terça-feira, outubro 30, 2007

Um Quinteto no Alentejo ... Parte II

por Africana ...


"Continuando o passeio, no dia seguinte, saímos em direcção a Serpa. Íamos ansiosos e até já sentíamos na boca o sabor daquilo que supostamente seria a melhor mousse da região, que segundo o Zé, era de comer e chorar por mais fazendo fé na informação que lhe tinha fornecido por um amigo. Já o ano passado tinha ficado com a mousse atravessada na garganta, porque o tal restaurante que a servia, o "Molha o Bico", se encontrava fechado!

Lá ia ele, esperançado ... é desta, pensava! Pois foi-nos dito que não só não era especialidade da casa, como nem sequer havia! Muito me e ri

Mas, verdade seja dita, o restaurante serve muito bem! Antes ainda do almoço fomos a " Rosal de la Frontera", Espanha, onde além de fazer compras (tornava-se urgente dar aos meus pobres pés algo confortável, pois o único calçado que levara estava encharcado) ainda aproveitámos para atestar o carro de combustível, aproveitando a diferença de custo (menos 50 cêntimos/litro).


No caminho chovia como dum penico roto! O limpa pára brisas não dava vazão a tanta agua, mas la chegámos. No regresso, só se viam galhos de árvores partidos ao longo da estrada!

Depois de almoço, em Serpa, olhei por acaso para os sapatos do Zé que caminhava à minha frente e reparei que um deles na zona do calcanhar se ria para mim ahahaha e lá fomos procurar uma sapataria, a fim de os substituir.

O Zé sentia um certo desconsolo ... tinha deixado os olhos nuns sapatos em Espanha que só não comprara para não atafulhar o porta-bagagens. Seguiu-se uma paragem para um cafezinho em Portel e mais uma visita ao castelo local!

Na Quarta feria fomos a Castro Verde, passeamos, almoçámos por la no restaurante "O Castro" igualmente excelente!


A São resolveu ir comprar bolos típicos, a uma senhora particular, que entretanto se havia reformado mas mas indicou-nos uma outra doceira, a D. Alexandrina, e lá fomos à sua procura na rua de Ourique ahahahahaha percorremos quase a Vila inteira, o que ajudou a moer o almoço!


Na Quinta Feira, fomos a Mértola, vila bordejada pelo Guadiana. Ficámos deslumbrados com a antiga mesquita/Igreja matriz, tendo-nos deliciado com um belo almoço no "Migas" que possui um excelente serviço!




Bem, não ficou castelo e igreja por ver, como aliás aconteceu em todas as Cidades e Vilas por onde andámos!

A tia e a São ficaram no jardim, a São porque fora recentemente submetida a uma intervenção cirúrgica, a tia apenas porque sentia calor, pois nunca se queixou das pernas eheheheh


Quando regressámos, embora não estivessemos cansados, vínhamos cá com umas cores!!!

Na Sexta Feira, depois do pequeno almoço em Beja, resolvemos mudar o nosso quartel general e, de malas feitas, tivemos de carregar de novo com elas pela escadaria e rumámos ao Alto Alentejo.



Chegádos a Estremoz, almoçámos no restaurante " O Carlos" e para para variar comemos muito bem! Fizemos ainda uma paragem em Evoramente."












Continua no próximo capítulo ...

16 comentários:

Laura disse...

Ai chovia como um penico roto? essa nunca a ouvi, bem apesar de nem ouvir, nunca a li, mas que forma airosa de relatar as férias da madame sua e minha amiga...E que sorte dum raio ela teve com a comitiva dela, só faltavamos nós duas para o quadro ser completo...
Já vou avisando, para o ano quero ir dê lá por onde der..até podemos marcar encontro com os netejanos...ehhhh...

Anónimo disse...

Que rico passeio....
mas não percebi uma coisa....afinal em que dia estamos? ou melhor em que dia foi o dito passeio? ou melhor ainda em que dia é que publicaste este post?!!??!? "30 de Novembro 2007"...eu hoje não estou lá muito bem que o comprimido que tomei às 4 da manhã para a dor de cabeça ainda me tem mto bebada...mas até ver mal a data!?!! será que estou pior do que pensava!??!??!?

Pascoalita disse...

Laurita,
Tb nunca tinha ouvido essa expressão, nem imaginava que dum penico pudesse chuver (água, né? eheheheheh)
Mesmo tendo ouvido a estória de viva voz, o que eu me ri ao ler o mail tamnho XXL eheheh)
Antes do dito passeio pró ano em que vamos todas pra parecermos muitas, inda quero ir com este quinteto dar uma voltita pela serra de Mira d'Aire que já foi combinada há buééé

Pascoalita disse...

empregadita,

E queixas-te tu de não tar mto bem? Não percebeu? eheheheheh
Só sei k me estragaste o arranjinho ... estas empregadas são mto abelhudas!

