Renova-te.
Renasce em ti mesmo.
Multiplica os teus olhos, para verem mais.
Multiplica-se os teus braços para semeares tudo.
Destrói os olhos que tiverem visto.
Cria outros, para as visões novas.
Destrói os braços que tiverem semeado,
Para se esquecerem de colher.
Sê sempre o mesmo.
Sempre outro. Mas sempre alto.
Sempre longe.
E dentro de tudo.
(Cecília Meireles)
33 comentários:
Essa Cecilia Meireles..Que encanto, que beleza que nos leva ao pranto, e a descobrir coisas novas dentro de nós!!! Ela era uma poetisa maravilhosa, conheço apenas alguns poemas dela, por ti.. Linda. dá força para irmos em frente!!
Bem ... este foi propositadamente escolhido a pensar numa nina k está em processo de reflexão e renovação para prosseguir em frente.
Os poemas dela são quase sempre melancólicos, convidando mais a mergulhar no nosso interior. Este é virado pra fora, p'ro mundo! p'ra vida!
1 jinho
Por favor, entre no meu "sítio" e sinta-se em casa.Grato pela visita
Cuco, obrigada pelo convite. Nunca tinha visto um "Cuco Escorpião" eheheh
Ainda devemos ser parentes.
Continuarei a passar pelo seu "ninho" que me pareceu construído com muito esmero!
:-)
Olá, mary
Cecília Meireles hoje e sempre
:-)
Boa semana tb para ti, brigada
jinho
Costumo ir a Cascais, a casa dum familar que tem um picadeiro.
Fizemos lá um enorme galinheiro onde têm várias espécies de aves à mistura e tb um lado para patos reais k começaram por ser apenas 1 casal e são agora vários.
Patos bravos há lá imensos e há tempos trouxe 1 casal para o meu quintal :-)
Olá!
Adorei este poema da nossa Cecília Meireles.
Parabéns e obrigado pela dideia.
se fosse possível renovarmo-nos...
seria bom sim...
seria?
:|
Beijoca
Oh Pascoalita este poema é forte.
Tem momentos na minha vida que consegui seguir alguns dos versos mas não consigo ser o poema por inteiro.
Vou-me esforçar por ter mais olhos e mais braços para ver e abraçar mais longe.
Quando li o titulo do Renova-te..Pensei logo nos lenços de papel da renova, marca espanhola..E pensei cá comigo..pró que lhe deu!!
Mas afinal é um reenovar de pensamentos coisas,afazeres, isso sim.
Mas quantos somos capazes de nos renovar, de semear mais depois da colheita ser desastrosa? Ela tem razão, sê sempre o mesmo, e não vingando, sê sempre outro, que vê mais alto, sente mais alto e grita mais alto...Melhora-te pois ó alma querida, e dentro disso tudo, acharás a saída....
david santos,
Obrigada pela visita. Este POEMA de Cecilia Meireles é mto optimista!
Jotabê,
Pois ... talvez um dia evoluamos para a capacidade de substituir a "samarra" como os repteis eheheh
Grilinha,
A mim parece-me que o tens seguido à risca :-) Renovas-te, sendo cada vez mais ... tu própria. E de que maneira!
1 jinho
Laurita,
brincalhonaaaaaaaaa
Entrei no blog do David Santos, no tema "No fim, junta-te a mim, amor"..Não sei se a palavra adorei engoloba exatamente o que me fez sentir,ver, revivier..
Mas realmente adorei, não só pela densidade,pelo seu realismo crú, mas sobretudo pelo que não está lá expresso..mas está lá!
Na verdade, é pena que não tenhas podido deixar lá o teu comentário. Vejo que só aceita comentários de "inscritos" e lamento que não possas ter deixado a tua opinição. Já calculava que os seus POEMAS, sobretudo esse, te dissessem muito :-)
Obrigada Daid Santos pela partilha
Mizé, por favor copia o que a beli escreveu, e reenvia para o Blog do David Santos. Aposto que ele irá gostar de saber o que ela escreveu..E diz num cadinho que ela tem os pais com ela, nunca os abandonou nem em lar nenhum, que trabalha e tenta conseguir tomar conta de tudo....E até agora..merece a pontuação mais alta que possa existir.... Se fosse no meu blog eu copiava, mas está no teu..faz isso por favor, ele deve gostar de ler....
