terça-feira, março 13, 2007

Dizem que "eles" se cativam pela boca ...

Como já tenho dito, desde que o meu "rebento" mais velho mora em Lisboa sozinho (sózinho, não forçosamente independente ... assim também eu gostava eheheh) e mãe coruja como sou, parte da tarde de Domingo é ocupada a fazer "miminhos" para ele e para um amigo com quem partilha a casa (mais um pendura que também não me paga renda ... se querem aprender a fazer "negócios" falem comigo eheheh)
Enquanto não me disponibilizo para procurar receitas novas, vão servindo as do costume que sempre é mais prático. Em termos de guloseimas, no passado fim de semana só fiz o chiffon de laranja do qual levou metade e a bola de carnes de que também já tenho falado.
E como se queixou que a última que levou há 15 dias tinha defeito ... segundo ele, o raio da bola "esticava" a cada fatia que lhe cortava, tendo sido incapaz de acabar com ela, disse-me que desta vez só levava metade, pelo que lhe fiz a vontade, não fosse o rapaz enjoar, né??? E como cá em casa sou a única apreciadora além dele, levei-a para a Secção, onde os ninos lhe chamaram "um figo" !!!
O título vem a propósito de já ir constando por lá que dos 6 jovens do sexo masculino que ali trabalham, 1 deles começou por me chamar "tia" e depressa ganhou estatuto de "filho" e dois, dizem as más línguas, têm-me merecido tratamento de "esposos" (deixem só o mê "hortelão" saber eheheh)... aos restantes 3 ainda não lhes atribuiram laços de parentesco comigo por timidez ou ou por respeito (afinal um deles é o responsável pela Área) Desde miúda que ouço dizer ... "os homens cativam-se pela boca" ... se calhar há um fundo de verdade nisso eheheh
Aqui fica a receita para quem quiser testar :-)

# Bola de carnes #

Ingredientes:
- 300g de farinha
- 3 ovos
- 60g da margarina derretida
- 50g de fermento de padeiro
- 1,5 dl de leite morno
- 250 a 300g de carnes (ex: salpicão, bacon, fiambre, chourição, linguiça)
- 1 pitada de sal
- margarina + pão ralado para untar o tabuleiro
Modo de fazer:

Cortam-se as carnes em cubos ou quadradinhos (compro bacon embalado em vácuo e parto-o na hora, mas já há à venda partido em tirinhas, peço na charcutaria 1 fatia de fiambre da perna grossa (+-1 dedo), 1 naco de chourição ou linguiça).
Num copo desfaz-se o fermento com o leite morno. Deita-se a farinha num alguidar e abre-se uma cova ao meio, onde se deitam os ovos, o leite onde se desfez o fermento, a margarina e a pitada de sal.
Bate-se bem de início ao centro e vai-se envolvendo a farinha, obtendo-se uma massa mole.
Deixa-se repousar um pouco. Entretanto unta-se um tabuleiro c/margarinha e polvilha-se com pão ralado.

Sobre este espalha-se uma camada de massa fina para cobrir o fundo e a seguir espalha-se espalha-se metada das carnes cobre-se com uma camada de massa e de novo o resto das carnes e sobre estas a restante massa.

Alisa-se e deixa-se a levedar até crescer urante cerca de 45 minutos. Coze em forno moderado cerca de 30 minutos. Retira-se, deixa-se arrefecer um pouco ... desenforma-se e serve-se.

(fim de bola eheheh fim de post uffa!!!

# Bom apetite #

12 comentários:

africana disse...