Eu aqui a tentar armadilhar baralhar o relógio, ver se saltava uma certa data e assim me manter jovem, e ... trocas-me as voltas? eheheheh

Menina, então é assim:
- o passeio da nina africana ocorreu na 1ª quinzena do mês;
- escreveu o texto qdo regressou, no dia 15;
- dias depois passou as 300 fotos para o meu PC;
- a JE montou a "reportagem" logo a seguir (esta coisa de "decoração" dá uma ganda trabalheira eheheheheh)
- publiquei a 1ª parte e tinha a 2ª na forja pra sair no dia 1 de Novembro;
- hoje cedinho a laurinha das résteas, apressou-me, exigiu ver já o resto das fotos;
- Com a pressa (sabes bem que não se pode apressar quem trabalha) editei o post e alterei o dia, mas esqueci o mês eheheheheh

Portanto, minha querida empregadita, a menina pode estar malzita da caixa dos pirulitos, mas é de olhão!
Quem tá muito mal e não é só da "cachimónia" sou eu, mas garanto que já não é de hoje ... nem de ontem ahahahahahahahahahah

Gosto de te ver por aqui, menina. E já agora, há por aú outro grupo que ... já papava um passeiozito, nera???

Pascoalita disse...

Ah! E antes que me esqueça, vou já corrigir a data da III parte que está pronta e a sua publicação prevista para o dia 5/Nov, mas já sei que mto antes disto a laurinha não me vai dar sossego ... enqto não vir o fundo ao cesto, "não me larga a braguilha" eheheheheh

E isto, tendo ela recebido já tudo via e-mail (só falta ver as fotos eheheh) imaginem como seria se a mantivessemos na ignorância ahahahah ahahahahahahahah

Fallen Angel disse...

Deves ter passado pelas Minas de São Domingos.. a maravilha que fizeram lá, aquela praia fluvial.. ai que saudades.. :-)

Laura disse...

Pois deviam ser as minas de Salomão que ando precisada de encontrar uma mina das que ainda têm ouro...arre...
A laurinha ja sabe o fim da história e só tem pena de na sair daqui e ir ter com eles...

Ahlka disse...

Bem com esse tempo de 'penico roto', eu nem olhava para igrejas ou castelos, ficava na caminha a ouvir a chuva com o 'Zé' :)

Pascoaltita, já vi pelas horas dos comentários que arrumaste as botas ;)

Laura disse...

ehhh uma pessoa já nem pode deixar o rascunho feito para colocar ao outro dia, apre...
ai a alkinha ficava na cama com o zé? na me parece ehhhhhh, este zé é irrequieto e é capaz de cair da cama abaixo e saltar rápidamente para continuar a tarefa onde estava antes de caír ehhhh ja na me consigo rir mais ehhhhhhhhhhhehhhhhhhhhh...acredito que não há mais nenhum zé daqueles ehhhhhh..

africana disse...

Ai chovia como um penico roto? essa nunca a ouvi..

Ai não??Pois eu uso-o muitas vezes!!Aprendi a usá-lo em Fafe, quando lá vivi!haahahhaa
E nesta bendita semana..irra que pensei seriamente se não deveria comprar um fato de mergulho e umas barbatanas!
Pena a Pascoalita não ter uma descrição idêntica do nosso passeio do ano passado,também pelo Alentejo,o ano passado as nossas passeatas incidiram por outras bandas..Moura ,Mourão, Alqueva,Vidigueira, Cuba, Evora, Ourique, Barrancos, Badajoz,Olivença, Jurumenha, Monsaraz, eu sei lá que mais..
Quanto às minas de S. Domingos, naõ fui lá...

ai a alkinha ficava na cama com o zé? na me parece ehhhhhh, este zé é irrequieto e é capaz de cair da cama abaixo e saltar rápidamente para continuar a tarefa onde estava antes de caír..ahahaha

Podeis crer!!
Imaginem vocês... eu ia tão cansada, tão cansada..que o que mais me apetecia nos primeiros dias era dormir.Acordar quando me desse na real gana, sem horarios para nada.Logo na 1ª. noite,ao nos despedirmos para nos irmos deitar, combinamos a hora de estarmos prontos na manhã seguinte, 9 horas 9.15h está bem para todos? Sim, tudo bem!Era uma hora aceitável para quem queria pegar no carro e ir por aí.. e podiamos sempre contar com um tempinho de tolerância para o "penteado"!