Pascoalita, já alertei o David para ir ler ao teu, já lhe expliquei onde estás lá no blog dele e vai aparecer decerto...Beijinho para ti.. Acabei de fazer dois versos e gostava de colocá-los mas quero um Anjo que já tenho aqui e custa-me aborrecer-te, já vi que andas setressada e nem quero sobrecarregar-te, mas as coisas aparecem-me mal ao colocar a postagem de imagem..
mana, o David Santos só não me encontra pq é um nino mto visitado (reparei k só num dos post tem 220 comentários !!!) e a pascoalita fica k nem agulha em palheiro, mas claro k poderá ler a opinão da Belinha qdo voltar a passar por aqui :-)
Entretanto, já lhe respondi às questões, através de mail.
jinho
Bom, e mais uma vez tenho razão!!!!
Disse que pensei que fosse reclame aos guardanapos da renova...Mas nem fizeste caso.. Post novo já, a menina anda preguiçosa ou quê? Bora lá marina, esse geito tem que ser mostrado aqui..renova-te tu também, deita a caixa de lenços do renova-te, fora, já..começa de novo, hoje mesmo.. Andor nina querida....jinhos
Sabes que houve um propósito na escolha deste Poema. Claro k sei que tb eu preciso ganhar ânimo.
Este Janeiro está a ser mto negativo.
Para uns é o pior mês do Ano, depois de gastarem as massas no Natal.... Para mim, foi sem dúvida um começo muito alvissareiro...Mas eu já andava à espera dessas alvissaras há que anos.. Portanto..et pourtant....
Que bela estrofe. Todos nós ganhamos ao ler tão bela redação.
olá mizé
péa aí, como é que é? Olá mizé ? Olha quem fala, de onde vem a peste transformada em espanholita? Mas que magia foi essa? uau que linda estás moça..Como conseguiste?
a nina apanhã explicará o passe de mágica eheheh hoje, depois da experiência, saiu à pressa ... só teve msm tempo de dizer "Olá" :-)
Olha lá, continuas a fazer reclame aos espanhóis?? poças blog novo postadinho hoje, já...
Olá!
Pascoalita, sou muito visitado, de facto, mas já mais deixaria um comentador meu sem a minha visita. Não é que possa fazer isso a toda a hora, pois para além das visitas, ainda que não pareça, recebo cerca 300 Mails por dia, é que a grande maioria dos comentários que tenho, dado que nem todas as pessoas podem ou querem comentar no blog, fora cartas vindas pelo correio, mas ainda que demore um pouco, tudo farei para estar com todos.
Abraços, minha querida amiga.
Até sempre.
Olá, David Santos.
Sei bem o que isso é, pois tb tenho dias que quase atinjo esse número de mails eheheh
Acho k para poder responder a todos precisava de me transformar em polvo eheheh
Obrigada por ter passado por cá e pelas suas palavras. Voltarei ao seu refúgio, pois gostei de o ler.
Tudo de bom
hahahahahahahahahaahaahha,realmente deves estar tão espantada quanto eu!hahaahh, por isso vi a minha"partner" tão ocupada...e não era a trabalhar, mas como não sou cusca..deixei-a em paz!!!Agora é que eu estou a ver o resultado!! ahahahahahahaahahahaahhahahah
Quanto a fazer reclame aos espanhóis...nada disso, estou a fazer reclame é à minha pessoa!! ahahaaahaha...
Mas aviso-vos de uma coisa....é mesmo só para aparecer aqui c/chipala!Não tenho tempo para desenvolver um blog e está fora de questão ocupar o tempo dos outros a fazê-lo!Não deixo de escrever na mesma, como disse...invadindo os blogs dos outros!Nesta situação, e no bom sentido, é daqueles momentos em que se pode dizer...os fins justificam os meios...chegar a vós.Bem haja a quem se lembrou que atrás das palavras há um rosto..
A alegria é um dom que se adquire a arte a tristeza que se transpira
em beleza...
Eu volto
Beijinhos
Belo
Conceição Bernardino
Será que é por isso que se diz que de poetas e loucos todos temos um pouco?
Sempre achei que as pessoas ligadas às artes eram... diferentes?
Africana...eram? mas eram mesmo? então somos o quê? credo chegaste lá..somos diferentes no aspecto que somos capazes de fazer cultura de simples palavras e não é qualquer um que o consegue ahhhhhhhh..
Tás bonita..só tava a dizer que pareces uma espanhola de florzinha, mas agora até cantavas.. Ó tempo volta para trás!! e eu acompanhava-te mana...e conheço mais uma que fazia a mesmissima coisa..era néra Pascoalita?
Enviar um comentário