domingo, novembro 26, 2006

Fim de tarde ... da minha janela





É Domingo! O sol bem quer dar o seu ar de graça, mas fica-se por aí.
Esta é a imagem mais clara que consigo obter da minha janela. Em 1º plano, no meu quintal, surgem os primeiros sinais de Outono ... as árvores estão quase despidas, os citrinos caídos no chão, as hortaliças esforçam-se por resistir e inda se mantêm verdinhas :-))

Lá longe, onde há poucos meses se via apenas pinhal, surge agora a nova estrada !!! São os sinais do progresso :-))




Na foto ao lado, as famosas "couves tronchudas" ou "penca de chaves" que a laurita certamente conhece e que costumam estar viçosas todos os anos por esta altura, constituem o "ex-libris" ... o "ai jesus" do mê hortelão, fazendo enorme sucesso na mesa da "Ceia de Natal" !!!
Este ano, excepcionalmente, estão muito raquiticas, devido ao excesso de água, tudo indicando que não se aguentarão até à data, para desconsolo do meu "praticante de aprendiz de agricultura" eheheheh





Já agora, fica também aqui a janela que me serviu de "poiso" enquanto fotrógrafa eheheheh
Cá dentro, o ambiente é acolhedor. No R/C a lareira mantem-se acesa desde manhã cedo, enqto na saleta um aquecedor serve-me de aconchego.

Desejo-vos um excelente fim de tarde de Domingo a todos !!! E já agora uma boa Semanita, curtinha, quer seja de trabalho ou lazer :-)

12 comentários:

Laura disse...

Arre que tens muito por onde espraiar as vistas pascoalita!! Até já tens um moinho em cima da casa, nem sei para que queres o tal do moinho de Amares!!! Xi que sorte a tua e que rica horta..uau mana..que bom..

Pascoalita disse...

Não te lembravas da minha "torre" eheheheheh
Pois não te digo k sou tarada por "coisas redondas" e "roliças" ??? eheheh
pois é ... torre já tenho, falta escada em caracol k os moínhos normalmente têm eheheh

Esta foi apenas um ensaio, sabes? uma torre nas traseiras aquando da ampliação e restauração do velho casebre.
Ando com vontade de aumentar a casa e a hipótese mandar construir outra torre na frente da casa não está de todo excluída ... o mal é eu começar nas coisas, ninguém me segura eheheh

Ahlka disse...

Posso dar os parabéns ao Hortelão?
Estão desde já convidados para a noite da consoada ;)

Laura disse...

Ai quem é quem é que gosta de tronchudinhas bem tenrinhas??? A minha mãe também tem, muito bonitas até agora, se a chuva continua não sei o que vai ser delas, mas aguentam decerto....

Pascoalita disse...

eheheh Olá, nina Ahlka :-)

Estas covinhas, há anos k são prato obrigatório na noite de consoada! Os padrinhos costumam jantar connosco e levam tb para o dia de Natal.
Mas este ano não sei se se irão aguentar até lá. Entretanto vamos comendo delas aos fins de semana.
Bora lá, comer as couves com batatas e bacalhau!

Pascoalita disse...

Laurita, o quintalito é o entretém do teu amigo hortelão, embora nesta altura do ano tenha pouca coisa.

Pascoalita disse...

Olá, Mary :-)
sim, o meu casebre teve direito a ficar no "boneco" eheheh
O quintal despido é a natureza a desempenhar o seu papel.
Já se acende a lareira, sim. A zona é mto humida e fria e já sabe bem. Boa semana 1 beijo

Laura disse...

Mau mau, tás a chamar casebre a quem??o teu palácio sim..tomaram muitos..e a horta claro que é o tmepo..nems emrpe se cultiva e nem sempre se colhe!!! Já lá fui de verão, e que profusão de tudo ele lá tinha, trazia tomates alfaces, cebolas pepinos para a salada, uvas pá mesa que boas, até comemos um arroz de pato de maravilha que a cozinheira tem DOM...havia maçãs do quintal,pimentos e batatas para as sardinhas do almoço..ò pascoalita as sardinhas eram da horta também????
e ovos caseiros feijão verde fresquinho, flores aos magotes, mas que rico hortelão tu tens..deixa-o falar pouco que assim vai fazendo muito ahhhhhhhh

Unknown disse...

Riqueza de imagens estas, cada vez mais um privilégio de poucos, compreendo o espírito do saborear algo que sai da ‘pouca’ arte do cultivo. Um abraço ao teu ‘hortelão’, que não conheço.

...e para ti, claro uma beijoca

PS: Odeio as lesmas que me comem as verduras!!

:)

Pascoalita disse...

Laura disse ...

"ò pascoalita as sardinhas eram da horta também????"

Lauita, o home é "hortelão", não "aquicultor" eheheheh bem, não me admirava nada se um dia destes começasse a pescar sardinhas do poço eheheh

Laura disse ...
" ... mas que rico hortelão tu tens..deixa-o falar pouco que assim vai fazendo muito ahhhhhhhh"

Nos almoços de fds de verão, só o azeite e o peixe não se "colhe do quintal" eheheh

Caladito, caladito, lá vai dando conta do recado. O mê hortelão é mto prendado! Mas, aqui pra nós, pára de lhe tecer tanto elogio, se não inda mo levam! E ospois? que será de mim sem legumes???

Pascoalita disse...

Brigada, Jotabê :-)

É mto bonito e saudável, mas tb muito trabalhoso e requer mta paciência.

Viver no campo tem vantagens mas tb algumas desvantagens.
Fugi do campo aos 14 anos. Vivi até aos 40 na cidade e um belo dia ocorreu-me refugiar-me aqui.
Depois de 12 anos, seria difícil eu habituar-me a viver de novo em "caixotes" (é assim k o meu marido chama aos apartamentos eheeh) e para o meu "hortelão" essa hipótese está absolutamente fora de questão!
É verdade k sabe mto bem ter tudo à mão ... limões, salsa, coentros, ovos, frutos, legumes, etc. mas tb nos limita em mtos aspectos, inclusivé nas saídas.
É ótimo acordarmos ao canto dos passarinhos, mas por outro lado os animais domésticos (1 cadelita e 4 gatos) põem tudo num desalinho eheheh

Laura disse...

É óptimo ouvir ou acordar com o cantar dos passarinhos!!Pois é, acho eu!!!!Eles sabem que não os ouço e nem são de cerimónias, esvoaçam logo como quem diz..:- Então o nosso pão?? deixa-te de tretas e vai buscar e parte miudinho para não ser pesado a carregar..e lá vou eu buscar..