sábado, junho 24, 2006

Momento de poesia


Minha pobre Alma, coitada!


Fi-la menina amimada,
minha pobre alma, coitada!

E cingi em branco véu
sua doce virgindade ...

Nunca a deixei à vontade
ainda não se corrempeu.

- Criei-a d'olhos fechados,
dá-me trabalhos dobrados!


Esta al
ma que é a causa
de não viver sossegada,
que não me dá uma pausa

e me faz andar parada ...

- Teria sido melhor

mostrar-lhe o lado pior ...

Mostrar-lhe a verdade crua,
não a trazer recatada ...
Mandá-la brincar p'rà rua,

não ser menina educada ...
- É jovem, já está cansada:
cansou-se a não fazer nada ...

Esta criança a brincar
quer correr por aí fora ...
Fechei-lhe os olhos ... e agora
atrás não posso voltar ...

Fi-la menina amimada,
minha pobre alma, coitada!


Do Livro "Páginas Brancas"
Poemas de Lina Portela

11 comentários:

Anónimo disse...

Nem sequer conheço essa Lina Portela e escrfeve muito bem, nem sei se ainda cá anda se já tá do outro lado, mas que coisas lindas e sofridinhas....jinhos da bolinha

Pascoalita disse...

Tens razão, Laura! e tive o privilégio de, apesar dos meus 15 anitos, ter sido algumas vezes sua confidente, daí conhecedora da razão deste seu sofrer.
Mas nem só de tristezas vive um ser humano e Lina Portela não era de todo infeliz.

Pascoalita disse...

Laurita, tb não sei se Lina Portela ainda está entre nós. Não consigo lembrar-me em que ano nasceu, mas suponho que esteja a fazer 80 anos!
Visitei-a na sua habitação em Lisboa, algumas vezes, após o pai falecer.
Um dia destes tentarei uma aproximação.

Anónimo disse...

Versos tristes são sempre sinónimo de sofrimento, e sempre ou quase sempre..de falta de amor correspondido, mas nesta vida quem tem o amor da sua vida????Quem é que é sempre feliz????
Parece que na nostalgia e no sofrimento, é que se encontra a verdadeira comunhão com o Mais Alto
.
Pois, quem sabe
lá na eternidade
é que temos maturidade
para entender a saudade

jinhos da bolinha

Pascoalita disse...

Quem sabe! fica combinado que a 1ª de nós que pisar solo do ALÉM manda recado eheheheheh
Mas tu já tens mta poesia dentro de ti, por lá só se te refinares eheheh

Pascoalita disse...

Laurita, de repente deu-me uma enorme saudade da Lina Portela. Vou msm tentar saber se ainda está entre nós.
Perdi o nº de telefone de casa k era "confidencial" mas sei a morada e posso deslocar-me até lá. Jeito pra investigadora eu tenho, não achas?

Anónimo disse...

POESIA DENTRO DE MIM, MAS PARA MIM AHHHHH QUE RARAMENTTE A ESCREVO, E QUANDO SAI ATÉ É PARA VÓS MEU GRUPO DA NET DE TODOS OS DIAS..QUE ME AJUDAM A PASSAR O TEMPO E A SAUDADE..DE QUEM ESTÁ FORA..
FAZES BEM EM PROCURAR A DITA SENHORA, AMS ACREDITO QUE JÁ MORREU DE SAUDADE DE QUEM AMOU E OU ERA UM AMOR PROIBIDO..(MAS QUE MANIA DOS PAIS PROIBIREM NAMORICOS ÁS FILHAS NOS TEMPOS DE ANTANHO..) ERA CÁ CADA PAI DO QUERO POSSO E MANDO. Isso ja nem se usa..mas que os há, há sims enhora, tolas são as filhas em fazerem caso do que eles dizem..devia ser sempre e sempre por amor e mais nada, ams umas vão atras de dinheiros e depois de nada lhes serve, outras de gloria e lá se vai a gloria que é efémera, outras é apenas paixão, que passando fica tudo a zero, e poucos se casam por amor....e quando não temos o amor que queremos!!pois sofremos toda a vida até à tumba!!!!Outros são amis finos(como nós!!!) e tentamos amar a todos distribuimos amor por todos, e assim já somos felizes..que o tão badalado amor amor doc araças, esse pa mim..nem existe ahhhhhhhh..e ós pois sai poesia linda.....bolita..

Pascoalita disse...

Laurita, efémero é quase tudo hoje em dia!
Hoje lá retomei o trabalho, após uma semantia de vacances eheheh (deste mto pela minha falta aqqui?)

Anónimo disse...

claro, aqui e nos mails, mas não te vendo nos mails corria para aqui ...ai querias vacances sempre holidays todos os meses????bola..

Pascoalita disse...

Não, Laurita, até já tava fdartinha de tar em casa! mas os 2 últimos dias foram esgotantes em termos de desgaste tanto físico como psiquico e olha k tu nem estás a par de como aquela minha situação evoluiu ... nem te contei os últimos acontecimentos para não te incomodar. Amanhã escrevo-te um mail, tá? Ver se chego bem cedinho. E tb preciso escrever à Nina Ahlka. Caramba! não chego prás encomendas... acho k vou mandar "clonar-me" uma raridade destas num pode ser una, não achas? eheheheheh

Anónimo disse...

Ora ai está..uma raridade dessas tem memso que se clonar, tirando uns pontinhos e umas virgulazinhas ahhhh davas um excelente clone ahhhhh bola..