segunda-feira, junho 26, 2006

Memórias duma Benguelense

Pedi à minha Colega e Amiga "Africana" (tb conhecida por "Ana Bolena") para escrever um "post" sobre a " sua tão amada África" ... aqui fica o seu testemunho)

INFÂNCIA INESQUECÍVEL
POR TERRAS DE ÁFRICA

Dia 17 de Maio. A velha Cidade das Acácias Rubras está em festa! Festeja os seus 386 anos de idade.

A cidade de Benguela é conhecida pela cidade das Acácias Rubras, pelo números de acácias vermelhas que se encontram espalhadas por toda a cidade. E são famosas as suas praias, A CAOTA, A CAOTINHA, A BAÍA AZUL, A BAÍA FARTA, A PRAIA DO ALEXANDRINO E A MAIS CONHECIDA TALVEZ, A PRAIA MORENA com as suas casuarinas, um tipo de pinheiro onde as pinhas cabem na palma da mão. Para quem não conhece...


BENGUELA
Por volta de 1601 desembarcaram os primeiros portugueses, nesta província litoral de Angola. Pouco tempo depois, Manuel Cerveira Pereira, funda S. Filipe de Benguela que passaria a ser o ponto de partida para o interior. Atraídos inicialmente pelo cobre, os colonos rapidamente se decepcionaram com a sua má qualidade tornando-se Benguela um centro essencialmente comercial.. Contribuíram para isso a produção de peixe seco e sal que se permutava com produtos do planalto, cereais, cera, borracha e marfim, rícino, mandioca, gado e sisal.. Benguela tornou-se o segundo centro comercial mais importante do país, depois de Luanda; era o ponto de partida e chegada das caravanas de permuta. Rapidamente se formaram à sua volta centros de população. Com a construção do caminho de ferro, tornou-se o motor do desenvolvimento da região centro sul do país.
A queda internacional da cotação do sisal, muda o rumo económico de Benguela. A pesca torna-se a actividade central. A costa de Benguela era uma verdadeira mina e de Portugal chegaram os homens do mar. Os lucros eram grandes e a cidade crescia. Em 1948 entra em vigor o plano de urbanização da cidade.
A pesca levou, naturalmente, ao desenvolvimento, ainda que tardio, da indústria piscatória.
É um dos mais fortes centros culturais angolanos, não só por ser berço de uma certa intelectualidade angolana mas também porque os benguelenses são em si acérrimos defensores do seu espaço. É tida como uma das províncias mais mestiças de Angola, quer do ponto de vista racial como do cultural.

NASCIDA A
4 DE JULHO
Longe vão os tempos em que feliz saltava os muros dos quintais que circundavam a minha casa, onde existia uma variedade enorme de arvores de fruto, coqueiros, mamoeiros, goiabeiras, cana de açúcar,onde passavamos horas à sua sobra a descascar pedaços de cana e chupar o seu açúcar, bananeiras, e até uma pereira havia!
Lembro-me de ver o meu pai a hora de almoço, depois de ter começado o dia de trabalho na Panificadora de Benguela, as 5 da manha,onde era um dos sócios, fazer o trajecto da rua para o quintal e colher com todo o amor que impunha ao acto,uma pêra já madura com o sorriso mais lindo e um ar de satisfação que lhe inchava o peito, lavá-la, descascá-la e dar-nos um pedaço a cada um. Terra abençoada onde por brincaderia faziamos as nossas hortinhas e plantavamos tudo o que nos lembrava e em dias nascia, crescia e colhia-se!
As horas que passava empoleirada na mandioqueira que ali havia e praticava os malabarismos que a idade permitia, talvez pensando um dia vir a ser artista de circo!

Os sustos que pregava a minha mãe, quando me lembrava de trepar, através do alçapão que existia no tecto perto da dispensa e dava acesso ao telhado e me punha a chamá-la do lado de fora do telhado que dava para a rua e a pobre coitada que calmamente se encontrava na varanda a bordar,quaze lhe saltava o coração pela boca de me ver ali empoleirada! SEMPRE FUI UMA MIÚDA CALMA!
Do meu colégio das madres, lindo lindo lindo, não conheço mesmo outro igual, com as suas salas amplas e arejadas, as aulas de piano e de canto,a capela onde nos obrigavam a rezar e onde o rigor imperava à porporção das minhas patifarias!
Estava aqui a lemnbrar-me de... quando um dia... por ser uma menina sossegada, me puseram fora da aula e como não tinha nada que fazer...me pus a desatarrachar os parafusos do sino, mas não totalmente,( bem grandinho por sinal, feito de bronze)que era usado para bater as 12 badaladas que davam por terminadas as aulas da manhã.
Escondida fiquei a observar o efeito da minha obra!

