica..

Pascoalita disse...

Minha lindinha Ahlka, não posso nunca caminhar mto distante de ti eheheh as voltas k já tinha dado ao juízo para "escolher o fuso horário adequado" e ficava sempre com a opção "AM"! juro k não foi minha intenção preocupar-te, mas a verdade é k esse pormenor me ajudou a VER e não apenas olhar e creio ter corrigido a situação. Continuo a aprender contigo!
De qq modo, se me vires por aqui a horas consideradas impróprias pra seres humanos normais, não te preocupes mto ... eu sou msm uma "ave rara".
Já agora encarrego-te duma tarefa: descobre para mim como se pode adicionar um "corrector/dicionário" a esta coisa? nem sempre por burrice, mas mtas vezes ficam aqui incorrecções k seriam facilmente evitadas. Gostaria k este cantinho fosse o mais limpinho possível de erros eheheheh

Anónimo disse...

Dona Pascoalita, Prometo ver os erros e emendar e depois ficamos com um espaço mais acolhedor, é como apanhar as folhas mortas do jardim, e tem razão, erros ficam mal aqui..
Olhe fui visitar o Museu José Malhoa e deparei logo com o ""fechado para obras ahhhh"" eu não tenho azar?? quando lá fui era dia de estar fechado, ams sabia lá eu que Museus fecham nas segundas feiras???? Pois fechou a 16 de junho..Ora se eu metesse a caminho, voltava de novo para trás.....Bolinha eléctrica..boa ideia a do dicionário que acertasse tudo ahhhhhhhhhh

Pascoalita disse...

Oi, Mana! estes "erros" são apenas fruto da emoção e empenho k imprimimos a tudo o k fazemos ... até os nossos deditos ficam em trânse e os neurónios perdem noção do lugar das teclas, tal a emoção eheheheh

Pascoalita disse...

"Bolinha", atrás dum dia de inverno segue-se um DIA risonho e resplandescente ... normalmente és tu k tens de me convencer disto, lembras-te? e de tanto te ouvir, acabei acreditando ... isto é ciclico, o diabo não tá sempre atrás da porta e logo logo terás resmas de razões pra ... :-o)