domingo, abril 08, 2007

A Ericeira aqui tão perto...


Ontem, fomos até à Vila da Ericeira. Estacionámos o carro no Largo de S. Sebastião, recentemente remodelado, apresentando um aspecto limpo, cuidado e muito agradável.

Seguimos a pé, junto ao paredão até ao hotel, inalando lentamente aquele agradável odor a maresia, tão característico nesta altura do ano. Alguns banhistas não resistiam à tentação e mergulhavam nas águas calmas.

O nosso propósito era outro ... 3 horas de animada cavaqueira em boa companhia, com café, cerveja, tremoços, "carapau de bigodes" à mistura, na esplanada dos Navegantes!!!

34 comentários:

Laura disse...

Olhe menina a sua sorte, eu quando quero aspirar a maresia pélo-me para ir longe, mas quando lá chego..que bom aquele cheiro nostálgico..
Fizeste bem, essa dos carapaus de bigode aprendi contigo, mas que nome de peixe barato para um pitéu carissimo..jinhos a ti..

Pascoalita disse...

eheheheh
Que cheirinho, laurita! Nada tem a ver com o cheiro que exala em pleno verão. Conheces a diferença? Tenho de lá ir mais vezes antes que os turistas invadam o sítio.
Foi um pedaço de tarde bem passado, com o meu ex-colega machado + a mulher e 2 outros casais amigos deles e com quem já é hábito juntarmo-nos.

Nina, modestia ou simplicidade não é sinónimo de má qualidade, sabia??? carapau é um óptimo peixe, por sinal bem mais saudável do que o "famoso camarão" a que chamo de "carapau de bigode"
:d)

Laura disse...

está a transformar um artigo de primeira, numa qualquer bagatela de peixe de segunda, e o seu a seu dono,.. ai que me parece que os carapaus de bigode devem ir tratar dos direitos de autor....

Pascoalita disse...

eheheheh
eu acuso-os de provocarem indesgestão! São óptimos, então os carabineiros ...
E jákátou no meu PT
jinhos

Cusco disse...

Boa! Carapau de bigodes! Não lhes conhecia esse apelido..!
Só faltaram umas alcagoitas que junto a tremoços e cerveja sabem muito bem.
bjinho e até breve!

Pascoalita disse...

Hummm alcagoitas tb gosto muito! Muito mais gostoso que os carrapatos ou chicharros com que me criei eheheh

Laura disse...

Mau mau mau, lá vai mais um nome que eu nem sei o que quer dizer..alcagoitas..a mim parece-me que é cago oitas ...al..mau mau expliquem lá o que é isso, que um dia ainda alguém me diz esse nome e eu penso que é palavrão, mau mau mau..

Pascoalita disse...

ihihihihihih esperemos que o Cusco ixpilique :)
Laurita, na minha terra "alcagoitas" são amendoins eheheh
Bem, para ser franca, creio que na minha terra (nas Beiras) ninguém sabe isso. Aprendi esse termo mto depois de vir pra Lisboa e com gente alentejana.

E chicharros ou carrapatos, sabes o que são? já comeste? eheheh

Laura disse...

Chicharro é um carapau maior que o carapau normal..Olha pergunta mas é ao teu gato se sabe o que é..... jinhos e os amendoins não sabia nãos enhora que se chamavam alcagoitas..e eu à espera de mariscos ehhhhhhhh..

Jo disse...

Jo said...
Caro/a amigo/a venho lembrar o próximo jantar da Primavera dos bloguistas que se realizará
no dia 14 de Abril no restaurante do clube nacional de ginástica da Parede (antigo rádio clube).
Para se inscreverem acedam a: “momentos de luar” , “klepsidra” ou “recordações de um baú”
onde serão encaminhados para “os convivas do costume”.
Vamos lá que a mesa está posta a contar contigo e vais ter uma surpresa!...
Abraços, até lá.
2:03 PM

Laura disse...

uau pascoalita ja vais ter comezainas de grupo..leva o babete que vais ter uma surpresa, mas ali? quem sabe..algum antigo amor? alguma comida que gostas? ou as tais das cestinhas cheias de figos e com um convite para os irem apanhar lá na figueira?..

Pascoalita disse...

Não, Laurita. "chícharros" não são carapaus grandes eheheh
De facto chama-se chigarro ao carapau grande, mas eu falava duma variedade de feijão, o mesmo a que chamam "feijão de duas caras" ou "feijão frade", conheces? Na minha aldeia são conhecidos por "chícharros" (nota que leva acento no "i" ... pronuncia-se de forma diferente). Na terra do meu marido, os mesmos "feijões" são conhecidos por "carrapatos" ai esta nossa língua portuguesa eheheh

Pascoalita disse...