À hora certa, la veio a irmãzinha puxar por ele e.....PUMMMMMMMMMMMMM!!
Que grande estrondo fez ao cair, até eu me assustei!!!Nem me passou pela cabeça que a podia ter matado!!
Até hoje a pobre da madre deve ter ficado a pensar o que tinha sucedido!!
E como ninguém me viu...lá passei sem ser castigada...mais uma vez!
Outra...a minha raiva à madre que lecionava a disciplina de Português era tanta, tal a sua severidade que jurei a mim mesma pagá-la por isso!

Um belo dia, durante um intervalo que antecedia uma das suas aulas,entrei na sala e pus-me a desencaixar a cadeira onde ela se iria sentar, mas não totlamente( era sempre a minha técnica) e saí sorrateiramente (já nessa altura tinha queda pela sobrevivência!A aula começou, entramos todas e sentamo-nos.Estava ansiosa para ver o que aquilo ia dar.
A dita madre,Matos de seu nome,sentou-se e abriu o livro dos sumários, escreveu o que ia dar na aula nesse dia e...até aqui tudo normal se desenrrolou, até já pensava...tanto trabalho para nada.. acabando de escrever o sumário,levantou-se e dirgiu-se para o quadro para nos ensinar a declinação de umas palavras em latim, nunca mais me esqueço...terminada que foi a explicação, dirirge-se para a secretária e sentou-se!!
Bem!!Depois de um reboliço de barulhos de algo a partir-se,que ninguém percebeu o que se estava a passar, a pobre da madre desapreceu e só se lhe via o cucuroto da touca, ficou toda enfiada dentro do espaço da secretária reservado as pernas!!NUnca ninguém percebeu o que se tinha passado!!
ahahahahahahahahahahahahaha
Tinhamos tanto medo a Madre Matos que ninguém teve a coragem de se rir !! NEM EU!!!
Ri-me mas para dentro!

Outra...
Num altura de Carnaval...ainda era no tempo em que se usava canetas de tinta permanente e o tinteiro estava mesmo no chão da secretária das professoras( madres)e aí em combinação com mais umas, para que podessemos deixar no ar a dúvida de quem tinha sido, parti 2 bombas de mau cheiro e trouxe os caquinhos na mão para o meu lugar.
Não tardou nada o cheio invadiu o ambiente e ninguém parava ali dentro!
Ainda hoje consigo lembrar-me da cara séria da madre Pires a olhar para nós, movimentando os olhos em todas as direcções!Muito altiva, sem nada dizer, levantou-se, saiu e deixou-nos la fechadas à chave!
Achava ela que ia-mos la ficar???
As salas não tinham janelas mas sim portadas que davam para umas varandas.
De gatas fomos todas para a varanda e lá ficamos até ao final da aula, altura em que regressamos para dentro e nos sentamos como se ali tivessemos permanecido o tempo todo!!Como a mesma madre nos dava 3 disciplinas e à sexta levavamos com ela três horas seguidas...estão a imaginar o ambiente nas duas horas a seguir!
SEMPRE FUI UMA MIÚDA CALMA!!!!

ELAS QUE NÃO ME DAVAM ESPAÇO!!!! OUTRA E COM ESTA TERMINO A MINHA DEMONTRAÇÃO DE MENINA CALMA!

