sábado, abril 14, 2007

Quem manda ser curiosa???


A pedido do I.s.Alves, podem ler em baixo a estória verídica a que a Grilinha se referiu ontem. Mandou-a por e-mail para o nosso Grupo e para responder à pergunta que ela me dirigiu no fim, esmifrei-me toda à procura do dito "Berimbau" mas acabei por encontrar vários, de modelos e cores para todos os gostos eheheheh

A Grilinha não se referi
a este tipo de “Berimbau”, mas não sei se se lembram que na altura eu estava com problemas de falta de energia eléctrica. Esse de facto não vi, mas apalpei-o!!! Só que às escuras não foi possível tirar-lhe o retrato para qui colocar. Mas estes são bem lindos e além disso até dão música!!!

Nota:
Vou cometer uma inconfidência ... creio ser num "berimbau" idêntico aos que vêem na imagem do meio que a Laurita passa todo o dia sentada. E esta hen??? eheheheheheheh

"Berimbau:
Os dois tipos de berimbau mais vulgares são o de peito e o de boca, tendo ambos os instrumentos uma enorma capacidade rítmica, através da diversidade de sons que é possível retirar destes instrumentos.
Berimbau de Peito:
O Berimbau de peito é composto por um arco de madeira e um arame de metal em tensão no arco. A caixa de ressonância é uma cabaça vazia presa num estremo do arco.
É tocado na vertical segurando o arco com uma das mãos e segurando uma pequena pedra com o indicador e polegar fazendo pressão no arame para alterar o som.
O som também é alterado aproximando e afastando a cabaça da barriga. A outra mão percute o arame com um pequeno bambu ou pau (20cm aproximadamente) e segurando um pequeno caixixi (pequeno instrumento de percussão, normalmente preenchido com sementes).
Berimbau de Boca
O berimbau de boca tem dimensões mais reduzidas e em vez da cabaça, utiliza como caixa de ressonância a própria boca do tocador."









Estória verídica

(vivida e contada, por uma velhota operária da Tabaqueira, às mocinhas novatas e ingénuas que ali trabalhavam)

Contava a senhora que tinha casado há mais de 6 meses e ainda não tinha visto o "berimbau" (assim lhe chamava) do marido. Morava numa barraca de duas divisões (quarto e espécie-de-cozinha) separadas por uma cortina de chita, sem electricidade nem água canalizada. A casa de banho era a meio do carreiro e faziam fila com mais 20 ou 30 vizinhos do mesmo beco.
Com 20 e poucos anitos e cheia de curiosidade em ver o "berimbau" ao vivo e a cores, decidiu deixar o marido adormecer e na calada da noite pegou numa vela, levantou a roupa da cama e inclinou-se para espreitar o "berimbau". Entusiasmada com a visão, inclinou demais a vela sobre o "dito cujo" e lá caíram uns pingos de cera em cima do berimbau adormecido. Acordou o marido aos gritos que lhe deu uma tareia e só voltou a ver e sentir o berimbau algum tempo depois. O que ela recomendava às cachopas era que não se casassem sem primeiro ver o berimbau dos namorados à luz do dia eheheh"Mizé, conta lá se com a falta de energia desta noite, conseguiste ver ou não o "berimbau"
Grilinha

12 comentários:

marco disse...

bom domingo

Laura disse...

Ehhh eu de berimbau só sei aquele cadinho do filme
Aniki bebé
aniki bóbó, passarinho tótó
Berimbau cavaquinho
salomão sacristão
Eu sou policia e tu és ladrão, como não ouvia aquilo..lógico que não deve ser assim, mas é o que me lembro,

Xiça e o rais da muié foi capaz de ir de vela ver o berimbau que era dela..na o sentia?
Irra que atrasos de vida ehhhhhhhh..

Pascoalita disse...

Laurita, mas quem disse que o não conhecia, ou sentia? Ela só nunca o tinha visto eheheh

Sério, não me admira nada ... tive uma colega, angolana, casada há muitos anos e mãe de 5 filhos que nunca tinha visto o marido nu.

Esta estória veríca é semelhante a outras que conheço. Só tem graça pela ignorância e legítima curiosidade da senhora. Pena a atitude (um pouco compreensível) do infeliz ... consigo imaginar a cena ahahahah

Laura disse...

Irra que a cera da vela quima memso na igreja ehhh que farias se caisse uma gota que fosse na mão..quanto mais no berimbau ehhhhhhhhh, e foi preciso alumiar ehhhhhhh. Olha quem sabe ele mereceu a gotinha de cera..mas depois vingou-se, tadinha da muié a curiosidade levou-a a fazer asneira da grossa..

Pascoalita disse...

mas, laura, não confirmaste o meu palpite ... quem diria que aquele objecto onde passas o dia sentada era um "berimbau"
E aquilo chama-se mesmo assim, ou tem outro nome???

Laura disse...

Fogo, queres que te diga que o meu desgraçado banquinho que ainda forrei há semanas se chama berimbau?, eu bem estava a ver que tavas tola por eu ter um berimbau, e que te referias a eu estar sentada todo dia no colo do ernesto ehhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh, agora já entendi..o que me rio que até tremo toda e o Nuno veio perguntar qual é o problema, imagina que lhe digo ehhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh. jinhos mana jinhos..

Pascoalita disse...

Marco
Brigada, Lá se passou mais um Domingo :)
Uma semanita divertida
:)

Pascoalita disse...

Laurita
Claro que me referia ao "banco" que tens no quartinho de costura eheheh
Se aquilo não é um "berimbau", imita muito bem eheheheh

Ah!! a nina entendeu logo "estar sentada todo o dia ao colo do ernesto", hen?" não querias mai nada??? e depois a endiabrada sou eu ahahahahah

africana disse...

aahaahahahahha, não sei se me hei-de rir da história se do boneco que aparece no "marco", ahahaha, é que se passou uma história comigo no hospital, quando la trabalhava,numa enfermaria de homens e um dos doentes de psiquiatria me fez exatamente o que o bonequinho está fazendo!Como lhe tivesse dito.." ó homem disso vejo eu todos os dias aos montes,e não me afecta"!Ficou meio atarantado a olhar para mim,fechou o casaco e foi-se!ahahahhaah
Quanto a história...a quem se lembra ir ver do artefacto de vela e deixar pingar!!hihihii, imagino o pulo que ele deve ter dado!Só não achei graça a tareia que ela levou por isso mas sinceramente..ahahahahaaaha

L.S. Alves disse...

Tareia=Surra?

Pascoalita. To rindo que to me acamdo com essa história. Muito boa mesmo. Obrigado por dividi-la conosco.

Ai a curiosidade! Por pouco a mulher não destroi o próprio parque de diversões.

Beijos.

Pascoalita disse...

Uma surra sim, Alves
Foi a esta "estória verídica" que a minha amiga Grilinha se referiu no post anterior. E ela era uma das mocinhas que então trabalhava na Tabaqueira onde a dita senhora era operária.
A senhora casade de fresco, levou uma surra, pois eheheh

Claro que não posso concordar com qq tipo de violência, mas amigo Alves, temos de ver que o coitado teve umas atenuantes, não??? os pingos de cera quente devem te-lo feito ver estrelas ahahahahah

Bem, aqui pra nós, talvez não tenha sido uma ganda surra ... calhar pior castigo foi ela ficar privada de ver e sentir o "berimbau" durante algum tempo eheheheh

Daí que eu tenha dito ... "quem madou ela ser curiosa" ??? ehehehh

Pascoalita disse...

eheheh o nekito do Marco tá cómico ... já tive um parecido, só que este parece ter ali um pirilampo eheheh