quarta-feira, setembro 20, 2006

Criança









Criança é o fruto do homem

É um botão de rosa que cresce
Cresce até que um dia se abre à luz do sol

Criança és tu que sais do ventre da tua mãe
Que choras, que ris, que brincas, que amas
Devendo ser amada com carinho

Tu criança não mentes
O teu sorriso é verdadeiro
Não finges como os adultos
Por dentro só maldade
Por fora como o branco puro

Quando olho para ti
fazes-me lembrar quando eu era pequena
Fazes-me lembrar como o tempo passou
Já não uso bibes, porque sou crescida
Já não falo com mimo, porque sou crescida
Já não sei brincar porque sou crescida


COMO ERA BOM VOLTAR A SER CRIANÇA!
(Cristina Balau)
(Não sou entendida, mas suponho que isto não seja um poema.
Foi escrito pela minha irmã de 12 anos, pouco tempo antes de falecer ... "africana")

19 comentários:

Ahlka disse...

DOZE???!!??
Custa imaginá-lo..Devia ser uma criança muito especial :)

Pascoalita disse...

Alka, pelo k ouço há anos, a "tidinha" devia ser msm mto especial. De tal forma k ainda hoje se sente a presença dela.
Segundo conta a irmã, a escassos momentos de partir, era ela k confortava os familiares. Mas melhor do k eu, a nina "africana" explicará como deixou tão cedo este mundo.

Anónimo disse...

Linda menina, linda menina...
querida Tininha....
que nos teus puros pensamentos....
soubeste cantar a glória de ser criança
tu que sentias que depois desta vida
havia esperança....
num mundo melhor, um lugar de amor
amor que ainda nutres pelos teus
que ainda são deste mundo....
Roga a DEUS por todos nós
que ficamos a conhecer-te
pelos teus versos lindos
onde o amor impera
e a Fé existe....
Ajuda a nossa Fé a ser maior
ajuda-nos a sentir como tu...
que o amor a Jesus
é algo tão puro tão puro
que só as almas realmente puras....
são dignas DELE!

Ahlka disse...

Deve ter sido uma criança linda, mas à frente do seu tempo, logo de certa forma infeliz. A última parte do pome revela isso.
Gosto da Tidinha....

Pascoalita disse...

Como a nina africana está super ocupada, adianto já o nome da doença k vitimou a "tininha". sei k vais entender melhor.
Faleceu vítima de "fibrose-cistica" ou "mucoviscidose", uma doença letal, pouco conhecida (claro k tu sabes do k se trata!)

Pascoalita disse...

corrigi o diminutivo da menina para "tininha"

Anónimo disse...

Na Fibrose quística, um gene defeituoso leva o organismo a produzir um tipo de muco anormalmente espesso e viscoso que obstrui os pulmões e causa infecções pulmonares que podem ser fatais.Estas secreções espessas tb. obstruem e podem destruir o pâncreas, impedindo que as enzimas digestivas cheguem aos intestinos para ajudar na decomposição e absorção de alimentos.

Sinais e sintomas:
Produção de muco e tosse persistente;
Pieira e falta de ar;
Fezes gordurosas e volumosas:
Pele com gosto salgado;
Aumento de peso reduzido:
Infecções sinusais recorrentes.

Anónimo disse...

já foi há muitos anos, mas é comos e fosse hoje..a belinha queria ter semrpe essa maninha ao lado, ams não foi possivel..pois foi, acho que tinha cancro no pancreas né belinha??mas que doçura de menina......bola..eu conheci-a por pouco tmepo, pois os pais da belinha estavam em Pretória e depois vieram embora e eu ia lá a casa aos fins de semana....

Pascoalita disse...

segundo me apercebi a doença é rara, congénita e letal. Aproveitanto o facto de se ter falado no assunto, a belinha mandou hoje um mail para um site k responde a perguntas sobre a doença. É k persite uma dúvida k a preocupa de certa forma.

Anónimo disse...

A belinha estará a pensar que tem a doença????Agora é que se lembrou disso..ó balha-me......Essa doença apareçe mais na infancia e não costuma ser genética..depende de muita coisa..por isso fique lá sem pensar nisso, mas que vamos todas pa lá pa cima vamos, quando nem sei, mas chegando a hora ninguém nos segura...Andor só e quando DEUS quizer e mai nada..bola..

Pascoalita disse...

Claro k a belinha não tem a doença, até pq quem a contrai não chega a adulto, laura!
É apenas realista, na altura não fizeram testes, mas sabe k há uma forte probabilidade de ser "portadora" .

Anónimo disse...

