sexta-feira, setembro 01, 2006

Pan de alegría


(porque o corpo também necessita de alimento ...)

Ingredientes:

  • 3 tazas de semillas de amaranto reventadas
  • 2 cucharadas de miel de maíz sabor piloncillo
  • 1 cucharada de miel de abeja
    unas gotas de limón

Preparación:

  • Calienta las dos mieles juntas con unas gotas de limón. La miel no debe estar ni muy ligera ni muy concentrada. Si está muy líquida, la alegría se desmorona; si está muy espesa, el dulce se quiebra.
  • Mezcla el amaranto reventado con la miel. Revuelve perfectamente con una cuchara de madera y presiónala con un rodillo para que quede bien compactada.
  • Déjala enfriar y córtala con un cuchillo húmedo antes de que se seque completamente.
Puedes cortarlo en cuadros, rectángulos, cilindros, etc. o puedes hacer bolitas. Es preferible que no hagas esta golosina en época de lluvias porque la humedad la desintegra fácilmente.

................................................................................................................................................................

Nota: Puedes comprar la semilla de amaranto reventada o sin reventar en el mercado de Tuyehualco, pequeña población aledaña a la ciudad de México. Los pobladores de Tuyehualco revientan la semilla así: La limpian de impurezas pasándola por un colador. Antes de reventarla, la humedecen ( para 3 kilos 1 taza de agua) cuidando que no tenga exceso de agua pues se puede perjudicar. luego la dejan secar al sol toda una mañana, moviéndola de vez en cuando. Utilizan un comal de barro para reventar la semilla. Colocan unos petates alrededor del comal por si las semillas saltan fuera. Cuando el comal está caliente, vierten sobre él el amaranto poco a poco, moviéndolo constantemente con una escobetilal o un manojo de paja hasta que reviente y tome un color balncuzo. Después pasan las semillas por un colador para separar el amaranto reventado del que se haya quemado.


22 comentários:

Anónimo disse...

lá nina piensa que nosotros somos galegos e nos metemos na cocina a fazer pan..lo nosso pan és mejor que lo dos galegos, adiós muchacha que lo pan angorda mucho..bola..

Pascoalita disse...

ora vites! só faltam las castanholas eheheh

Pascoalita disse...

num sei fazer ête panito ... num entendo la recêta :-o(

Anónimo disse...

yo entendo, mas no me gusta esse pan..se calienta o forno , se ponem los ingredientes se aiunta tudo, e se leva al hiorno ou forno mui caliente ou o raio que los parta aos galegos..e se leva a la mesa e se degusta com chorizo português, que a la vez es lo mejorcito que há en el mercadilo..xi..galeguices..

Pascoalita disse...

oh miúda, enqto perdia tempo a decifrar los escritos galegos, amassava, levedadva, tendia, botava a lenha no forno, cozia o pnito e matava a fome a uma familia inteira! raio dos galegos, bem se vê k nã tiveram uma padeira de aljubarrota.

Anónimo disse...

se sempre disseram que de Espanha nem bom vento nem bom camasento..assim mesmo camasento..que querias mais que viesse dali??Galegos..no me gustam mucho..som de ideias machas e andam siempre com cornos aliás levam la vida de mujer em mujer...e nós portuguesitas queremos os nossos hombres pa nóis e mai nada..galegos..do lado de lá de la frontera..siempre..bola..

Anónimo disse...

Há duass semanas que não leio a Holla e tnehos audades..ali vem a vida de muitas espanholas e gosto de saber o que por ali vai, como a mae da Crla compra eu na preciso de comprar e poupo 1,90 que me faz muita falta, assim mais logo vou lá, eja trago a da semana passada e a desta.. estou cheia de andar nas lidas, mas hoje infelizmente..ou felizmente..deu-me para limpar a cozinha e está num brinquinho, foi exaustor e tudo parede a parede, agora tou a lavar as camisolas brancas do claudio com lixivia primeiro deito lixivia onde tem as nodoas de gorduro mais intensa que mete nojo..e depois máquina com lixivia no compartimento dela e saem dali lindas para que na segunda na venha a correr..assim fica o mê trabaio feito..se fosse galega decerto tava em santander a velejar....e a minha empregada de origem marroquina tava a limpar a minha cozinha, ams como sou uma pobre portuga..como e calo e limpo eu e sonho que velejo....bola..

