domingo, outubro 01, 2006

Rejeição ou educação?



"
Atitude de mãe"...vá lá uma mãe entender ...


Devido à relação um pouco conflituosa com os meus rebentos, dou muitas vezes comigo a tentar recuar no tempo, procurando falhas em cada pormenor, ou em cada momento da nossa já longa
relação mãe-filhos”.

Seguindo aquele princípio de que “quem procura ... acha”, busco respostas espiolhando cada recanto e avalio exemplos, acabando sempre frustradíssima após cada "auto-análise falhada e inconclusiva.

Ao fim de algum tempo de insucesso, o desgaste é grande e suponho ser legítimo que surjam ideias meio disparatadas: Ora quem me diz que devo procurar respostas no mundo dos humanos? Afinal não é a mãe natureza quem tudo nos ensina?

Há algum tempo atrás coloquei aqui a foto duma ninhada de bichanos (2 gatinhas e 1 gatito), filhos da minha gata negrita, lembram-se? Estão agora com quase 3 meses e dá gosto observar cada gesto, cada movimento, cada atitude, e verificar que têm personalidades diferentes, sendo cada um igual a si próprio … sim, fiquei com todos!


Há no entanto uma atitude da “mãe gata” que ainda não vos contei, que nunca entendi e que cada dia que passa me deixa mais intrigada. Logo na primeira semana, parecia rejeitar um dos seus rebentos! Por 2 vezes a vi saltar da janela do anexo onde tinha a cama, com o filhote na boca, largava-o no chão frio do quintal e voltava para o ninho e ali ficava aparentemente despreocupada. Claro que imediatamente me apressava a devolver-lhe o filho, pregando-lhe um valente sermão ... “sua mãe desnaturada! sua grande marota! Atão este filhote não é também seu? Que tem ele de errado, hein? Que mal fez? Não é lindo e perfeitinho como os outros?” Uma das vezes, ao chegar à cama, reparo que apenas ali estavam,
quentinhos e muito bem aconchegados 2 dos gatinhos. Da mãe e do 3º filhote, nem sinal! Disponho- -me a procurá-las (por esta altura já eu me tinha apercebido de que o filhote rejeitado era sempre o mesmo e era, afinal, uma gatinha).


Acabo por encontrar a mãe a trepar entre 2 móveis velhos e descubro a cria largada lá no fundo, no chão frio de cimento, e ela preparava-se para voltar, sorrateiramente, para junto dos 2 filhotes “escolhidos”.Lá se seguiu mais um sermão, filha colocada de novo sobre a mãe, um caldinho, ao de leve, no alto da cabeça, enquanto ela me fitava parecendo decidida a conformar-se.

O tempo passou … mãe e filhos têm hoje uma relação normal e, curiosamente, apercebo-me que a “fininha” (chamo-lhe assim por ser a mais franzina) se tem revelado a mais meiga e carinhosa para com a sua progenitora.

Moral da estória:

Afinal ainda tenho muito que aprender sobre educar filhos ... no meu extremoso papel de mãe faltou-me certamente fazer algo … “talvez devesse ter largado os filhotes da janela” !!! Que acham??? eheheheh

36 comentários:

Pascoalita disse...

Ah! faltou dizer no texto (não ficava mto bem, suponho eu)... a minha janela, nesse tempo, ficava num 6º andar :-)

Anónimo disse...

Ahhhh nada disso mana, há muitas maneiras de curtir a janela..ela devia ter reparado já que essa gatita ia ser a mais problemática e tratou de fazer um regeitanço (de faz de conta..)para que ela visse que se fosse para a frente com a sua má educação..que não se ia ficar a rir.....vês, é logo em pequenitos que se ensina..eu mimei os meus mas também levaram uma ou outra!!!!e agora Graças PAI..posso ter muitos problemas, mas com eles não...só o claudinho é que é diferente dos manos, não saiu da minha barriga é certo...Mas por vezes vejo nele algo de mim que os meus não teem!!!!!é um querer ser justiçeiro, é um inconformado politico..é um raivoso contra o que merece ser, mas coitados d enós!! Desde quando alguém nos ouve????Os meus são mais calmos mais ponderados e nunca fui chamada à escola deles a nãos er para me darem os parabéns das notas e do bom comportamento..já o claudio.ahh esse começo logo o pai a ser chamado quase antes de ele entrar na escola ahhh problemas????Raparigas..falador demais..malandro..enfim..mas coisas caeitáveis.De nada valeram as boas sovas que o pai lhe dava!!!è certo e sabido que nem com todos resultam...Por isso, calma eles estão apenas a tornarem-se homens ainda, e mais ano menos ano, a coisa acalma e depois tens os louros no relacionamento com eles....xi até lá vai fazendo o que podes e muito já fazes tu...bola..

