sexta-feira, junho 23, 2006

Noite de S. João no Porto




S.João tripeiro é uma grande manifestação de massas, eminentemente festiva, de puro cariz popular e que dura toda uma noite, com uma cidade inteira na rua, em alegre e fraterno convívio colectivo.


Nas ruas os foliões passeiam o alho-porro, os martelos de plástico, compram manjerico e comem sardinha assada, aliás, é com uma boa sardinhada e um bom caldo verde que começa a farra! Fazer subir balões confeccionados com papéis de várias cores que passeiam no ar como sóis iluminados sob o impulso do fumo e o calor de uma chama que consome uma mecha de petróleo ou resina. É este cheiro a gente, a manjerico e erva


cidreira, é esta poesia popular impregnada do espírito folião do povo que enche Junho no Porto e se expande do coração da gente, sobe ao ar como um fogo de artifício que ilumina a noitada.


Tudo começa na Ribeira, mas depois do Fogo de Artifício, todos os anos à meia-noite em ponto, a festa espalha-se pelos quatro cantos da cidade e só termina ao nascer do sol.



Nas ruas mais centrais que, nessa noite, até ao nascer do sol, registam invulgares enchentes de povo, aparecem à venda as ervas santas e plantas aromáticas com evidente predominância do manjerico, a planta símbolo por excelência desta festa;


o alho-porro, os cravos e a erva-cidreira. E para espantar o cansaço vai-se parando nos bailaricos de bairro, salta-se a fogueira e pára-se nas tasquinhas que se espalham pela cidade!



A festa de São João dá inicio às festas do Verão, daí as fogueiras e todas as "loucuras" da noite deste santo popular.






(excerto de texto do Porto XXI)

6 comentários:

Anónimo disse...

Eu vi o S. João do Porto na Tv, eia que grande foguetório, e ainda dizem que na teem dinheiro..Pois é continuem..bolinha

Pascoalita disse...

Aqui comemora-se o Sto António k por sinal é meu padrinho de batismo, mas já me habtituei a ver os festejos na tv ... nunca saio de casa :-o(

Pascoalita disse...

Laurita, tb penso k o fogo de artifício é um desperdício de dinheiro além de que nos últimos anos tem sido causa de alguns dos incêndios e suponho que até está proibído no verão, mas há o outro lado ... os postos de trabalho de quem há mtos anos faz daquele o seu meio de substistência!

Pascoalita disse...

Como sabes, de há uns anos a esta parte moro numa aldeia nos arredores de Lisboa e aqui mantem-se a tradição das antigas festas de aldeia em honra dos santos padroeiros locais.
Sempre que me vêm pedir para contribuir, protexto e digo a quem anda a recolher os fundos que daria de melhor vontade se fosse para outro fim, como por exemplo para ajudar os idosos a ter uma melhor velhice ou para outros benefícios da aldeia. Claro k acabo sempre por dar o meu pequenito contributo :-o)

Anónimo disse...

Por falar em dinheiros dos fogos..o sogro d eum primo meu que é de fora do País, da silhas, tem uma reforma de 1000 euros..e tem uma oficina de fogo de artificio..pois tira mais de 4 mil euros limpinhos por mês da oficina e que bem que vivem numa casa à beira mar, tem uma spoucas os filhso todos bem e levam uma vida de festas e veem cá muitas vezes por ano..pudera a pirotecnia dá dinheirirealmente o foguetório é lindo de se ver, logo parece que ha de novo fogo preso no estádio que fica a 3 minutos de carro daqui nem tanto..e eu vou com o shakita +ara a janela para que ele não uive assustado e seguro no pescoço dele para que não uive tadinho..mas é lindo o fogo, adorava que pudesses estar comigo à janela a ver..bola..

Anónimo disse...

Por que nao:)