quinta-feira, junho 29, 2006

Menino


Qdo eu era pequenino
quase não era criança
deram-me logo o destino
de não ter solo nem tino
de não ter fé nem esperança.


Percorri tantos caminhos
tantas fronteiras eu vi
e os meus pés pequeninos
que nunca foram meninos
foram daqui e dali.


Todo o meu mundo existente
ficou suspenso na infância
algo em mim ainda sente
tocando-me, docemente
como uma doce fragância ...

(César Afonso ... um colega de trabalho)

7 comentários:

Pascoalita disse...

Este poema tocou-me, trazendo-me à memória uma infância pouco feliz

Anónimo disse...

Olá pascoalita. Os meus pés pequeninos tb andaram por aqui e por ali. Em corpo de criança fiz-me homem. Hoje seria exploração infantil. Tudo de bom

Pascoalita disse...

Olá, Amigão :-o) Os teus pés levaram-te mto longe, Amigo! brigada pela visita. tudo de bom, sempre jinho grande

Anónimo disse...

É POR ISSO QUE SE TODOS SE UNISSEM OS MENINOS DE HOJE E DE ONTEM, NÃO SOFRERIAM TANTO. SEI QUE A VIDA ANTIGAMENTE ERA MAIS DURA, TRABALHAVA-SE MAIS NOS CAMPOS OU NAS OFICINAS ONDE SE APRENDIA A ARTE DE SER ALFAIATE, SAPATEIRO PEDREIRO COSTUREIRINHAS, MENINAS QUE IAM SERVIR PARA CASA DOS PATRÕES, QUE NEM SEMRPE OS POUPAVAM AO TRABALHO DURO, FAZENDO-OS MUITAS VEZES, SOFRER AS PENAS DO INFERNO, PANCADARIA, SERVICIAS DE TODA A ESPÉCIE. EU, GRÇAS A DEUS, TIVE A SORTE DE TER UNS BONS PAIS, AMIGOS E FAMILIA E SENTIR-ME UMA CRIANÇA FELIZ, SEM DINHEIROS, VIVENDO MODESTAMENTE, MAS RODEADA PELO AMOR DOS MEUS PAIS. POR ISSO, SIM, LAMENTO IMENSO QUE AS COISAS TENHAM SIDO TÃO DIFICEIS PARA UNS E DURAS PARA OUTROS, MAS É O RAIO DA VIDA, E NEM TODOS TEEM SORTE!!!! BOLITA..

Pascoalita disse...

Olá, Bolinha querida :-o) que saudades eu tive de ti, mana!
A minha infância não foi feliz, como sabes e parte da adolescência foi bastante probelmática, mas embora tenha começado mto cedo a trabalhar duro, posso afirmar que não foi isso que me fez mal, bem p'lo contrário!
Sabes que os "maus tratos" nem sempre se traduzem em danos físicos. Costumo dizer que só comecei a viver por volta dos 15 anos, daí que ainda sou sou uma menininha eheheheh

Anónimo disse...

Eu começei a trabalhar com dez anos!!!! a aprender a divina arte..de fazer vestidos e se na altura ficava danada de vergonha por estara a trabalhar, enquanto as minhas vizinhas e amigas iam de livrinhos debaixo do braço, para os liceus!!!!eu estava a aprender a alinhavar a tirar os alinhavos e ia longe comprar linhas forros intretelas e aprendendo a ser uma modista de gabarito (cá para mim sou ahhh que nem diploma tenho!!!) mas na altura nem achava graça nenhuma a trabalhar e ainda por cima dava o dinheirinho todo em casa, já nem me lembro, mas trazia moedas algumas moedas ahhhhhhhhhhh..Bolinha..

Anónimo disse...

Sim, provavelmente por isso e