De manhã..achei que estava a sonhar e tinha caído da cama abaixo..eram as 7 e pico e o Zé já andava "em bicos de pés" de um lado para o outro,fazer a barba,andar na mala à procura da roupa pra vestir,tomar banho,vestir-se, enfim..ia-me dando um treco!
Ó Zé..mas eu tou de férias ou vim prá a tropa!?Vocês andam todos folgados caramba (o Zé já está reformado à uns meses, a São estava em casa à 3 semanas devido à intervenção às varizes, o marido que está na pré reforma à uns anos...)mas eu ando a rebentar pelas costuras e tu bem sabes que tenho sono de galinha, se te pões a cirandar acordo!
Lá começou a acordar e a manter-se deitado pelo menos até às 8,8.15h!
NUnca vi quem acorde sempre, mas sempre com tanta genica!!Assim que abre os olhos..acreditem que é de imediato que se senta e se levanta!Se por um lado invejo esta genica matinal, por outro..ai que raiva, nem ao sábado, nem ao domingo, nem de férias??!!!hahaaha, rio-me agora..na altura não achei graça nehuma!Mas lá entramos em consenso.

Ahlka disse...

O Zé é 'bicho carpinteiro'?
Então, acho que o trocava por um bom livro, punha o 'exemplar' fora do quarto, e ficava a ouvir a chuva com o livro :)

Africana, não digas nada disto ao tê Zé kinda me roga uma praga! ;)

PS. Tá visto que no dia em que quiseres dormir tem de tomar ele o somnífero! :)))

Laura disse...

Ó minha nina, mas que sorte a tua eh, nessas alturas devias ser surda como a mim e ninguém te incomodava ehhhhhhhhhhh nem o zé nem calçado nem de tacões ehhhhh...mas é sempre assim.

Pascoalita africana e alkinha, já fosteis ao blog da Arcanjo? mas que linda nina Maria Do Carmo, claro que não deve ser a da foto, mas eles tiveram uma nina, está explicada a ausência deles, iam ser papás...

... disse...

Menina Pascoalita


Uma vez que é viajada, gostava de saber se Piães é no Alentejo ou em Ribadouro.



Desde já agradeço a sua resposta e um bjs em viajem.


...

Mustafa Şenalp disse...

Your blog is very nice:)

Bichodeconta disse...

Espero que tenham parado no jardim de Serpa, onde tenho um amigo pavão que come das nossas mãos e já foi por mim fotografado vezes sem conta, Mértola, Rosal de la Frontera, meu deus, Estremoz.. Ai é terra de amigos, onde muitas vezes passo os dias de Páscoa, onde faço o belo queijo fresco, e onde se come cada coisa boa.., depois Portalegre, e seus encantos.. A loja da D. Rosa no centro comercial junto ao Jumbo de Portalegre.. , desce até Alpalhão, e segue-se para uma das terras mais bonitas deste pais de lugares encantados,, Marvão... Um abraço... Afinhal acho que vou dizer á Laurinha que o nosso negócio vai passar antes pelo mundo das viagens..

africana disse...

Africana, não digas nada disto ao tê Zé kinda me roga uma praga! ;)
ahaahaaaaaaaaaaaaaaaaaahahahha, não te incomodes Alkinha,ele já se habituou a ouvir-me refilar sobre o assunto,volta e meia meia volta!
Fica com um ar muito pesaroso e diz como desculpa..ó nina desculpa,mas se eu fico na cama prega-se-me uma dor de cabeça...
E já lhe disse,um dia destes doi-te a cabeça mas não por ficares mais tempo na cama, mas pelo contacto da tua cabeça com algum jarrão que "sem querer" te cai em cima! ahaaaaaaahahahahahaha, o que vale não se chateia.

PS. Tá visto que no dia em que quiseres dormir tem de tomar ele o somnífero! :)))
ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhahaaha
E PENSAS QUE JÁ NÃO O FIZ!?ahaaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhaahaa, ah pois não que não fiz!!Mas deixa que te diga amiga..até fiquei a pensar se o bendito do comprimido não estava falsificado, pois só funciona bem nas primeiras horas do sono!O acordar..é tal e cal o mesmo!!Ó que desespero!!Já fiz ao contrário, tomá-lo eu e até tomarmos ambos!!
Não adianta o "home" é mesmo assim!!Já pensei em comprar uns tampões daqueles que se usam para mergulhar nas piscinas e uma venda preta para os olhos..assim mesmo que se levante e mexerique não o ouço! Diz que se acorda e fica na cama...fica com dores de cabeça!ahahahahhaaa,quando eu me levantava,já ele tinha ido à rua, tomar um café e regressado com o ar mais folgado!

Pois pois Bichodeconta, acho mesmo que podiamos montar uma firma de viagens, sem dúvida!Capacidade e conhecimentos não nos falta, tá visto!Um beijinho a todas