Lenda de S. Valentim
As comemorações de 14 de Fevereiro, dia de S. Valentim, como dia dos namorados, têm várias explicações – umas de tradição cristã, outras de tradição romana, pagã.
A Igreja Católica reconhece três santos com o nome Valentim, mas o santo dos namorados pensa-se ter vivido no século III, em Roma, tendo morrido como mártir no ano 270. Em 496, o papa Gelásio reservou o dia 14 de Fevereiro ao culto de S. Valentim.
Valentim era um sacerdote cristão contemporâneo do imperador Cláudio II. Cláudio queria constituir um exército romano grande e forte; não conseguindo levar muitos romanos a alistarem-se, acreditou que tal sucedia porque os homens não se dispunham a abandonar as suas mulheres e famílias para partirem para a guerra. E a solução que encontrou… foi proibir os casamentos dos jovens! Valentim ter-se-á revoltado contra a ordem do imperador e, ajudado por S. Mário, terá casado muitos casais em segredo. Quando foi descoberto, foi preso, torturado e decapitado a 14 de Fevereiro.
A lenda tem ainda algumas variantes que acrescentam pormenores a esta história. Segundo uma delas, enquanto estava na prisão Valentim era visitado pela filha do seu guarda, com quem mantinha longas conversas e de quem se tornou amigo. No dia da sua morte, ter-lhe-á deixado um bilhete dizendo «Do teu Valentim».
Quanto à tradição pagã, pode fundir-se com a história do mártir cristão: na Roma Antiga, celebrava-se a 15 de Fevereiro (que, no calendário romano, coincidia aproximadamente com o início da Primavera) um festival, os Lupercalia. Na véspera desse dia, eram colocados em recipientes pedaços de papel com o nome das raparigas romanas. Cada rapaz retirava um nome, e essa rapariga seria a sua «namorada» durante o festival (ou, eventualmente, durante o ano que se seguia).
Com a cristianização progressiva dos costumes romanos, a festa de Primavera, comemorada a 15 de Fevereiro, deu lugar às comemorações em honra do santo, a 14 de Fevereiro.
Há também quem defenda que o costume de enviar mensagens amorosas neste dia não tem qualquer ligação a S. Valentim, mas deve-se ao facto de assinalar o princípio da época de acasalamento das aves.
Com o decorrer do tempo, o dia 14 de Fevereiro ficou marcado como a data de troca de mensagens amorosas entre namorados, sobretudo em Inglaterra e na França – e, mais tarde, nos Estados Unidos. Neste último país, onde a tradição está mais institucionalizada, os cartões de S. Valentim já eram comercializados no início do século XIX. Actualmente, o dia de S. Valentim é comemorado em muitos países do mundo como pretexto para os casais de namorados trocarem presentes.
(texto da net)
Nota: Este ano não tive direito à minha habitual florinha :-( resulta daí, em parte, a minha falta de inspiração para um tema alusivo ao DIA.
23 comentários:
Nem sempre podemos estar inspirados!
O que conta é o contributo que possamos passar aos outros.
O texto que apresentas é prova disso. Ficamos mais ricos no saber.
Um beijinho e um Feliz Dia de S.Valentim.
do Pepe.
Ahhh, sabes bem que por mais histórinhas que contem, quem começou o dia dos namorados foi algum alfaiate de meia tugela que não tinha clientela e vai daí...ou um dono de alguma casa de pasto que não dava lucro, ou casa de coisas lindas e vestidos, etc etc e o povo tolo como é..foi atrás..e eu também claro ahhhhh só dá prendas quem pode....dia de s Valentim..que bom para o Santo que tem milhares a festejar...
Pascoalita, socorro, acode ao meu blog que voltou à versão antiga e nem como anónima me deixa comentar ai que morro ahhhhhhhhhhhhhh vê lá se terei que fazer de novo e eu que tava tão feliz era so entrar c laura e pronto...jinhos mas vai laá para apagar o fogoooooooooooooo
Já lhe atirei uns baldes d'água fria ... não havia necessidade, pois não vi nada chamuscado, mas fiz-te a vontade pq já não te podia ouvir chorrar :-)
O problema é k o meu MSN tb não funcemina e temos a comunicação reduzia a zero :-(
ai nem me digas que o teu msn nem funcemina.....funcemina pois, deve ser uma nova palavra para definir funciona, mas como o mundo muda a cada dia, de manias, vou apontar tudo para não esquecer de funceminar quando fizer falta...
