sábado, setembro 30, 2006

Quentes e boas ...


Quentes e boas …
Quentes e boas …
Apregoa
O homem
das castanhas,
Escolhendo umas pequenas
E outras tamanhas.
Pois ele parvo não é.
E tem de distribuir
Pelo “ZÉ”
Tudo aquilo que comprou.




Suando e estalando
Por todos os lados,
As castanhas
Tostadinhas
E quentinhas
Que o “ASSADOR"
Faz sofrer,
Merecem ser comidas
Com muito e muito prazer.

Quentes e boas …
Quentes e boas …
Apregoa o homem
Na sua voz cava e rouca
Chamando a atenção
Para a criançada,

Para o mulherio
E para os glutões
Que gastam seus tostões
Em tão delicioso fruto
Que muitas vezes
Serve de conduto
A quem dinheiro não tem
Para comer.
(Isabel Ribeiro)

17 comentários:

Anónimo disse...

Parece que o S. Martinho este ano chega mais cedo rsrs

Pascoalita disse...

eheheh eu é k sou mto apressadinha ... vai uma castanhita assada?

Anónimo disse...

Obrigadinha pascoalita, acabei agora de almoçar, rabo de boi (ou seria de vaca??) que o marido fez, põe semrpe noz moscada e cominhos onde raio cozinhe, mas que fica bom, lá isso fica, eu fui levar a filha aoa eroporto para a Arménia, ia daqui para Frankfurt, de lá para a austria, e depois para lá..no regresso é que ven pela suissa parece e depois a nossa terra..mandou-me uma mensagem assim..Oi, tou feliz tenho uma familia muito bonita, tenho o trabalho que gosto e estou a realizar os meus sonhos..jinhos da tua...Ao menos isso..só chega lá às 2 da manhã de lá e aqui são 5..vai uma senhora esperá-la e levá-la ao hotel onde ficará hospedada..
Eu vou sornar um cadinho emais logo ando por cá..bola..Por isso na me apetecem castanahs assadas agora..tô cheia de rabo de boi ou de vaca....

Pascoalita disse...

Nina laurita, será k os nossos filhotes viajaram juntos até Frankfurt? o meu nuno + os 2 amigos seguiram ontem à meia noite de para o porto e apanharam um voo às 8 da manhã e às 11,15 já tava a mandar 1 SMS, tinham chegado a Frankfurt! daí partem de autocarro para Praga. Ambas sabíamos das viagens dos putos, mas ... será k foram juntos? Mana, tu és tão perspicaz, não o viste no aeroporto? eheheh
tás cheia de "rabo de boi" ??? eheheheh

Anónimo disse...

Olha quem dera que fossem, mas o voo da neide saia daqui às 11,55 por isso na foram, achas que se o visse pensava dias vezes antes de lhe falar????claro que a neide ia adorar ter companhia que foi sózinha, mas ela assim aprende a desenrascar!!!!Mas que era bom era pois..os dois filhos nossos a falarem..milagre pois..ahhhh bola..

Pascoalita disse...

ah! então não foram msm juntos. Segundo me consta o meu nuno só é "mudo" em casa (calhar é pq há cá alguma tagarela k nem o deixa abrir o bico) :-o)

Anónimo disse...

Hummm!... hummmm!... hummmm!...

O nino da pascoalita e a nina da laurita os dois em Frankfurt e logo na mesma altura?!!!...

Será que afinal o vôo foi o mesmo, e só os pais é que não sabiam?... Hummm!... Aqui há moscardo.

:))))

Pascoalita, sabes que um dia comecei o meu Rumo ao Sul pensando na feira da zona onde vives. Foi assim que as minhas histórias começaram imaginando todo o ambiente que me contaste sobre a feira pois eu nunca lá fui?

Lê aqui

http://mariusangol.blogs.sapo.pt/arquivo/2005_04.html#583162

Laura quem sabe se os nossos passos não se cruzaram no local onde vives actualmente.

http://mariusangol.blogs.sapo.pt/arquivo/2005_06.html#662171

Tudo de bom

Anónimo disse...

Rapaz, nem te digo o que te fazia!!!! Não sabias olhar para trás e chamar-me????Bem podias pois, só que eu ia andando e assim hei-de ir continuando.....a não ser que me apareças e me digas..moça, sou o marius!!!!!e podemos dançar no meio da rua e fazer dela sanzala!!!!alinho!! e tu?? bpla..

Anónimo disse...

Marius eles nem se conhecem..e a minha embarcou daqui do Porto e o dela de Lisboa, e a minha ia com outros destinos.... ahh não penses que por ser surda não ando na estrada a 160 à hora ahhhhh bué mano tenho carta e tudo desde os meus 30 anos.....bola..

Anónimo disse...

já fui ao marius angol blá blá e na dá nada, já fui ao otro marius angole blá blá na teem a página..que s elixe mais uma vez......bola..

Pascoalita disse...

Marius, lembro-me perfeitamente! E lembro-me da tua pesquisa sobre usos e costumes e até receitas locais. Chegámos a combinar k qdo chegásses às Beiras, te dava a receita de "grelos à pobre", um pitéu k se faz por ali ... eu como-os na aldeia histórica de em Marialva e faço-os aqui em casa tb.
Acredsito k um dia ainda retomas esse propósito :-o) jinho

Pascoalita disse...

laurita, ambos partiram de vôos do porto, mas o meu às 8h e plos vistos a Neide só às 11h. Nem faço ideia qtas horas serão de Frankfurt a Praga, até agora inda não disse mais nada.

Pascoalita disse...

Marius, a musica k mandáste à laurita não dá pra ouvir. Ouço bem as restantes mas não a k ela prefere. algo se passa eheh

Pascoalita disse...

xiiiiiiiii tanta converseta à volta das castanhas eheheh já misturámos os assuntos todos à conta da "água pé" ahahahah

Anónimo disse...

quentes e boooooooooooooooooooooouuuuuuuuas que os verdadeiros bracarenses falam com o u metido em tudo..(menos no ..) aqui é tá boua, a maeeeee ta boua bou para lisboua enfim..eu falo português correcto e vêm logo que na sou bracarense..nem sei porque vim cá parar, mas foi a terra que me chamou e acenoue quando eu em pretória dava voltas à cabeça para saber onde queria viver..claro, o mais perto (que desastreee) da familia..só valeu a pena enquanto vivemos bem, que depois!!!!enfim a muié das castanhas está lá semrpe em cima seja de verão ou inverno..de inverno sabe bem aquele quentinho do fogareiro......bola...

Anónimo disse...

Por acaso a minha amiga Ana Maria trouxe-me castanhas e cozi-as e que bem me estao a saber...falta jeropiga e a esta hora nem é recomendável..saloia maria

Anónimo disse...

falta jeropiga e a esta hora nem é recomendável..
sim...ta certo!!Isso é o que ela diz, mas alguém lá foi ver se é verdade???Ora "bafe" para aqui!!
Snif Snif...Xiça penico, até ia caindo pró lado!!!!Ops!! E lá foram mais uma dúzia de castanhas
QUEM QUER QUENTES E BOAS, QUENTINHAS...
O ditado diz ...com a verdade me enganas!!Aqui a Laura aplicou-o mesmo tal e qual...
Trata-se mal trata!!! ahahahahaahah
Eu é que não vejo o Ern, se não perguntava-lhe se por acaso, só por acaso, debaixo da cama deles não anda por lá uma garrafita alcunhada de CLORETO DE MANGNÉSIO!!!!