terça-feira, julho 21, 2009

Passeio no Rio Douro


Já alguém viu um passeio ao Douro começar no Buçaco? eheheheh

Há muito que planeava fazer este passeio e ocorreu no passado fim de semana. Foram 2 dias excelentes e embora tenha regressado no Domingo à noite, só ontem tive oportunidade de passar as fotos para o PC.

Inicialmente estava previsto fazer a descida Régua/Porto, mas acabámos por fazer o contrário.
A concentração dos 2 grupos no total de 75 turistas foi em Mafra, cerca das 7 horas da manhã e após uma breve paragem no Buçaco e no Luso, fomos directos ao Hotel Imperial em Aveiro, cujo serviço recomendo vivamente.

Após o almoço tivemos direito a um passeio num moliceiro na Ria de Aveiro e dispusemos de algum tempo livre que aproveitamos para fazer umas caminhadas antes e depois do jantar.

Na manhã seguinte, Domingo, partimos para o Cais da Ribeira, onde apanhámos um Barco Rebelo e ao som da musica da canção "Porto Sentido de Rui Veloso, iniciámos a subida do rio Douro que duraria 7 horas até à Régua.

A sensação durante a subida das eclusas nas barragens de Crestuma/Lever e do Carrapatelo é indescritível e constituiu o ponto alto da viagem.




14 comentários:

Parisiense disse...

A menina está de ferias, pois claro e anda a conhecer Portugal.

Lindo passeio e lindas fotos.
Esse Palácio do Buçaco vai ser onde vou dormir quando fizer 50 anos ( a ver se até lá junto uma massita...ahahahaha)pois já lá fui varias vezes e acho lindissimo.

Bonito passeio....mas não sabia que o Douro chegava a Aveiro....hihihihih

Beijokitas

Pascoalita disse...

ahahah nina parisiense,
Ganda mistura que eu faço, né??? Mas foi assim tal e qual. Primeiro um mini-passeio na ria de Aveiro para nos ambientarmos à água eheheh

Já me ri foi com a minha Nikita ... mal apanhou a minha mala de viagem aberta, enfiou-se lá dentro. Suponho que na ideia dela será a forma de evitar que a deixemos por cá na próxima eheheh

jinhos

Zé do Cão disse...

Pois é e não tenho direito a uma barriquinha de ovos moles.


E eu que não gosto nada de doces.

Biquinhos

Maria disse...

Pascoalita:
Que inveja deste passeio! Mentira, a Maria não é invejosa. Foste a sítios que adoro: Buçaco, a minha amada Ria, o passeio no Douro Maravilhoso. Espero que tenhas gostado. O Buçaco e o Grande Hotel parecem um conto de fadas. A Ria é linda. O Douro é só, candidato às sete maravilhas da natureza e merece-o.
Beijinhos, nina e boas férias com mais fotos lindas.

Pascoalita disse...

Zé,

Só trouxe 2 pequenas (uma para a madrinha, outra para a nina africana) Claro que te trazia uma barriquita de boa vontade, mas nino, tu moras bué longe de moi :(

No Luso comprei:

- "pasteis de tentúgal" (acabadinhos de fazer),
- "cavacas" e "suspiros"

e em Pombal, no Manjar do Marquês, comprei umas "delícias do manjar" para os padrinhos.

Sinceramente não aprecio "ovos moles", mas gosto de pasteis de tentúgal se forem bons.

jinhos

Pascoalita disse...

Olá, Maria :)*

Há algum tempo atrás disse aqui que tinha começado a "treinar" para passeatas.

Chegou a altura de começar a passear a sério, já que a entidade paternal não me deixa aposentar e antes que os governantes nos neguem a reforma eheheh

Gostei sim ... de tudinho :)*

Jinho

Laura disse...

Ai nina, que lindooo adorei ver o palácio, ah, não conheço nada disso, e temos aqui belos lugares...só te faltou mesmo, foi nadar, andaste de carro autocarro barco barcos comboios, sei lá que mais, mas que sortalhuda menina pascoalita e adorei ler que a nikita se meteu logo na mala, prá próxima, levas-me e mai nada..é assim mesmo..beijinhos, e o próximo quando será?...laura.

ahh a nina parisiense quer ir dormir lá nos cinquenta anos...tou pra ver, mas que parece lindo, lá isso é..jinhos.

