domingo, março 02, 2008

Míscaros!!!

Hoje lembrei-me, com saudade, do tempo em que eu e os meus irmãos subíamos ao monte, munidos duma pequena cesta e nos divertíamos nos pinhais à procura de pequenos cogumelos amarelos, conhecidos por míscaros.

Em jeito de competição, cada um de nós delimitava o espaço a explorar e revolvíamos a caruma que cobria o chão entre os pinheiros e era vê-los, quase sempre em pequenos magotes, a brotar da terra!!!

Com eles, a minha mãe preparava um óptimo guisado que era de comer e chorar por mais.

14 comentários:

MH disse...

No meu pinhal à muito disto :)

Pascoalita disse...

Também apanhávamos uma espécie a que chamavam "tartulhos" ... eram em tom bege meio acinzentado e esguios e tinham uma cinta a meio do caule.

Por vezes tb encontrávamos, no interior dos troncos dos castanheiros, aquilo a que na aldeia chamavam "vacas" ... era enormes, carnudas e suculentas que eram fritas na frigiudeira e de facto parecia carne de bovino eheheheh

Hoje não me arriscaria a cozinhar e comer, pois têm ocorrido vários acidentes graves, alguns mortais, com a ingestão de fungos tóxicos.

MissEsfinge disse...

Ainda não há mtos anos que descobri, numa zona perto da minha casa, uma ou duas dezenas de cogumelos desses que dizes, com a cinta a meio do caule.

Na altura, aproveitei apenas os mais frescos e que acabavam de sair da terra, cozinhei-os e comeram-se sem qualquer problema

Adrianna disse...

Há muitos anos que não como míscaros! Há uns anos atrás, viam-se a vender nas boas charcutarias. Eram bastante caros, mas afirmavam ser de confiança e cheguei a comprar.

Dizia-se que se verificava a toxicidade, através da utilização de um utensílio de prata enquanto se cozinhavam, a qual se manteria branca se fossem comestíveis.

Actualmente diz-se não ser fácil distinguir quais os que são tóxicos!

Parisiense disse...

Adoro cogumelos......e aqui na serra onde moro há muitos......mas eu não arrisco apanhar, porque não entendo nada disso e tenho medo de serem venenosos. Por isso só como os que compro na frutaria ou no supermercado.
Mas que deve ser engraçado apanhar cogumelos deve........eu costumo é ir apanhar pinhas.......
Boa semanita e beijokitas

O Profeta disse...

Momentos deliciosos que marcam...


Doce beijo

Mexicano Tarado disse...

Pois ... pinhas para a lareira tb eu apanho eheheh

Cogumelos só sei apanhar no prato :b))

Ahlka disse...

Ando outra vez às turras com o tempo....Só prá deixar um bjito :)*

A minha mãe, na sua infância, fartou-se de apanhar míscaros e no entanto, há uns anitos foi 'apanhada' a caminho de casa com umas coisas parecidas mas venenosas.

Gosto imenso de quaquer tipo de cogumelos, mas não me apanham à mesa de majar de cogumelos campestres ;))

Pascoalita disse...

Olha a menina Ahlka que anda sempre em trânsito eheheheh

Concordo! Ou se desenvolveram espécies que antes não hexistiam, ou o pessoal perdeu a capacidade de os reconhecer, pois tem havido demasiados casos de envenenamento de pessoas que se julgavam peritos na escolha dos cogumelos.

Olha que hoje em dia até receio comer os cogumelos criados em estufa e comercializados por aí ... nunca fiando eheheheh

Boa Terça Feira
jinhos

Laura disse...

Pascoalita pascoalita, o mê paizinho em Vila Verde, levava os filhotes, eu e o mano alivio, ensinava a apanhar os bons cogumelos e sinto saude desse tempo porque agora aparece-me tudo embrulhado em magia, mágicos momentos que me dão uma profundo beme star, aquela calmaria, o calcorrear do monte, o fazer fogueira com ramos de pinheiros e eucaliptos, depois encher o saco desses "vacas" e a mãe fazia omeletes c batats fritas, ah que bom, querido pai que nos mostraste o mundo e tudo nos ensinaste, sabendo que sendo como sou (surda) não poderia aprender tanto se não me ensinasses!...
Lindo post nina, e belas lembranças me trouxeste...jinho d anina..

L.S. Alves disse...

Fiquei com vontade de colher e comer os cogumelos. Aqui só os encontro nos mercados.
Beijos Pascoalita.

Pascoalita disse...

Devia ter uns 8 anitos ...
lembro-me de um dia me ter esgueirado para o interior escuro de um castanheiro (um tronco oco) e lá dentro me ter assustado com algo húmido e peganhoso que me roçava na cara.

Comentei com o meu irmão que me substituiu e com uma faca extraiu aquilo que depois soube ser a tal "vaca" que depois o meu pai cozinhou numa frigideira.

Receita:

Refoga-se a cebola, juntam-se os pedaços da "vaca vegetal", deixa-se refogar mais um pouco. polvilha-se com colorau e a seguir um pouco de vinho e deixa-se ferver mais um pouco.

Laura disse...

ah, nina, eu adoro eles simplesmente fritos na frigideira e ós pois botar ovos batidos por cima, rico pitéu...

Laura disse...

na africa do sul grelhavam-nos grandes, deitavam apenas sal, nhemmmmmmmmmmmm