domingo, agosto 12, 2007

Ponto de interesse arqueológico ???



Das poucas vezes que este ano fui até à praia, na zona da Ericeira, fiquei um bocadinho intrigada com um grupo de escavadores que parecem bastante determinados a "passar a pente fino" (ou a destruir?) a duna-encosta que suporta a estrada de acesso à praia de S. Julião.

O que procurarão??? Ouro? Petróleo? Ou será que finalmente foi localizada a pista do túnel que supostamente ligaria o Convento de Mafra à Ericeira e por onde teria escapado o Rei D. Manuel II rumo ao exílio?

Mas a sério, não entendo nada de arqueologia, apenas me despertou curiosidade e uma ligeira inquietação, provavelmente injustificada e apenas resultante da minha ignorância...

23 comentários:

Anónimo disse...

Oi nina, passando para de deixar um grande abraço. Todos nós devemos ser um ardoroso defensor da mã natureza, preservando sua riqueza.

africana disse...

Terá a ver com as pegadas dos dinossauros?!
Eu bem digo,na sexta fez-nos virar prá história, hoje toca à arqueologia!Bem..até que os temas têm muito em comum. E porque cargas de água não foste lá perguntar o que andavam a fazer?!Isso é que tinhas sido uma moça esperta, em vez de nos deixar todos aqui na dúvida!Vês..perdeste uma oportunidade de falar!

Teté disse...

Ainda não percebi bem o quê, mas na Ericeira existem sim pesquisas arqueológicas. Que assim como assim, não fazem muito mal à Mãe Natureza!

Para a africana, as pegadas dos dinossauros são na Serra d'Aires, não tenho um mapa aqui muito perto para perceber a distância da Ericeira, mas muito distante não deve ser.

Oh, Pascoalita tens de me contar de onde te vem essa ideia do D. Manuel II ter fugido de Mafra por um túnel até à Ericeira?! Ou entendi mal? Em tempos, também fiz o filme do Camões nadar da Índia até Lisboa, com um braço de fora, para salvaguardar os Lusiadas, cego de um olho...

Portanto, não precisas de ficar acanhada!

Jinhos!

Pascoalita disse...

Olá meu querido Gilinho! Que honra enorme recebe-lo aqui.
Provavelmente no fim das escavações, aquela maltinha fixe vai deixar a duna como a encontrou. Logo, logo, vão continuar a proliferar os chorões que agora até já dizem que não ser muito benéficos.
1 jinho grande

Pascoalita disse...

africana,

Bem, as pegadas encontradas há uns anos atrás, aquelas onde tiveram de fazer o túnel da CRIL para preservarem os ditos, não distam mto dali, não!
Perguntas bem, mas havia de ser bonito se eu perguntasse à frente do meu manel (vinha a gozar-me até casa ahahahahah) então é que lhe dava razão para me chamar cusca! Tenho é de pedir à "cusquinha" que o faça por mim ehehehe

Pascoalita disse...

teté,

Sempre ouvi dizer que a família real terá usado um túnel que existiu (será que ainda existe?) sob o convento de mafra, para fugir por mar(não referi datas, pq errrava de certeza, isso é típico em mim, até me chamam troca tintas ahahahahah)mas lenda ou não, consta isso na história. Creio que até Saramago se refere a isso nos seus livros!

Ah! E tb aprendi em criança que Camões nadou sim, só com um braço, para proteger os lusíadas, só não me lembro se me disseram em qtos metros importou tal heroísmo eheheheh

Isso de ter nadado até lisboa, acho que nem a minha fértil imaginação se atreveu a tanto eheheheheh

Pascoalita disse...

Ah! Ainda para a teté ...

Lembra da confusão que foi qdo começaram os estudos para a construção do túnel que referi há pouco? Se um dia passar na Cril, repara nas cabeças e caudas que decoram as entradas e saídas do mesmo ... são réplicas dos dinossauros que jazem bno sub solo (qdo ali passo, rio-me sempre daquelas figuras eheheheh)

Cusca Endiabrada disse...

num podfso faslar! já sdqueceste que m cordstaram o spio???

Pascoalita disse...

Já agora nina africana,
esteja atenta que o próximo post vai ser ...
cultural, informativo e interventivo!
ahahahahah ahahahahah

As férias têm que servir para mais alguma coisa, além de comer e dormir ehehehehehehehehehh

Pascoalita disse...

Credo! que aconteceu à cusquinha??? quem te amarrou e amordaçou, miúda??? Quem foi o estafermo?

Bem ...

Só espero que isso não dê ideias a algum pessoal daqui. E graças a Deus que o mê manel não te vê nessa figura ... era bem capaz de imitar a proeza na minha pessoa. Xiçççça!!!

jotaeme disse...

