sábado, julho 19, 2008

Saudades de Sesimbra ....


Das poucas memórias agradáveis que guardo da minha adolescência, Sesimbra e arredores, assim como as suas gentes, ocupam um lugar privilegiado.

Enquanto passava férias numa pequena quinta situada na Maçã, cheguei a deslocar-me a pé em grupo, até Sesimbra, para uns bons mergulhos e umas passeatas de "gaivota", na praia dos pescadores.



Recordo ainda as deslocações matinais ao mercado, na companhia do meu padrinho que após saudar os pescadores e inspeccionar todo o pescado, optava invariavelmente pelo maior imperador que havia na praça!

Recordo ainda com saudade as noites carnavalescas e passagens de ano, em família, no hotel Espadarte.

Há muitos anos que não me desloco a esta bonita vila, sendo minha intenção não deixar passar as férias deste ano sem tirar um dia para esse fim ... já não aguento mais a saudade.


9 comentários:

Anónimo disse...

Há muito tempo que lá não vou.

Pascoalita disse...

Grilinha,

A verdade é que as saudades que sinto são mais da minha adolescência e das pessoas que comigo conviveram nessa zona.

Achei sempre estas praias demasiado cheias de gente e a circulação em sesimbra muito complicada.

Depois que casei só ali fui uma vez e a praia parecia ter sido inundada de "formigas gigantes" ... só havia lugar para estarmos em pé.

Mas quero rever Santana, Maça e outros sítios, incluindo o castelo.

jinhos

Adrianna disse...

Conheço mal Sesimbra. Fui lá um vez há muitos anos, mas havia tanta gente que não consegui estender a toalha na areia e desisti; uma outra vez fui só visitar o castelo.

Lembro-me que a estrada de santana pra baixo era estreita e tinha muitas curvas, mas a vista era bonita.

Cusca Endiabrada disse...

Ó Sesimbra da minha vida
onde tanto eu brincava
que é feito daquela criança
Laluz, assim se chamava

Mexicano Tarado disse...

E as prais da minha terra, hen? Acapulco/México tem pais lindas!

Laura disse...

Moça, a avó do claudio tinha lá uma linda casa perto da praia, e o claudio chegou a ir lá passsar uma semana com ela e a peima, mas eu não conheço...e se é como dizes, então agora é pior pois mais gente lá está...temd e ser em época de pouca procura e não no tempo de férias... Ji..

Pascoalita disse...

Estou a pensar escolher um dia de semana quando estiver de férias e dar uma volta por Sesimbra e Portinho da Arrábida e ir almoçar peixinho grelhado a Setubal :)

africana disse...

E mesmo uma zona muito linda, ja la não vou à muito tempo, mas passeei e comi por lá muitas vezes.Numa dessas vezes foi com uma amiga minha e a Parisiense também foi, lembras-te quando fomos com a Odeta?Mas nas horas de praia..realmente mais parecem formigas, prefiro passear apenas no paredão, sentar-me numa esplanada em boa companhia e ver o mar..

Pascoalita disse...

De Sesimbra, lembro-me bem de nós, miúdos, nos sentarmos no paredão em baixo e vermos as contruções em curso na falésia ... depois, subiamos a pé, ainda molhados, chegando cá acima a santana já secos ahahah