sábado, junho 24, 2006

A Página Branca

Horas a fio olho p'ra ela,
para aquela página branca
em que ainda não escrevi nada ...
Falta-me coragem para manchar
a sua brancura imaculada!
Falta-me coragem para sujá-la
de tinta escura ...
sulcá-la de negro ...
Traçá-la ... Começar ...
Mas um conto de fadas escreverei ...
Falarei dum pagem,
tentarei uma experiência inocente ...
(e já uma doce imagem
acode à minha mente ...)
Ou talvez tente
contar a história
de "Branca Plácido" - a menina triste
que ainda existe
na minha memória!
E debruço-me sobre ela ...
E a página branca
(que é a minha alma)
diz-me baixinho:
"Deixa-me assim, não escrevas nada ..."
E eu olhando sua brancura imaculada,
fico pensando, não escrevo nada!

Lina Portela (páginas Brancas)

12 comentários:

Anónimo disse...

dona pascoalita tou na net na quer entrar agora?? os versos são lindos, tou a afalar com a neide..quer entreter-se um tico?

Anónimo disse...

sigo o pensamento da outra e teu,
escrevo pouco ou não escrevo nada
que a brancura das folhas,
deixa minha vista entravada

Já está um versito de meia tigela, mas é um verso ahhhhhhh .bolita

Pascoalita disse...

Um verso por sinal bem bonito :-o) fica aqui registado para qdo te der na bolha continuares eheheheh

Pascoalita disse...

e lá fui eu a correr, respondendo ao chamado da minha "Bolinha" k tava falendo com a sua filhota k tá algures no estrangeiro.
Apenas por 2 minutos, pois os candidatos a este PC não largam a porta eheheheh

Pascoalita disse...

estes POEMAS tocam-me mto fundo! Para além da profundeza do k encerram e k qq leitor sentirá, comportam ainda a carga emocional k me ligam à autora!
Leio-a e sinto-me reportada aos anos 70 qdo nos juntávamos de férias em Sesimbra! Lembro-me sobretudo dum mês inteirinho passado com ela e os pais na Fuseta. Qtas saudades! :-o(

Pascoalita disse...

Naveguei, pesquisei, digitei o nome dela e .... NADA! será possível que não tenha continuado a escrever? ... a editar?
Eu continuarei a divulgar os seus POEMAS, tenho feito uma "escolha" de acordo com o k cada um me transmite, mas cada um deles é melhor que o outro e o Mundo precisa conhecê-los.
É uma forma de homenageá-la também.

Anónimo disse...

Claro dona Pascioalita, cada um me vai parecendo melhor que o outro..é bem provável que a dita senhora já não pertença ao mundo dos vivos, e de qualquer maneira,s ei que continuará a escrever poesias lindas e a enviá-las para cá, através do pensamento..Quem sabe foi ela que me deu o rascunho do que escrevi quando disseste para por as minhas escritas mais pequenas e o resto é dela...saiu engraçadinho..Muito lindo, manda manda que eu adoro poesias tristinhas, pois ser poeta é tristeza na alma...e ela nem devia ser feliz ou amada como devia, ams iso é a nossa (de quase todas) sina....jinhos da bolita..

Ahlka disse...

Este é o meu preferido....O branco diz tanto, estou-me a contradizer, já que entendo que o silêncio não é belo.
Mas talvez o branco não seja simplesmente silêncio.....

Pascoalita disse...

Ahlka, e por que será que eu adivinhei k este seria o teu preferido?
Talvez seja isso ... o branco pode dizer imenso! o silêncio não terá nada de belo, mas naqueles momentos em k se torna desejável assume a beleza das coisas inatingíveis. Logo, a beleza está em nós, não será? somos nós que a conferimos a tudo eheheh

Anónimo disse...

Eu como surda..não posso referir-me ao silêncio, da mesma maneira que vós!!!!!!!!!!! Vivo no silêncio desde os 6 anos, e se querem a verdade!!!!!!!! Tenho pena dos que não conseguem ficar em silêncio..Posso pensar quando vós tendes que ouvir seja lá o que for nesse momento..fico com meus pensamentos enquanto vós ouvis o ruido dos carros da rua das maquinetas das vizinhas os bebes que choram, os cães que ladram os carros que buzinam, e eu , incrivel, continuo em silêncio, mas a maior parte das vezes..feliz por ser assim..importa-me lá o barulho que todos juntos fazem?????mas que doideira!!!!!!Mas cá em segredo no cantinho dos vossos ouvidos!!!!!!!!!!! Sim, por vezes acho que era preferivel estar cheia de ouvir barulhos como vós, mas, mas..poder ouvir as musicas lindas o marulhar do mar, o pipilar dos passarinhos, uma canção de amor, isso sim, uma musica de haendel, ou o Carlos Gardel no Tango, o famoso memso depois de morto..Mozart bethoven, chopin e tantos outros, ho quanto não dava, mesmo para ouvir a musica Pimba!!!!!!!! mesmo sem prestar ahhhhhhhhhhh, mas desculpem lá e deixem-se de dizer que o silêncio é lindo..para nós os surdos..só por vezes é...bolita..

Pascoalita disse...

Voltei a este POEMA (e nunca acharei demais!) só para vos dizer k não me esqueci do k disse acerca de saber notícias da minha saudosa Amiga Lina portela.
Hoje foi o almoço mensal com um grupo de ex-colegas e abordei o assunto com uma colega minha, cuja mãe é amiga dum familiar. Ficou de averiguar e me dizer :-o)

Anónimo disse...

Poças que já mee stou a ver a levar uma rosa à senhora por escrever coisas tão lindas..bola..