Não, nos tempos mais próximos não tenho nenhum almoço previsto, laurita! Nem sequer com grupo de ex-colegas eheheh

Fallen Angel disse...

Estas mulheres dão-me fome, caramba...

Pascoalita disse...

Bom dia, Anjo :)
Tb já manjava qq coisinha eheheh

africana disse...

carrapatos??Mas não é isso que usam as meninas da ribeira do Sado, atrás das orelhas?!Já não percebo nada..

Laura disse...

Africana se já não entendes nada e ouves bem, que farei eu semrpe às escuras nestas palavras cá do burgo..Alguma vez chicharros é feijão? desde quando? Pô.. e carrapatos era aquela canção que um alentejano cantou lá em aveiro quando fui com o Leão verde e a Bela dele, ele dizia, as meninas da ribeira do sado cavam a terra com as unhas dos pés, e têem carrapatos atrás das orelhas..era néra? coisas assim, agora vem esta pascoalita com os carrapatos , queres-me baralhar ó mulher dum raio?
Pão pão queijo queijo..
Estive com a neide nas urgências que om dedo dela não melhora e a unha vai cair..credo, parece um bicho de sete cabeças por ir ficar sem a unha, já que é a primeira que perde... e só havia uma médica....nas urgências em Braga no centro de saúde, sim, fiquei cá fora no carro que não havia parque...aquele tempo todo.
Um senhora jovem, sentiu-se mal quase desmaiou, pensam que as moças do balcão foram ajudar ou correram a chamar alguém? credo, as mulheres que lá estavam, foram chamar na porta das urgências e como não a abriam elas disseram bem alto, porra, ou abrem a porta ou metemo-la já para dentro..A Neide adorou ouvir isso, porque poderia ser ela no lugar da moça, lá vieram as enfermeiras, levaram-na para a enfermaria deitaram-na etc etc mas se elas não fizessem barulho..inda lá estariam..Temos muiés de tomates, ora que bom....

Laura disse...

Ejhhhjjjhhh tou morta para ir a algum lado, cervejaria por exemplo, para pedir umas alcagoitas a ver o que me servem, e Cusco, se me derem outra coisa, levas tu por acréscimo, que eu digo que o meu amigo é que me aconselhou a pedir alcagoitas....ehhh

Já muito boa gentinha para gozar comigo, claro que nem era com maldade, apenas malandrice, inventavam coisas e mandavam-me pedir, e ós pois, é o que se vê....

Pascoalita disse...

Laurita, eu ia dirieitinha pra Portugália e bebia agora uma imperial (só aguento uma eheheh) e papava uns camarõezitos.
Mas com companhia, sózinha não dá mto jeito.
Sabes, a Primavera começa a produzir efeito. Já me puxa o corpo pra farra eheheh
Um dia destes lá vou eu a caminho do BINGO. Mas antes disso, calhar já amanhã, apanho o BUS e vou comer umas moelas grelhadas a um tasko que por sinal fica bem longe daqui. Ai mana, as farras que faríamso se estivesses mais perto :d)

Pascoalita disse...

Conhecem aquele ditado "dá Deus nozes a quem não tem dentes?

Ontem disponibilizei-me para lanchar com um amigo que não esteve plos ajustes. Bem, pra ser franca, não fiz o convite, mas esperei que o dito se fizesse convidado! Como não "mordeu o isco" ...
Agora, perdeu a vez. Da próxima vou sozinha que fica mais barato eheheheh
Bora lá até à "pastelaria Sequeira", laura???

Laura disse...

sim senhora, e que salameque me saiu o teu amigo, que choninhas do caraças, ehhhhh, será que o conheço? ou tem muié a medir as horas a que ele chega a casa?..e ós pois que mal tinha se fosse contigo papar qualquer coisinha e inda por cima tu pagavas..
Claro que já estou na sequeira á tua espera mana, já tenho a caixinha de bolinhos para trazer..ehhhhh.. ai mana nem me fales, senão um dia destes meto-me no totototototmbóio e apareço ai na hora do almoço, ehhhhhhh

Grilinha disse...

A Ericeira é magnifica.
Ericeira,
Onde o céu é mais azul
Nas belas praias do sul
Em noites de Lua cheia
....
Bela passeata

Ahlka disse...

Falando em comer?? nhammm...Já 'jantava' outra vez! ;)
Vim só deixar um bjito para a manhã de quarta-feira, antes de ir dormir à pressa... :)*

Pascoalita disse...

