domingo, outubro 15, 2006

As últimas florinhas





Hoje acordei cedo e resolvi dar um jeito no meu canteiro ... não é meu hábito cortar as florinhas. Prefiro vê-las crescer e morrer lá no seu lugar, onde se mantêm viçosas por mais tempo, mas é preciso limpar a terra das folhas velhas e arranjar espaço para dar lugar às próximas ... aquelas florinhas secas k flurescem exactamente no Outouno, conhecem? Pois não tardam aí :
-)
Quando viemos morar para o campo, ficou decidido que os canteiros ficariam por minha conta, enqto a horta ficaria a cargo do meu marido:-)
Aqui para nós, muito sinceramente, nos primeiros 2 anos tinha aquilo num brinquinho, mas desde que descobri a net, nem me lembro que os canteiros existem e até os "panelões de barro k espalhei pelo chão, junto à casa, e nos quais cuidadosamente plantei florinhas a que vulgarmente chamam de "malva rosa" de variadades e cores diferentes, inclusive os vasos das bonitas begónias que tenho na varanda, estão com ar de abandono que até dá pena ... o meu marido cumpre a sua parte; o resto deixa por minha conta ... está tudo a precisar de cuidados mínimos!

Para além de um canteiro, estreito, na lateral (cerca de 40cmx 10m) onde crescem várias espécies (jacintos, narcisos, frésias, dálias, etc.), tenho 2 pequenos canteiros a ladear o portão de entrada. Nsses abundam estrelícias e no chão dos mesmos há uma espécie rasteira, cheia de flores que aqui chamam "rapazinhos" , num em em tom de azul, no outro em tom rosa (seria mais apropriado chamar-lhes "meninos e meninas" eheheheh).
Este cesto representa as florinhas que restam desta época ... tulipas, frésias, cércias, dálias e algumas rosas (brancas e em tom rosa!)

13 comentários:

Anónimo disse...

O maridão trata da sua parte: os patos grasnam, as galinhas cacarejam, a horta viçosa, os grelos grelam, os nabos não são para aqui chamados. :))

As florzinhas nos potes murcham, a erva cresce, os "rapazinhos" são esquecidos, a terra seca.

Tudo devido à net diz a pascoalita... devido à net??? Será que a net paga tudo?... Não é devido à net, é devido a uma coisa que se chama "preguicite aguda". Vês as bandeiras portuguesas já velhas e rasgadas nas varandas das casas após o Europeu de 2004?... Será culpa da net que as mesmas não são retiradas?... Não!... É simplesmente da preguicite e... como sabe tão bem!

:))

Tudo de bom

Anónimo disse...

´Poças pá preguicite, eu estou a passar uns Domingos medonhos e se não mudo acho que mudo de mundo!!!!
nem preciso de fazer muito, nada de limpar só endireitar, faço apenas o almoço, e depois?????depois recosto-me no sofá e penso, que seca, passo apenas plas brasas uns minutinhos, e depois levanto-me faço café (fraco nada de maquinetas) sento de novo, entro no pc nada de nada, tá tudo morto ao domingo..depois culpo-me rebento com a minha cabeça..tem tantos lares de crianças abandonadas, e meu coração está cheio de amor por elas e para lhes dar, já que o mei ninguém o quer!! Os filhos apesar de muito amigos teem os amores deles!!!Enfim revolto-me e juro que na próxima semana vou ttartar disso, e lá volto `amesma, mas juro que domingos de seca!!!!

Anónimo disse...

Olhe que se eu tivesse uma casita e um cadinho de campo tratava dos seus rapazinhos todos dos seus malmequeres e bem me queres e punha tudo num brinquinho, isso a estar a dormir, que conheço muita nina que prefere dormir a fazer mais qualquer coisa, mas desculpem lá que deve ser de estar sempre metida em casa... e vós..fora dela e com saudades do lar...

Anónimo disse...

"Vês as bandeiras portuguesas já velhas e rasgadas nas varandas das casas após o Europeu de 2004?... Será culpa da net que as mesmas não são retiradas?... Não!..."

CLARO QUE NÃO! Ó MÁRIO, por amor de Deus,....não estamos em fase de poupança??? não vem por aí outro "INVENTO FOTEBOLISTICO"em breve? Então para quê deitar estas fora e depois ter que comprar outras novas???!!!Onde tens o teu sentido de poupança financeira??!