Nem me digas, já não funceminamos há mais de dez dias e isso é inadmissivel menina...Bom, a ver vamo se te apanho por lá mais logo..Já não cortamos trapos há muito, também nem temos sobre quê ahhhhhhhhhhhhhhhh---
Não funcemina mesmo! Eu acho k há por aqui marosca do meu rebento, ou p'lo menos nada faz pra me valer neste meu pouco saber ... um dia destes dou-lhe com o martelo e era uma vez um pc :-)
ahhhhhhhhhh olha que eu mando-te um martelo dos meus, tenho dois para as costuras e martelo as calças de ganga para que a máquina cosa as bainahs nas costuras..cedo-te um..Tu devias era fehcar o bicho e guardar só para ti.....e já andava mais ligeiro..eles só reparam no que temos no pc a mais, mas eles não teem lá nada!!!!
Boa tarde, Mary90 :-)
Este ano escassearam os miminhos, mas eu tb não fiz distribuição deles. Mas não faz mal, outros dias de namorados virão.
Não tem sido fácil passar pela tua rua. Sabes k daqui não tenho bons acessos. Bom final de semana
1 beijo
Pascoalita não foram os mimos que escassearam, foi a saca dos tomates que rompeu de vez ahhhhhhhhhhhh, ora não são tomates o que lá vês? e além disso tu tens mais dias de S. valentim do que muitas , falas de barriga cheia e consoladinha que o homem é de ouro...Ajuda, faz, desfaz, põe, tira, tou a falar de trabalhar por prateleiras tirar coisas, poças na inventem ahhhhhhhhhhhhhhhhhhh
Ora, laurita, no dia 14 o coitado nem o "par" habitual quase tinha, de tão afectado k tava. Os vírus quase lhe comeram os legumes todos eheheh
Na vèspera e antepéspera tinha ele cuidado da sua "couive de bruxelas" ,depois as coisas inverteram-se :-)
O coitado nos últimos dias não põe nem dispõe "prateleira" nenhuma eheheheh
Credo, a minha barriga já abana de tanto riso ahhhhhhhhhhhhhhhhh, és mesmo louca e marota.. Coitado do teu repolho e da saca dele ahhhhhhhhhhhhhhhhhh
mas afinal tu preferes rir ou gritar? decide-te menina eheheheh
Outros anos, outros dias do mesmo nome, virão. Quanto as flores essas seguramente estarão abertas nesse dia.
SOLIDÃO
Hoje a solidão mora em mim.
Na tua ausência,
A saudade fez de mim
Uma residência,
Para a saudade habitar.
Um beijo
Naeno
Sabes, Naeno,
A solidão tb mora sempre comigo.
Visto-me de "esperança", juntas batemos à porta da "aventura", saímos contentes, à procura do nosso amigo "desafio" e unidos, sentimo-nos capazes de enfrentar cada dia.
Faz como eu, Amigo. Deixa k as nossas almas se descubram e se complementem.
Pronto! perfeitamente conformadadita ... lá terei de me resignar com q parzito de tomates que restou :-(
Mas dão-se bem! são unha com carne! Inseparáveis :-)
ahh conformadita com o parzinho de tomates que restou ahhhhhhhhhhhhhhhh quem ler a coisa como eu, decerto mija-se a rir até amanhã..ahhhh o parzito..ehhh referes-te a parzito de quem..ehhhhhhhhhhh
ahahahahahahahahahahahahahahhah
ahahahahahahahahahahahahahahahah
fizeste uma pocinha de xixi no chão, laurita? Não tem vergonha?
Vá, sua incontinente, bora lá pegar na esfregona e limpar já tudo eheheheheheheheheh
O que por aqui vai!Não te esqueças de junta uum pouco de lixívia para que não voltes a fazê-lo..plo menos no mesmo sítio! Não é assim que se faz aos nossos animaizinhos de estimação??hahahaa
OH,pra eles!Tão amorosos,tão coradinhos,de mão dada,trocando mimos ao ponto dos terem os cabelos em pé..porque será?El há coisas..
..e já agora..porque será que a nina tomate aperta as pernitas e o nino tomate,coloca as mãos entre as pernas numa posição tão apropósito, com quem esconde algo..?Realmente el há coisas que não entendo..
É o amor em acção, nina africana!
Os cabelitos em pé e não só deve ser disso, assim como as faces rosadas eheheh
Coitadas destas duas, que lorotas, já põem os tomates a falar, a nina pascoalita já deve ter assistido à procriação em video natural lá no quintal dela ehhhhhhhhhhhhhh
Podes crer Laura!Sai daquele quintal cada par deles mais lindo!
Enviar um comentário