Pascoalita disse...

LAURA,

Olha que não era má ideia passar uma ou duas noites nos aposentos daquele belo palácio, mas aqui para nós seria para fazer tudo menos dormir, né? eheheheheh

Bem, daqui a dias devemos ir à Beira, mas como sabes não considero isso passeio pelo contrário será quase um frete :(

Passeio mesmo será em breve ali para os lados do Bombarral e conto fazer boas fotos. Mas passeio mesmo a sério??? Hummm talvez no próximo verão vá aos Açores ou a Barcelona. Eu não tinha dito que andava a treinar para passeatas? Agora que comecei e estou a gostar ...

jinho grande

Teté disse...

Uma das nossas ideias quando fomos ao norte em Junho era fazer esse passeio de barco no Douro. Mas chegámos à conclusão que não dava: primeiro, porque o tempo estava horroroso; segundo, porque estando a dormir em Caminha tínhamos de nos levantar cedíssimo, para estar a tempo e horas no cais de Gaia; terceiro, porque as viagens, além de caras e de durarem várias horas, não davam a volta completa - para lá ia-se de barco, para cá vinha-se de camioneta ou comboio (ou vice versa); quarto, o problema logístico de voltar ao carro, para voltar a Caminha, sendo que nenhum de nós conhece bem a cidade do Porto, e a estação de comboio não fica perto do cais de Gaia, a das camionetas nem soubemos onde ficava; e, por último, dados estes condicionantes todos, ficar todo o dia a passear de barco, encafuados lá no convés devido à chuva, não nos pareceu especialmente aprazível! Ficará para uma próxima!

Mas pronto, ainda bem que tiveste um passeio bem agradável, vi as fotos todas, algumas estão giríssimas, sempre abriram o apetite para esse passeio. Fica apenas uma pergunta: tu agora almoças com turistas desconhecidos??? :)))

Beijocas, nina!

empregadita disse...

Com que então a menina vem em passeio, passa pelo porto e não me diz nada!?!??? quando cá voltares vais ver o que te espera :):):)

M. Araújo disse...

o Douro não termina na Régua. A partir dali entra-se num mundo de siêncios e de calma onde a beleza da paisagem nos abraça.
Deixo aqui todo o Douro, até aquele que ainda não é conhecido.

Pascoalita disse...

Teté

ahahahahahah (esta gargalhada é da pergunta sobre o turista desconhecido. Eu sou assim, suficientemente descarada até para dormir com um deles eheheh)

Estivemos em Caminha há pouco mais de 1 ano, quando fizemos um passeio à Galiza que incluía a travessia do Rio Minho num ferry boat e continuação do passeio até Vila Praia de Âncora onde visitámos o Monte do Calváro e depois disso, num bar junto à praia nos serviram uma tigela de caldo verde eheheheh

Tenho uma família amiga que tem casa em Caminha ... qualquer dia vamos até l+a fazer-lhes uma visita.

Jinhos

Pascoalita disse...

Xiiiiiiiii fui apanhada!
Empregadita, não disse nada porque era previsto descermos e não subormos o rio. Só no próprio dia, já a caminho, soubemos que não íamos directos à Régua, mas sim ao hotel em Aveiro, onde dormiríamos e na manhã seguinte seguiríamos para o Porto iniciando a subida.

Mas olha que quando às 9horas da manhã chegámos a Gaia e eu mais 3 outras "viciadas" largamos o grupo e corremos à procura de uma pastelaria aberta para bebermos um coffee (o café do hotel era a única coisa com nota negativa eheheh) bem me lembrei de ti, mas foi-nos logo feito um ultimado:

Têm 5 minutos para estar no barco ou partimos sem vocês!
Jinhos

Pascoalita disse...

M. Araújo

Claro que o Douro não começa nem acaba na Régua! E sou testemunha que o nosso guia se fartou de referir que na sua opinião a paisagem e o leito do rio do percurso Régua/Barca de Alva era ainda mais aliciante.

Aliás, confesso que tinha visto aqui algumas imagens do Douro que esperava ter encontrado no recente passeio. Apesar de ter gostado bastante do passeio, estou convicta que o mais bonito ficou por ver. Talvez numa outra oportunidade.

Já visitei o seu BLOGUE e fiquei deliciada com as imagens fantásticas!!!

Obrigada por me dar a conhecer o DOURO