terça-feira, abril 17, 2007

Correrias à hora de almoço


Nesta altura do ano, é frequente apanhar o autocarro que passa mesmo à porta da minha chafarica e dar um pulinho até à baixa, a maior parte das vezes sozinha, outras com a nina africana.

Geralmente petisco qualquer coisita rápido, a fim de ficar com mais tempo disponível para bisbilhotar as montras, mas por vezes não resisto a entrar numa "taskinha" cujos donos conheço há mais de 20 anos e deliciar-me com um pratinho de moelas grelhadas.
É também aqui que costumo ir almoçar com o meu amigo Serginho (o "baixinho" eheheh)


Depois duma pratada destas, ainda que apenas regada com água, quem ficaria com vontade de regressar ao trabalho??? Pois ... eu também não!!! Ficava era ali, ao sol, numa "espreguiçadeira" da esplanada "Unidos" na Praça da Figueira ... dormia uma sesta como manda a regra, e passava o resto da tarde a andar no calçadão para desgastar o almoço. Isso sim, era vidinha saudável!!!

Mas não, restaram-me apenas uns 30 minutos para subir ao 3º. andar da Polux, visita obrigatória sempre que me perco na baixa e que esta vez até constituiu o principal objecto do passeio ... fora incumbida pelo pessoal da sala, de comprar um utensílio necessário para o nosso "chá das 5" ... após o que ainda tive de dar corda aos sapatos para apanhar o autocarro de regresso a horas de cumprir, afundada em resmas de papeis, a tarde de "Sexta Feira 13".

36 comentários:

Laura disse...

Ai quem me dera ter tempo de ir assim daqui prá li e ainda andar de autocarro em lisboa e ter a sorte de papar fora e ainda ir ao calçadão ehhhh que programa para um dia normal de trabaio...
Sorte a tua pascoalita..ehhhhhh.
Beijinhos e que rico petisco no prato..

Laura disse...

Ó nina, acho que devias pensar sériemante em vir cá um fim de semana.
Deixas a tasca ordenada, carne temperada, e o teu hortelão sabe cozinhar, vinhas num dia ias passados dois e nem precisavas de ir a casa, já ficavas no trabaio.. Levava-te à nossa estátua, daquele Papa onde vamos confessar as nossas marotices, iamos ao Bom Jesus aspirar o ar e ver aquela vista maravilhosa,ficaríamos lá até ao anoitecer, para veres o lugar onde vou de verão à noite, cansada de aturar tantas coisas, e sento ali naquele lugar, e em solidão de barulhos e gritos, alongo minha vista até ao infinito e a beleza é tanta que me julgo num outro País do Oriente, porque imagino o que será para lá daquelas luzes brilhantes, lindas..
Um beijinho e começa a marcar no calendário uma cruz para o almejado dia, anda mana, eles governam-se bem sózinhos....

Pascoalita disse...

Laurita
Não sou mto de programar coisas, sabes disso.
As coisas mais arrojadas que fiz até hoje, bnoas e más, resultaram sempre de impulsos ou decisões repentinas.

L.S. Alves disse...

Eita mulher impulsiva!
.
Só uma pergunta no prato não acompanha um feijãozinho?
Tá muito bonito. Parece apetitoso, mas arroz sem feijão?
.
Um abraço e um bom dia.

Laura disse...

Pascoalita lembra-te das queixas dos amigos, não foram atrás do impulso e ora bolas, só ficaram a perder, e eu também..quantas vezes ehhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh..

Laura disse...

Ó Alves, então vc pensa que português acompanha semrpe o arroz com o feijão? quase nunca, olhe aqui, nós fazendo feijoada com carnes chouriços de várias qualidades, cozemos um arrozito branco para por ao lado dessa feijoada, não fazemos como vc que põem muitas vezes, eu gostei da vossa comida, adorei foi pé d emoleque e sei fazer..coisas boas que tem lá na sua terra.. jinhos..

Pascoalita disse...

L.S. Alves
Xiiii que saudades me deu agora dum arrozinho com feijão! Adoro mas é coisa que nunca faço pq os filhotes e a malta jovem não aprecia esse tipo de alimentação.
É curiosos que nós aqui trabalhamos sempre com a tv ligada e hoje deu um programa na tvi em que uma nutricionista fez referência à importância que as leguminosas têm na alimentação

Laura disse...