Um dia já nem sem bem porquê, mas devia ter sido mais uma das vezes que em fui injustiçada...essa mesma madre, deu-me uma palmada no pescoço, mas com força!Até vi estrelas!!E deve ter sido por isso que....
estiquei-me toda, pois a dita senhora era bem alta, e dei-lhe um estalo com a força toda que consegui imprimir a mão!!
Ficamos a olhar-nos nos olhos uma a outra e...pensei..é desta!!Ela vai-se a mim e ....vou levar poucas!!E ainda vais levar mais da sub directora, a madre Cipriano!!
Nada aconteceu nesses segundos a seguir e pensei..será que ela se vai ficar sem resposta?!
A resposta veio a seguir, quando entramos na aula e me pediu o caderno...escreveu algo...e fiquei então a saber que ia 3 dias pra casa de férias(SUSPENSÃO)!!!
Já naquela altura se "invetavam" umas "baixas"!!
Cheguei a casa e a minha mãe tinha que ficar a saber pois tinha que assinar o dito recado!
Fui pelo caminho muito impertigada a pensar como me ia desenvencilhar de outro castigo, este dado agora pela minha mãe que também não era pera doce e passava a vida a "acertar-me o passo"!!!
Como cedo aprendi que a melhor arma de defesa era o ataque, entrei logo a reclamar que a madre tinha sido mal educada comigo etc etc etc e talvez porque a minha mãe, com a minha atitude, fosse apanhada de surpresa ... acho até que nem tempo teve para reagir...lá me safei!!!
O meu pai coitado..só abanava a cabeça, admitindo para ele mesmo que tinha uma filha #HIPER ACTIVA# e que não ia lá com tareia!!!
E cedo aprendeu que comigo funcionava muito mais a Psicologia!Era assim que ele me levava, aliás o único que me soube entender e levar a certa até os dias de hoje!!
BELOS TEMPOS DE MENINA E MOÇA onde o cheiro da terra molhada, o nascer e por do sol são inegualáveis!
AMIGA,
É a 1ª. vez que escrevo num blog, talvez toda esta descrição nem venha a prepósito mas...foi o que se me ocorreu escrever...





# UMA AFRICANA ENDIABRADA#












30 comentários:

Pascoalita disse...

Este texto k mais parece um "testamento de rico" irá sofrer algumas alterações a nível de fotografia ... ainda está em fase de arranjo e pesquisa.

Ahlka disse...

Revejo este sentimento nostálgico em todas as pessoas que viveram em Àfrica.
Sentimento que, dizem elas, se pode ser entendido por quem lá tenha vivido.
Não vivi lá, não conheço, mas quase que consigo perceber a magia de Àfrica.

jotaeme disse...

Eu conheci Angola (1972-1974) , na guerra colonial, mas para mim foram 27 meses gratificantes e que ajudaram a moldar(e de que maneira!) a minha vida ao longo destes anos! Terra bonita, Angola que tive o privilégio de conhecer de Norte a Sul (tb irei fazer um texto sobre esta minha expª) cativa e "agarra" qualquer pessoa que por lá passe! Por isso entendo as emoções destas memórias de uma benguelense.
Pessoas bonitas a que estou a ter acesso neste companheirismo "bloguer" e que se está a tornar uma caso sério de união!
Lindo, "no doubt"!

Anónimo disse...

Que bom ouvir isso, Mas realmente, é preciso ter vivido lá e não só na cidade ou cidades..É preciso ir ao fundo do mato, das picadas, da terra vermelha, das queimadas e do cheiro da terra quando chove, das gentes tão diferentes de raça preta ou branca, havia amor e amizade entre todos e como a maioria que vivia no mato, precisavam uns dos outros, nem sempre se podia ir à cidade, mas o que fosse, ia dar a volta pelos vizinhos a perguntar e a apontar o que precisavam , fosse remédios tecidos coisas que lá não havia, o certo é que se ajudavam mutuamente....enfim como hei-de dizer, tomavam conta uns dos outros..Aqui bastou à minha mãe vir para cá, tem uma linda casinha e uma vizinha que morava em frente a ela, em vida do meu pai, a vizinha levava sempre a minha mãe à feira.. ela conduzia o carrito dela (a vizinha) depois do meu pai falecer, a minha mãe claro, mal das pernas mas ainda apanhava o autocarro para a feira...a dita vizinha, esperava que a minha mãe apanhasse o autocarro (era em frente a casa dela) e a minha mãe depois via-a entrar para o carro dela e ia para a mesma feira que a minha mãe!!!!!!!!Ora a minha mãe viuva há pouco e doente!!!!Pois que rica vizinha!!!!!e bem dizia ela..que saudade das gentes de Luanda onde todos nos valiamos uns aos outros!!!Por essas e por muitas digo..é preciso viver lá passar lá uns anos, para dizer e exclamar..bendita terra e benditas gentes (claro que também ha gente péssima em todo o lado..mas ali parece que o sol nos derrete a maldade e nos fortalece o amor entre todos!!!!!!! Pois tenhos audades sim daquela coisa chamada África...bolinha..

