sábado, novembro 15, 2008

Laranjeira da Baía


É a habitante mais nova do quintal!!!

A escassos centímetros daqui havia uma grande laranjeira da mesma qualidade que já cá existia quando comprámos a casa e que durante 15 anos produziu abundantes e excelentes laranjas!

Recentemente começou a dar sinais de secar e quando o meu hortelão sugeriu substituí-la, só impus uma condição:

- Tem de ser da mesma espécie. Disse-lhe.

Então, um belo dia cheguei a casa e reparei que no lugar da velha árvore, havia agora esta pequena mas robusta laranjeira capaz de suportar 7 pesadas laranjas comprovativas da qualidade exigida eheheh


14 comentários:

Laura disse...

Tão já tens laranjas e laranjada para o ano inteiro..sete laranjas; é obra, mas a verdade é que elas crescem que espantam, e não tarda tens de lhe dar a volta para as apanhares todas...A minha mãe quixou-se que as dela estavam a cair, o limoeiro já se foi duas macieiras idem, os pessegueiros também, só resta um e uma ameixoeira, uma cerejeira e a maçã reineta, foi tudo ao ar...e ela paga a quem vá sulfatar e tratar do jardim e horta todas as semanas...não entende que se pusesse só relva e ficasse com as árvores ficava mais em conta e com o que lá gasta comprava todas as semanas legumes e fruta fresquinha, mas ela não pensa assim, e depois na hora da colheita dá a torto e a direito pois não pode comer tudo... e ainda refila que gasta em produtos, adubos trabalho braçal, mas...beijinhos e boa slaranjinhas e este ano ainda nem as provei, nem me apetece nada...

Zé do Cão disse...

Laranjas do teu laranjal. Quem havia de dizer. Na minha casa de Palmela, também tinha lá uma laranjeira plantada por mim que dava laranjas de maravilha.
E tinha um pé de Azevinho que era um encanto. A nova compradora, foi-se ao gajo e pumba, arrancou-o duma só vez.
Fiquei triste porque, nunca tinha sido hortelão, a não ser ali e portanto o meu trabalho e carinho foi deitado abaixo.

Beijocas

Pascoalita disse...

A laranja da baía é a minha preferida! Em garota enjoava quando viajava de carro e descobri em sesimbra que se comesse uma laranja destas (sempre gostei delas quando ainda não estão muito doces), fazia a viagem sem problemas.

Há cerca de 2 anos, o meu hortelão comprou no mesm horto 2 plantas que foram plantadas perto desta e estão granditas que foram plantadas perto. Na altura pedi clementinas, mas uma delas dá laranjas muito sumarentas mas têm tantos caroços que me irritam; a outra dá laranjas secas e já lhe dei o veredito ... vai ser substituída por uma clementina eheheh

Pascoalita disse...

Laura,

Claro que fica mais caro cultivarmos as coisas, mas o meu manel anda entretido e serve-lhe de exercício.

jinhos

Zé,

O meu manel também só é hortelão há uns anitos (chamo-lhe hortelão amador eheheh)

Bom domingo

jokinhas

Anónimo disse...

Também posso ir habitar para o teu quintal?!??!??! prometo comprovar a minha qualidade, à semelhança da tua laranjeira :) mas não dou laranjas, não estejas já com ideias, dou outras coisas, mas laranjas não!

Parisiense disse...

Eu quero uma.......e já que vais fazer gazeta vê lá se elas já estão boas e apanhas uma para mim....hihihihihii

Beijokitas

africana disse...

Cá para nós..será que as laranjas são verdadeiras?!Não foram lá coladas, ou cozidas?ahahahahahaah
Tou a brincar,a ver se da próxima vez que lá formos,a dita laranjeira nos presenteia com um dos seus frutos já ali nascidos e aí deixarão de ser laranjas da Baía, mas sim de Alcainça,gosto mais dessas! ahahahha

MAS HOJE A PASCOALITA ESTÁ DE PARABÉNS e não deve estar nem aí para a agricultura.
Que seja um dia feliz onde quer que estejas, AMIGA.

Zé do Cão disse...

Plim, Plim, Plão, Plim, Plim, Plão
Aniversário... É malta a Pascoalita hoje faz anos...
Vamos todos ás 14 horas da tarde, virtualmente levantar uma taça de "Champagne" (Franciu) para festejar os seus 18 anos.
A camaradona da "nena" merece tudo isto, já que a essa hora estará mais o seu hortelão a tratar de se aviar com um arroz de lavagante num dos melhores restaurantes da zona da Ericeira.
Que aquele em que ela acredita, lhe dê muitas, muitas felicidades e que a faça imensamente feliz.
Estes são os desejos do Zé

Rafeiro Perfumado disse...

Quero lá saber disso, vim cá para te desejar muitos parabéns e deixar uma grande beijoca!!!

O Encapuçado disse...

Parabéns nininha querida...e almoço feliz bem regado sem ser a granel..a cestinha dos figos por ali enfiada e ide os dois à vida... Beijinhos com ou sem laranjas..

Anónimo disse...

Já te deixei os parabéns na porta ao lado, mas nunca é demais os amigos lembrarem de nós. que o dia seja brilhante como o sol que hoje brilha(pelo menos aqui)

Teté disse...

Então pronto! Só mais uma a dar os Parabéns e a desejar-te um dia muito FELIZ! (com muitas mais laranjas na nova laranjeira, pró futuro)

Beijoquinhas grandes, nina linda! :)*

Parisiense disse...

Como eu não gosto de me esquecer de dar os parabens as minhas amigas ( principalmente aquelas que são mais velhas que eu....hihihii) aqui vai mais uma vez um
"FELIZ DIA DE ANIVERSARIO".
Até te cantei em francês e tudo lá no meu cantinho e arranjei um coro e tudo.....meio desafinado, mas a laurinha está mal da garganta....ahahahah

Beijokitas grandes e aproveita bem o teu dia.

Espaço do João disse...

Quanto a laranjas, muito embora possua 8 laranjeiras de várias espécies, rarameente como uma laranja. Eu devia dentálas todas porque não gosto de "laranjinhas". No entanto desejo boa sorte a essa magnífica espécie. Há no meu quintal, as sequintes espécies.
Dalmau.
Baía
Setúbal
Pele de cebola
Tangerinas e limões.

Beijo amigo João