Pascoalita disse...

por acaso eu interpreto de outra forma, sabes? A mãe apercebeu-se da fragilidade (talvez ela não mamasse ... é mto + lenta k os outros)e achou k não valia a pena perder tempo com esta cria! não me parece k fosse bem para a "castigar" de algo (tadita, tinha apenas dias :-)

Anónimo disse...

Olha se puderes pergunta à mãe e ponto final..quem somos nós para inrerpretar à nossa maneira!!!eu uma coisa tu outra, não somos iguais em nada, se cada um diz o que pensa a gata inda fica a dizer..que teem elas com isso?????? cada mãe é uma mãe e cada filho seu filho..xiiii bola..

Anónimo disse...

COMO EU ENTENDO AS MÃES PASCOALITAS ...
MAS SÓ O TEMPO... SÓ O TEMPO, LHES DARÁ A ELES ENTENDIMENTO E ESPERO QUE ALGUM ARREPENDIMENTO, NÃO POR PRECISARMOS DISSO, MAS PARA DE CERTO MODO VIR À TONA O NOSSO LEGADO DOS BONS VALORES E PRINCIPIOS... E SEGUIREM EM FRENTE, APTOS A SEREM PAIS E MÃES E A GERIREM UMA FAMILIA....
COMO EU ENTENDO.....

Pascoalita disse...

A tarefa de ser "mãe/pai" é cada vez mais espinhosa, Gi. A cada passo nos questionamos se agimos correctamente e façamos o k fizermos, nunca estaremos isentos de queixas, por vezes msm acusações, e já nos bastavam as nossas dúvidas, os nossos receios.
Sabemos k no fundo a semente do ensinamento e dos valores está lançada e nem temos duvidas de k é sã e mantem-se pronta a germinar, mas é como se um fungo adverso as mantivesse adormecidas e não as deixasse brotar da terra ... sei k tudo entrará nos eixos, o tempo fará o seu papel, mas ... a espera é dolorosa :-( ... ou nós é k somos impacientes e não acompanhamos os tempos :-)jinhos

Anónimo disse...

Sabem queridas mães, o que me dizem mães mais experientes e em estados já mais evoluidos que os nossos, cuja acção do tal tempo já se fêz sentir????
Que nós somos mães e para além do amor temos obrigações e responsabilidades com os nossos filhos... MAS ELES TB. SÃO FILHOS E TB. TÊM OBRIGAÇÕES PARA CONNOSCO e se não nos demonstram amor e respeito e camaradagem... QUE TB. NÃO MERECEM ASSIM TANTO O NOSSO SOFRIMENTO E DECEPÇÃO porque e portanto é ainda nossa obrigação e responsabilidade mostrar-lhes que estamos sentidas e decepcionadas... para que começem precisamente em casa e connosco a saber e a sentir na pele que o que se semeia nesta vida se colhe de seguida.
Amar um filho não é ser tapete dele nem ADMITIR impunemente que nos despreze, ignore ou seja cruel. É nossa obrigação, quase como ultimo acto de educar, mostrar desagrado e retribuir o suficiente para que eles tb. se sintam desconfortaveis e provem o sabor da deriva... qd. beliscam a mão que os alimenta e a boca que os beija.
Eles tb. teem obrigações para com as mães e se querem ser tratados como adultos, então os nossos LIMITES TÃO INFINITAMENTE ELÁSTICOS para com eles... deixam de ter sentido... e temos que lhes retribuir como adultos.. que é o que querem e aí damos-lhes com os limites que utilizamos socialmente, ou seja não admitimos que A e B e C, NOS FALTE AO DEVIDO RESPEITO.

Teresa Durães disse...

é difícil educar. eu cá adoptei o método - um dia de cada vez

bom dia

Anónimo disse...

A Teresa durães falou tá falado....Eu já disse que nem me queixo..so o do meio é que é um cadinho rezingão como o anão da branca de neve, tem o nariz empinado, mas tudo bem ele vai ao caminho, já melhorou desde que nós fossemos aceitando as manias dele e como são todos mais ou menos a mesma coisa..vamos andando..os meus já são outra louça, mas ele também foi criado connosco desde os 5 anos, e.....nem interessa se sãoa s companhias, eles é que se metem nelas por gosto!!!!!agira chamo-me apenas xagu..