..E não só!Mas,realmente, façam-na que é fácil, rápida e óptima!Acreditem em mim que sou muito dada a experiências culinárias e já ando nisto há muito ano.
A que vêem na foto fica muito boa, sem dúvida mas..aqui peço desculpa à Pascoalita por dar um palpite o que altera a textura e até o sabor.Mas porque não dar a conhecer todas as hipóteses e seus resultados!?
As quantidades mantive-as rigorosamente.
A massa mexi-a com a batedeira, depois deixei-a levedar meia hora a 3/4h, pu-la apenas tapada com um pano e sobre uma cadeira a apanhar sol, ainda sem as carnes, subiu o triplo, só depois pus no tabuleiro, uma camada depois a carne e uma segunda camada,já não dá para pôr uma terceira, porque a minha massa fica mole mas não líquida e ala pró forno.E assim, 200gr de carne até parece pouco.
Fiz receita dobrada,pus 400gr de bacon e se levasse mais 100 não perdia para quem goste de muita carne, mas como o sabor está óptimo,para mim está bem assim.
Em 1h bate-se, leveda e entra no forno.
Mas ainda hei-de experimentar deixá-la levedar também após ter posto as carnes por mais uma meia hora,só para ver como fica, acho que aí sim vai precisar de mais 100gr de carne, porque quanto mais alta ficar a massa mais dispersa fica a carne.
Bom Apetite!

Pascoalita disse...

Bem ...
Tenho aqui ao lado, sobre a secretária um "naco de bolinha" feita pla nina africana que já me faz crescer água na boca. Tem o dobro de altura (logo já coloco a imagem ao lado da que vêem lá em cima ... parecem a "sorte grande e a aproximação" ou "mãe e filha" eheheh)
Uau!!! e assim feita por "pasteleira especializada" vai saber-me que nem ... não digo caviar pq detesto eheheh

Laura disse...

E eu que nem faço bolas, gosto, se gosto, e um dia destes faço assim..a Sãozita também fez, levedou a massa, mas que ario a massa cresceu no forno e o fiambre e queijo que pôs, ficaram lá a nadar à volta d emuita massa..por isso a africana tem razão mais carne e levedar de novo, eu nem tneho pachorra pa esperar e pimba, sai uma niquinha de altura que mete nojo ehhhhhhhhhhhhh comparada com a da sninas ehhhhhhhhhhhh. Bom proveito..e ia uma fatia agora, mais uma cervejinha gelada....

Etienne disse...

Grrrrrrr Pascoalita!

Rebentei com o forno, a massa colou-se ao tecto da cozinha e o gato comeu o que caiu para o chão!

Vá-se lá um tipo fiar nos teus conselhos... :-(

Pascoalita disse...

Ora 1 dos nacos da bola (a nina africana não quer que nos falte nada e trouxe logo 2) já evaporou!
Um dos nossos "pupilos" estava a tinir com fomeca, soube-lhe que nem lagosta :) Bem boa!
Laura, faz esta receita k é facílima e fica sempre bem.
jinhos

Pascoalita disse...

voyeur
E quem disse que a receita se destinava a "arcanjos"??? claro que a experiência só podia em resultar em "voo de bola"

Tb já "cusquei" esse espaço :)

Etienne disse...

Esse espaço fechou, minha amiga... ainda ia parar a tribunal e detesto juizes. ;-)

Pascoalita disse...

Ah sim, voyeur ...
Nem tinha reparado no letreiro. Tinha notado um pózito nos móveis mas coisa pouca.
Dos tribunais, juízes, advogados e afins tb eu prefiro distância.
1 beijo

Cusco disse...

Percebi perfeitamente como se faz...Um dia vou experimentar (não acredites)
Mas bom deve ser, e neste momento até estou cheio de fome..ia um bocadinho..
Bjs e até breve
SE DEUS QUISER

Laura disse...

Nem sei como ainda tem alguma coisa de restos..eu juro que as comi todinhas esta noite..já nem quero o pequeno almoço..livra...

Laura disse...

Bom, já comprei toucinho, preferi inteiro que corto mais à larga que o que estava á venda é muito pequenininho cada cadinho e nem cabe na cobva de um dente...Amanhã, decerto que farei uma e será boa de todo..jinhos..

africana disse...

Chiii!!GANDAS DENTES!