Pascoalita disse...

trabalha, maria! tb ando nas lides doméstivcas ... tou farta de dizer à nikita pra arrumar a casa, mas a safada é mto desobediente :-o)

Anónimo disse...

Quando estou triste falo com o meu shakinha que ele entende-me, olha-me com doçura, ele parece um ãoão mau mas não é, tem um olhar meigo..e digo-lhe..ai shakinha que a vida está a ser madrasta pa nós, meu querido que pena que não sabes ganhar dinheirinho que dava geito..e ele encolhe os ombros e ..muda de conversa....bola..

Pascoalita disse...

eheh olha, o meu ontem tirou bilhete! há anos k não dava à sola. apanhou os portões abertos e pirou-se ... inda não voltou eheh

Anónimo disse...

Ao menos diz se o pobre já regressou!! estava preso??coitado, libertou-se, pode tar acabado o tacho semrpe a horas, mas eles precisam de conviver com os seus iguais tadinhos..o meu tem dado umas figidinhas, mas tem voltado e antes de ele vir lá vou eu à procura dele, e encontro-o pois, sos e perdeu 3 vezes por descuido do ernesto ahhh....bola..

Pascoalita disse...

Não! não voltou, o k é de facto mto estranho. Nunca aconteceu antes.
Tem uns 13 anos, apenas no início por nosso descuido, escapou 2 ou 3 vezes e dessas nunca se ausentou mais de 24 horas. Já lá vão 5 dias!
Sei k qdo a minha Nikita tá com cio, eles vêm de todos os cantos estatelar-se aqui perto na rua. Chegam a ficar por cá semanas e pode ser o caso do "fadista" mas, depois de velho? eheheh será k é do tipo serôdio? chegou-lhe agora a "mostarda ao nariz"? não creio

Anónimo disse...

oxalá tenha encontrada a garina dos sonhos dele e tenha lgum caixote onde se abastecer de comida sem ter fomne..quem sabe há alguma churrasqueira ali perto e um tanque semrpe com a agua a correr..tadinho dele..bola..

Pascoalita disse...

não, mana, já não volta. Não te esqueças k nunca teve de procurar comida. Algo lhe deve ter acontecido, coitado :-o(

Anónimo disse...

Nem sabes a pena que sinto quando vejo aõ aõs na rua e a procurar comida ou doentes..acho que se tivesse uma casa estaria cheia deles, ams sei que não pode ser assim....Tadinho, mas quem sabe alguém gostou dele e tomou conta dele com carinho..Eles também são de DEUS..e por conseguinte......!!!!!!bola..

Anónimo disse...

Por falar em pão de alegria, o meu amor chega hoje e já comprei pão de alegria para ele..o nosso pão de milho que ele adora, e quem vem de fora, tem smepre saudades do nosso pãozinho feito à nossa maneira..bola..

Pascoalita disse...

atão e as azeitonas? Olha, a mim podias dar paozinho desse e azeitonas e ficava almoçada eheh

Anónimo disse...

eu tamém adoro pão de milho com azeitonas mas umas rodinhas de chouriçinho do bom ainda sabiam melhor e vai dai uma pinguita pa refrescar o paladar que degustação nina...bola..

Pascoalita disse...

prefiro as azeitonas, sabes? mas aceito trocar o chouriço por presunto eheh
e o camarão ou o chocolate sul-africano? hummm deve ser delicioso :-o)

Anónimo disse...

comemos isso memso ao jantar..pão de milho com azeitonas e o resto do coelho c natas que tava delicioso,,foi a nossa janta....as coisas da africa do sul la uma caixa de camarão custa 40 rands por isso ele diz que com o que ganhava lá vale mais que 200 contos aqui..pois se na fosse preciso pagar casa..mas compra-se mais barato...a carne que nunca compro aqui nunca mesmo as t bone e a costeleta grande de vaca e ate trouxe pedaços de choco limpos aos quadrados tudo congelado..e eu tinha acabado de dizer que nem um bifito reles tinha na arca..se estivessem aqui bem vos dava uns jantarinhos..e depois a dona elisa dizia que tinha andado com o grupinho das amigas boladisssssvorciadas..........

Pascoalita disse...

ihihihihi bolinha, mas antes teria de me divorciar, não? de contrário a D. Elisa passaria por mentirosa eheheh

Anónimo disse...

nesse caso preenchias um papel cópia de divorcio, e ela acreditava mais no papel que em ti..por isso..ahhhh tadinha d ad elisinha...bolinha..