segunda-feira, julho 30, 2007

Bolo de Bolacha … receita aprovada!!!


Tinha prometido que colocaria a receita do bolo de bolacha que fiz há dias para o filhote. Voltei a repeti-la ontem, para levar para o almoço em família, em Cascais.

As imagens ilustram as 3 fases mais importantes ...


1) acabado de fazer
2) já em Cascais, após desenformar

3) o resto, após almoço

Nota: Os convivas ao verem apenas um "phisásis", sugeriram um sorteio para ver a quem calhava o dito, pelo que coloquei vários em cima do bolo, já que por sorte tinha levado um recipiente com alguns. Pascoalita prevenida ... eheheheh)

























Ingredientes:

(creme)

300g de bolachas Maria
3 dl de café forte
1 lata leite condensado
1 dl de leite
12 fls de gelatina incolor
7dl de natas
50g de açúcar

(cobertura)

50g de bolachas trituradas
1 fisális

Preparação:

1 - Coloque um aro com 25cm de diâmetro dentro de um prato. Numa tigela, vá mergulhando uma a uma, as bolachas no café, distribuindo-as depois no fundo do prato. À parte, misture os leites.
2 - Demolhe as folhas de gelatina em água fria por 2 minutos. Escorra-as e leve-as ao lume em banho maria, mexendo sempre até derreterem (ou no micro-ondas).
3 - Bata as natas bem frias, com o açúcar, em castelo. Envolva as folhas de gelatina derretidas no preparado dos leites, junte as natas batidas.
4 - Verta um pouco do creme sobre as bolachas dispostas no prato e cubra com nova camada de bolachas passadas por café. Volte a cobrir com o creme e repita a operação até esgotar o creme.
5 - Leva ao frio até ficar bem firme. Antes de levar à mesa, passe uma faca fina à volta do aro. Retire-o e decore com as bolachas trituradas e o filásis. Sirva o bolo fresco. Bom Apetite!


Nota: Embora dispondo de "livrinho amarelo" , nenhum dos convivas reclamou. Se tal ocorresse, isso apenas significaria que os convivas dispunham de liberdade de expressão ... tal facto, jamais poderia ser interpretado como suspeição de má qualidade ou deficiente confecção do produto!!!


19 comentários:

Teté disse...

Pascoalita, não sou muito de doces, mas esta receita deixou-me intrigada, por uma simples razão: o que é um fisális?

A minha irmã faz uma outra receita deste bolo, que não enforma (vai pondo as bolachas juntas), em vez de café usa leite com chocolate e cobre de amêndoas laminadas ligeiramente tostadas. Mas do fisális (escrito desta ou doutra maneira qualquer) nunca tinha ouvido falar...

Jinhos e continuação de boas férias!

Pascoalita disse...

teté,
É um fruto colombiano que já se cultiva em Porgual. Eu própria vou plantar um arbusto no meu quintal (estes comprei-os no supermercado)
Sabe a tomate doce (é a melhor forma que sei para o definir ehehehe)
Brigada pelos votos de boas férias
1 beijo

Unknown disse...

Ah bandida que me martirizas tanto...

...outro bolo de bolacha!!

8(























































































PS. Boas Férias

Pascoalita disse...

eheheheh

Jotinha,
Diz quem sabe ... este é bem melhor que o vulgar bolo de bolacha.
Já sabemos como é bom em bricolage, até sabes como vincar umas calças e tudo, agora mete mãos à obra e mostra aí os teus dotes em culinária. A tua jove não resitirá (ao bolo eheheheh)
jinho

africana disse...

Ah? Fisális? este é tal fruto esquisito de que tanto falamos?Também só te dá para coisas difíceis!Até acho que conheço o dito, mas o nome não me diz nada.Mas tá com um óptimo aspecto, sim senhor!hihiihihii, tou-me a rir do comentário do J.B.A madame está a tirar a barriga de misérias agora nas férias, pois um dos últimos avisos que me fez antes de deixar o estaminé foi..!"Quando voltar, vamos entrar em dieta"!!

africana disse...

