sábado, agosto 16, 2008

A casa da "verruga"



A prima Alcina mora há muitos anos em Lisboa e recentemente adquiriu um casebre na sua aldeia natal, uma das aldeia histórias de Portugal na Beira Interior.

A habitação é constituída por 2 pequenas divisões, possuindo apenas 2 portas sem uma única janela e um pequeno quintal nas traseiras.

Sensivelmente a meio da parede exterior da casa, há um pequeno "avançado" que ocupa cerca de 4m2 da rua, cujo espaço útil interior se resume a um minúsculo quadrado, supondo que tenha servido em tempos de galinheiro ou arrumação.

Devido exígua largura da rua e ao mamarracho a que eu chamo "verruga", é impossível ter-se uma visão completa da casa e na minha opinião, a sua remoção seria um benefício público, já que permitiria o alargamento da via, mas tal não é permitido por ser considerado património protegido.

O casebre está actualmente em obras no seu interior e como passará a dispor duma pequena sala com "kichinete", a prima Alcina decidiu dar utilidade à verruga ... será o abrigo da bilha do gás.

Mas para mim, será sempre uma "verruga" ahahahahahah

10 comentários:

Carlos II disse...

Em tempos numa visita que fiz, à aldeias históricas na serra da Lousã, fiquei apaixonado por um casa de xisto abandonada, por morte dos locatários e cujos filhos não passavam "cartão". Era barata, mas com as obras de beneficiação ficava cara, e bem vistas as coisas, era muito longe da capital.

Fiz bem em escolher Peniche.

Bjs

Teté disse...

Ah, ah, ah, o antigo "galinheiro" património arquitectónico protegido?!

Só mesmo neste País! :)))

Jinhos, nina!

Laura disse...

Ora bem, desde que a berruga (berruga com b sim senhora) não atrapalhe a passagem das cadeiras de rodas lá da zona!... Tomara eu a casita assim, mesmo pequenita (mas ai é que canta o galo!) eu gosto de amplas divisões, janelas pra estar a ver a chuva cair que no caso da prima Alcina, molharia os pés ehhh pra vir prá porta ver a dita!...Imagina que bem estará ali se tiver um quintalzito prás traseiras!... Mas essa berruga é que dá vista à casa ehhhhhhhh... e tá claro que o mais prático é a Kitchenet que eu adoro e poupa-se trabalho e vai e vem sem fim entre uma sala e a cozinha...se for essa da imagem, tá linda sims enhora e parabéns pá prima Alcina...ji da laura..

Laura disse...

ehhh o galinheiro passou a ser protegido pela Lei? Ora nem mais, tão a casa das galinhas também é de Deus!...bolas, e se cair uma telha na se meche que é património. O casal Coca e béquinho lá no Monte do Alentejo tinham um telhado digamos do tamanho de alguns dois a 3 metros de largo e quase outro tanto de comprido, mas era um telhadod e telhas mesmo e paredes ali especado. Quando lá fomos inquiri para que servia aquilo! Resposta do Béquinho; é a casinha do porco. ah... assim ficou a ser a minha herança no futuro para eu habitar se um dia não tiver onde... Bem, já se vendeu e a casinha do porco foi transferida para a nova propriedade na tua zona ou seja mais prá frente, na Ericeira, pelo menos ele diz que está lá para mim...e isso fez-me lembrar que é mais ou menos desse tamanho da casinha do gaz e diz à prima Alcina que bem pode lá por as pinhas prá lareira, as cestas da vindima, a forquilha e o ancinho; se ela não cultivar a terra pode sempre dar com ela nas costas do manel dela, ora pois, merecer, merecem quase sempre, ehhh pró que me deu e ainda agora acordei!...

Laura disse...

Menina, só queria uma assim uns bons 3o metros mais pra lá e pra cá e ficava encantada da vida...o rais do euromilhões teima em acertar em mim!...

Pascoalita disse...

Carlos ii
(caramba! não queria morrer sem saber o que significam aqueles 2 "ii" colados ao nome ahahah)

Fico muita vez perdida de amores por pequenos casebres ou mesmo velhos solares abandonados, alguns tão degradados que mete dó, mas nessas alturas temos de por de lado a emoção e ouvir a voz da razão.

Durante muito tempo (ainda não totalmente esquecido), o meu sonho era um moínho no cimo dum monte, cercado de vegetação ahahahahah

Pascoalita disse...

teté,

É verdade! Quem diria ahahah

Se a casita fosse minha, tentaria a todo o custo obter autorização para remover a "verruga" e em seu lugar colocar uma pequena janela, mas se não for totalmente impossível, daria pelo menos muita dor de cabeça e mtas chatices junto da câmara.

Pascoalita disse...

Laura,

Aquilo fica numa espécie de beco e ali nem passam carros. A remoção do "nicho" facilitaria o trânsito e tornaria a casa mais bonita.

A habitação é pequena. A porta que se vê funcionará como janela do único quarto que não terá mais de 10 m2; na outra parte de tamanho e configuração igual, funcionará a sala c/a kichinete e será também a entrada. Atrás, onde era um minúsculo quarto, ficará um wc.

O quintal, com triplo do tamanho da casa, é desnivelado. Tem um pequeno anexo e mais atrás um terreno livre que serve para cultivo.
Mas actualmente a recuperação destes casebres fica caríssima.

A Alcina concretizou o sonho de ter o seu próprio refúgio ahahah

Pascoalita disse...

aura,

A casa é em forma de "T". Tem uma porta de cada lado e aquele "mamarracho" no meio ahahahah

Não ficava melhor se deixassem substituir aquilo por uma pequena janela desde que fosse mantido o aspecto arquitectónico local?

Cadinho RoCo disse...

Por favor, não implique com a "verruga".
Cadinho RoCo