Pascoalita disse...

Laurita, entendo que sejam mundos e modos de viver diferentes, mas África dificilmente volta a ser o que foi e eu que conheço Portugal antes e depois, garanto-te que também por aqui houve mtas mudanças em termos de modo de viver ... as pessoas tb mudaram e não foi pouco! a má gestão ou descolonização não afectou apenas quem lá vivia: uns de uma forma, outros de outra, todos foram afectados.
O que é triste é vermos que ninguém ficou a ganhar, mesmo os negros que se queixavam de ser explorados pelos brancos portugueses, têm agora de se subjugar a outros SENHORES!! e como diz o ditado: "atrás de mim virá ..."

Pascoalita disse...

Mana Africana e mana Laurita (estas pq têm mto a dizer e já agora tb o nino Jorge "africano de coração") gostam da nova decoração deste tema? andei a pesquisar fotos locais pra juntar ao texto da minha AMIGA.

Pascoalita disse...

Nina Africana, a minha intenção ao inserir a última foto, é transmitir aquela ideia de "comunhão com o mar" de que falas tanto e traduz a "ligação" e deixa a ideia de alguém incompleto, entendes? ... se acharem k não se encaixa bem, retiro-a. 1 beijo a todos
P.S. vou continuar a falar de nós, tá? estejam atentos pq o próximo tema será ainda mais cativante eheheheh

Anónimo disse...

Nina. Deixe que lhe diga!!! Este texto é o que merece a primeira página do jornal!!!!!!!!! Tá dito, tanto as fotos como a foto da africana endiabrada, que eu conheço d elá ahhhhh honra lhe seja feita, ela enquadra-se aqui em Portugal, ali em áfrica e em qualquer lugar do mundo, a sua africana endiabrada, é um ser que podemos considerar...UNIVERSAL...e mais nem digo, senão lá vem outro jornal. Em poucas palavras disse tudo!!!!A apresentação está excelente, eu nem seria capaz de tanto, nem sei pôr fotos assim, mas estou limitada em muita coisa e nem aprendi tudo..Tá 5 estrelas como quem diz!!!!!
Portanto a dona Pascoalita parece que seguiu a carreira errada e está a aturar mastrodontes, porque quer!!!!Bora lá para a revista mais cool de Portugal!!!!Bolita..

Pascoalita disse...

Lauritaaaaaaaa ...doidaaaaaaaaaaa a única coisa k sei fazer bem é o meu trabalho e desafio quem quer k seja a fazê-lo melhor! isto é o meu "escape" k me dá um gozo danado.Adoro conviver e este meio é tão bom como outro quqlauer :-o)

Anónimo disse...

Atão começe já um jornaleco da sua emrpesa e conte os factos e coisas e loisas que se passam lá..teriamos muito que ler e bem descrito ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh continuo a dizer que está no emprego errado e mais nada..bola..

Ahlka disse...

Estás muito caladita Pascoalita :(
:)*

Pascoalita disse...

Ahla, a semanita de férias acabou há buééééé eheh
Tou assim como quem ... "não chega pras encomendas" sabes? eheheh
Ontem à noite ainda rabisquei qq coisa, não aquelas ideias k exigem algum tempo e calma, mas acabei por nem isso deixar aqui.
Vamos ver mais logo

Anónimo disse...

Pois é quem tem tempo aparece (como eu que ando aqui várias vezes ao dia a ver se há comentários!!) e gosto do que prá qui vai..jinhos e mecha-se dona pascoalita que os leitores querem alimento..bola..

Pascoalita disse...

Puxaaaa não tenho "papa" pra esta comilona ahahahah

Pascoalita disse...

Laurita, se gostaste deste texto sobre a "vossa" África, prepara-te para o k tenciono aqui colocar um dia destes eheheh
Não sei é onde vou arranjar tempo para o efeito ... a minha colega africana vai de férias pra semana e só em casa, à noite, tentarei escrever. 1 beijo

Anónimo disse...

a dona Pascoalita sabe sempre o que escrever, e lá porque a sua colega africana vai de férias o que tem a ver???Não é ela que vai escrever as suas tiradas de África..Olhe que as as Áfricas só podem ser relatadas por quem lá viveu, que já lhe disse que só quem pisou terra sagrada vermelha, e andou por lá descalço, nadou com os jacarés, viu jibóias de fujida..esteve pertinho de leões, eu e um leãozão do caraças estivemos apenas separados por um vidro de uma carrinha..ele deitado e de cabeça recostada no vidro e eu sentada a olhar para o outro lado..imaginem quando olhei calmamente e senti a carrinha a abanar e ele todo descontraído sabia que eu estava ali, mas nem me quiz assustar!!!!fazem ideia do que disse de cara amarela de susto???Pois nem digo..os meus amigos é que ficaram de morrer a rir com a minha expressão..bolinha..