Vocês desculpem o meu espanto..mas porque será que entre o comentário do JB e o que vem a seguir, que por sinal e da pascolaita, há um espaço tão grande sem nada?!Hum..esta não entendi.

Laura disse...

Ehhh tadinho do jotinha, que até te chamou bandida e com razão, leva um cadinho a ele, combinas e ele vai buscar...Não é justo, tu mostras e mostras e ele e eu nem papamos nada...

Pascoalita disse...

Mas que gaita! vejo ali em cima 9 comentários, mas o meu browser Mozilla só me deixa ler 4 ... o jotinha fechou a porta e deve ter deixado a chave por dentro ou algo do género eheheheh a partir dele, não leio mais nadika :(

Sandokan disse...

E eu não fui convidado? Logo eu que gosto tanto de bolo de bolacha?
Pascoalita troco um bolo de bolacha por uns caramujos aqui do Luso. Pode ser?

Pascoalita disse...

xiiiiiiiiii só hoje entendi o que se passa com estes comentários! Bem dizia eu que era marosca do nino JOTA ...vejam só o que fez ... ele "armadilhou" isto ... os comentários aparecem a uns kilómetros de distância ahahahah
Ai que eu vou-me a ele!!!

Pascoalita disse...

africana,

Não entendes tu e não entendi eu ontem ... daí que eu não visse os
comentários ... esse maroto do jotinha deve ter engordado muito à conta dos petiscos que tem grelhado na churrasqueira nova ... tasse msm a ver que precisa de 3 espaços só pra ele ahahahah agora, temos de usar um escadote pra descer e subir se queremos ler os comentários todos :b)

Pascoalita disse...

Sandokan,
Vai um pastelinho de bacalhau, acabadinho de fazer??? depois comes uma fatia de bolo de bolacha ... tá bem assim? eheheh

Laura disse...

amanda arbusto para plantar no quintal da minha mãe!...
Olha lá já recebeream o livro do rafeirinho? já foi há 3 dias ou 4...

Ahlka disse...

Xii....Cheguei mesmo na hora H,bolo de bolacha bem fresquinho!
Nhammm.... :)*

PS. O bjito é a dar graxa, para ver se a fatia vem bem medida ;)

Laura disse...

A menina só tem gente pa papar o bolo, entram, comem e saem de novo para não serem reconhecidos, e, voltam à carga outra vez..e depois nem falam, razão porque estão aqui, apenas 3 comentarios..olha que finos...

Laura disse...

Olhe, num sei o que lhe deu (ao blogue, mas eue screvo escrevo e nada vejo, pensei que fosse do champenhe que deixaram em cima da mesa, ams qual qu~e, reparei que está tudo lá pó fundo, ora puxe-os cá pa cima...

Teté disse...

Olha, já provei um fisális...
E sim faz lembrar um tomatinho cherry, assim com uma acidez de ameixa não muito madura!
Pastéis de bacalhau, nham, nham! Não sou de doces, mas salgaditos e petiscos, venham eles!
Vou ver se encontro o livro do Rafeiro Perfumado amanhã, na FNAC. Lá pelas livrarias do Sul, não encontrei...

Jinhos e continuação de umas óptimas férias!

Pascoalita disse...

Laurita, num posso "puxar tudo cá pra cima" só se apagasse o que o maroto do nino jota escreveu, mas eu quero que todos saibam que ele me chamou ... bandida! Leram bem? BAN-DI-DA !!!

Pra castigo, já não papa bolo,
pronto !!!

Pascoalita disse...

Laurita,

No post em baixo, referente às férias, a nina africana diz que já tem os livros e que já espiolhou alguns capítulos e se fartou de rir eheheh
A propósito, mandaste-me puxar qq coisa pra cima, lembras-te??? vou puxar o post das férias eheheh