Mana ainda queres mais feijão? sabes que faz mal à barriga e que deixa os indesejáveis gases lactérios ehhhhh..quanto mais comeres pior ehhhhhhhhhhh..joquinhas..

Pascoalita disse...

xiiiiii já tava esquecida disso, laurita :)
Nunca mais te esqueceste da estória dos ditos gases lactérios eheheh

Pascoalita disse...

Alves,

Em portugal faz-me mto arroz branco, arroz de legumes, arroz a fugir pra fonte conheces? eheh) Diz-se do arroz qdo fica com molho (pode ser de tomate ou de grelos, por exemplo)

Eu sou como os putos (vês, laurita? não disse que havia uma criança cá dentro?) falaram em leguminosas e mal cheguei a casa, abri um frasco de feijão frade, piquei cebola, temperei de azeite e vinagre e foi o meu jantar.

Pascoalita disse...

Laurita, vês ali aquela cadeira vazia junto à mesa? é ali que se senta o Serginho eheheh

Acho que o vou chamar em breve para almoçarmos na msm tasquinha, pois ele diz que se sente mto solitário eheheh só tem companhia ao Domingo :)

Laura disse...

Pascoalita, ai ai ai que a cadeira ainda vai ao ar ou partir..ehhhhhhh..
Comeste a saladinha à portuguesa, se bem te fez e melhor te soube, porque não, mas ólhá vesicula mana..jinhos..

Pascoalita disse...

Bom diaaa
Jákátou! vou dar uma espiadinha por aí e já volto

Tozé Franco disse...

Ben assim vale a pena ir passear à baixa.
Um abraço.

L.S. Alves disse...

Essas diferenças da lingua ainda me matam:
.
Grelos=Clitóris
.
Putos=Paneleiros.
.
Agora imagina: Arroz com molho de grelos!

Laura disse...

Ai que já não me aguento de tanto rir, ó Alves ehhhhhhhhhhhhhhhhhhhh, puto aqui é criança pequena e grelos é uma espécie de hortaliça, parecida com a rama dos nabos por exemplo, mas mais género de folhas de couve, comtram-se aos molhos. Mas que disparate pegado ehhhhhhhhhhhhh, a pascoalita alguma vez comia aquilo traduzido na sua lingua Natal? ó Alves maroto...ehhhhhhh

Pascoalita disse...

ahahahah eheheheh

Estou a imaginar, Alves! E ainda te privaste de referir o molho a que eu aludi, mas de facto esqueço-me sempre desse aspecto. Aliás, no caso concreto, desconhecia que estes termos tinha aí tais significados. Estamos sempre a aprender eheheh

Mas já agora, não me parece que um arrozinho desses te levasse à cova (cova=lugar de defundo eheheh)
Tou a brincar, bem sei que é modo de dizer tb usual aqui.
1 bjito

Pascoalita disse...

Pera aí, laurita! Já comi túbaros (no Brasil come-se túbaros, Aves?)

Calhar os "Grelos brasileiros" (bem cozinhados, claro!)até são um bom petisco :d)

Laura disse...

Ehhh pascoalita lá vens com nomes novos e ós pois nem sei o que querem dizer..credo fritar daquilo e corta quem?

Jo disse...

O NOSSO JANTAR DO EQUINOCIO DA PRIMAVERA FOI UM EXITO! PODE VER AS FOTOS E DAR A SUA OPINIÃO.DO QUE NÃO PODE VER NELAS TENHO A CERTESA QUE IRIA GOSTAR (PARTILHA DE ALEGRIA, BOAS INTERVENÇÕES INDIVIDUAIS E UM CORO COM BOM NIVEL)

UM BEIJO E BONS PETISCOS

Adrianna disse...

Posso esclarecer?
Túbaros são os "testículos" de qq animal. E encontram-se à venda nos talhos.

L.S. Alves disse...

Que eu saiba esse negócio de comer testículos é coisa de espanhol.
Aqui nunca vi disso.

Pascoalita disse...

Na verdade eu só comi "túbaros de porco" qdo era garota, mas como vejo os talhos cheios deles (de porco ou boi???) suponho que tenham venda.

Laura disse...

Cum rais, então ando eu de cara à banda e nem reparo se há túbaros no talho? xiça, nem de graça não os quero..que pestilência..sabem a quê?

africana disse...

Queres mesmo saber a que sabem???Brrrrrr!!Não muito obrigado!