Pascoalita disse...

Xiiiiiiiii só agora reparei k estiveste a um passo de ser "papada" por um Leão? minha nossa! obrigada leão por me deixares conhecer a bolinha eheheh

Pascoalita disse...

Bolinha, já viste ali ao fundo deste post a nossa miga "africana" com de salto alto e o "aquele" inseparável chapéu? não tá ali bem retratada? num sou danadinha?

Anónimo disse...

Está muito bem retratada, ela adora saltos e mais não anda com eles porqie tem que andar muito a pé.s.enão..e adora chapéus e mar..portanto tá aí a nossa africana endiabrada. bolinha..

Anónimo disse...

Olá africana :)).

A conselho da pascoalita vim ler este teu tema. O que dizer dele? Está lá tudo o que Angola nos deu. As paisagens, a vivência, os "estragos" que fazíamos nos mamoeiros, nas goiabeiras e nos coqueiros que não havia coco que resistisse a uma boa pedra afiada e zás era só bater nela para retirar a casca e depois partir o coco sem em antes abrir os dois orifícios e beber aquela água.

O que dizer do cheiro da terra vermelha molhada, das judiarias que se fazíam nas salas de aula, o meu professor (padre) de Religião e Moral que o diga, das tuas traquinices (e eras uma rapariga calma, olha se não o fosses o que farias!!!) :)), do pôr-do-sol, da mandioqueira onde te penduravas, das aflições, das arrelias e do sorriso do teu pai.

O que dizer mais se no teu texto está tudo aquilo que ainda hoje permanece, o amor por Angola onde crescemos. Tu em Benguela (que não conheci) eu em Luanda mas seja num lado ou no outro aquela terra continua dentro de nós para todo o sempre. Aiué Mangulé.

Para ti

Bonga

(clica no Bonga)

Tudo de bom

Pascoalita disse...

Amigo Marius70! as tuas palavras comoveram-me e não tive o privilégio de conhecer África.
A minha amiga "africana" tem estado de férias e a braços com encargos familiares k só msm uma "mulher de sangue africano" consegue enfrentar mantendo-se firme e vigorosa.
Dá uma vista de olhos à 1ª foto deste post ... tenta reportar-te aos anos 70 e ... aí tens a nossa "africana calminha". quem sabe não te cruzaste com esta carinha laroca! eheh
Ela volta amanhã e vai gostar de te ler. Obrigada, Amigão. 1 beijo

Anónimo disse...

POIS É AMIGO MÁRIO...AFRICA FOI O PALCO DA VIDA DE MUITOS QUE COMO A NÓS TEVE O CONDÃO DE NOS TORNAR NOSTÁLGICOS...LAMEXAS ATÉ!
APRENDEMOS A AMÁ-LA E A CHORÁ-LA COMO A UM ENTE QUERIDO E JAMAIS A ESQUECEMOS!ENTRENHOU-SE NAS NOSSAS VEIAS E DA TERRA TROUXEMOS A FORÇA, A VONTADE DE GUERREAR A VIDA,DO SOL A ALEGRIA DE VIVER QUE NOS AQUECE ATÉ NAS HORAS MAIS FRIAS DA VIDA NEGANDO-NOS A DESISTIR, DO MAR, O REVOLTO DA NOSSA GARRA,QUE NOS LEVA A ENFRENTAR AS INTEMPÉRIES MAIS DURAS POR QUE PASSAMOS. CORRE-NOS PELO SANGUE E SÓ DESAPARECERÁ QUANDO DERMOS O ÚLTIMO SUSPIRO!
SÓ UM AFRICANO PARA ENTENDER TUDO ISTO!
AFRICANA

Anónimo disse...

eu sou Brasileira me chamo Isabella e moro em petrolina pernambuco. gostaria que vc colocasse mais fotos detalhadas da cidade de benguela.