E OS NETOS PODEM TER??ACHO MELHOR NEM FALAR NISSO AOS FILHOS PORQUE A SMÃES É QUE DÃO MAIS QUE O PAI.....ACHO EU..NADA DE PENSAR NISSO..ATÃO OS MEUS OUVIDOS.....OS MEUS SÃO TODOS OUVIDOS..TADINHOS..MAS A GENÉTICA É VERDADEIRA.......BOLA..

Anónimo disse...

OI GENTE,

POIS..É PROVÁVEL QUE NÃO ME ENTENDAM, MAS A MINHA IRMÃ VIVE A DIÁRIO COMIGO E SUPONHO QUE COM OS MEUS PAIS TAMBÉM..A MINHA RELAÇÃO COM ELA É UMA RELAÇÃO INTÍMA,ÓBVIAMENTE, MAS TÃO PRESENTE,TÃO FORTE, TÃO VIVA QUE TENHO A SENSAÇÃO DE QUE A QUALQUER MOMENTO A POSSO VER ENTRAR PORTA A DENTRO E NÃO SENTIR NENHUM CALAFRIO.
SUPONHO QUE ESTA MINHA REACÇÃO SE BASEIA NO FACTO DE NUNCA TER ACEITE A SUA PARTIDA.
E OBSERVAR AQUELE SEU SORRISO A TODA A HORA, TRANSMITE-ME EXATAMENTE ESSA SENSAÇÃO.APENAS ESTÁ AUSENTE DE CASA...
SIM, ERA UMA CRIANÇA A FRENTE DO SEU TEMPO, APESAR DA SUA TENRA IDADE,ERA UMA VERDADERIA MULHER,LUTOU ENQUANTO PODE,NUNCA BAIXOU OS BRAÇOS PERANTE A DOENÇA, MESMO NÃO PODENDO IR A ESCOLA NAS FAZES MAIS DIFÍCEIS,NUNCA DESISTIU DE ESTUDAR EM CASA, ATÉ OS " TRABALHOS DE CASA" FAZIA MESMO NÃO OS TENDO PARA FAZER!
LEMBRO-ME QUE DESDE MUITO CEDO, A TRATAVAMOS COM DEFERÊNCIA, ERA " A MENINA" E TANTO EU COMO O MEU IRMÃO QUE PASSAVAMOS A VIDA PEGADOS QUANDO CRIANÇAS, SE ALGUMA VEZ ELA NOS FEZ ALGUMA PATIFARIA,JAMAIS NOS PASSAVA PELA CABEÇA TOCAR-LHE.
"NA MENINA" NÃO SE TOCAVA, MESMO NUNCA TENDO SIDO AVISADOS PELOS MEUS PAIS PARA NÃO O FAZER.
TALVEZ POR A VERMOS SOFRER TANTO E OBSERVAR O SEU ESPÍRITO DE LUTA PELA VIDA, FOMOS GANHANDO UMA ADMIRAÇÃO INEGUALÁVEL.
ADMIRAÇÃO ESSA QUE NÃO TENHO POR MUITOS ADULTOS.PARA MIM A MINHA IRMÃ É.......UM SER SUPERIOR, ENTENDAM COMO QUIZEREM.
TAMBÉM SEI QUE, APESAR DE TER SIDO ELA MUITAS VEZES O PRÓPRIO SUPORTE DA MINHA MÃE EM RELAÇÃO A SUA DOENÇA,COMO JÁ VOS CONTEI,UNS DIAS ANTES DISSE À MINHA MÃE..."MAMÃ, TENHO MEDO"!
E A MINHA MÃE, COM A FORÇA PRÓPRIA DE UMA MÃE LHE DISSE.."NÃO TENHAS TININHA, JESUS ESTÁ À PORTA À TUA ESPERA DE BRAÇOS ABERTOS E UM DIA HAVEMOS DE NOS ENCONTTRAR CONTIGO, É SÓ UMA QUESTÃO DE TEMPO"!
FOI SEM DÚVIDA UMA LUTADORA DENTRO DAQUELE CORPINHO TÃO FRANZINO.