Olá Pascoalita, mas na verdade a "Africana" teve a mesma ideia que eu iria sugerir: Porque não perguntaste aos "escavadores"?
O teu maridão só ia agradecer-te!Nestas coisas temos de questionar, sem medos, quanto mais não seja receber uma resposta torta mas temos de arriscar quando queremos participar e tirar dúvidas!Porque para mim havia por lá algum tesouro do "Barba Negra" quando ele passou pela nossa costa! Eh, eh,!
Já foste de férias?
Bye!
Jorge madureira

Pascoalita disse...

Olá, Jotabloguer,

Eu faço férias dentro de portas, tás a ver? eheheheh

Mas acho que vou seguir a vossa sugestão ... da próxima vez que vá a S. Julião, e espero que as escavões durem até lá, talvez questione um dos elementos do grupo.

Já me estou a rir só de imaginar as respostas eheheheh

Laura disse...

Pois é aqui está tudo enterrado e quem sabe debaixo da terra está a riqueza do país... O Ernestoa dora escavações e se tivesse dinheiro e não precisasse de trabalhar para viver, o curso de arqueologia seria oq ue ele faria...

Pascoalita disse...

Sempre ouvi dizer que a "riqueza vem da terra!"
:) :)

Laura disse...

Olha que lindo provérbio, a riqueza vem da terra, mas nem todos a sabem cavar!...
Ninas vão ao marius que está lá uma descrição das danças da eira, e eu vi a todos lá na dança, ao as safadinhas...

Teté disse...

OH, Pascoalita, a data da fuga de D. Manuel II não precisa de ser muito precisa, foi lá para os dias em redor do 5 de Outubro de 1910.

Do túnel de Mafra até à Ericeira é que nunca tinha ouvido falar!

E sim, fiquei tão deslumbrada com o heroismo do Camôes, aos 7 anos de idade ou coisa, que nunca pus em causa esse feito. Mas se na época me dissessem que ele tinha nadado, naqueles propósitos, de Cacilhas até Lisboa, o efeito era o mesmo...

Jinhos!

Maria da Luz disse...

E então já consegiram identificar o inigma?... estou mesmo a ver que tenho que ir ver...

Pascoalita disse...

teté,

Consta que há túneis cheios de ratos sob o convento, agora se algum desses túneis algum dia chegou que separa Mafra da Ericeira ...

Pascoalita disse...

Viver Um Novo Fim,

Pesquisei sobre o assunto e descobri isto:

RESUMO
A evolução das arribas litorais resulta de processos erosivos difíceis de quantificar por
meio de análises geotécnicas. Para avaliação da erosão superficial da face das arribas, o
ensaio de durabilidade pode dar estimativas da ordem de grandeza das velocidades
diferenciais de erosão de diferentes tipos de rochas constituintes da mesma arriba,
assim como previsões do respectivo grau de estabilidade.
Neste trabalho são apresentados resultados que tentam avaliar a erosão diferencial das
rochas constituintes das arribas do litoral atlântico, mais concretamente na região da
Ericeira (praia de S. Julião). O número de ensaios e a sua duração sobre o mesmo conjunto de amostras for variável de forma a simular períodos de tempo relativamente
extensos, número esse que deverá retratar tanto quanto possível as acções externas: da
precipitação, da agitação marítima, do vento e outras. Também se verificou interessante a correlação entre a durabilidade de dois tipos rochosos e os respectivos ângulos de inclinação dos seus taludes ...

Vitor Lopes disse...

OLá
Obrigado pela tua visita ao meu/nossos espaço.
Eu faço uma pesquisa em sites de borboletas para ver o seu nome.
Não tem nada a ver com o meu trabalho, até pq segundo um nossa amiga comum, nós temos um trabalho semelhante, rsrsrrsrs

africana disse...

Vocês vão-me desculpar mas onde pára o Blog do Márius? É que eu entrei num blog dele mas não me parece ser o mesmo que tinha antigamente, estarei tótó?!

Pascoalita disse...

albertoKorda,

"Um trabalho semelhante" Acho pouco provável, mas seria engraçado se tivesse algo em comum eheheh

nina africana,

Tá visto que lhe faço aímmta falta ... suponho que tenhas entrado através do comentário e foste dar a um Blog "enfesadito" (eu até aí tenho dificuldade em entrar) mas ... então o endereço do "Deixa-me" mão está na lista dos links dos nossos Blogs??? Tanto no pascoalita como no résteas (nem sei se a Adry tb o linkou) é só clicares em Marius k lá vais dar msm de olhos fechados.
Deixa lá um jinho por mim que estou "proíbida" de lá ir :(
jinhos

africana disse...

Os bloguistas são vocês..eu sou uma mera visitante e disto percebo nikles!Já percebi que tinha havido aqui algo que me tinha passado ao lado,mas já me situei.
Cá fico à espera desse post cultural, informativo e interventivo com que nos "ameaçaste"!
A rapariga foi "cultivar-se" pelas terras da Beira Alta, só para nos mostrar que mesmo sem dar uso às pernas,não deixa de dar uso à testa!