Pascoalita disse...

Pois é, Gi! Sabemos disso tudo, mas não deixa de ser doloroso. Detesto usar de estratagemas, msm convicta de que a longo prazo isso signifique grandes conquistas :-)

Pascoalita disse...

Olá, Teresa :) mas isso não te dá uma grande trabalhaeira? exige uma permanente actualização da "cartilha" eheh

Pascoalita disse...

Chagu, Laurita? e porquê? num gosto :-(
Deixa só "Laura" k é bem nito :-)
O meu viajante deve tar tão maravilhado em terras do "Kafka" k inda nem piou!

Anónimo disse...

pois a minha já mandou emails dois e mensagem telelé pá mãe dela e de manhã teve a tensão muito baixa e sentiu-se desmaiar ja anda assim há tempos, e foram logo 4 médicas para o lado dela lá na univ..ao menos tá bem servida..bastava uma, e realmente disseram que ela aqui vive ao mesmo nivel do mar..e ali estão numa grande altitude e o vvo fez algum efeito..xi minha nininha querida, ams já disse que estava bem e feliz..ai minha mãe que ela venha bem e se safe dali depressa..a ver os próximos dias....xuquinha

Ahlka disse...

Hahahahaha...Gostei da lição Pascoalita!
Mas é isso mesmo, quanto mais adversas forem as condições, mais 'mansinhos' se tornam os Seres.
Fiquei a meditar na possibilidade de atirar janela fora.. ;))
Quanto a esta rejeição concreta, também penso que tens razão, é a selecção natural a funcionar.
A mãe podia achar não ter leite suficiente e ter de 'eliminar' uma cria ou ainda vais um dia descobrir que ela tem um problema de saúde que não detectaste mas a Niquita sim.
...De qualquer forma, a natureza é tão cruel.... :(

Pascoalita disse...

Olá, mary90 :-) é um tema k dava "pano pra mangas", até pq é msm uma tarefa incabada, né? o melhor msm é só nos preocuparmos com uma coisinha de cada vez, ir acompanhando sem pressionar mto, confiarmos, e sobretudo não termos pressa de ver resultados :-)

Pascoalita disse...

Oi, nina Ahlka! pois ... há tanto para aprender com os animais! mas concordo contigo, a natureza é mto cruel, algumas se pudesse mudava e nem gosto de pensar.
A "fininha" é uma querida e a minha preferida como calculas :-)

Grilinha disse...

A mãe gata lá terá as suas razões para a atitude que tomou.
Quanto á tua dúvida sobre a tua atitude só te posso dizer o seguinte:
A minha mãe dizia que não me entendia e a minha avó dizia o mesmo da minha mãe .... eu já vou dizendo o mesmo dos meus filhos e faço um esforço para os acompanhar nos pensamentos e atitudes.
Chama-se "conflito de gerações" que sempre houve e continuará a haver para bem da evolução do ser humano.
beijinhos e bom feriado.

Pascoalita disse...

Xiii, Grilinha! de antenitas no ar`até tão tarde?
Sabes, tu tens toda a razão, mas eu diria antes k é a safada da "PDI" a apoderar-se de nós eheh tenho de me esforçar mais para os acompanhar ... pensam rapido demais eheh Um bom dia feriado tb para ti, menina :-)

Pascoalita disse...

Olá, Sabr :-) gostei da visita e de saber isso. excelente dia para preguiçar :-)

Teresa Durães disse...

educar é acertar e errar e depois eles complementam-se. ninguém é perfeito.

eu andar actualizada? a minha filha (9 anos) muda de atitude todos os dias. claro que não ando. quando a psicologia não funciona recorro ao autoritarismo e quero lá saber. :)

tem funcionado. ainda não assantou um banco nem se droga.

bom feriado

Teresa Durães disse...

p.s. em caso de duvidas recorro a especialistas, claro, os famosos psicólogos.

Anónimo disse...

com 9 anos nem assaltou bancos nems e droga!!!Xi que heroína ahhhhhhhh..força nelas..a minha foi sempre senhora do seu nariz e semrpe fez mais ou menos como quiz, ams é uma miuda genial em casa e na rua..bater-lhe?'quase nada nem fez falta..inde tem xente axim..

Ahlka disse...

Menina Pascoalita, já reparou que está a ficar preguiçosa?
;)*

Pascoalita disse...