QUANTO À DOENÇA. "FIBROSE CÍSTICA OU TAMBÉM CONHECIDA POR MUCOVISCIDOSE, NÃO É NEHUMA FORMA DE CÂNCRO, É UMA DOENÇA HEREDITÁRIA, ONDE PELO MENOS UM DOS PAIS E PORTADOR SE NÃO FOREM OS DOIS.SE SÓ UM DELES TIVER HÁ 25% DE PROBABLIDADES DE TER A DOENÇA, 50% DE SER PORTADOR E 25% DE SER SÃO.
SE AMBOS FOREM PORTADORES,HÁ 50% DE SER DOENTE E 50% DE SER PORTADOR.
E LAURA,A MINHA DÚVIDA NÃO É SE EU TENHO A DOENÇA PORQUE ISSO EU SEI QUE NÃO TENHO MAS POSSO SER PORTADORA E QUERIA SABER A QUE GRUPO PERTENÇO E QUE HIPÓTESES HÁ DE UM NETO MEU PODER VIR A TER E TENHO ESTADO A REUINIR TODA A INFORMAÇÃO PARA LHE DAR PARA A MÃO PARA QUE FAÇAM OS EXAMES QUE TIVEREM QUE FAZER, PARA QUE UM DIA QUE QUEIRAM SER PAIS, ESTEJAM DESCANSADOS OU EM CASO DE ELES PRÓPRIOS SEREM PORTADORES,O SEJAM EM CONSCIÊNCIA DOS PERIGOS QUE CORREM.
SE POR QUALQUER MOTIVO ISSO VIESSE A ACONTECER, NUNCA ME PERDOARIA POR TER IGNORADO O FACTO E NÃO LHES TER COMUNICADO, PREFIRO ENFRENTAR AS SITUAÇÕES COM RELAISMO E DEIXAR AS DECISÕES PARA ELES.
A alteração genética responsável pela doença conhecida como Mucoviscidose ou Fibrose Quística poderá funcionar de uma forma diferente do que muitos especialistas pensavam até ao momento.

A Fibrose Quística é uma doença relativamente frequente afectando cerca de 1 em cada 3000 recém-nascidos.

Nesta doença, uma mutação (localizada no cromossoma 7) é responsável pela alteração de uma proteína, conhecida por CFTR. Isto leva à produção de secreções extremamente espessas causando infecções crónicas das vias respiratórias e bronquiectasias, insuficiência pancreática exócrina, disfunção uro-genital e alterações da secreção das glândulas sudoríparas. A maioria dos pacientes morre devido a complicações pulmonares antes dos 30 anos de idade.

Até ao momento pensava-se que a mutação da proteína CFTR se traduzia exclusivamente numa inibição do transporte de cloro através da membrana plasmática de certas células. Isto por sua vez altera o movimento osmótico da água para dentro e para fora da células, formando-se assim secreções menos fluidas que dificilmente são eliminadas.

Mas a equipa liderada pelo cientista Shumel Muallem da Universidade do Sudoeste do Texas (Dallas, EUA) descobriu que esta mutação também dificulta o transporte de bicarbonato para as células.

TENHAM TODOS UM BOM DIA

Pascoalita disse...

laurita, "entregar ao destino" ou "esconder a cabeça na areia" como faz a tartaruga, não é a nossa forma de estar, bem sabes. Boa segunda Feira jinho

Anónimo disse...

segundo sei a genética já trás tudo o que tiver de ser..As doenças surgem mais tarde depois de nascer claro, mas já veem connosco desde o utero da mãe.... E há casais e casais que pensams emrpe que nada lhes acontece..a minha surdez e do meu irmão é genética pois, só me apanhou a mim, a ele e a uma tia que tinha na altura 30 e nós 6 eu e 7 ele, um tio de 19 e mais tarde foram ensurdecendo quase todos alguma coisa, ams não ficaram como nós..surdos que nem uma porta....claro que os meus pais nunca pensaram que iriam ter dois filhos surdos..ambos..mas ..os tempos eram outros e claro beli vale a pena falar com eles e explicar-lhes as coisas...bola..

Anónimo disse...

É sempre gratificante ver aqui a foto da Tininha, se repararem tem um olhar doce e profundo, Palavra que penso que ela é um Anjo de Deus e até de nós toma conta!!!! será????bola..

Anónimo disse...

Á tininha!!!
mesmo na dôr
não largaste o teu sorriso
mesmo na dôr
sorriste sempre, encantaste
a tua gente
com tua palavras de amor
e já sentias o Omnipresente
sempre presente..
junto a ti!!
e hoje querida....
não duvido nada
que estejas lá..
no melhor dos lugares
a pedir por nós,
os que ficamos cá!!!!
Um beijinho espiritual, da amiga da tua mana belinha que te há-de lembrar sempre, como uma alma querida!!!! bola..

Pascoalita disse...

xiiiii como ela acordou hoje!!! tão inspiradinha :-o)

Anónimo disse...

Na verdade há dias...
dias de muita alegria
que por mim passando estão
nem deixam rasto sequer
e eu tenho que a procurar
debaixo de um qualquer lugar
para não desafinar
que a vida diga-se...
está para nos enterrar!!!!!


Nem sempre inspirada, as coisas saem naturalmente..como se estivesse alguém aqui ao lado..a ditar-me docemente....
Por isso,..Obrigada alma querida que até mim vens..suavemente....bola..
e agora num repente vei-o-me à lembrança será a ternura da Tininha!!!!! quero crer que sim, e vejo-a sorrir tão docemente.....