#É simplesmente da preguicite e... como sabe tão bem!#
Ó SE SABE!!!


Realmente a chamada "preguiça" apodera-se de nós e arranjamos desculpas para não fazer por vezes o mais básico.
Fala a voz dese reflexo!!agahahahaa
Quantas vezes me dão esses axaques ( e fiquem vocês sabendo que são muitos mais que aqueles que vocês pensam!)!Mas como não me posso dar a esse luxo...vale-me um líquido maravilhoso que dá pelo nome de café que faz maravilhas e em duplo oh oh!!Digamos que é o meu RED BULL!!
Mas...será que o que nós sofremos (uns mais que outros) é mesmo preguicite???
Ou será a reacção normal a um acumulado de funções que, não sei porquê nos foram atribuidas e nos deixam sem espaço e tempo para poder gozar um pouco as coisas que nos dão prazer fazer??
E quando o fazemos, rara e a vez em que não sentimos um peso de consciência acusando-nos de estarmos a perder tempo com esses prazeres em vez de estarmos a trabalhar!?
Que injustiça!!Mas deixem-nos preguiçar(os que podem) um pouco, pois se nos privarem disso...quem nos atura depois??hahahaahah,

A propósito...Esta "tiazinha" é de Cascais??
A senhora por acaso não se enganou no blog???
É que por aqui...de cascais só mesmo a brisa!

Anónimo disse...

A tiazinha é braguinha cem por cento e é uma tiazinha que entretém os sobrinhos todos ao memso tmepo, e os enche de amor..esta tiazinha muito pede por vós a Nosso Senhor para que possais descansar mais e trabalhar menos, mas pelos vistos na outra vida tivesteis foi dias feriados a mais e dias sem fazer nenhum a mais e depois´´toma lá, e se não sabem..calem-se...

Pascoalita disse...

sério, os "rapazinhos" são flores bonitinhas :-) um dia destes ver se tiro umas fotos, mas já estão no fim da época, jánão têm mta graça.

Pascoalita disse...

aqui nem a brisa é de cascais ... levo com o frio do norte, o vento de sintra a chuva do nordeste e a humidade da ericeira ... tem dias k parece k todos esqueceram a porta aberta eheheheh

Anónimo disse...

eu fiquei a saber pelo mail das flores que rapazinhos eram flores, pois nem sei direito o nome de todas, e tu pelos vistos parece que sim.depois manda para eu saber quem são os rapazinhos..ahhhh

Pascoalita disse...

Tb não sei o nome delas, e esse é o nome popular, não o comercial :-)
vou tirar-lhes uma foto e mando, tá?

Anónimo disse...

Ó Dª. Pascolatia essa de cuidar do jardim e dos canteiros...foi a quanto tempo??????????????????????????????
Eles ainda exitem?As flores também?Não sei porquê tenho um feeling que acho que estão em auto gestão!!
Não sabem o que isso é??
Recebem sol no Verão e água no Inverno!!!!

Anónimo disse...

aahaahahahhaahahahahahahahahhaahahahahahhahahahaahahaha
acabei de ouvir que andou a "mondar" o canteiro com um garfo!!!! ahaahahahahaahahaha
Vai lá vai!!ahahahahaahahahahahahahhahahaahaa
Desculpem mas não pude deixar de me rir a bom rir!!!E eu a dizer que o canteiro e as flores estavam em auto gestão, pelo menos parece que afinal sempre sempre lhes dá uma volta.....de garfo!!!!
ahahaahaahahhaahahah

Anónimo disse...

boa essa do garfo, é sinal que neme stou sózinha quando me ajoelho na varanda e para chegar ao vaso (tem lá um que tem apenas a função de ter terra suplente para o que eu quizer.) e meto lá a colher de servir se for grande quantidade que precise, ou a da sopa (de comer) se for menor ahhhhhhh, portanto há quem pense como eu..garfo fas as vezes de ancinho né?'e colher de enxada ajhjhjhjj somos únicas neste portugal pequenino....

Pascoalita disse...

qtas vezes utilizo o garfo pra "garfar" a terra dos vasos eheheh