quarta-feira, janeiro 10, 2007

Tua Caminhada




Tua caminhada ainda não terminou ...
A realidade te acolhe dizendo
que pela frente
o horizonte da vida necessita
de tuas palavras
e do teu silêncio.
Se amanhã sentires saudades,
lembra-te da fantasia e
sonha com tua próxima vitória.
Vitória que todas as armas do mundo
jamais conseguirão obter,
porque é uma vitória que surge da paz
e não do ressentimento.
É certo que irás encontrar
situações tempestuosas novamente,
mas haverá de ver sempre
o lado bom da chuva que cai e
não a faceta do raio que destrói.
Se não consegues entender
que o céu deve estar dentro de ti,
é inútil buscá-lo acima das nuvens
e ao lado das estrelas.
Por mais que tenhas errado e erres,
para ti haverá sempre esperança,
enquanto te envergonhares de teus erros.
Tu és jovem.
Atender a quem te chama é belo,
lutar por quem te rejeita
é quase chegar a perfeição.
A juventude precisa de sonhos
e se nutrir de lembranças,
assim como o leito dos rios precisa
da água que rola
e o coração necessita de afeto.
Não faças do amanhã
o sinónimo de nunca,
nem o ontem te seja o mesmo
que nunca mais.
Teus passos ficaram.
Olhes para trás...
mas vá em frente
pois há muitos que precisam
que chegues para poderem seguir-te.
- Charles Chaplin -
(recebido via e-mail da Cidinha)

15 comentários:

Mário Lima disse...

A caminhada pela vida nem sempre é como a gente quer.

A nossa caminhada é feita de vitórias e de derrotas, de blasfémias e de silêncios.

De silêncios, sim de silêncios mesmo que o nosso ser nos leve a dar um grito fechámo-nos nos nossos silêncios e a vida continua a caminhar como se nada houvesse, como se os encolhos fossem areia levados pela água.

Como diz Chaplin, a tempestade está dentro de nós, afastemos os raios que nos despedaçam e uma nova luz voltará a brilhar dentro de nós.

Tudo de bom

Laura disse...

Senão consegues entender, que o céu está dentro de ti.....O meu sei onde está....Mas ando sempre a trocar os passos da vida, ou é ela que mos troca a mim...Já nem me fecho no silêncio..Eu vivo nele..dentro dele, e nem é assim tão mau!!!! Bonita escadaria e quem dera que fosse dar ao nosso céu..

Laura disse...

Acho que é preciso ir lá abaixo ao chinês (nanja não é ao restaurante, é ao que lá vais endo comentado..Entrou uma Moçambicana e andamos a tresvariar..ahhh leiam em chinês que se entende melhor...O que prá li vai..
Estou a curtir a nova amiga virtual..e se tem o coração torrado pelos sóis de África, tá tudo dito....

Pascoalita disse...

É msm assim como dizes, Amigo Marius. A nossa caminhada não é sempre um trilho fácil, nem em termos de ritmo, nem do próprio percurso.
Há troços k precisam ser desbravados e para isso necessitamos de toda a nossa força interior. Se k tropeçármos e/ou cairmos, temos de nos erguer e prosseguir.

1 jinho

Laura disse...

Pascoalita, tenta erguer-te e quem sabe ainda levas uma canelada ou rasteira e cais que nem tordo de novo...Pensas que é só isso..Bem se vê que tens tido uma vida maravilhosa, sem entraves de qualquer coisa...

Carlos Ramos disse...

Grato pela visita. Prometo voltar,gostei do que li.

Laura disse...

Pascoalita, não tenho o meu email a funcionar desde ontem todo o dia e há noite quando cheguei da tal jantarada em casa da Jetta, não consegui ir ler meu correio. Já me enerva, acontece volta e meia.
mana, mana, que pena não teres ido ontem mais a nossa querida africana. Porque raio morais tão longe de mim...
Depois escrevo mail a contar. Quando tiver operacional ..a Neide diz que devem estar a arranjar e fazem-se de tolos e não dizem porque acontece isso.
Ah, devias provar o ensopado de peixe que a sãozita fez..com fatias de pão saloio no prato..xuac que coisa boa, eu como sempre levo sobremesa e deliciamo-nos todas. Vinho é com elas que eu nem ligo, se for um verdinho do bom..aí vai pois...mas fico por um copito ou dois ou nem tanto....E lá andei eu a carregar tachos e panelas com elas..e até um banco de cozinha uma levou para cabermos todas sentadas..

Anónimo disse...

Realmente a caminhada da vida e feita de muitas derrotas/vitorias/sucessos insucessos e de muitos silêncios também...é bem verdade.
Quantas vezes as nossas derrotas, para que não se tornem públicas e mais dolorosas, são travadas por silêncios...corroendo-nos por dentro, desfazendo muitas vezes os nossos sonhos,roubando-nos a alegria, a nossa ideia de felicidade, de querer estar bem comnosco e com os demais, cavando crateras profundas que servem apenas para guardarmos aí as nossas tristezas e frustrações...
Suponho que derrotas destas todos nós temos muitas e será que...afastando os raios que nos despedaçam, uma nova luz voltará a brilhar dentro de nós?Ou será que resolvemos isso com um sorriso...silencioso, inigmático?
Que raio de caminhada mais complicada, esta da vida!

Laura disse...

Que raio de caminhada a nossa não é Africana e Pascoalita... Cada uma há sua maneira, mas que raio de caminhada sim..Até já corremos meio mundo, sem saír do lugar..é certo. Mas deu para ver, espreitar, sentir e aprender.. Jamais esqueceremos por onde andaram nossos passos, jamais saberemos se conseguimos atingir os cumes das montanhas que visitámos. Mas cremos que sim,e, um dia, ao trasnpormos a grande Montanha, encontraremos a resposta a esse caminhar por vezes tão dorido.
Africana, tu continuas a tua escalada neste momento, bem queria poder estar a teu lado, para juntas chegarmos mais rápido. Apenas te posso ajudar da única maneira que conheço. Mas, como sempre, estou contigo, colada a ti, a seguir os teus passos. Apoia-te em mim mana querida, e juntas oraremos ÁquEle que tudo pode, para que te dê uma pausa no desgaste que já acusas, o cansaço!!
Beijo-te amiga, desejando que esta terrivel fase passe logo, e possas voltar áquele convivo fresco de sempre..

Laura disse...

Agora reparei, parei para ver a imagem da caminhada, e, realmente acredito que estás cansada ao fazer aquele percurso montes de vezes..Xi nem admira como a muié anda de rastos..Já viram aquele escadório ou tábuas que nunca mais acabam? Compra um trenó e escorrega por ali abaixo, e faz o caminho todo de uma vez....

Anónimo disse...

Menina, que lindo texto.Mensagens como esta nos leva a refletir e contribui para o nosso crescimento interior.
Parabéns.

Pascoalita disse...

Querido Gilinho,
tb acho mto bonito ... deviamos reflectir nisto todos os dias um pouquinho :-)

1 jinho

Laura disse...

Pascoalita se parássemos para reflectir na caminhada da vida..Já estariamos cansadas há bué..como se diz na giria dos jovens..bué pois....

Laura disse...

Vês, tem dias que não queremos evr caminhos..mas hoje, sábado, vestia uma roupita qualquer...e íamos por ali fora, ténis calçados, e só regressariamos ao amanhecer..era néra Pascoalita?

Laura disse...

Assim quem sabe que levava com a despensa em cima era o sacristão..quando fosse lá roubar bolachas....