Teresa, xiii onde já vão os 9 aninhos dos meus pimpolhos! tenho saudades de qdo eram fofinhos, meigos, sobretudo obedientes. mas ... hummm deixa passar só + um pouquinho e verás como aquele velho ditado se confirma "filhos criados ..." :-)
nessa altura espero já estar num patamar + confortável e poder dizer "já passei essa fase!" eheh

Pascoalita disse...

"...em caso de duvidas recorro a especialistas, claro, os famosos psicólogos."
Teresinha, sem querer desprestigiar ou desvalorizar essa ajuda profissional k admito possa ser mto útil em alguns casos, não vou mto nessas tretas. Acho k nós, mães (pais), conseguimos ser os melhores psicólogos dos nossos filhos, se tivermos disponibilidade e estivermos atentos. Claro k há coisas k fogem ao nosso controlo e é sempre + útil e produz + efeito um conselho vindo de fora, mas não precisa ser especialista na matéria.
Teoria vejo muita, é um pouco como os psiquiatras: sei k há casos em k se torna um mal necessário, mas já lá vai o tempo em k recorri (por 2 vezes) e garanto-te k se fosse na treta deles hoje estava de rastos. Tive de me esforçar e, sozinha, largar os fármacos e a mto custo reagir. excelente Sexta Feira

Pascoalita disse...

Ahlka, a nina acha msm k a JE anda preguiçosa? logo euzinha, k me levanto todos os dias às 6 da matina e com + de uma hora de antecedência já tou no meu "P.T."! tenho é canlizado a minha atenção noutra direcção eheh
hummm ver ver se no p.f. fds faço uma interrupçãozinha, largo os tachos e panelas e boto aqui qq coisinha p'ra nina Alhka ler. jinhos

Pascoalita disse...

Saloia maria, quem falou em bater? mas uma galhetazita às vezes vinha a calhar eheh
os meus já tão enormes ... a última vez me ocorreu fazê-lo, enqto fui buscar um banco pra lhe chegar, o moço escapou-se-me eheh

Anónimo disse...

xi pascoalita, o meu com 14 anos já tinha mais que um grande palmo de altura que eu..e quando a coisa era a valer, ia para junto do banco do quarto e diza enquanto batia lá com a mão no assento..sobe pá ki força..pa chegar á cara dele, claro que me desatava a rir e estragava a algaraviada toda..Bons tempos que eles agora já são maiores e vacinados, ams em casa andam a gosto.s.enão ai ai ai ai saloiamaria

Pascoalita disse...

saloiamaria, essa classificação "saloia" não fica bem na nina, além do mais tb não é maria k eu saiba!
Deixe esse título pró pessoal da zona "saloia" (aqui ras minhas bandas) do qual se orgulham tanto e a nina bote aí um nome de gente :-)
k tal a "moça de braga"???

Anónimo disse...

Olhe pra começar até me soas bem..como se o saloia fosse lindo que me importa que haja quem nem goste que lembra gente simples e inculta..tô na mesma assim......Olhe nem consigo entrar no meu mail, de geito nenhum..desde manhãzinha..a ver mais logo..fui ao msn e nem vc nem mais ninguém lá estavam....atão agora passo a ser uma baga..

Pascoalita disse...

hummm "baga"??? mas se a gente se descuida papa-a :-o)

Anónimo disse...

acredita que só me hão-de papar quando eu deixar!!!com estas banhinhas todas tornava-me dificil de digerir....e coitado de quem levasse comigo..tiazinha..

Pascoalita disse...

"...com estas banhinhas todas tornava-me dificil de digerir..."

ora, tinha almoço pra uma semana inteira!

Anónimo disse...

as minhas banhas na são para qualquer boca!!!!!!ahhhhhhhhh pois era..

Anónimo disse...

É..., esta história e bem real, nao é invulgar os injeitados virem a ser mais tarde o consolo dos que os injeitaram!
Aquilo a que se chama as coisas estranhas da vida!

Pascoalita disse...

é msm, mana africana! dei o exemplo da "fininha" k por vezes parece msm estar a agradecer à "mãe gata" o ter-lhe poupado a vida, mas no mundo dos humanos é frequente vermos bons filhos k foram pouco acarinhados, pra não dizer msm mal tratados pelos seus progenitores, enqto outros, a quem nada faltou, qtas vezes sabe Deus com k sacrifício, tornarem -se uns ingratos, arrogantes, uns verdadeiros demónios para os pais. Há coisas k não se compreendem ...