domingo, novembro 12, 2006

Fim de tarde ... "verão de S. Martinho"





Aproveitando o radioso "sol de verão" com que o S. Martinho nos presenteou hoje, depois de almoço estendi-me ao comprido na espreguiçadeira que já faz parte da decoração da varanda do R/C e onde o meu aposentado que virou "hortelão" se recosta, cumprindo diariamente a sua sesta pós almoço.

O cenário era digno de registo ... a minha cadelita "Nikita" saltou-me pro regaço, a minha gata "negrita" estendeu-se ao comprido, aos meus pés, saboreando também o sol, enquanto os seus três filhotes praticavam salto não muito longe dali, parecendo competir entre si na caça às moscas que voavam por perto.

Quis registar o momento, mas em resposta ao meu pedido de ajuda, o meu "hortelão" respondeu que não era fotógrafo e mal eu deixei a cadeira para ir buscar o tm, todo o cenário se alterou ... os protagonistas seguiram-me os passos eheheheh

Aproveitei então para tirar uma foto a um dos 2 canteiros de "estrelícias" que ladeiam a entrada. Quando há cerca de 8 anos as plantámos, eram apenas 4 folhitas perdidas no meio dum espaço enorme de terra. Hei-las agora !!!

19 comentários:

Anónimo disse...

ahhh nina pascoalita eu conheço a sua casinha, as suas flores as galinhas os patos os gatos a cadelinha nikita e tudo o resto, até o seu hortelão!!!!Pois podia ter chegado a foto para lá e apanhava-o para vermos o ressonar dele ali ao sol naquele quentinho!!!! estão lindas as estrelicias ou lá como se chamam..

Pascoalita disse...

Laurita, hoje ocupei-lhe a cadeira! a soneca dele foi sob tecto frente à tv eheheh

Tirei tb algumas fotos da minha janela das traseiras. Onde há uns 10 anos atrás se via uma paisagem constituída por arbustos e matagal, avista-se agora um enorme casario e uma estrada (a continuação da auto-estrada) ... é o progresso!

Pascoalita disse...

laurita, lembras-te da casa vizinha? a última vez que cá estiveste ainda não tinha sofrido obras. está agora toda remodelada e podes vê-la, pintada de branco, ao lado da minha cor de salmão (um salmão k está a ficar amarelo a minha cor preferida eheheheh)

Laura disse...

Atão daqui a nada enfias-te nessa auto-estrada e vens cá dar mais rápido ainda e nem tens que ir a Lisboa..Xi que bom....

Laura disse...

Pascoalita o titulo tem verão de Sal marinho já que s não dá c marinho, Ora o marinho é o sal..A não s r que conheças algum marujo com esse nome!!!!

Pascoalita disse...

Pronto, stôra!!! vou já corrigir:
"martinho, martinho, martinho, martinho, martinho, martinho"
Chega??? posso ir pró recreio? posso???

Anónimo disse...

...uhm! gosto dessas flores e dessa ar fresco dessa varandinha! que rica soneca!

Pascoalita disse...

olá empregadita! lembras-te de eu contar k levava florinhas do meu quintal pras minhas colegas? nunca as corto pra mim ... prefiro vê-las no canteiro e não nas jarras, mas de vez em qdo lá levo um "bico de pato" como elas lhes chamam só para lhes provocar um sorriso.

Ahlka disse...

As estrelícias duram uma infinidade numa jarra.

Gosto de ter sempre uma flor no meu quarto...transmite paz
Corta lá uma para ti de vez em quanto e vais ver como também são belas num quarto (basta uma):)

Anónimo disse...

Xi, quando vou à minha mãe na primavera, as flores são tantas e ela tem smepre em jarras (tem uma casa) e quer por força que eu vá apanhar para mim, ele é botões de rosa, cravos, amores perfeitos, ervilhas de cheiro (as ervilhas adoro mesmo o cheiro e a côr) lirios enfim um nunca acabar de flores, recuso-me, prefiro vê-las ali, duram mais e nem deixam aquele cheirete nas jarras de àgua podre!!!E chegando a casa, se as levar..daqui a nada saem atchins aos montes e a minha alergia começa!!depois arrependo-me de as trazer!!!Que ficam lindas ficam sempre, ams na terra duram mais. Jinhos....

Pascoalita disse...

Eu sei do k falas, Ahlka :-) e as estrelícias são apropriadas pelo facto de durarem muito na jarra e tb pq não são mto tóxicas, suponho. Para além das estrelícias, as dálias tb costumam durar imenso tempo. Mas é mto raro eu retirá-las do canteiro.
Amanhã devo fazê-lo. A minha madrinha está em casa, imobilizada (fez uma cirurgia ... artroses num tornozelo). talvez vá até lá amanhã, depois do trabalho, e leve um ramito delas :-)

Pascoalita disse...

Laurita, tb gosto das ervilhas de cheiro, mas a maioria das flores actuais quase não têm cheiro. Lembras-te daquelas violetas k cresciam livremente nos quintais??? Das k vou tendo por aqui, apenas os jacintos e as frésias exalam perfume.

Anónimo disse...

Já disse uma vêiz que num sei u nome das felorzinhas todas!! Sei lá quem são os jacintos...e as frésias..xi mana, claro que conheço pela flor, mas de nome inda me falta ouvir primeiro... tens de tudo e que sortalhuda és!! e um hortelão que trata do jardim da horta dos patos e patas, das galinhas da coelhada..tens coelhos?, da nikita das gatitas e coitado dele o que arranjou com a reforma!!mas deve sentir-se melhor que ai na poçilga!!!!!

Pascoalita disse...

Eu tb já disse k acordámos k o quintal ficaria por conta do mê hortelão, enqto os canteiros e potes seriam tratasos por mim. Mas ele vai-me dando uma ajudinha ... eu só mondo e rego as flores de vez em qdo eheheh

Anónimo disse...

Pobre e mal agradecida!!!! O homi fazi tudo e ela num rega nada num monda nada num apára nada!!ela só apanha felorinhas pa lebar pás amigas dela e inda diz que ele dá uma ajuda..brada aos céus pascoalita!!!

Pascoalita disse...

eheheheh nina, mim nã poder dizer mto bem do mê homem! se não inda mo cobiçam eheheh não é uma boa táctica?
bem ... nem imaginas o trabalhão k me deu, há mais de 30 anos atrás, e qto petróleo gastei na candeia a procurá-lo eheheh

Anónimo disse...

Já tás cumó meu que diz que me encontrou de noite!!!!!

Pascoalita disse...

Nina laurita, eu dise k andei de candeia à procura dele, mas omiti que a "candeia ia apagada" ... logo, foi às escuras e apalpadelas eheheh

Laura disse...

Claro que se vissemos bem na altura!!Passávamos por eles sem os ver, mas, mas era mesmo o que tinha de ser..e à falta de melhor!!!!! Porque há rapazes lindos há tipos bonzinhos, mas há-os chatinhos e de maus figados e os nossos são bem temperadinhos, coitados deles e coitadas de nóóóóóíiiiissss...