Pascoalita disse...

Laurita,
calhar já comeste a pemsar que é outra coisa eheheh
Aquilo quase se confunde com os rins do animal. Até são aos pares e tudo eheheheheheheheheh

Cusco disse...

Olá! Peço-te desculpa pelo comentário ao teu comentário. Realmente não fiz a interpretação correcta do mesmo quando li que seria a 1ª visita ao meu Blog… Pensei que estavas no meu mas a comentar outro..Depois com mais atenção percebi que era a primeira visita mas do dia de hoje!
Isto é de ser já sexta-feira e o pessoal estar já a precisar de um bom fim-de-semana…..
Felicito-te pelo facto de ires ler os Cem Anos. É espectacular.. vais gostar! Esse outro que referes francamente não foi um livro que gostasse muito. Isto pelo facto de eu já ter lido a obra toda, mas toda mesmo do G.G.Marquez e estar habituado a outra qualidade nos livros anteriores!
Então para ti e todos que te são queridos ficam os votos de um bom-fim- de semana!
Até breve
SE DEUS QUISERt

Pascoalita disse...

Cusquinho,
O meu colega que tb tem a obra toda, mas alguns ainda não leu ("100 anos de solidão é um dos que não leu ainda) trouxe ontem estes 2 livros que referi. Um para mim, outro para a minha colega.
A minha colega (a africana) levou ontem "Memória das minhas putas tristes" e já o trouxe hoje de volta ... leu-o todo ontem!
Tenciona ler "100 anos de solidão" a seguir a mim.
Devo dizer que estou a passar uma fase em que sinto alguma dificuldade em me concentrar na leitura.Não é de todo a melhor altura.

Ahlka disse...

Afinal, não sou só eu que ando a correr!
Para a semana, vou andar eu no 'calçadão', ainda te convido, mas não para umas moelas..Bhlaccc...Nas tasquinhas, gosto é de salada de orelheira ou de polvo, bem fresquinhas...Óptimo para o colesterol ;)

Unknown disse...

Olá Pascoalita.
Não corras tanto que te faz mal:)
Passei para ver se depois de tanta coisa que fiz já consigo comentar?
Bom fim de semana.
Beijocas

Laura disse...

Oi..Li os cem anos de solidão há mais de um ano, e xiça penico, não gostei nem uma folha, ele é os nomes o indio o peixe de ouro o nome do pai do filho do avô tudo a mesmissima coisa e a minha amiga que dizia que foi o melhor livro da vida dela...ele é os Buendias, os josé arcádio pai e filho ursula a rebeca a maria e o rais que as parta ehhhhhhh, e deu a neide uns bons euros por ele no ano de 2004 com uma linda dedicatória.
jinhos mana jinhos..

Mário Lima disse...

... sempre que me perco na baixa.

Bem me pareceu ter visto na Baixa alguém com ar desconsolado sem saber onde se encontrava, hummmm, afinal eras tu!

Prá próxima não leves esse óculos escuros que nem te reconheci pariga!... Assim quem ficou na espreguiçadeira fui eu, e estava um solinho tão booooom!!!

:))

99% das vendas deste país têm um só destinatário... as mulheres!

:))))


Tudo de bom

sonhadora disse...

Amando, sonhando, sorrindo.
Beijinhos embrulhados em abraços

Ahlka disse...

Ó da casa!!!....Na vadiagem?! :))

Hoje sinto-me como os Arcádio...à margem do mundo.
Foram todos para a praia? :P

Pascoalita disse...

Oh nina Ahlka,

ficou em casa? eu andei a bulir o tempo todo. Desde as 8,30 de ontem só parei à hora das refeições e ontem à noite para trocar uns minutos de paleio com a laurita e parei de novo agora. Acho que vou exigir um livro de reclamações cá pra casa eheheheh

Laura disse...

Ó da casa dizes bem alkinha ehhh eu já me queixei porque andei pelo blog de manha e de tarde e nem vi viva alma, só depois li o mário e os outros, este Mário, mas foi verdade o que eu disse ao vestido..assim mesmo.


Quanto á pascoalita ela nem semrpe diz tudo, porque ontem fartei-me de rir com ela até mais não poder, ela tem que contar aqui ou noutro lado, senão eu conto e ela fica à rasquinha, mais vale seres tu pascoalita..andor conta lá..