domingo, julho 26, 2009

De novo em Tomar




Numa breve passagem por Tomar, em Agosto do ano passado, fiquei a lamentar não ter tido a oportunidade de visitar o Convento de Cristo.







Foi-me agora possível fazer a visita, mas confesso que fiquei muito triste ao constatar o elevadíssimo grau de degradação de um monumento tão importante.


A famosa janela manuelina e todo o convento em geral está coberto de musgo, necessitando de uma intervenção urgente com vista a restauro e sua conservação.





A cidade de Tomar, vista do alto do convento.












Como diz o ditado "cliente bem servido volta sempre" e nós, como clientes fieis que somos, cumprimos o ditado e almoçámos no restaurante já nosso conhecido e que faz jus ao seu nome de "Bela Vista" , admirando a beleza do rio enquanto íamos tomando a refeição.






Quando me preparava para deixar Tomar, fiquei agradavelmente surpreendida ao encontrar a Igreja de Santa Maria dos Olivais, uma arquitectura lindíssima e cujo interior é de uma singela e invulgar beleza. Adorei.







E depois de Tomar, lá seguimos a nossa viagem em direcção à Guarda, onde visitamos familiares e pernoitámos.



14 comentários:

Maria disse...

Pascoalita:

Foste a Tomar a minha linda terra. Pena estar tão mal tratada.
O Convento leva tempo a conhecer.
Conheço-o desde que nasci e cada vez que lá vou, descubro coisas novas.
Um resto de bom passeio.
Beijinhos

R.Almeida disse...

Vim aqui porque gostei da sua maneira de ver a vida num comentário feito no Silêncio. É uma lição de sapiência o que escreveu. Grato por ler o meu conto que põe a nu a descriminação de um médico (caso real)para uma doente humilde e pobre.
Estou como a amiga ainda não tive a oportunidade de visitar o convento de Cristo em Tomar.
Gosto de textos que enaltecem destinos a visitar e nos fazem sentir vontade de lá ir.
Um abraço

Laura disse...

O cOnvento de Cristo, fez parte do meu roteiro nos anos 59 60 com o meu mano mais velho e o meu Pai, ah, iamos de combóio, ele explicava tudo tão bem, e eu sabia a História pelos livros da escola, assim, ia semrpe preparada para os testes...e a prof, a mesma que me lixou, punha-me a ler os meus escritos sobre reis e Rainhas, guerras...enfim..ali aprendia-se mais que nos livros..
Degradação? A maioria está toda a cair aos bocados e so gastam nas estradas para que nós demoremos menos no trajecto para ver ruinas, enfim...
Beijinhos e bons passeios nina pascoalita...que sorteeeeeeeeeeee..laura

L.S. Alves disse...

Se um dias quiseres trocar de emprego estaras bem arrumada como guia turistica. Um abraço moça.

Conversa Inútil de Roderick disse...

Terra de templários!!!!!

pico minha ilha disse...

Obrigada por sua visita.Gostei de saber que pensa conhecer os Açores.Beijinho

Susana Falhas disse...

Pascoalita, amiga:
Acreditas que ainda não tive o prazer de conhecer este belo recanto de Portugal? (até tenho vergonha...)

Mas de certeza que irei lá conhecer, um dia desses!
Bjs Susana

Parisiense disse...

E a menina lá continua a vadiar.....a aproveitar bem as ferias era o que eu queria dizer....hihihihi

Pois eu a 4 anos quando fui ao Convento de Cristo mostrar a dita janela a amigos franceses tambem fiquei admirada como falam tanto desse monumento e no estado em que ele se encontra.
Estou a ver que assim continua, infelizmente.

Beijokitas e continuação de boas ferias.

Pascoalita disse...

Olá Maria :)

És de uma terra muito bonita. Só
a conheci o ano passado, mas fiquei fã e conto voltar.

jinhos

Pascoalita disse...

R. Rudoisxis

Gostei de visitar o seu espaço. Tentarei voltar sempre que me seja possível.

jinhos

Laura,

Tu nem me digas nada, mana :(

Fiquei mesmo triste com a visão. Nunca supus que estivesse em tão mau estado, nem sei se uma eventual tentativa de limpeza não faria desmoronar o que ainda resta de pé.
Mas em parte entende-se, a manutenção de tantos monumentos não é nada fácil. Mas devíamos cuidar um pouco melhor do que herdamos dos nossos antepassados.
jinhos

Pascoalita disse...

Olá Amigo L.S. Alves :)

Só muito recentemente me comecei a interessar por história e para ser franca gosto muito mais de fazer visitas guiadas, o que não foi o caso. Mas não tenho jeito para GUIA, e já esqueço depressa o que ouço eheheh

jinhos a ti

Pascoalita disse...

Roderick

Sim, sim ... terra de templarios! Fiquei encantada por exemplo com a igreja de Santa Maria do Olival (ou Olivais?) que também não conhecia. É duma beleza sóbria que nos apetece ver e rever, sabes?

Jinhos

Pascoalita disse...

pico minha ilha

Tenciono sim. Talvez na próxima Primavera ou Verão :)

Susana

Há muitos cantinhos bonitos no nosso país e eu sei que conheces muitos deles. Certamente terás oportunidade de conhecer Tomar em breve e digo-te que vale a pena.

Jinhos

Pascoalita disse...

Pois é nina parisiense

Tu e a maioria das pessoas que conheço já o fazem há muito. Eu só agora comecei as passeatas, pelo que vou ter de me apressar eheheh

Hummm amanhã farei outro passeio! Curiosa? Depois conto eheheh

jinhos