Anónimo disse...

gostei muito das fotos . se por fotos a cidade e bonita ja posso imaginar como seria conhecer a cidade bem de perto . tambem quero perguntar se as fotos colocadas no site são da cidade depois da guerra

Laura disse...

Olá anónima do Brasil, as fotos são antes da guerra, já que agora tudo está muito mudado e destruido. As pessoas fugiram das matas para a cidade e as cidades estão a abarrotar de gente, Benguela era linda, agora não sabemos como está, apenas nos dizem que jamais voltará a ser o que foi.
beijinhos a vc no seu Brasil e felicidades.
Eu vivi lá perto, e andei por lá, mas já foi há 34 anos que viemos embora de lá. beijos..

Anónimo disse...

oi Laura recebi sua mensagem muito obrigada por me enviar, pois eu tenho familiares morando em Benguela , talvez irei morar lá por isso gostaria de conhecer melhor, não encontrei nenhuma foto que me mostrasse o presente, pois me disseram a mesma coisa que vc me escreveu, vou continuar procurando. Um abraço!

Pascoalita disse...

Olá, Isabella,

Em conversa com a nina africana, soube que ela possui algumnas fotos da actual Benguela, que te poderei enviar se quiseres colocar aqui um endereço para o efeito.

Ainda segundo informação da mesma fonte, Benguela é talvez a cidade angolana onde se nota menos destruição, apresentando apenas a degradação resultante de 3 décadas de total abandono e ausência de conservação.

Laura disse...

Isabela, temos um amigo em comum nós 3, eu a pascoalita e a nina africana, ele é seu patricio, e ainda ontem me escreveu a dizer que viu uma reportagem na tv onde mostrava os efeitos da guerra em Angola, que está tudo uma miséria e muito destruido, mas,s e seus familiares estão lá, eles podem dizer com segurança.
Era uma terra linda e ainda é, mas, destruir e envelhecer sem ser de novo arranjado, mete dó...
Repare numa coisa, tenho uma amiga que mora lá em Luanda, as filhas vivem aqui em Portugal, nasceram lá as duas, foram lá de férias há um ano, e so lhes deram um mês de permanência no pais..ela insistiu junto das autoridades que nãoe ra justo era natural de lá e a mãe queria t~e-la junto dela, mas nada, teve de se vir embora...
tenho um amigo, jovem da idade dos meus filhos, já foi para lá 8Nova Lisboa, quee stá tudo a ser reconstruido etc etc) fica lá um mês e vem-se embora, volta d enovo com novo permite de trabalho, passado um mês vem embora de novo, já é a 3 vez seguida que ele vai e gasta mais de750 euros na viagem de avião...de momento está aqui, é mecânico dono d uma oficina aqui ond moro, mas a vida não dá e está tudo a ficar sem dinheiro e assim, vão para fora, mas ali que se ganha bem, mas as casas e hoteis custam muito muito caro...Enfim, vá pelos eguro. Eu amo aquela terra fui criada lá e a africana também, mas agora!...
Beijinho a vc da laura blog www.resteadesol.blogspot.com

Anónimo disse...

A ti maninha faço aqui a minha "HOMENAGEM", pelo amor e saudade que tens da n/terra e por tudo o que lá vivêmos juntas. Foi escrito em Paris em 1980, quando a dor da solidão e da perda era presente. A ti dedico com todo o meu carinho.

Praia Morena

Olhando uma fotografia
Que relata o passado
Eu choro, eu fico fria
Por tanto te ter amado.

Praia Morena na tua areia
Muitas vezes me deitei
Tua água uma sereia
Onde sempre mergulhei.

Tuas águas calmas e serenas
Vinham a areia molhar
Mas nos dias de calemas
Tudo querias revirar.

E as acácias rubras e palmeiras
Com o seu cheiro e cor
Olhavam-te de que maneira
Querendo acalmar a tua dor.

E o pôr-de-sol vinha apaziguar
As tuas águas cintilantes
Raios de luz a brilhar
Chamando para ele os amantes.

Um beijito desta tua irmã (falsa..... mas verdadeira na amizade).

MILA disse...

tua história confunde se com a minha. Inclusive com mãe severa e pai brando...
Estou escrevendo aos poucos, nunca chego ao fim
adorei seu texto
bj
Mila