sábado, novembro 11, 2006

A lenda de S. Martinho e o Mendigo




Antes de baptizado e convertido ao Cristianismo, S. Martinho foi na mocidade soldado daslegiões do Imperador Juliano. Certo dia, sob o vendaval e a neve, equipado e armado, montado a cavalo, S. Martinho viu um mendigo semi-nu, tiritando de frio, estendendo para ele a sua pobre mão ossuda e congelada.

O Santo parou o cavalo, tomou com caridade a mão desse abandonado e, em seguida, tomou da espada, cortou pelo meio a sua capa de agasalho, deu metade dela a esse miserável peregrino e, envolto na outra metade, sacudiu a rédea e prosseguiu através da tormenta, do vento e da neve.

Subitamente, porém, no caminho do soldado, a tempestade desfez-se, amainou o tufão e a geada, o céu descobriu instantaneamente, como por encanto, a sua profundi-dade límpida e azul, e um sol acariciante e resplandecente inundou a terra de alegria e vestiu de luz e calor esse cavaleiro caridoso.

Deus, reconhecido, para que não se apagasse da memória dos homens a notícia deste acto de bondade, praticado por um dos seus eleitos, dispôs que em cada ano, na mesma época em que S. Martinho se desfez da metade da capa, por alguns dias se interrompesse o Inverno, cessasse o frio, sorrisse o céu e a terra, e um calor saudasse a natureza, sempre insensível à vontade dos homens, em memória daquele que, em certo dia, humilde soldado, trotando a sós por um caminho, desafiou e venceu a fúria insuperável dos elementos.

9 comentários:

Anónimo disse...

E que belo dia de São Martinho fez hoje!!!

Anónimo disse...

Nem sabia da lenda, mas foi o que foi ontem..Um dia lindo e agora hei-de reparar toso os anos se o dia fica lindo!!!! Muito bonito.

Pascoalita disse...

É verdade, tiazinha! já reparei mtas vezes eheheh
mas este ano o "verão de S. Martinho" não se ficou só plo dia de ontem. Hoje aqui está um sol bem risonho :-o)

Anónimo disse...

Opss...Vinha eu lançada da Adega, com a jeropiga na mão para o magusto lá de cima e nem deu tempo de mudar de roupa ;)

Ahlka disse...

Credo que a jeropiga já me deu volta à cabeça.... :)))

Pascoalita disse...

Ahlka, não deu tempo de mudares de roupa? pois, pois, disfarça. como se não se notasse o efeito da jeropiga :-)
Sabes, fala a voz da experiência. Acontece-se o mesmo vezes demais.

Anónimo disse...

Alka eu na tenho lareira e asso no fogão, ficam boas e depende ou assam demais ou de menos...

Pascoalita disse...

Ah! esqueci de dizer, sabem o que me pediram os 2 "corujos" lá dos Olivais??? para além duma máquina de lavar loiça, k traria a seguir um secador de roupa, etc., qdo em conversa falei nas castanhas, o meu "filhote emprestado" perguntou se não tinha uma "cloche" eheheheh
Tão giro, para quem dizia que não era preciso nada, um colhão no chão era suficiente ...
ahahahahahah

Anónimo disse...

Péra aí.....cloche??que é isso??mana explica!!!!