Olhá nina linda que deu à costa ... e voltou em dia de nevoeiro eheheh
1 jinho tb para ti. Ahlkinha

Ahlka disse...

Nevoeiro? Cá prós meus lados é chuva bem molhada! Nem apetece sair do 'choco' :(

Pascoalita disse...

Por aqui, plo menso às 6,30 da manhã restava enevoado e caía daquela chuvinha "molha tolos" sabes? eheheh
No autocarro comentava-se que é a chuvinha de que é a chuvinha apropriada para molhar a terra a seguir à plantação das batatas (depois duma vida inteira aq dizer "semear batatas", não dá jeito nenhum dizer "plantar", mas temos de escrever correctamente, né? eheheheh)

Pascoalita disse...

Depois do mini passeio de almoço, k não foi além de cerca de 30 metros (inclui distância entre corredores, pisos e rua ... ida e volta), venho dizer que o sol está com vontade de dar o seu ar de graça! chuva tb não eheheh

Puxa, sinto-me enjaulada aqui dentro ... nem fazia ideia como tava o tempo lá fora :(

Laura disse...

Bem nina pascoalita, a chuva molha tolos ou tolas? tólas, cabeças? que disparates se inventam para dizer que chove de mansinho

Chove chove de mansinho
E eu devagarinho
Vou cantando uma canção
Para dormecer meu menino ...

Saiu agora e toma lá é a recordação do molha tolas...

Unknown disse...

Por este andar gastam os carapaus de bigode todos da Ericeira...

...ainda não saíram de lá!

:)

Beijoca

contradicoes disse...

Venho agradecer-lhe e retribuir a visita, bem como o seu comentário.
Quanto ao post. Também é um dos locais que frequento com alguma assiduidade aos fins de semana, incluindo Assafora e Magoito. Aprecio particularmente as vagas a castigarem
estas praias como que num sentimento de revolta pela agressão ambiental
a que estão sujeitas. Como não vai participar no jantar convívio vamos
trocando impressões por aqui.

Ahlka disse...

Ó Pascoalita. o Jotabê tem razão...Já saías daí, né?

Salta daí para outro post, mas leva uns carapauzitos ;)

Laura disse...

Qual carapauzitos ó Alkinha?, eu quero camarãozinho que fui mal habituada em Luanda e comiam-se como se comem os carapaus aqui mais os jakinzinhos..
Nina pascoalita e traga também aquelas coisas a que chamam amendoins..xiça...

Pascoalita disse...

Hoje sai resposta ao jeito da nina Ahlka eheheh

Jo
Obrigada, mas vais ter de guardar o meu talher e não é só pq gosto de comer com os dedos.
Acredito que iria gostar do convívio e até acredito que não teria apenas uma surpresa.
Ficará para a próxima. Fico a torcer para que seja um encontro inesquecível e estarei atenta aos relatos.

Laurita
Esta chuva a que eu tb chamo de "morrinha" molha mais do que parece, sabes? tolos, parvos, tudo o que lhe aparece pla frente eheheh olha, mal empregados os10 € k anteontem deixei no baeta ... já tou de novo com aquela juba que tu conheces eheheh

Jotabê
ando sem inspiração, canudo! Mas prometo que inda hoje aqui deixo um post novo nem que seja com aqueles peixinhos minúsculos que se usam como isco. Como é msm o nome??? eu chamo-lhes "peixinhos prata" eheh

Africana
Carrapatos tens tu num sítio que agora não digo eheheh inda falta um pouco para o verão, se não dizia-te pra ires à tosquia como as ovelhas

Nina Ahlka

Já prometi ao Jotabê ... tá prometido! a nina cumpre sempre o que promete :)

Contradições

Claro, agora que aprendi o caminho para o seu quintal, passarei mais vezes.
Frequentoi as praias da Ericeira há mais de 20 anos de ano para ano vejo com tristeza desaparecer o pontão. Ainda me lembro de ir até pertinho do farol de que já não há sinal há muito.
Costumo ir para S. Julião, Foz do lizandro e na ericeira é mais a praia do Sul.
Nesta altura do ano tem um cheiro totalmente diferente do que se sente no verão, mas isso acontece um pouco em todas as praias.

Pascoalita disse...

Olá, Grilinha :)

Ora vejam só a menina grilinha
conhece ericeira diurna e nocturna
e eu aqui perto numa aldeia vizinha
nunca ali vi assim cheiínha a lua!

Há coisas que não dá pra entender
se me queixo inda ouço um ralhete
quem me impede da lua eu ir ver???
se até posso ir de "trotinete"!!!